quinta-feira, 24 de maio de 2012

GoT 2x08 – The Prince of Winterfell

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS LIVROS! 

Este, até agora, foi o mais chatinho e parado. O que não quer dizer que não tenha sido bom, e que não tenha nada que comentar.

the lord of bones O episódio começa com Ygritte entregando Jon de bandeja para o Senhor dos Ossos. E parabéns para o pessoal da caracterização. O cara ficou assustador com essa máscara de Comensal da Morte. E toma Jon! Foi se gabar (ferormônios empesteando o ar. E vamocombiná que o garoto estava só se mostrando mesmo): eu sou o filho de Ned Stark! e mimimi, e olha aí: virou prisioneiro dos selvagens. E é aí que volta em cena Quorin Halfhand, único que sobrou do bando. E a primeira coisa que Snowy Goodness faz é se desculpar: Eu não consegui…Não? Jura?! É bem essa a reação de Quorin: Eu sei, ele diz, até porque Quorin já foi um adolescente (vamos lembrar que Jon nos livros tem 16/17 anos, e na série não deve ser muito mais velho) e entende muito bem os efeitos de uma mulher sobre um garoto (inevitável: tema de Jon aqui: Garotos II - Leoni. E, meninos, nem venham com essa que essa música, que eu adoro, aliás, é mentira, porque ela é a mais pura verdade. E Jon pode não saber de nada, mas uma coisa ele aprendeu: women are the strong ones. Corretíssimo! ;D). Mais uma vez, a de baixo pensou mais que a de cima, e deu no que deu.

Como eu disse, voltando ao episódio, aqui a gente vê Quorin dando instruções para Jon, para infiltrar Snowy Goodness entre os selvagens, adiantando algumas coisas. Mas Jon é meio devagar pra pegar o que Quorin está fazendo (ele pode ser meu preferido, mas é burrinho feito uma porta, admito. You know nothing, Jon Snow. Mas aos poucos ele aprende, né? E uma observação: nos livros não lembro dele ser tão tapado. Ingênuo para certas coisas, sim, mas just plain stupid não). A cara de “onde é que eu estou, o que você está falando?” que Jon faz é show. E Ygritte não cai por um segundo sequer na ceninha dos dois. Como eu disse aqui, sorte dele ser tão bonitinho, fofinho e gostosinho e ter caído nas graças da ruiva. Rose Leslie mais uma vez mandando muito bem. Confira abaixo:

Ainda ao norte da Muralha, uma cena muito importante: Sam encontrando a tal da obsidiana (ou dragon glass. Como está em português? Vidro de dragão?). Isso será muito importante no futuro. E eu francamente já estava com saudades de Sam. E a cara e surpresa dele ao encontrar as tais espadas foi muito fofa.

Um pouco mais ao sul, em Winterfell, Theon posa de dono do lugar, até que chega Yara (já disse, pra mim Yara e Asha são duas personagens diferentes, uma não tem nada a ver com a outra) e estraga sua festa. E mais uma vez Gemma Whelan deixou a desejar. Melhorou um pouco, admito, mas continua um nada ao lado de Alfie Allen. Mais uma vez, a cena deveria ser dela se gabando e posando de superior para o irmão, mas não conseguiu. Ela parece travada e sua atuação é forçada. Pra piorar, nem postura ereta ela mantém, está sempre parecendo uma coruja, e nem sentada ela se desfaz dessa pose encolhida. Só o que salvou sua participação foi a cena em que ela fala que teve vontade de matar Theon quando ele era um bebê, mas não por ela, por Alfie Allen. Uma coisa que eu fico martelando na cabeça: como será que vão fazer depois que Ramsay chegar a Winterfell? Porque depois que o bastardo do Bolton captura Theon, (SPOILER) ele some por 2 livros, só retornando no quinto. Duvido que irão deixar Alfie Allen de fora por pelo menos 2 temporadas, ainda mais com a atuação dele.

E lembra que eu tinha comentado que não foi legal mostrar Bran e cia. em fuga. Pois é, depois de tudo isso e de duas crianças mortas, onde a gente encontra Osha? Justamente em Winterfell, e descoberta por Maester Luwin! Fala sério! Tudo bem que eles justificam que esse seria o último lugar que Theon e cia. pensaria em procurar, mas voltar para a fortaleza depois de fugir? WTF!?! E reforça o que eu disse antes: impossível que Theon não soubesse que eles estivessem escondidos ali. E com Osha saindo em plena luz do dia pra roubar comida? Please! Se era pra eles voltarem, então nem deviam ter fugido! Deveriam ter se mantido fiéis ao livro nesse aspecto, então. (SPOILER) E de novo, estragou o suspense que o livro deixa ao fazer Bran voltar só no último capítulo. Mas uma coisa se salvou aqui: gostei de Bran ouvindo a conversa de Osha e Maester Luwin. Previsível, porém.

Em King’s Landing Tyrion tenta colocar um pouco de juízo na cabeça dura do sobrinho. Claro que Joffrey não escuta e se acha o melhor estrategista de Westeros. E ainda quer se juntar a Stannis, crente que o cara é seu tio e que vem ajudar Joffrey na batalha contra Robb (ahã). Ainda bem que Tyrion tem outros planos e age sozinho (o cérebro dos Lannister ficou todo como anão, hehe). Gostei muito do diálogo entre ele e Varys, tanto na varanda como dentro do castelo, com Bronn.

tyrion   varys 

E também com Cersei, quando ela diz que tem a prostituta de Tyrion em seu poder e que tudo o que Joffrey sofrer, a moça sofrerá também. A cara de satisfação dela é fantástica, e a expressão de Tyrion diz tudo, por amis que ele queira negar. Atuação impecável de Lena Headey e Peter Dinklage. E o alívio de Tyrion ao ver que Cersei não falava de Shae, mas sim outra (se não me engano, pela fisionomia, era Ros, aquela que vem do Norte e que todo mundo no Norte comeu, menos Jon ;D). Tyrion então sai desenfreado pelo castelo, à procura de Shae, que para seu alívio está sã e salva. Por aqui dá pra ver que o anão gosta mesmo dela. E o que ele diz nessa hora é muito interessante, se pensarmos no que vem no terceiro livro: eu mataria por você.

Em Harrenhall, Tywin se prepara para partir e Arya se desespera. Sai correndo atrás de Jaqen para nomear o terceiro, mas não consegue encontrar o seu anjo da morte de cabelos vermelhos. Quando finalmente o encontra, é tarde, Tywin já se foi e ela perdeu a oportunidade. E num desafio, ela acaba nomeando o próprio Jaqen, mas retira o nome diante da ameaça dele. E foi de dar medo. E peraí, né, Arya! Tudo bem que você não tem medo de nada, mas já viu o cara matar (ou, na verdade, não viu), e ainda quer nomear o tal? Atrevida a menina! Mas a interação dos dois foi muito boa, e ela ainda conseguiu a promessa dele ajudar ela e seus amigos Gendry (e por que dessa vez ele estava na forja de camisa?! #FAIL! ;D) e Hot Pie a escapar. Achei bonitinho Hot Pie com medo, e Gendry preocupado (awwwnnnn!). E quando chega o momento da fuga: UAU! A guarda toda morta, sem um pio! Jaqen é o cara! Acho que fiz a mesma cara de estupefata que Arya quando vi os caras pendurados nas muralhas, tipo: o que? Quando isso aconteceu? O que eu perdi?

Lá além do Narrow Sea, em Qarth, Dany ainda lamentado seus dragões perdidos, e exigindo que Ser Jorah os recupere. Ser Jorah só diz que encontrou um navio para Astapor, mas Dany reluta em deixar seus bebês para trás (enquanto Catelyn não hesitou em deixar Bran aleijado e Rickon quase um bebê sozinhos em Winterfell…vai entender…). E foi só isso mesmo sua participação neste episódio. Uma coisa que eu esqueci de comentar sobre o episódio anterior: Quaith e o diálogo com Ser Jorah, revelando que ele traiu Dany e perguntando se o fará de novo. E revelando o que ele sente pela loura. Cara, essa feiticeira, ou seja lá o que for, está mais misteriosa que nos livros. E aqui, mais uma vez, a série se adiantou um pouco.

dany   jorah

E ainda no mar, mas agora em outra parte, Stannis está de volta. E a conselho de Davos, sem Melisandre. Agora bem próximo de King’s Landing, ele conversa com Davos, relembrando seu passado e o que os tornou amigos. E surpreende Davos ao anunciar que fará dele Mão quando for rei. Mais uma adiantada da série, mas acho que não foi surpresa pra ninguém. Quer dizer, está na cara que Davos será recompensado com algum título por Stannis, não precisa ser gênio para adivinhar isso. Mas a interação foi boa, e devo admitir que Davos roubou a cena. Muita gente acha que Liam Cunningham deveria fazer o papel de Stannis por ser mais carismático, mas eu acho que ele está fazendo o papel certo. Mesmo no livro Davos é mais agradável que Stannis. Como Renly (RIP) diz, como é que Stannis quer governar se ninguém gosta dele?

Falando em Catelyn, vamos falar de Brienne (falo da Cat já, já). Agora solta no mundo com Jaime, ela tenta manter a ordem de Catelyn. E consegue (por enquanto). Despreza Jaime, que faz de tudo para mostrar seu horror a ela. As cenas dos dois foram muito boas, adorei os diálogos. E já começa a rolar uma química legal entre os dois, o que vai ser fundamental daqui pra frente. e pelo menos Nikolaj Coster-Wardau não é muito mais baixo que Gwendoline Christie, não vai ficar muito esquisito (não que tenha algo de errado com isso, mas é que a mulher é muito grande!). Achei interessante essa fala: you will not provoke me to anger…Imagina só Brienne na TPM…Pobre Jaime ;D

Agora sim, Catelyn. Depois de soltar o Regicida ela tem que enfrentar o filho. E foi bem feito, que me perdoem os que gostam dela. Não é o meu caso, não gosto dela, e este é um dos motivos: burrice extrema. E, me desculpe, mas Robb fez muito bem me prender a mãe, sim. O que ela fez não deixa de ser traição. E não venham com essa de “ela fez por causa da filhas”. Não, foi burrice mesmo, porque Jaime tinha muito mais valor para ela como prisioneiro e moeda de troca do que solto, mesmo que com Brienne. E a gente sabe bem no que vai dar isso. Por um lado funcionou muito bem para Jaime e Brienne, mas por outro… E nem precisa ler os livros pra saber que isso vai dar merda. A cena em si foi boa, tanto Michelle Fairley como Richard Maddenlicious mandaram bem.

E falando em Richard Maddenlicious…WOW! Não é que o garoto se deu bem (melhor ainda para Oona Chaplin)? Tudo bem, a de baixo pensou mais, mas cara, chamou na xinxa! Tudo começa com uma conversinha, um desabafando como outro, um copinho de vinho, e no fim, um cai nos braços do outro, ali mesmo, no chão duro. Caraca! Foi lindo! E me refiro aqui a toda a cena, o diálogo todo dos dois foi sensacional, e ambos deram show de interpretação (difícil pra ela, hem?). Até na maquiagem capricharam, porque deixaram Oona Chaplin mais bonita, e Richard Maddenlicious também ainda mais tudo. Gostei de tudo na cena, e tanto Robb como Talisa mostraram um lado que eu não imaginava nos livros. Claro que nos livros a gente não tem o PDV de Robb nem dela, mas eu tinha impressão de ser um pouco diferente, minha interpretação nos livros é que Robb acaba se casando com Talisa/ Jeyne mais por honra, tipo: eu desgracei (tá bom!), agora vou remediar. Na série, dá pra ver que eles se casam (será?) por amor mesmo. (SPOILER) E mesmo que tudo não passe de um truque, acho (e isso nos livros também) que no fim, Jeyne realmente gostava de Robb, e vice-versa. Uma coisa me intriga aqui: no livro, Grey Wind não gosta de Jeyne, o que quer dizer muita coisa sobre ela (lembra o que eu falei aqui sobre os instintos do meu Murruga? Na série não mostra a reação do direwolf. Confira o resultado abaixo (preparem o babador, boys and girls):

Ainda nesta sequencia, o diálogo entre Robb e Roose Bolton me parte o coração. Todo mundo culpa Theon pela queda de Winterfell, mas todo mundo esquece que não foi ele que tacou fogo na fortaleza. E acabam culpando ele por isso também quando na verdade quem faz isso é Ramsay. Já disse, não é porque eu gosto do Theon que eu não reconheço sua culpa. Ele tem que responder pelo que faz, sim, e vai pagar muito mais do que o merecido por isso, acredite. E nem vem com essa que ele mereceu.(SPOILER) Não, ninguém merece o que acontece com ele no quinto (SPOILER - e nem com Cersei no final do quarto, pra falar a verdade. Ninguém merece a degradação de desfilar nua em praça pública. E ela faz isso de cabeça erguida). (SPOILER) E mais uma coisa que todo mundo condena Theon é pela morte das crianças. De novo, ele tem sua parte de culpa nisso sim, afinal usou os corpos delas para se beneficiar, mas quem realmente executa o plano é Ramsay. E como será que vão remediar isso na série? Porque isso não é pouca coisa, muda muita coisa.

Quem anda sumido é Mindinho. Acho que ele se teleportou para fora de Westeros ;D. E grandes emoções no esperam, com a batalha de Blackwater no próximo episódio. Nem acredito que só faltam dois para o final…

4 comentários:

Adriano disse...

Boa noite Fê... pois é, mil e uma mudanças. No livro quem encontra o manto com o vidro de dragão não é o proprio Jon? Como te disse no outro post, gostei da atuação de Asha, embora continue fraca, melhor com relaçao a outros episodios. E acho que a personagem vai crescer pra frente. Afinal o destaque real dela é futuro. É esperar pra ver... Outra coisa que você citou e realmente foi foda é o fim do suspense. Ja revelado que os garotos realmente não eram Bran e Rickon. Nos livros a gente fica com aquela raiva do Theon, até o ultimo momento. Com relação a essa sua ideia de que Theon sabia onde os garotos estavam, no livro não tive essa impressão. Na série pode ate ser, ate porque ele fez aquela cena toda, e depois se o povo descobre que era mentira e os garotos não eram os Starks, Theon ficaria sem moral nenhuma. Bron também se mostra mais esperto na série do que nos livros. Não que nos livros ele não seja esperto ou inteligente. Mas tem uma cena que aparentemente ele se sobresai ate a Tyrion, e isso foi um pouco estranho. Quanto a Arya é sempre igual, nunca sai uma cena ruim. A atriz é tão boa quanto a personagem, no meu ponto de vista. E Jaquen também. Ansioso pra Arya ganhar a moeda... hehehe Como voce citou o lobo do Robb, nessa temporada nenhum deles esta tendo destaque, raras poucas aparições. Esta fazendo falta, ja que no livro eles são tão comentados e são simbolos dos Starks. É acreditar que na terceira temporada será diferente. No mais ansioso pelo proximo episodio, que pelo visto vai ter muita ação. E isso a gente gosta demais. Ja vimos a TALISA sem roupa. Agora, ansioso pra ver a YGRITTE. Mas do jeito que Jon ta devagar, só na proxima temporada hehehe
Otimo Fim de semana Fê...
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

No livro, mesmo no quinto, que tem os PDV do Theon depois de tudo que rola, não tem nada mesmo que indique que ele soubesse onde Bran e Rickon estavam. Isso foi só uma coisa que me ocorreu, e, como você disse, na série fica mais provável. Mas pensa bem: Theon cresceu em Winterfell, impossível que numa das brincadeiras ele e Robb não tenham entrado nas catacumbas (e se não me engano, em algum ponto, fala que eles, ou pelo menos Bran, eu acho, costumavam explorar as catacumbas). Depois, Theon pode ser traíra e o diabo a quatro, mas burro ele não é. E é muito observador, isso fica evidente pelos PDV dele no quinto. Mas se George Martin é um pouquinho inteligente (e a gente sabe que sim, é até demais da conta), ele vai esperar pra jogar isso no momento certo.

No livro, quem acha o dragon glass é na verdade o Ghost. Isso quem me lembrou foi a minha amiga, que leu faz menos tempo. Daí ele leva Jon e Sam até o local e Jon dá uma adaga pro Sam, fica com outra e se não me falha a memória, enterra o resto. E quanto à falta dos direwolves, eu também sinto muita, mas foi problema de orçamento. Blackwater consumiu muito dinheiro, eles tiveram que cortar algumas coisas, como os lobos e os dragões, que são CG e muito caros para produzir. Mas apesar disso, não me incomoda essa falta.

A quebra do suspense, isso sim. Estragou. Mas, já andou rolando por aí que a última música a rolar na trilha é Three blasts. Lembra o que sam falou que elas significam: uma amigos, duas inimigos e três... e imagina só como vai terminar essa temporada: muito foda!

Eu bem que queria que Ygrtitte atacasse logo o Jon, mas isso pelo visto vai ficar mesmo só pra próxima temporada. E ontem eu assisti de novo, e fiquei olhando só pra ele na hora que Ygritte o entrega para o senhor dos ossos. Repara no vídeo, é hilário! Ele fica olhado de um pro outro, só pensando que se fu...

Beijos!

Adriano disse...

E ai Fê como anda a semana? Agora ta praticamente no fim a temporada mesmo hein... terminando... Episodio 9 foi legalzinho. Não curti muito o inicio, meio parado e tals, mas depois dos 26min a parada esquentou e gostei bastante. Cersei falou demais nesse episodio. Sansa mostrando maturidade. Ela seria uma boa rainha. A cara de Jofrey fugindo da guerra é impagável. Quanto a Tyrion, essa temporada não conseguiu mostrar todo o brilho do anão. Digo, quem leu os livros sabe que tem toda uma istoria por tras da emboscada e algumas coisas foram cortadas. Não que não tenha sido interessante, mas sabemos que o papel de Tyrion é muito mais amplo do que o que foi exibido. Coisas de adaptação neh... Mas gostei bastante das lutas e da explosão e fogo queimando tudo. E cão de caça mandando tudo se f... hehehe Agora é esperar a season finale. ITS SAD BUT IT'S TRUE. Passou tão rápido. Mesmo assim ansioso pra domingo.

bjos e que o resto da sua semana sejha excelente.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

S
erio que você achou esse episódio fraquinho? Eu achei o melhor da temporada! Vou escrever sobre ele, mas acho que vai demorar um pouquinho, acho que até amanhã sai a resenha, porque minha semana está mais cheia, sabe, fim de semesntre, provas pra corrigir, trabalhos pra fazer...Mas eu sempre arranjo um tempo pra me dedicar ao blog, e não me esqueci de Blackwater não, isso é impossível ;D

Beijos!