terça-feira, 1 de maio de 2012

GoT 2x05 – The ghost of Harrenhall

 

Eu devia pagar pela língua quando eu disse que não iria comentar cada episódio. mas também, com cada um ficando melhor que o anterior, é difícil. Sempre tem algo que merece nota. E claro que no quinto (já?????) não foi diferente.

Brienne O episódio já começa com a chegada da sombra parida por Melisandre, e aí todo mundo já previa o que iria acontecer. Eu esperava um pouco mais de sangue, e mais caos, mas daí lembrei que no livro essa parte é narrada pelo ponto de vista de Catelyn. E de onde ela estava, deve ter sido bem confuso mesmo. E palmas para Gwendoline Christie, muito bem depois da morte de Renly. Passou muito bem toda a dor e desespero de Brienne naquele momento. Até então, os sentimentos de Brienne, que para quem lê os livros são bem evidentes (fazer o quê? O amor é cego…), ficaram em segundo plano na série, mas nesta cena ficou evidente para todo mundo.

margaery Ainda neste núcleo, gostei de ver Margaery mostrando as garras. Em uma frase, ela mostrou a que veio: “Eu não quero ser rainha, quero ser A rainha.”. Sutil, mas de efeito, e surpreendeu até Mindinho. Natalie Dormer esta muito bem no papel, apesar de eu ainda achar que Margaery deveria ser uma atriz mais novinha, por causa do quer ainda está por vir, depois da morte de Renly. E aqui a série esta se adiantando um pouco aos livros. Esse lado de Margaery a gente só vê no quarto, mas acho que é necessário mesmo. Afinal, nos livros os pontos de vista dela não são registrados, só a vemos pela perspectiva de Cersei, e ela só ganha voz no quarto.

Cortando para Qarth, gostei de Xaro deixando bem claras suas intenções. Dany começa a ganhar força na temporada. E mostra que sabe muito bem jogar o jogo político, mas sem perder de vista seu objetivo, e nem esquecer quem é.

Dany Qarth 2 

De Qarth para Pyke, eu não podia deixar de comentar a participação de Theon. Novamente Alfie Allen muito bem em cena, mas na hora que ele pensa em atacar Winterfell (e sim, fiquei com raiva também, mas não muda o fato de eu gostar de Theon, ainda mais depois do show de Alfie Allen em cena), já me deu um aperto. Por dois motivos: 1) eu sei o que vai acontecer, e por mais que eu goste do Theon, não acho nada legal o que ele theon 2 faz em Winterfell, apesar de entender seus motivos, e 2) porque isso quer dizer que a série esta caminhando para o fim da segunda temporada. Caraca, passou muito rápido! De volta a Theon, Alfie deu conta do recado, mas Yara ficou sobrando. Fala sério, a fulana só aparece para tripudiar, e nem isso faz direito. Yara para mim é outra personagem totalmente diferente de Asha. E Gemma Whelan ainda não deu sinal de melhora no papel. E nem sei se dá para esperar muita coisa dela, porque a própria personagem muda um pouco daqui para frente. Seu momento era mesmo quando Asha aparece pela primeira vez, e aí a atriz deixou a desejar. Mas vamos ver, ela ainda pode surpreender.

Tyrion e sua tramas na capital continua ótimo. Adorei a parte que ele para para observar o espetáculo e Bronn fala que o carinha (que, por favor me ajudem, mas não será o mesmo que depois vai entreter o palácio?) está falando dele. Impagável! E antes disso, a dura que ele dá em Lancel…amei! O garoto se borrando foi show. Gostei dele também descobrindo o fogovivo (é assim? Eu li em inglês, mas nem em inglês eu lembro como chamam o treco). E adorei como ele se apoderou do negócio, bem no nariz de Cersei. Pena que ainda não mostrou a reação dela a isso…

Tyrion fogovivo

Além da Muralha, Snowy Goodness está sofrendo com o frio (eu me candidato a aquecedor ;D) e as expectativas já começam a crescer em relação aos wildlings. Gostei do Sam aparecendo para dar aquela força a Jon. Mostra bem o caráter do gorduchinho mais fofo do mundo e também como funciona a amizade dos dois. Fora isso, nada demais aconteceu, mas podem aguardar o próximo episódio, que grandes emoções estão para agitar o povo pra lá da Muralha. (eu sei que a foto é dos bastidores, mas é linda, melhor que as outras que eu achei, com exceção da que vem daqui a pouco ;D)

Snowy goodness 2

E também gostei bastante da parte do Bran. Gostei que ele já parece como um senhor de castelo (eu sei que não bem isso, mas não consegui encontrar outro termo. Ele não é rei, nem regente, então fiquei na dúvida). Só me incomoda que ainda não apareceram o Jojen e a Meera. Eu até entendo deixar de fora alguns personagens. Posso não gostar, mas entendo. Mas eles são importantes para a história, então esperto que eles apareçam em algum ponto.

Tudo isso para chegar na melhor parte: Harrenhall. As partes de Arya estão ficando cada vez mais tensas. E adorei a cena em que Tywin está tramando contra Robb, Arya escutando e sem poder falar nada. E depois, quando Tywin descobre que Arya é do Norte, e pergunta sobre Robb, Arya tem que mentir e falar tudo aquilo sobre o irmão…Maisie Williams dando outro show de interpretação.

jaqen

Eu adorei o Jaqen (olha aí Fefa!). Agora ele deu mais as caras, e gostei muito da interpretação de Tom Wlaschiha. Jaqen é exatamente como eu imaginava (só que mais bonito ;D). A fala mansa, e por enigmas, mas me espantei muito porque o jeito dele falar é como eu imaginava, a entonação, o sotaque, tudo. E o jeito como ele parece aparecer do nada…de arrepiar. Espero ver mais dele do que nos livros. Olha aí a seqüencia toda, desde Arya com Tywin:

E que final foi aquele, meu deus! E pra quem anda falando horrores da nudez, ninguém vai reclamar da semi-nudez gratuita de Gendry? (;D) Absurdo! (ironia escorrendo…). Fala sério, quem quer rei ou príncipe quando os bastardos são assim? (Tá, Robb é exceção ;D).

Gendry

snowy goodness 3

Sério agora, Joe Dempsie está fazendo um bom trabalho como Gendry. E vem ganhando cada vez mais destaque, mais até que nos livros. Não sei porque não mencionei ele nos comentários anteriores, mas gostei dele também em Garden of Bones (fiquei morrendo de medo a hora que chamam ele para torturar. Nunca fiquei tão aliviada por ver Tywin ;D) e nos anteriores. E o Game Of Thrones BR postou há alguns dias uma entrevista com ele muito bacana (repara como ele fica vermelho quando a entrevistadora pergunta sobre o futuro de Arya e Gendry. E fala sério, que entrevistadora assanhada! Tudo bem, eu entendo ela, no lugar dela também tentaria tirar uma casquinha, mas por favor! Seja profissional, faça isso off câmera!). Confira aqui. da primeira vez, eu não consegui ver o vídeo da segunda parte, mas ela está transcrita, o que facilita.

Eu sei que muita coisa está diferente, e isso incomoda muita gente. Mas eu acho que a série é excelente, e só vem melhorando. E nem acredito que já passou a primeira metade da segunda temporada ;\. Emoções fortes nos aguardam no próximo episódio. Agora é esperar domingo.

20 comentários:

Adriano disse...

A respeito do outro post, eu assisti o Avengers na sexta feira de lançamento. Muito bom por sinal. Os filmes de ação em 3D são demais. Vale a pena cada minuto. Com relação ao quinto episódio, como te disse o que me incomoda são algumas mudanças, por enquanto nada gritante. Veremos até o fim se vai ter muita diferença. Este epi foi muito bom, até porque mostra a evolução dos meus personagens favoritos, que são a futura Rainha de Westeros, mãe de dragões, e Arya e Bran. As cenas de Arya como sempre excelentes. E quando twin pergunta o que eles dizem de Robb, e ela fala que dizem que ele não pode ser morto, e ele pergunta se ela acredita nisso, a resposta é a cara dela. Proximo epi tenho plena certeza que odiarei theon. Asha realmente não se encontrou no papel. se bem que as melhores partes dela estarão lá pela quinta temporada hehehe. Quem sabe até la ela ja se encontrou. Brienne também muito boa no papel. A morte de Renly esperava ser um pouco diferente, mas cumpriu bem seu papel. Agora é só ansiedade para o proximo domingo. Ah, eu lendo a dance with dragons, acabei achando que quem é o tal de "Azor ashai" renascido, na verdade nao lembro como escreve, não é Stannis, e sim o bastardo de winterffel. tem uma parte da melissandre, que não me tira isso da cabeça.

boa noite

Nadia Viana disse...

Também estou adorando tudo! Principalmente Arya, Brienne e Dany que são minhas personagens preferidas.
Estou achando ótimo que você está comentando todos os episódios! :)
Beijos,
Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi gente!

Adriano, eu sinceramente não lembro disso no quinto. É que como faz um tempo que eu li, os detalhes me escapam, eu tenho que reler (todos não só esse - hehehe, que sacrifício ;D).

Eu estou adorado o rumo que a série está tomando. No geral ela está bem fiel aos livros, só n`ao acredito que sejam só 10 episódios, e a gente já passou da mentade (chuif, chuif...)

Beijos!



PS: Adriano , já ouvi mesmo dizer que Avengers é muito bom. Estou louca pra ver, espero coseguir domingo (ou sábado, quem sabe?). E assim que eu ver, a resenha sai ;D

Beijos!

CMachado disse...

Olá Fê!!
Essa série não vejo porque quero ler os livros primeiro...
Vc terminou Andarilho né?
Li um pouco seu post, mas, não muito porque quero ler os livros...

Estou te visitando muito p/ ler suas resenhas de outros livros, se eu deixar comentário vc consegue ler dos posts antigos?

Olha quero muito ler a trilogia Arthur e Graal e vou ler mas, vc não sabe não me aguento de curiosidade na série Saxônica!!

bjk

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Orquídea!

Eu entendo que você quer ler os livros primeiro, mas a série é
ótima, dá pra ver sem ler. mas prepare-se para algumas mudanças, como sempre. Mas aqui, eu acho que elas fucionam bem.

Pode comentar sim, eu consigo ver todos os comentários, e dá pra eu responder, sem problema.

Beijos!


Fefa Rodrigues disse...

Feeee... hj começo a assitir a segunda temporada... já está no meu note... com esse friuzinho vou pra debaixo do edredon cedo hj hahahaha!!!

Esout super a fim de ver, e com todos os comentários só falando bem... ixi, deve estar bom demais!!!

Sobre o Jaqen, eu realmente achei muito legal o jeito misterioso dele e a forma como ele fala... legal terem preservado isso na série... mas sabe q eu ja reparei que algumas falas na série são exatamente iguais ao livro... vc já reparou???

Bom... amanhã te falo o que achei do primiro episódio!!!

E sim... o finalzinho do seu post é de tirar o folego!!! huahuhuhuahuhuhauha

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Vim te dar uma notícia animadora. O site Game of Thrones BR (clica no link que eu coloquei na resenha) publicou que abriara os testes para novos personagens para a terceira temporada. Começaram hoje (acho que vou para Londres me candidatar ;D) e falaram de alguns personagens que deveriam ter aparecido nesta segunda temporada. Eles também publicaram uma entrevista muito boa com os produtores da série, que dizem que a participação de alguns personagens foi só adiada. Então, acho que podemos esperar pelos Reed ainda :)

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Feee, deixa eu perguntar uma coisa... considerando que eu não li Festim de Corvos ainda, muito menos Dança com Dragões - por motivos óbvios hehehe -... mas ressaltando que eu não ligo para spoilers... me diga... rola algo entre Arya e Gendry???

Gabi Castro disse...

Oi fe! Eu não li a resenha, porque estou com um pouco de pressa, mas só vou comentar uma coisa: aquela camera subindo lentamente pelo corpo do Gendry... Morri demais! *-*

Tem selinho para você lá no meu blog! Passa lá!

xoxo

Bibi

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeeee... assisti ao episódio I onte e realmente, apesar de ser apenas o primeiro, parece que esta temproada tem mais "força"... não se é pq a gente entende melhor a essencia de tudo e dos personagens, afinal, ao assitir a 1º temporada eu ainda estava lendo o livro Guerra dos Tronos...

O Joffrey realmente encarou muito bem o personagem, não é?

Tbm gostei do ator escolhido pra fazer o Davos... um personagem que eu gosto bastante...

e... adorei a cena em que o Robb entra na cela onde Jaime está preso, adorei a compostura dele e a forma como ele deixou o regicida sozinho com seu lobo...

Hj assisto o episódio II!!! Superrrrrrrrrrrrrrr curiosa hehehe

Adriano disse...

Oi Fernanda, obrigado por falar da entrevista. Ainda não tinha lido. É bem grande mas também esclarecedora. Se eles estão querendo colocar Shireen, filha de stanis na série, não vejo porque não colocariam os Reed, ja que a importância dos Reed com relação a história é muito mais ampla. Só fico curioso como eles irão encaixar eles na historia, mas os caras são foda neh. Com certeza vão achar um jeitinho, partindo do pressuposto que realmente eles vao aparecer neh. Fiquei surpreso quando David disse que se tivesse que escolher um preferido nessa temporada, seria Theon Greyjoy. O cara é adepto da sua idéia também Fê hehehe. Só fico ansioso por que a segunda temporada esta encaminhando para o seu final, e dai teremos que esperar mais um ano hehehe. Quanto ao que disse a respeito do que acho do Jon ser o tal do Azor a'hai, vou postar la no topico especifico do livro.

otimo final de semana pra vc. bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Eu também me surpreendi com isso ;D Na verdade, eu já gostava do Theon (eu adoro personagens perturbados, e vamos combinar que ele é o mais perturbado de toda a série, o que é muito, considerenado o número de personagens ;D), mas eu adoro ele ainda mais com a atuação do Alfie Allen. Ele está brilhando no papel.

E sabe que até Joffrey está ganhando a minha simpatia por causa da atuação do Jack Gleeson? Joffrey ainda é insuportável, mas o garoto atua tão bem que é impossível não se admirar. Jaqen também vai pelo mesmo caminho. adorei a atuação do cara.

E acho que Jojen e Meera vão aparecer sim. Acho que eles vão acabar caindo de paraquedas na história, mas o importante é eles estarem presentes. Afinal, eles são muito importantes.

Beijos!

Adriano disse...

Acho que o ator realmente se adaptou ao Jofrey. Atua muito bem, mas impossivel não ter raiva dele rsrs. Assim como esse fim de semana será impossivel não ter raiva de Theon Greyjoy na série hehe. E sobre o livro "DANCE WITH DRAGONS", você ja deve ter lido, mas uma boa noticia pra quem não sabe ainda, o lançamento do livro foi adiantado para 25 de JUNHO. Ta bem pertinho agora hehehe. Eu li a primeira metade, a outra parte comecei a ler em português de Portugal mas não animei. Então em breve estarei terminando a leitura.

otimo FDS... e vê se consegue assistir os Avengers hehe
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Ele dá raiva mesmo, mas é uma delícia quando ele entra em cena. Aliás, todos os que eu mencionei acima.

Eu já tinha lido sobre A Dança dos dragões (sério? Onde esse povo estudou inglês E português? Os dragões nào dançam coisa nenhuma! Fala sério!).

Boa notícia mesmo. Agora só falta o George Martin agilizar o sexto ;D

Beijos!

Adriano disse...

hehehe verdade. Acho que em uns dois anos teremos "THE WINDS OF WINTER" KKKKK. Você com certeza ja leu o primeiro capitulo neh, disponibilizado por G.Martin no site dele. Mas pra quem não tem total dominio no ingles, o que é o meu caso, vi uma traduçao ontem na net e li. Deixo o link ai, para alguem que ainda nao tenha lido: https://docs.google.com/document/d/1fao4Ca6dlO3AI7mgKpO5EWKrH-wfhE7oq9zMnsm-H-E/edit?pli=1 No mais agora é so aguardar... hehe
Otimo domingo...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Claro que já li, e fiquei feliz de ver que era um capítulo do Theon ;D Sö fiquei decepcionada porque não era do Jon :( Não ageintop nào saber! E dois anos para The winds of winter...sério, tanto tempo? Acho que nesse meio tempo, dá para eu erler umas 3 vezes a série toda ;D E acho que vou fazer isso mesmo, depois que a segunda temporada terminar.

Adriano disse...

E ai Fê... vai rolar post exclusivo do epi 6? hehe Se não vamo nesse mesmo... Gostei bastante do episodio. Bran, Arya, Dany, Theon, e até Sansa. Destaque para o Cão de caça. A cena dele foi muito boa. O tapa na cara de Jofrey também foi show hehehe. Mas creio que nesse episódio quem se deu bem mesmo foi Jon Snow. Tinha visto uma foto da ygritte, mas o que é aquilo? Não tem como o cara não quebrar os votos por causa daquela ruivinha... hehehe A morte de sor Rodrick também apesar de ser diferente do livro, fez seu papel. E enfim outro personagem pra gente odiar... afinal os Bolton futuramente merecerão toda nossa ira... hehehe Dragões roubados? hehe vamos ver no que vai dar neh.

otima semana pra você Fê...
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Nossa! Você gostou da árte do Theon?! Meu deus, vai chover! ;D Mas pode deixar que vai rolar post exclusivo sim. Vou tentar colocar amanhã.

Eu já acho que quem se deu bem foi a Ygritte, mas gosto não se discute, né? ;D Sério agora, eu acho que Kit Harington se deu melhor nessa que Richard Madden. A menina que faz a Ygritte é bem mais bonita que a que faz a Talisa. Mas não curti muito essa parada dos dragões roubados. Isso definitivamente não está no livro, mas como você disse, é esperar pra ver no que vai dar.

Beijos!

Nerito disse...

Oi Fê! Eu assisti todos os episódios (até aqui) no final de semana e não me arrependi. Achei uma pena não ter o segundo livro, porque deu um ataque de dependência depois que acabou e eu tive que procurar qualquer coisa do George R. R. Martin em casa pra ler. Tenho "Tormenta de espadas" e fiquei lendo a parte toda da Dany e do Sam.

Concordo com seus comentários sobre a participação dos irmãos Reed. Eles são muito importantes, inclusive para o desfecho desta temporada.

Estou gostando muito da série e acho as alterações bem-vindas, mas convenhamos que a sombra ter a expressão do Stanis muda muita coisa, já que no livro foram duas sombras e não uma. Quer dizer... não que o narrador fale de duas sombras. No livro, Melissandre dá à luz a uma sombra e Catelyn vê também uma sombra matar Renly, mas o protetor de Edric Storm (esqueci o nome dele) também morre por magia. Não sei se dá pra entender...

Não quero falar mais nada pra não parecer spoiler.

Abraço!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nerito!

Concordo que foi um pouco demais a sombra com a cara do Stannis.Quer dizer, eu gostei, mas revelou muito já. E quanto a outra sombra, muita gente reclamaou , mas temso que admitir que a morte do castelão não muda a história em nada. Mas a de Renly sim, e essa era a quie importava.

Entendo a sua dependência ;D Acho que depois do fim dessa temporada vou ter crise de abstinência ;D Já decidi que vou reler tudo quando terminar.

Beijos!