sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dezessete Luas – Beautiful Creatures #2 – Kami Garcia, Margareth Stohl

 

17 luasATENÇÃO! SPOILERS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO DEZESSEIS LUAS!

Depois do ano passado, eu achava que nada poderia ficar pior. Uma descoberta terrível, uma morte trágica…Mas pelo menos eu tinha Lena. Ela era a última pessoa com quem eu falava antes de dormir e a primeira ao acordar. Lena era mais do que minha namorada, ela era parte de mim.

Porém, desde o início do ano ela começou a se afastar mais e mais. Era estranho, e eu não conseguia entender o porquê. No princípio, achei que fosse somente a tristeza pela morte do tio, mas ela parecia se culpar de um jeito extremo e… seria impressão minha ou ela culpava a mim também?

Lena não era mais Lena. Pelo menos, não mais a minha Lena. Andando com Ridley – e se vestindo e agindo igual a ela –, pulando em garupas de motoqueiros misteriosos, me rejeitando, indo a festas de Conjuradores das Trevas…Será que ela havia finalmente escolhido um lado?

De repente, era como se tivesse voltado um ano no tempo, quando tudo o que queria era sair de Gatlin. A diferença é que eu já não podia. Das trevas ou não, querendo ou não, Lena fazia parte da minha vida. Sua maldição era minha maldição, e eu deveria ficar ao seu lado até o fim.

Mas como eu faria isso, quando tudo o que eu tinha era uma amiga bibliotecária cheia de meias palavras, um amigo que sabia ainda menos do que eu sobre o mundo de trevas e de luz e uma gata misteriosa? Sem contar com Liv, a aprendiz de Marian, que aparentemente queria me ajudar, mas só estava me deixando mais confuso em relação ao meus sentimentos…

Eu precisava acreditar. Em mim, em Lena, na ideia de que tudo vai ficar bem. Mas será  que isso vai ser suficiente para enfrentar o que há de pior nas trevas e, principalmente, para impedir que Lena siga esse caminho?

Depois de conseguir atrasar sua Invocação, e de um fim traumático, Lena não é mais a mesma, para desespero de Ethan. (SPOILER) Ele não sabe que morreu pelas mãos de Sarafine, mãe de Lena, e que Lena e Amma usaram o Livro das Luas para trazê-lo de volta, e que como preço, a vida de Macon foi tirada. O livro começa com o funeral de Macon, e assim, Lena se culpa pela morte do tio. O que Ethan não entende, obviamente. Lena começa a se afastar (e de novo eu me pergunto por que é sempre no segundo?), anda com Ridley e com um novo personagem, John Breed (falo dele já, já), e acaba terminando o namoro com Ethan.

É um tipo de punição auto-imposta, mas que ela nega, dizendo que é porque ela é das Trevas, e que por isso seu lugar é com Ridley e com John. Este último é um mistério. Tem os olhos verdes de um Conjurador, mas os poderes e força de um Incubus. E qual o objetivo de John? O que ele quer com Lena? Só levá-la para a Grande Barreira, onde supostamente os mundos dos Conjuradores e dos Mortais se juntam, e tudo ficará bem? Eu não posso elaborar mais porque em primeiro lugar ele não aparece muito, e depois, eu estragaria o final. Só que ele parece um personagem bem interessante.

Lena está mais apagadinha neste, por motivos óbvios. Ela se afasta, tanto física como mentalmente de Ethan, portanto não sabemos mais muita coisa além do que eu já coloquei ali em cima. E Ethan, por outro lado, está mais confuso, e começa a se questionar sobre seus sentimentos em relação a Lena. Que ele a amou certeza, mas será que era para ser? O que eu acho legal é que independentemente de estar ou não com ela, ela vai atrás para salvá-la fique ele com ela no fim ou não. Ele está mais maduro, um pouco mais à vontade sobre o mundo Conjurador também. E agora, ele começa a receber mensagens, visões, que só ele vê. Elas são para ele sozinho. E envolvem Macon. Assim, a gente descobre um pouco mais do passado dele, mas não vou contar mais para não estragar. E a confusão é ainda maior por causa da entrada de outra pessoa em sua vida, bem como por descobertas sobre sua família e seu destino, o que ele é, e que papel terá. Ele tem que conciliar tudo isso ao mesmo tempo que o tempo está se esgotando para Lena.

E a nova pessoa na vida dele é Liv, uma estudante inglesa (e aqui eu me arrependi um pouco de ter lido em português, porque com certeza havia algumas expressões idiomáticas e trocadilhos entre o inglês americano e o britânico no original que se perdem na tradução. Mas eu comprei em português porque a trilogia só estava completa assim, não havia o último em inglês na Saraiva) aprendiz de Marian, Ou seja, ela está estudando para ser uma Guardiã, a chefe (por assim dizer) da biblioteca Conjuradores (que tem um nome me latim, mas eu esqueci). Liv, apelido de Olivia, é inteligente, curiosa, e tem fascínio por astronomia. E, diferente de Marian, que pode observar tudo, mas não pode interferir, Liv conjura e vai com Ethan atrás de Lena. Liv tem uma queda por Ethan, e ele também sente certa atração por ela, e imagina como seria fácil a vida se ele tivesse uma namorada mortal, que não representasse um risco a sua vida, mas tanto Liv como Ethan sabem que não é bem assim.

E além de Liv, quem também ajuda Ethan é seu melhor amigo Link. Depois de levar um pé na bunda de Ridley, a última coisa que ele quer é ela de volta (ou é o que ele diz #denial), mas ainda assim vai atrás dela pelos túneis Conjuradores. Link é sarcástico, bem humorado, e sempre se pode contar com ele para cortar a tensão. Incrivelmente, é ele que tem os melhores insights com relação a tudo, sempre é ele que tem as melhores saídas, e geralmente as mais simples. Talvez por ser de fora. E agora ele vai atrás de Ridley sem o poder de persuasão dela o forçar. Ou seja, em algum momento o que eles tiveram foi real. e recíproco, porque ele em determinado momento diz para Ethan que tinha a impressão de que Rid não queria machucá-lo, mesmo sendo uma Sirena das Trevas. ela aparece também, e dá para notar que ela segue Lena e John meio que a contra-gosto, não muito à vontade. Mas de novo não posso falar mais sem entregar o final.

Ethan também recebe alguns ajudantes inesperados. O maior deles é Lucille Ball, a gata siamesa das Irmãs, que tem lá seus segredinhos. E também das tias de Lena, de Amma e até de suas tias-avó centenárias, e ainda mais fofas. Como eu disse antes, é uma viagem de conhecimento para Ethan, e várias surpresas o aguardam pelo caminho. Acima de tudo, é o auto-conhecimento, os conflitos comuns da idade, quem ele é, e qual o seu lugar no mundo. Isso permeia todo o livro, apesar de ele ser mais sombrio que Dezesseis Luas. Este também é mais cheio de incertezas, de sentimentos muitas vezes conflitantes, perdas e ganho, e questões como preconceito e identidade estão presentes também. A leitura também é fácil, prazerosa. Li em 3 dias. Ainda tem alguns clichês (que eu esqueci de mencionar na resenha anterior), mas nada que prejudique a história, que tem ainda mais reviravoltas e só faz ficar mais intrincada. Uma boa pedida para quem gosta de romance com pitadas de elementos sobrenaturais (eu até sonhei com uma parte. E garanto que não foi com o romance de Lena e Ethan Smiley piscando), mas fiquem tranquilos que não é nada que meta medo. Vale a pena.

Trilha sonora

Para começar, uma que Lena mesma usa (e que eu AMO!) e tem tudo a ver: Running to stand still, do U2. Seven Devils, do Florence and the machine ainda combina. Haunted, Hello (adoro!) e My immortal, todas do Evanescence, são perfeitas. Broken, do Seether com a Amy Lee também cai bem. Finalmente Disarray do Lifehouse também é muito boa para embalar a leitura.

Se você gostou de Dezessete Luas, pode gostar também de:

  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare;
  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • Hunger Games – Suzanne Collins;
  • O retrato de Dorian Grey – Oscar Wilde;
  • A menina que não sabia ler – John Harding;
  • A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón;
  • Marina – Carlos Ruiz Zafón;
  • A volta do parafuso – Henry James;
  • Dragões de Éter – Raphael Draccon (só lembrei depois).

Nenhum comentário: