terça-feira, 3 de abril de 2012

Game of Thrones – episódio 2x01 – The North Remembers

 

war is coming Eu nem ia fazer um post sobre a segunda temporada de Game of Thrones, mas daí o Adriano fez um comentário me perguntando o que eu achei, e depois perguntei para minha amiga Fernanda o que ela achava de eu escrever sobre isso, e ela disse que era uma boa ideia, então resolvi escrever. Já adianto que não acho que vou escrever sobre todos os episódios da segunda temporada, mas como esse foi o de estreia, depois de longos meses esperando, acho que merece uma menção.

Como todo mundo que viciou na série, eu também estava contando os dias para finalmente abril chegar e eu poder matar a saudade de Jon (sempre!), Bran, Robb, Dany, Tyrion e cia. E, como todo mundo, estava cheia de expectativas. E não me decepcionei. O episódio foi tudo de bom, com cenas intensas e marcantes.

joffrey sansa

Logo de cara, estamos em King’s Landing, com Joffrey se entretendo com um duelo. Ao seu lado está Sansa-sonsa, mantendo a compostura para permanecer viva, e ainda defendendo que seu pai era um traidor. Até que chega Tyrion, e como sempre, dá aquele tapa com luva de pelica em Joffrey, quando diz a Sansa que sente por sua perda. O reizinho mimado, claro, não gosta, ao que Tyrion responde que mesmo sendo traidor, Ned era pai de Sansa, e que o próprio Joffrey deveria sentir mais a perda do ‘pai’. E, para surpresa (mais ou menos, né?), a gente percebe que Joffrey nem faz ideia que seu pai é na verdade Jaime. Sinceramente não me lembro se no livro dá a entender que Joffrey sabe quem é seu pai (acho que sim), mas ver na série me pegou meio de surpresa.

tyrion E Tyrion não para por aí. Logo em seguida, vai para o conselho, onde anuncia que agora é Mão do Rei no lugar de seu pai. A cara de Cersei nessa hora foi impagável. E, mais uma vez, Tyrion mostra toda sua perspicácia, e quando ele diz que Cersei está deixando muito a desejar como Regente, pois deixou Arya escapar e matou (tá não foi ela, mas ela não fez nada) Ned, agora eles não tem nada com o que barganhar por Jaime. Mais um xeque do anão. Cersei can suck it!

E falando em Jaime, juro que fico com pena quando ele aparece, como prisioneiro de Robb. E por falar em Robb…Meu deus, o que foi Robb nesse primeiro episódio! Primeiro com Jaime, depois com o mensageiro de Cersei (I don’t need a servant to do my beheading for me..aff! Taquicardia!), e depois gritando com mommy dearest Catelyn! Vibrei com isso! Toma Catelyn! Robb cresceu muito, e acho muito legal que ele tenha mais destaque que nos livros. Pena que seu destino é tão cruel. Seria bem legal ver a evolução dele. Ele finalmente mostra que é muito mais astuto e perigoso (e ficou instantaneamente mais sexy por isso) do que todo mundo pensa.

dany Do outro lado do Mar, Daenaerys se depara com a dura realidade. Apesar de os dragões serem considerados um milagre, ele nada pode contra a fome e desolação que encontra no deserto. Seu khalasar (será que é assim?) está reduzido e vai morrendo aos poucos. E ela ainda não sabe nada sobre dragões, para piorar a situação. Ninguém sabe.

Claro que não esqueci do meu fofinho Jon Snow. Além da Muralha, ele acaba de chegar no refúgio de Craster. E ali vai mostrar mais um lado meio esquentado dele (lindo!). Amei a fala do Sam: I haven’t seen a girl in 6 months…Coitado…Mas a gente sabe que é bem ali que Sam vai encontrar algo que vai mudar sua vida. Quanto a Jon, só por essa passagem (curta demais pro meu gosto ;D), já dá pra ver que ele também mudou. Não aguenta levar desaforo pra casa, fala sem pensar, mas ao mesmo tempo, também permanece obediente ao Lorde Comandante Mormont. E ele percebe que  Mormont na realidade o está preparando para liderar.

melisandre E ainda matei a curiosidade de conhecer Melisandre. A feiticeira é exatamente como no livro. E eu adorei a cerimônia na praia. Achei que a atriz (Carice van Houten) é ótima. Estou muito curiosa para ver ela parir os seus fantasminhas do mal, porque tive um pouco de dificuldade de visualizar isso ao ler. E gostei da atitude dela também, bem condizente com a personagem. Arrogância em pessoa.

Mais uma vez, a HBO não mede esforços para trazer essa saga maravilhosa à tela. As locações (na Islândia, Croácia, Malta…) são espetaculares,  o cenário é maravilhoso e a caracterização é fantástica. Ainda falta mostrar Brienne, mas já vi fotos dela e está perfeita. E também ainda falta aparecer Margaery Tyrell, Arya só apareceu no final do episódio, e também já vi uma foto de Jaqar whatever (não lembro o nome do sujeito, aquele que ajuda Arya), e de novo a caracterização é perfeita. O elenco continua fantástico, muito competente, com destaque para Peter Dinklage, o Tyrion. Mas ele é só um no meio de um elenco de peso, e todos tem o seu mérito. E agora fico contando os dias até domingo para ver o que vem a seguir. É pena que a temporada só tenha 10 episódios.

 

ghost

E quase me esqueci dos direwolves! OMG! O que é isso!? Dá para ver Grey Wind na cena em que Robb enfrenta Jaime (e que meda!), e Ghost vai aparecer semana que vem, e lindo! Quero um pra mim (se vier como dono, melhor ;D)! Eles cresceram também, e agora estão realmente gigantes! Imagina só a Nymeria solta no mundo, o que está causando com sua matilha! Mal posso esperar!

12 comentários:

Adriano disse...

Pois é Fernanda. Episodio realmente muito bom. Gostei bastante da parte em que Cersei mostra para o Mindinho o que realmente é poder. "power is power" hehe Ja demonstra que ela vai realmente ser terrível, apesar de não muito esperta. E a caçada aos bastardos de Robert também foi muito boa. Ansioso demais pelos episodios futuros. Como você mesma disse, é uma pena que sejam somente mais 10 episodios. Me pergunto se quando forem fazer a parte do tormenta de espadas se serão somente essa quantidade de episodios, ja que o livro eh bem mais amplo. E Robb realmente aparenta mais amadurecimento do que nos livros. Doido pra ver as partes de ação em que Arya vai estar. Proximo episódio ja tem. Otima quinta feira pra você. bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Esqueci de comentar da caçada aos bastardos...Achei bem legal também, mas devo admitir que me chocou um bocado, principalmente aquele bebê.

Não sei se a terceira temporada terá somente 10 episódios...Deveria ser mais longa mesmo, já que o livro é mais longo. Eu sei que algumas coisas do terceiro serão adiantadas, como Robb se casando. Fora que agora que ele dá as caras mesmo...Pena que ele tem vida curta...E achei o ator (Richard Madden) que até agora não tinha aparecido muito (não por culpa dele), se já era bom, agora então...Deu conta do recado muito bem. Bom, sendo produção HBO eu nem esperava menos mesmo. Posso não assistir tudo que eles fazem, mas a qualidade é sempre inegável.

Beijos e boa páscoa!

Nadia Viana disse...

Também adorei! Produção impecável! O segundo episódio vazou na internet e eu já assisti também hehe. É ma pena mesmo que sejam só 10 episódios. Mas acredito que a terceira temporada seja um pouco mais longa, espero.
Beijos e boa Páscoa.
Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nadia!

Foi muito bom mesmo. Eu vou esperear pra ver o segundo na TV mesmo, mas já ansiosa. Espero que a terceira seja mesmo mais longa. 10 episódios é muito pouco!

Beijos!

Adriano disse...

Nem sabia que tinha vazado o episodio. Quando fiquei sabendo não resisti e assisti, e esta muito bom por sinal. Aparição de Arya, muito boa. Mas as coisas acontecem muito rápido na série hehehe. Melissandre "picante" hum rsrs Nem me lembro disso no livro. Se tiver essa parte você me fala quando assistir. Pra voce que adora o Snow, o episodio termina interessante rsrs.
Otima pascoa pra vc...
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Ui! Já estou curiosa! Ainda bem que é domingo!

Eu ainda não assisti o episódio, mas acho que sei do que você está falando com a Melisandre. Eu vi uma cena dela bem sugestiva em um dos vídeos que a HBO liberou...Bom, se é o que estou pensando, no livro realmente não tem nada explícito, mas dá a entender que ela e Stanis...

Beijos e boa páscoa pra você também!

Fefa Rodrigues disse...

Fê... ainda não assiti nenhum dos episódios, apesar de já estarem no meu micro... vou esperar mais um pouco, pq não me aguentod e curiosidade... se começo a assistir preciso assitir tudo de uma vez heheheh

Mas, lembrando da primeira temporada, considero uma das melhores "versões" de um livro para TV/cinema... geralmente os filmes não são nem de perto tão bons quanto os livros, mas no caso desta série, a primiera temporada pelo menos, eu AMEI, tanto quanto os livros...

Nesta segunda temporada, estou louca para ver o Jaqar, como disse quando comentei o livro II, ele foi o personagem de destaque pra mim, assim como no livro I foi o Kal Drogo... nos doisc asos, eles são secundários, mas pra mim roubam a cena... queria muito que ele aparecesse novamente pra ajudar Arya outra vez... alias, ela ta precisando de uma mãozonha né (ainda não li Festim, então não sei por onde a garota anda neste exato momento hehehe)...

Que bom que a qualidade continua a mesma!!! VOu me deliciar em breve hehehe

Ahhhhh e sobre seus comentário sobre o Robb Stark, eu simplemente não me conformo com o destino dele... tinha certeza de que ele ocuparia um lugar de destaque no Reino... :o(

Luana disse...

Pena que seu destino é tão cruel - snif! eu nao devia ter lido! eu nao li os livros... ARGH!!

Eu ADORO o Tyrien, ai como se escreve? O anao... ADORO!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Luana!

Ops, foi mal! mas é que a mairia do pessoal que está acompanhando já sabe...Mas fica tranquila que demora um pouquinho.

Eu também adoro o Tyrion, ele é sensacional. No lvro também é um dos melhores personagens. Mas meu preferido é o Jon, fofinho.

Beijos!



PS: esto bem sim, mas ando um pouco ocupada. Não dá muito tempo pra eu ficar passeando pela net.

Beijos!

Adriano disse...

Só correria Fe? hehehe Passando rapidinho também so pra falar do terceiro episodio. Gostei da aparição de Brienne. As partes de Arya também começam a esquentar... embora na série não tem como ser igual ao livro cheio de seus detalhes, as adaptações estao sendo muito bem feitas. Por exemplo a conversa de Arya com yoren, a respeito dele ficar recitando o nome do assassino do irmão como se fosse uma oração, e bem sabemos que a partir dai, Arya vai rezar vários nomes... Outra surpresa foi Margaery. No livro ela aparentava ser até meiga se assim se pode dizer. Na série ela aparenta ser bem maquiavelica e esperta... hehehe Me pergunto se ela realmente sabia do caso de Renly com Loras, que por sinal esta explicito demais na serie neh? Agora fica ate estranho imaginar ela com tommen. Precisa nem falar da ansiedade para o proximo episodio neh? Otima semana pra vc....


PS: nao vi nenhuma resenha sua a respeito de fúria de titãs 2. Voce assistiu neh? Assim como Imortais, é um bom filme de ação, porém assassino da mitologia.

Até...

Nadia Viana disse...

Fê, eu li que Tormenta de Espadas será dividido em 2 temporadas da série. Ainda não sei se gostei ou não da notícia rs.
Beijos, Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano! Oi Nádia!

Nádia, eu vi mesmo que a terceira temporada vai ser dividida em dois, mas acho melhor isso do que cortarem muito. E o corte...ainda bem que eu já li o livro!

Adriano, eu ainda não assisti Fúria de Titãs 2, por isso não tem nada dele. Acho que por isso mesmo, como filme de ação, o primeiro é legalzinho, mas assassina a mitologia. Me decepcionei. E quanto a Game of Thrones, eu vou escrever mais algumas considerações, que surgiram depois dos episódios 2 e 3, especialmente quanto ao Theon. Aliás, Alfie Allen roubandoi a cena nos dois. Também gostei muito da Brienne e da Margeary, mas confesso que quando vi que a atriz era a Natalie Domer já fiquei pensando como fariam com o Tommen. Ela faz a Ana Bolena em The Tudors, e, acho que ela tem cara de vagaba, porque em The Tudors ela também é bem atiradinha (muito educada - rs!).

Quanto ao Renly e o Loras, eu achei legal. O pessoal pegou pesado achando que foi exagerado, mas eu acho que essa cena foi absolutamente necessária, para explicar a não consumação do casamento no futuro. Só acho que poderiam ter deixado a virgindade da Margaery na dúvida.

E achei a Catelyn meio canastrona nesse episódo. Não sei se é porque eu detesto ela, mas não gostei dela falando como Renly, com ar meio superior...apesar que Catelyn se acha a últma Bono de chocolate do pacote mesmo. Mas sei lá, ficou forçado.

Também gostei muito da Arya, achei a cena dela com o Yoren linda e gostei de como ela teve a ideia.

Já me estendi muito. Acho que o post sai na quinta, se tudo der certo.

Beijos!