domingo, 30 de setembro de 2012

Meme – Os sete pecados capitais da leitura

 

Sete Pecados Capitais

 

Vi esse meme no blog Palavra em Movimento, da Nádia, e achei a ideia interessante, então vou responder.

1. Avareza: Qual o seu livro mais caro? E o mais barato?

Duas extravagâncias: A dance with dragons, do George R. R. Martin, de capa dura, e Winter of the world, do Ken Follet. O primeiro custou em torno de R$60,00 ano passado, logo que saiu, e o segundo R$ 72,00, semana passada. Ambos comprados por pura ansiedade E também uma edição de As Crônicas de Nárnia de capa dura toda ilustrada e colorida,  mas não lembro quanto foi, acho que R120,00.. O mais barato eu não sei, mas a maior barganha com certeza foi Mundo Sem Fim, do Ken Follett, que minha irmã comprou de R$ 70,00 por incríveis R$ 9,90 numa promoção do Submarino.

2. Ira: Com qual autor tem uma relação de amor e ódio?

Fácil: George R.R. Martin! Ao mesmo tempo que amo As Crônicas do Gelo e do Fogo, quero esganar o Papai Noel dos infernos (termo carinhoso, tá!) por matar os meus personagens preferidos. E essa tortura da espera do sexto (principalmente por algo que acontece no quinto e eu só vou sossegar quando ver a continuação no sexto) não contribui em nada.

3. Gula: qual o livro devorou e voltaria a reler sem qualquer vergonha?

Sou gulosa, são vários: qualquer um do Bernard Cornwell, As Crônicas do Gelo e do Fogo, do Martin, vários da Marion Zimmer Bradley, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Percy Jackson…não disse que era gulosa?

4. Preguiça: qual livro esqueceu ou deixou de lado por preguiça?

Não esqueci, mas acho que é Os Miseráveis. Todo mundo fala que é lindo, mas o exemplar que eu tenho é dividido em três volumes, e mesmo não tendo medo de encarar livros grandes, não sei porque este me dá uma preguiça…

5. Orgulho: qual livro te dá orgulho de ter lido?

De novo, vários. As Crônicas do Gelo e do Fogo em inglês (e neste caso, tenho também muito orgulho dos posts sobre a série), O Senhor dos Anéis (eu adoro, mas sei que não é uma leitura fácil) e Os Maias, do Eça de Queiroz (li duas vezes, não poetei nada porque faz tempo, mas, ele também se encaixa no quesito anterior. Dá uma preguiça reler…)

6. Luxúria: quais as personagens mais atraentes que já encontrou nas suas leituras?

Depende. No sentido de ser sexy e eu querer pra mim, em primeiro lugar Jon Snow (foi promovido recentemente, em parte por causa do Kit Harrington ;D); Dimitri Belikov, de Vampire Academy; Merthin, de Mundo Sem Fim; Heitor de O incêndio de Tróia e a primeira paixonite literária foi o Donal, de Rainha da Tempestade.

Mas no sentido de complexidade e profundidade, Theon Greyjoy, das Crônicas do Gelo e do Fogo; Snape, de Harry Potter; e Gollum, de OSDA e a Morgana de As Brumas de Avalon.

7. Inveja: qual livro seus amigos tem e você gostaria de ter também?

Não sei. Tenho tantos livros que acho difícil um que eu queira que meus amigos tem (no sentido que provavelmente se eles tem, eu também tenho). Talvez se alguém tiver a edição única de OSDA com o cartaz do filme, dos Argonath (aquelas estátuas gigantescas dos ancestrais de Aragorn) na capa. Ela saiu depois de eu comprar todos, e agora é difícil de achar. E Os Pilares da Terra de capa dura que saiu agora.

E você? Quais os seus pecados literários?

Beijos e até o próximo post!

5 comentários:

Nadia V. disse...

Adorei, Fê. :)
Minha coleção Harry Potter chega esta semana, vou querer devorar também.
Os Pilares da Terra eu tenho, morra de inveja (brincadeirinha rs).
Beijo.

Wander disse...

Nussa. Que dificil, eu não compros tantos livros assim; no meu money destinado a "cultura" (rs), minha ordem de proridade é cinema > CDs (sim, eu ainda compro albums físicos rs) > Livros.

1. Olha, acredito que os livros mais caros foram de Harry Potter msm, pq eu sempre comprei no lançamento. O mais caro, se eu nao me engano, foi o Enigma do Principe, que com o frete ficou por 78 reais. O mais baratos foi volume único de As Cronicas De Narnia por 9.90 no submarino.

2. George R.R. Martin, fácil! Justamente por ele ser mt sádico.

3. Harry Potter, The Hunger Games, Percy Jackson, a maioria dos livros da Agatha Christie... Todos esses eu ja reli, e leria novamente infinitas vezes.

4. Vão me matar, mas o livro que larguei por preguiça foi The Hobbit rs. Mas tenho ele aqui e pretendo ler ate o filme. E acho que vou ter que começar do inicio tudo de novo, SOS!

5. Pelo menos 90% da literatura da Agatha Christie! As Aventuras dos Karas (A droga da obediencia, droga do amor, pantano de sangue, anjo da morte, droga de americana) do Pedro Bandeira, quando eu tinha uns 10 anos, estou relendo no momento rs. E toda coleção de Monteiro Lobato quando era criança. E Harry Potter <3

6. Dimitri Belikov, Dimka para os íntimos! Aquiles na mitologia grega; Eros (Deus do amor, ou cupido na mitologia romana) no romance de Eros & Psiquê. Jason Bourne, de Identidade Bourne.

7. As Cronicas do Gelo e do Fogo e Millenium, Os Homens que não amaram as Mulheres.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ai, A droga da Obediência! è muito legal, mesmo!

Nunca consegui ler a coleção toda do Monteiro Lobato, e eu tenho uma linda, de capa dura... Só li os dois primeiros, depois acho que cresci e me interessei por outras coisas, e nunca tentei de novo. Quem sabe um dia eu me animo?

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeeee q legal esse "negócio" hehehe... deixa eut e falar, não fique com preguiça de ler Os Miseráveis, é o livro "mais demais" de toda a história!!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Me enganei, não são dois volumes, são 3! ;D Mas um dia eu leio sim.

Beijos!