domingo, 12 de dezembro de 2010

As crônicas de Nárnia – A viagem do Peregrino da Alvorada

 

Nárnia 3 Claro que depois de ver os outros dois filmes, eu tinha que ver o terceiro baseado na obra de C. S. Lewis. E novamente, como eu previa, o filme foi melhor que o livro. Ainda prefiro Príncipe Caspian, mas A viagem do Peregrino da Alvorada é um bom divertimento.

Para quem espera um filme fiel ao livro, esqueça. Há muitas mudanças, mas ao contrário de Harry Potter 6 (todo mundo sabe como eu desprezo esse filme, apesar de ser Harry Potter), aqui elas funcionam bem. A melhor coisa é que a Feiticeira Branca está de volta. Não, ela não participa de nenhuma batalha, só aparece mesmo como uma manifestação do subconsciente de Edmund, mas sua aparição é sempre bem vinda. Ela mostra que ainda há um lado de Edmund que se deixa levar por ela. E só mais uma coisinha: na hbora em que falam que na tal ilha dos sonhos, onde o que quer que você pense se torna realidade, alguém aí pensou no gigantesco e delicioso Stay Puft, o monstro de marshmallow de Caça-fantasmas? :D Quase fiquei esperando que o temor de Edmund fosse esse…

Aliás, essa viagem pelo lado mais obscuro dos personagens é uma coisa bem explorada no filme, e que, sinceramente, fica faltando no livro. Caspian também não é imune a isso, e demonstra claramente ao desafiar Edmund. E Lucy também é tentada, chegando mesmo a roubar um feitiço para ser bonita (não que ela precise). Mas mostra que ela se sente diminuída em relação a Susan, a quem todos consideram linda (não sei bem onde).

E aqui cabe uma outra observação sobre as mudanças. Outra “invenção” muito bem vinda é a participação de Peter e de Susan, como um pesadelo de Lucy. Foi uma sacada de mestre, e foi o que fez Lucy cair em si. É realmente uma pena que C. S. Lewis, que sem dúvida era um excelente escritor, não tenha vislumbrado esses pequenos detalhes. Seus personagens ganham em profundidade com isso, eles não são tão retinhos. E, nesse ponto, A viagem do Peregrino da Alvorada supera os outros dois.

Outra passagem que eu achei que ganhou mais força foi a hora em que a estrela, que aqui até tem nome, Lilliandil, aparece para eles. As caras de Edmund e Caspian. nesse hora são impagáveis. Pena que sua participação foi curta, pois poderia ser muito bem explorada nesse sentido. E aqui vale um pequeno spoiler, caso você não tenha assistido ainda, nem lido o livro: no filme não há menção do casamento de Caspian com a estrela, como no livro.

Outro acerto foi tirar aquele sotaque ridiculamente forçado de Caspian. Nada contra Ben Barnes (muito pelo contrário), mas não sei porque inventaram aquele sotaque para ele no segundo filme. Nesse só mesmo o sotaque britânico, delicioso de ouvir. E, falando em Ben Barnes, ele está melhor nesse filme. Muito mais bonito, e também parece mais à vontade nesse filme. Sua expressão quando conhece Eustace é show. Sem contar todas as vezes que ele, como os outros, é atormentado pelos seus maiores medos.

Aliás, em termos de atuação, o elenco manda muito bem, no geral. Will Poulter, o garoto que faz Eustace, pegou direitinho o personagem, e está tão irritante quanto no livro. E Georgie Henley (Lucy) e Skandar Keynes (Edmund), estão ótimos.Os efeitos especiais também estão caprichados. Gostei principalmente do começo, quando o quadro inunda o quarto de Lucy na casa de seu primo.

O enredo também está, na minha opinião melhor, mas não quero estragar a surpresa de quem ainda não viu, por isso não vou comentar nenhuma passagem.

Para finalizar, uma notícia ruim: não parece que haverão mais aventuras de Nárnia no cinema. Com a mudança de estúdio (não é mais a Disney), mesmo este poderia não sair do papel. Mas tudo depende do desempenho da bilheteria. Tudo bem que, para mim, as melhores historinhas é que foram para as telonas, e nem todas dão um filme, mas é uma pena saber que não voltaremos mais para Nárnia. Só para dar um gostinho: A viagem do Peregrino da Alvorada - trailer 2

3 comentários:

Gracy disse...

Passando para agradecer a visita. Amei sua resenha.

P filme realmente está perfeito. Beijos e volte sempre...

As Meninas que Lêem Livros!

Mariana Reis disse...

Quero assistir, mas antes quero ler.
Mariana Reis [meumundomeublog.blogspot.com]

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olá Gracy! Olá Mariana!

Obrigada pela visita! Voltem sempre.

Beijos,

Fernanda