sábado, 4 de dezembro de 2010

A História Sem Fim

A história sem fim Este livro traz a mágica aventura de Bastian, um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar.
Composto por texto impresso em duas cores, o livro ainda traz belas ilustrações das aberturas dos capítulos envolvendo o leitor num clima de encantamento e magia.

 

Perdi as contas de quantas vezes eu li e reli esse livro. Não me lembro direito quando foi a primeira vez, mas ele me acompanhou durante a minha infância e adolescência toda. Arrisco até a dizer que é por causa dele que eu hoje sou apaixonada por fantasia. Foi esse ou As Brumas de Avalon. De qualquer jeito, li ambos pela primeira vez na mesma época.

E agora, depois de ler a trilogia do Mundo de Tinta, me deu uma vontade imensa de reler, depois de anos. Eu já não lembrava de muita coisa, exceto que a certa altura eu tenho muita raiva de Bastian. Mas vamos aos poucos. Logo de cara, o que me encanta no livro, e sempre encantou, é ele falar de si mesmo. Logo no começo, após Bastian roubar o livro de Koreander, há uma descrição promenorizada do livro, e a gente se pega lendo a mesma história que Bastian. E também o fato de se passar em dois planos uma boa parte do livro. Acho isso muito interessante, e envolvente. E até prefiro a primeira parte, antes de Bastian entrar no livro.

Bastian no começo é um garoto de onze anos, muito tímido e gorducho. Mas adora livros e inventar histórias. Acho o drama que ele faz no começo pelo roubo do livro um pouco exagerado, mas por oputro lado, as crianças tendem a exagerar as coisas. Desse Bastian eu até gosto. Só que ao entrar no livro, ele se perde, e se torna um pequeno arrogante, cheio de vontades e voluntarioso. Chega ao ápice quando ele se volta contra Atreiú, que só queria seu bem. Como ele, Bastian, é o salvador de Fantasia, se acha no direito de fazer o que bem quiser, até que perde tudo o que tem, inclusive o nome. Ele tem salvação, claro, mas é impressionate como ele muda rapidamente.

Atreiú, por outro lado, é seu amigo fiel, e está disposto a tudo para salvá-lo. Prestes a se tornar um caçador, ele é escolhido pela imperatriz Criança para buscar a razão de sua doença, mas, ao contrário de Bastian, não deixa que o poder lhe suba na cabeça. Na busca, ele conta com a ajuda de Fuchur, o alegre Dragão Branco da Sorte, que sempre com bom humor, vê a saída mesmo nos momentos mais obscuros. Seu otimismo é contagiante, e sempre que ele aparece é como uma lufada de ar fresco. Mas não posso falar de Atreiú sem falar de seu primeiro companheiro de viagem, Artax, seu cavalinho. Eu sempre chorava quando ele morre, no Pântano da Tristeza.

Depois de Atreiú, a melhor personagem do livro é Xaíde, uma feiticeira do mal, que manipula Bastian a fazer suas vontades. Não fica claro no livro o porque ela quer tanto que Bastian gaste seus desejos, só posso especular que seja por poder. O que, no próprio livro fica explicado, não é possível de fazer, já que não se pode destituir a imperatriz Criança. De qualquer modo, seu jeito enigmático é o que a torna uma personagem fascinante. Pena que seu final não seja à altura, e sinceramente é muito besta. Não dá pra entender direito.

Só tem uma coisa que me irrita no livro. Sempre que o autor dá o final a um personagem, vem: ”mas essa é outra história e terá que ser contada em utra ocasião”. Não sei quantas vezes essa frase está no livro, mas é repetida várias vezes (ou alguma variação dela). E se Michael Ende fosse escrever todas elas, daria uma biblioteca. Também falta um grande vilão, como Voldemort ou Gollum. Mas nem por isso falta a dose certa de mistério.

Trilha sonora

Nem pode ser outra: Neverending Story, do Limahl. Não consigo nem pensar em outra música. Talvez Best of you, do Foo Fighters.

Filme

Na verdade, são três filmes. Assisti a todos, mas o melhor é o primeiro. Confesso que já não me lembro muito bem dele, mas eu adorava quando era pequena.

Se você gostou de A História Sem Fim, pode gostar também de:

  • trilogia Mundo de Tinta – Cornelia Funke
  • coleção Harry Potter – J K Rowling
  • O Senhor dos Anéis – J R R Tolkien

Nenhum comentário: