domingo, 30 de setembro de 2012

Faixa a faixa – The Corrs – Home

 

Corrs HomeJá faz tempo que eu estou pra escrever sobre essa banda que eu adoro. The Corrs é uma banda irlandesa (e diga-se de passagem que eu adoro música irlandesa) que mistura pop e música típica. É formada pelos irmãos Andrea (vocais e flauta), Sharon (violino e backing vocals), Caroline (bateria, bodhran, um instrumento de percussão típico da Irlanda,piano e backing vocals) e Jim (violão, guitarra e piano) Corr. Eles tiveram bastante espaço, inclusive aqui no Brasil, na década de 90, mas infelizmente a banda não existe mais, por motivos pessoais (casamento, filhos, etc. Não foi por briga). Eles continuam trabalhando com música, mas até onde eu sei, só Andrea seguiu na carreira solo. Os outros fazem participações especiais ou coisas do gênero. Jim disse numa entrevista em 2010 que eles estavam conversando novamente sobre um novo álbum, mas até agora nada, então…

Escolhi Home porque é o CD mais folk deles, bem próximo das origens da música celta. Foi lançado em 2005 e o repertório vem principalmente de sua mãe. É um CD bem tranquilo, relaxante, mas também tem faixas mais animadas, uma delícia. E me leva direto ás aventuras de Derfel, Morgana e Artur, aos hobbits no Condado e às danças da floresta de Juliet Marillier, e até mesmo para Westeros, qualquer terra mágica. Então, sem enrolação, vamos ao CD:

1. My lagan love: uma faixa bem calminha, mas que pelos primeiros acordes já anuncia o toque celta, no piano. A voz suave de Andrea combina bem com a faixa (aliás, a voz dela combina com tudo, é linda), a letra também é bem típica das canções tradicionais, com palavras do irlandês, a começar pelo nome;

2.Spancill Hill: ainda mais típica, a letra é bem medieval (como aliás todas elas). Adoro o final com o violino, o bodhran e a flauta;

3. Peggy Gordon: adoro esta balada de amor. Imagino a dança da época, na corte;

4. Black is the colour: outra que eu adoro, e esta, diferente das anteriores, é o que se aproxima da cantiga de amigo medieval, porque canta o amor do ponto de vista feminino, da espera pelo amado. Também gosto do trabalho lindíssimo de cordas, combinado com a flauta e o vocal da Andrea, mais sóbrio, é perfeito;

5. Heart like a wheel: lamento delicado e triste, que Andrea consegue transmitir muito bem com sua voz doce. Belíssimo trabalho, praticamente só voz e piano, mas com cordas de fundo lindas;

6. Buachaill on Eirne: um doce para quem adivinhar que língua é essa! Não? Bom, é irlandês. E adoro essa faixa, mesmo não entendendo nada. O piano é lindo, assim como o violino, e mesmo sendo um língua complicada (no CD tem a letra, como no vídeo, e eu já tentei cantar, mas não consegui ;D), a faixa não perde em nada a sonoridade;

7. Old hag: apesar do nome (em português bruxa velha), a música é bem alegre. É uma faixa instrumental, e se hoje eu gosto de música instrumentais, isso se deve ao Corrs. Essa dá vontade de levantar e dançar;

8. Moorlough Shore: outra que dá pra imaginar as danças medievais. Ela é cheia de nuances, sobe e desce, e adoro o final dela também;

9. Old town: música animada, e talvez a menos folk do CD. Mas eu adoro, apesar de ser tradicional também. Gosto do trompete no meio, e da ponte também. A versão acústica dela também é bem bacana, confira:

Fonte: YouTube

10. Dimming of the day: balada melancólica, praticamente só voz e cordas, perfeita pra uma manhã preguiçosa;

11. Bríd Óg Ni Mhaille: de novo, mais um doce pra quem adivinhar a língua. mas agora ficou fácil, não? Mais uma em irlandês, bem tradicional, com uma batida gostosa e o violino lindíssimo. A introdução do vídeo é de outra música deles, agora só não lembro de qual;

12. Haste to the wedding: provavelmente a minha instrumental preferida (chegou a ser toque do meu celular), é bem animada, e mesmo instrumental levanta a galera no show (que eu tenho aliás, e é muito bom. O som não está muito bom, mas dá pra ter uma noção da música):

Fonte: YouTube

Espero que tenham gostado. Beijos e até o próximo post1

Nenhum comentário: