terça-feira, 29 de maio de 2012

Cidade dos Ossos – Os instrumentos Mortais #1 – Cassandra Clare

 

cidade dos ossos Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

“Queridos Edward e Jacob, adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace. Desculpe! Com amor, Stephenie Meyer”.

É o que está escrito na capa deste livro. Se Stephenie Meyer realmente disse ou escreveu isso em algum lugar eu não sei, mas acho sensacional a sacada de marketing. E não precisava amis nada para despertar meu interesse pelo livro. Mas a capa ainda é linda (apesar de eu achar a do terceiro mais bonita) e também me chamava a atenção. Só demorei para ler porque queria a coleção toda antes de começar. Ainda falta o quarto (e último), que não saiu em português ainda (se encontrar em inglês, provavelmente voa comprar para ler), mas não agüentei esperar mais.

Tudo começa quando Clary, uma menina de 15 anos e normal, vai com seu amigo Simon em uma balada. Lá ela acaba testemunhando um assassinato pra lá de estranho, onde o corpo se desintegra e os assassinos, garotos como ela, só são vistos por ela. Sem entender direito porque (na verdade pelos olhos dourados e cabelos louros e tórax musculoso), ela acaba sendo atraída por Jace, que parece ser o líder do bando. Mas é um misto de atração e medo. A partir daí, a vida de Clary vira de cabeça para baixo.

Confesso que no começo não gostei de Clary. Ela é a típica adolescente nerd, que curte anime, filmes como Guerra nas Estrelas e etc. Até aí, tudo bem, não a julgo por isso e nem é por isso que eu não gostava dela. É que no começo ela é bobinha, e bem chatinha. Mas não é culpa dela. A verdade é que há um motivo para ela enxergar os “assassinos” é porque ela não é inteiramente humana. Mas não sabe disso. Então, tudo a espanta e ela mais atrapalha que ajuda. Mas no decorrer da história, ela vai descobrindo quem é e vai mudando e ficando mais forte. De menininha frágil, ela passa a uma jovem determinada e mais corajosa.

Jace, por outro lado, é o típico rebelde sem causa. Mas não deixa de ser fofo, do jeito dele. Ele cresceu sabendo que seria um Caçador de Sombras (guerreiros encarregados de proteger a humanidade de monstros e afins), é bom no que faz e até sente prazer na batalha e matando monstros. É sarcástico e cheio de si, mas na verdade isso é só fachada. Por trás da atitude tô-nem-aí, ele é um adolescente com seus próprios conflitos e até mesmo um pouco carente. Toda essa marra esconde um pouco de solidão, resultado de ser órfão e ter visto seu pai ser morto aos 10 anos. E quando Clary cai de para quedas na sua vida, ela mexe um bocado com sua existência, o que deixa o garoto confuso.

A química entre Jace e Clary é ótima, mas Jace tem competição. Simon, que eu mencionei acima, é o melhor amigo de Clary, cresceu com ela, mas na verdade é apaixonado pela garota, que permanece totalmente alheia aos sentimentos do amigo. Mas Simon não a pressiona, se contenta (um pouco) em estar ao lado de Clary. Simon tem uma banda, é nerd como Clary e é humano. Ele é bonzinho, mas como no caso do triângulo Katniss-Peeta-Gale, de Jogos Vorazes, ele não chega a ser uma presença forte o bastante para romper a atração de Jace e Clary. E pra falar a verdade, não sei se ele sente tudo isso por Clary, porque ele logo cai de quatro por outra personagem, Isabelle.

Isabelle, junto com seu irmão Alec, são os outros que integravam o grupo que Clary viu matar um outro, e também são irmãos de criação de Jace. Isabelle é linda e sabe disso, tirando proveito e se divertindo com os garotos humanos. Mas também pode ser doce e é uma guerreira durona. A princípio não vai muito com a cara de Clary, mas é porque sempre foi a menina no meio dos meninos, e se sente ameaçada quando Clary aparece. Mas depois se mostra uma boa amiga. Seu irmão Alec é mais introspectivo, e esse não simpatiza mesmo com Clary. Ele tem lá os seus motivos para isso, mas não vou estragar a surpresa. Também é um guerreiro muito bom, mas ao contrário de Jace, nunca matou nada. Como ele é mais quieto, não aparece muito, então não dá pra falar muito dele ainda.

Vale ainda destacar Luke, amigo da mãe de Clary. Esqueci de dizer lá em cima que Clary se alia aos Caçadores de Sombras porque sua mãe desapareceu. E Luke, que ajudou a criar Clary, não dá a mínima por isso. Ele tem motivos, e guarda um segredo, mas de novo não vou falar pra não estragar. Mas lembrem dele. Ele não aparece muito neste primeiro, só mesmo no final, mas vai ser fundamental, e aparece mais no segundo (que eu ainda estou no comecinho, mas já deu pra ver que ele vai ter maior participação).

Quase me esqueço de falar do lado negro da força. O big boss, que comanda tudo é Valentim, outrora Caçador de Sombras, mas que traiu a causa. Todo mundo acha que ele está morto, mas ainda ameaça todo mundo, tipo Voldemort e Sauron. E mesmo em sua ausência, ele tem um verdadeiro exército a seu serviço. Como ele ainda é só uma ameaça, não vou me estender nele. Mas fiquem de olho.

O livro tem um ritmo bom, dá pra ler bem rápido (eu li as 459 páginas em pouco mais de um fim de semana mesmo, comecei na sexta e terminei na segunda), e é ação direto. O que um pouco irônico, se considerarmos que eu escolhi ler esta série agora, antes de reler a sanguinária As Crônicas do Gelo e do Fogo. Eu pensava que era uma série mais light, e até é mesmo, mas eu estava enganada quanto ao sangue e as batalhas. Diferente de outros livros do gênero, este é até que sangrento, e brutal de certa forma. mas justamente por isso eu gostei. Não é meloso, e o romance não tem muito destaque. E ele é engraçado na medida certa também, principalmente os comentários de Jace. Só tenho uma queixa: ele termina com um tremendo banho de água fria, e que chega a ser um clichezão. O que na verdade só contribui pra gente se jogar no segundo de cabeça. Recomendadíssimo.

Trilha sonora

I'd die for you, do Bon Jovi (AMO!) é perfeita. I'd lie for you (and that's the truth), do Meat Loaf, por motivos muito parecidos com a do Bon Jovi, também cai muito bem.You found me, do The Fray também é ótima e cai direitinho. Especialmente para Jace, Prelude 1221, do AFI e Send the pain below, do Chevelle.

Se você gostou de Cidade dos Ossos, pode gostar também de:

  • saga Crepúsculo – Stephenie Meyer;
  • A batalha do Apocalipse – Eduardo Spohr;
  • série Fallen – Lauren Kate;
  • coleção Sussurro – Becca Fitzpatrick;
  • coleção Percy Jackson – Rick Riordan;
  • coleção Os heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • Os filhos do Eden – Eduardo Spohr;
  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • Jogos Vorazes – Suzanne Collins;
  • série House of Night – P.C. e Kristin Cast.

.

4 comentários:

Nadia Viana disse...

Hahaha: "típica adolescente nerd, que curte anime, filmes como Guerra nas Estrelas e etc." - 10 anos atrás eu me sentiria representada rs. Aliás agora sou uma adulta ainda nerd rsrs.
Parece divertido, mas já tenho tantos livros pra ler.
Beijo,
Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nádia!

Eu também...não sou muito chegada a mangá, mas Guerra nas Estrelas, filmes que vem de quadrinhos, etc. Amo tudo isso! Sou nerd mesmo, e feliz assim!

É legal si, se der um tempinho leia. Nem vai demorar muito, dá pra ler rapidinho.

Beijos!

***GrAzI disse...

Meu lado adolescente gostou bastante dessa trilogia! ;o)

Hoje terminei o terceiro livro de Jogos Vorazes e vim aqui para ler as suas resenhas (que eu não li antes para não perder a suspresa!rs)

Tbém acabei de assistir o últilo episódio de Game of Thrones... muito bom! A cena final foi de ficar sem fôlego! O jeito é esperar a terceira temporada!

Beijos!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

OI Grazzi!

Eu também gostei bastante. Já li os três, e vou ver se escrevo a resenha hoje. Atrasou porque eu escrevi a de GoT e também porque tive que fazer trabalho da faculdade.

Beijos!