terça-feira, 20 de agosto de 2013

Percy Jackson e o Mar de Monstros – filme

 

PJ and SOMFã ardorosa de Percy Jackson como eu sou (e não se engane, eu sou mesmo. E reler a série só me lembrou o quanto eu amo o filho do deus do mar), claro que eu estava louquinha para ver o filme. A espera foi longa, afinal de contas. Três anos de muitas incertezas, mas finalmente o filme saiu. Depois do primeiro, eu nem tinha muitas expectativas quanto a fidelidade do filme ao livro. e não me entenda mal, eu gosto bastante do primeiro filme também, com mudanças e tudo. E, arriscando a ira dos fãs dos livros (que chega a ser assustadora no caso de Percy Jackson. Eu entendo que as mudanças irritam, eu também adoraria ver o livro que eu li todinho, página por página, na telona. Mas eu também entendo o conceito de adaptação, e que mudanças às vezes são necessárias, e muitas vezes mesmo bem-vindas, e contanto que elas não afetem o andar da história, nem descaracterizem totalmente o original, fine by me), eu digo que gostei do filme. Como tal, é diversão garantida. Não é nem de longe o melhor que eu vi esse ano (Hades, nem do último mês), mas como eu disse, sou apaixonada verdadeiramente por Percy, e isso pra mim basta.

Luke   Annabeth   Grover

O filme começa com Percy narrando a chegada de Annabeth, Grover, Thalia e Luke no Acampamento, e como Thalia se sacrificou, desta forma criando a barreira mágica que protege os meio-sangues de monstros e afins. A sequência é bem bacana, e eu não lembro como estava no livro, mas eu gostei do fato de terem feito como se fosse à noite. Deixou mais angustiante e assustador. E gostei também de Percy narrando, lembrou o livro no sentido de que o livro é narrado por ele.

Corta para o presente e Percy no Acampamento Meio-Sangue, no meio de uma disputa com Clarisse, óbvio. Se não é possível passar para a tela a parede de escalada com erupções vulcânicas, pelo menos inventaram um substituto à altura. Uma mistura de parede de escalada, com carrossel da morte e mesa de pebolim (o que eu já levei de porrada na barriga com aqueles ferros que controlam os jogadores não é brincadeira. Eu jogava pra caramba quando era pequena, na escola. Foi a coisa mais próxima que eu encontrei pra comparar) é igualmente bacana, e potencialmente letal.  E já começa uma sequência de tirar o fôlego. Melhor para Clarisse nessa, e daí vem a lista de recentes fracassos de Percy, numa cena bem divertida, e com direito até a menção de eventos narrados em The Demigod Files. Pontos para o filme. Quase me esqueço de Grover apostando em Percy, para desaprovação de Annabeth. Perfeito.

Percy   Mr. DÉ quando um touro de Colchis invade o Acampamento. Depois de uma luta insana, com participação de todos os campistas, Percy finalmente derrota o autômato e Luke aparece. Achei legal que fizeram uma ligação como final do primeiro, quando Percy afoga Luke. este agora tem um tremendo ressentimento em relação ao Seaweed Brain, e apresenta seus planos de ressuscitar Cronos e menciona uma profecia. Ou melhor, A profecia. Percy então é direcionado ao sótão e ouve a profecia pela primeira vez. Achei bem bacana a animação da queda de Cronos sob as mãos dos deuses. E aqui mais um ponto. Uma das coisas que incomoda muita gente nos filmes é p fato de Percy ser mais velho. Eu particularmente acho isso bem bacana, até porque ao ler os livros, a gente tem impressão de que Percy é mesmo mais velho. Mesmo lendo O ladrão de raios ou Mar de Monstros minha sensação é de que Percy é mais velho, e não um garoto de 12, 13 anos. Mas isso impunha um problema com a Profecia:

Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar

O que foi imediatamente remediado pela simples troca de 16 por vinte. There, problem solved. Enquanto Percy tenta digerir a notícia de que pode potencialmente trazer o mundo ao caos, Annabeth e Grover tentam achar um meio de curar a árvore de Thalia, que Percy descobriu antes que foi envenenada por Luke. Quando Annabeth chega à resposta, ela vai direto a Mr. D (interpretado maravilhosamente por Stanley Tucci, errando os nomes de todos os semi-deuses e tudo. Hilário) e daí é só organizar uma expedição para recuperar o Velocino de Ouro. A escolhida é Clarisse, como no livro, mas Percy e cia. acabam indo atrás.

TysonEsqueci de mencionar antes Tyson, que chega sozinho no Acampamento, e já reclamado por Poseidon. Mesmo depois de ajudar a derrotar o touro, e mostrar sua invulnerabilidade ao fogo, Tyson ainda sofre a desconfiança dos outros semi-deuses, e Percy tentando conciliar a ideia de que tem um meio-irmão ciclope é ótima. Além das piadinhas de Clarisse, claro. E Douglas Smith consegue elevar Tyson mais um nível na escala de fofice. Está perfeito no papel. É ainda mais difícil não se apaixonar por ele no filme. E outra coisa que eu gostei é que Tyson no filme não é tão bebê como no livro.

A partir daqui, as coisas se afastam bem do livro, mas não necessariamente para o ruim. A corrida no Taxi da Morte é bem legal, e Grover é raptado, mas não antes do começo da história, no caminho para o Triângulo das Bermudas, aka Mar de Monstros. Sinceramente, também achei isso mais legal, e também gostei que não colocaram o vínculo psíquico de Grover com Percy. Acho isso muito creepy, mesmo no livro. Me incomoda mesmo. E agora, além de partir para ajudar Clarisse, sem que ela saiba, Percy e cia trem que achar Grover. Para isso eles contam com a ajuda de Hermes, numa participação pra lá de engraçada de Nathan Fillion (brilhante), na companhia de Martha e George (fofíssimos para duas cobrinhas). E assim, Percy, Annabeth e Tyson acabam no barco de Luke, o Andrômeda, onde Percy vê pela primeira vez o sarcófago de Cronos.

Percy   Annabeth

A viagem para o Mar de Monstros é que é bem diferente. E o final do filme também. Senti falta da ilha de Circe (eu queria tanto ver Percy como porquinho da índia…), mas fora o fato de que Percy não encontra Hylla e Reyna aqui, não faz diferença. E vamos considerar que não sei nem se vão filmar até Os Heróis do Olimpo (acho que pelo menos um terceiro filme está meio que garantido, mesmo porque o contrato inicial do trio principal era para 3 filmes, pelo que eu sei). O foco mesmo foi em Polifemo, que foi dublado pelo excelente Ron Perlman (pessoalmente acho que ela faria um ótimo Hefesto, #justsaying), e Grover aparece de noiva, bem engraçado. E a hora que Polifemo descobre que Grover é um sátiro, e macho ainda por cima, é hilária (You´re a dude?! – rachei).

ClarisseE mesmo o final sendo bem diferente, eu achei bem legal. (SPOILER) A ascensão de Cronos é bem bacana, com os pedacinhos dele flutuando ao redor. Em 3D deve ter ficado legal, mas eu vi normal. O filme é bem recheado de ação frenética, misturado com boas doses de humor. E as partes mais dramáticas também são boas, como Percy tentando aceitar Tyson como seu irmão, e o sentimento de derrota antes do final. O elenco está muito bem. Logan Lerman segura as pontas muito bem como Percy (e ele tentando NÃO falar com Poseidon é lindo e triste ao mesmo tempo, como quando ele reconta a profecia a Quíron. e eu tenho que dizer que Logan Lerman só faz ficar cada vez mais lindinho com o tempo), Alexandra Daddario está ainda mais á vontade como Annabeth (e mais bonita que no primeiro, com os lindos cabelos loiros, e parecendo mais nova do que na realidade é), Brandon T. Jackson é um ótimo alívio cômico com Grover, mas também manda muito bem na ação, e Leven Rambin está ótima como Clarisse. Isso além das ótimas participações de Stanley Tucci, Nathan Fillion, como eu já mencionei, e Anthony Head como Quíron (sinceramente eu até prefiro ele a Pierce Brosnan. Anthony consegue transmitir melhor a placidez misturada com conhecimento e autoridade do personagem). Quem não me convenceu aqui foi Jake Abel como Luke. Me pareceu apático e não transmitiu a convicção de Luke para reviver Cronos. Vale lembrar que Luke aqui ainda não está possuído por Cronos, o que poderia explicar a apatia.

P   A   G   T

Como eu disse lá em cima, não é o melhor filme que eu vi recentemente, nem perto, mas diverte, e analisando friamente, as mudanças nem tem tanta importância assim (ai, prevejo um ataque de fãs dos livros em praça pública). Veja bem, a profecia já foi mencionada. OK, Percy não vira porquinho da Índia, mas e daí:? Ainda souberam deixar cliffhangers para a continuação. ATENÇÃO! SPOILERS A PARTIR DAQUI! Cronos vai ressurgir novamente, Luke ainda vai voltar e Thalia saiu da árvore, deixando a profecia dúbia. Ou seja, ainda há chance de Cronos marchar com seu exército sobre NY. Mas também temos que considerar que, como eu disse, talvez só haja mais UM filme, o que quer dizer que as coisas tem que ser aceleradas e muita coisa fique de fora. desta forma, a linha principal da história, que é mesmo o ressurgimento de Cronos, e a profecia, não foram afetados. Mas eu lembro de novo que trata-se de uma adaptação, e não cópia fiel. E eu também entendo que, embora eu goste muito de Percy, eu não sou o público-alvo nem do filme, nem do livro. Por isso, eu em particular não me incomodo como fato de o filme ser mais infantil (em termos) do que o livro. Enfim, repetindo o que já disse, não espere uma adaptação fiel, mas prepare-se para um filme divertido. Aí vai o trailer:

Beijos e até o próximo post!

6 comentários:

Adriano disse...

Fe, ainda nao vi o filme mas pelos videos que ja assisti parece que vai ser bacana. Esse fim de semana pretendo assistir. Nao sou fa mesmo de Percy Jackson, na realidade nem li os livros. Mas curto mitologia e tudo relacionado a ela. Pode ser que depois ate anime a ler os livros. Afinal os livros de Riordan sao bacanas. Acabei de ler as cronicas de Kane e achei show... Mas depois de ver o filme volto aqui pra comentar com vc...

Fefa Rodrigues disse...

Quero ver o filme amanhã (sábado), ainda não li esse livro, apesar dele estar na minha estante, mas acho que vou ler depois de ler o filme, ele é um livro que a gente lê bem rápido né? Pelo menos O Ladrão de Raios eu li rapidinho hehehehe...

Estou louca mesmo é pelo A Menina que Roubava Livros...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ois!

Adriano, leia sim! O filme é bem bacana, divertido. E se você gostou das Crônicas dos Kane, vai gostar de Percy Jackson também. Eu acho até mais legal, principalmente a série seguinte, Os Heróis do Olimpo. Você tem Facebook? Se tiver, me adiciona, assim a gente pode conversar mais (acho muito ruim que a gente só papei com os comentários esporádicos). Minha página é essa: http://www.facebook.com/fcvreis

Fefa, dá pra ler rapidinho sim. Sepa em uma sentada.

Beijos!



Jéssica Soares disse...

Oi, Fernanda! Tudo bem?
Então, você sabe a minha opinião geral sobre o filme né hehe Eu compreendi os seus argumentos e até concordo que o filme é divertido, mas ainda bato na mesma tecla que essa não é a adaptação que eu gostaria de assistir :/ Super morro de amores por esse elenco, deu para ver um pouco mais de preocupação por parte da produção em manter a fidelidade da trama, mas eu ainda não estou satisfeita.
Ah, concordo plenamente sobre a atuação do Jake Abel, ele ficou tão... Apagado. Não sei explicar muito bem, mas a atuação dele ficou no automático, faltou um pouquinho mais de emoção.
Sobre o terceiro filme, até onde sei, os atores tinham contrato para mais uma produção mesmo e não duvido que ela possa ser a última... O filme até que estreou bem, assumiu a liderança de público no Brasil, mas até agora não lucrou (ele custou US$ 90 milhões e da última vez que eu conferi, a arrecadação estava próxima da metade dos custos, bem inferior do que o esperado). Enfim, vamos ver no que isso vai dar... Bjão
Jéssica

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Jess!

Sim, como eu disse, eu adoraria que o livro que eu li estivesse página por página na telona. Mas, como não foi possível, fazer o quê? O que eu bato é que mesmo com as diferenças, os filmes ainda tem cara de Percy Jackson, a série não ficou descaracterizada, como acontece por exemplo com Harry Potter e o enigma do Príncipe. O filme desse (e eu AMO HP, sou potterhead to the core) ficou muito longe do livro, nem parece da mesma série. Com Eragon fizeram a mesma coisa, o filme não tem nada a ver com o livro, não tem o mesmo tom. Já em Percy mantiveram isso, pelo menos.
A Maldição do Titã já foi confirmado, mas não sei se vai além disso. É esperar pra ver. Se forem filmar, nçao pode demorar muito, como foi Mar de Monstros, porque o elenco logo logo não vai se encaixar (Logan está com 21 anos e Alexandra Daddario com 26).

Beijos!

Anônimo disse...

Para quem já leu o livro - como eu li - percebe que o filme não tem absolutamente nada a ver com o livro, no primeiro filme já havia fugido um pouco do enredo, mas nesse segundo eles nem fizeram questão disso, logo ao começo do filme eles já distorcem tudo do livro, tyson - o ciclope - ele estudava na mesma escola que percy eles eram amigos e ele não sabia que tyson era ciclope, como o filme já começou errado nem fiz questão de terminar de assistir.