quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Feitiço Azul–Bloodlines #3–Richelle Mead

 

Indigo SpellDepois de um evento que mudou a vida de Sydney e Adrian para sempre, Sydney luta para traçar a linha entre os ensinamentos Alquimistas e os desejos de seu coração. Então ela conhece o sedutor Marcus Finch, um ex-Alquimista que a empurra para se rebelar contra o povo que a criou. E quando Sydney fica cara a cara com um usuário de magia negra, ela finalmente começa a abraçar a misteriosa magia que tem dentro de si…

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DA SÉRIE BLOODLINES!

Depois de descobrir que Clarence estava certo e existem sim Caçadores de Vampiros, também conhecidos como Guerreiros da Luz (acho), e que eles não pretendem se restringir a atacar os Strigoi, mas também planejam exterminar os Moroi, Sydney tem um anova preocupação que coloca em dúvida tudo em que Sydney sempre acreditou e lança suspeitas sobre os Alquimistas. A chave para isso tudo vem de Marcus Finch, o ex- Alquimista que salvou Clarence do ataque de um grupo de Guerreiros.

Intrigada com isso, Sydney começa a investigar e vai atrás de Marcus. É quando ela descobre que não só os Alquimistas tinham mentido quando disseram não saber da existência de Marcus, como também que os Alquimistas, ou pelo menos alguns deles, em altos cargos, estão trabalhando com os Guerreiros para aniquilar os vampiros. E que eles sabem de Jill. Então, para tentar manter a segurança da garota, Sydney topa fazer um trabalho para Marcus, que coloca todas as suas convicções contra a parede.

Deixa eu explicar algumas coisas antes. Marcus é o líder de um grupo de dissidentes dos Alquimistas, um grupo que conseguiu quebrar o controle que a tatuagem coloca sobre seus agentes. Controle este que vai além de impedir que Alquimistas falem sobre qualquer coisa relacionada a vampiros com humanos comuns. Afinal ninguém sabe ao certo que feitiços há nas tatuagens. Bem, Sydney, a fim de descobrir mais sobre a ligação entre Alquimistas e os Guerreiros, dica que ela recebeu de Trey, seu amigo da escola, que é um dos Guerreiros, para manter Jill em segurança. Já Marcus acha que ela é uma dissidente e que quer se juntar a seu grupinho de Merry Men (achei a alusão de Adrian ao bando de Robin Hood fantástica. E esqueci de falar que Adrian também menciona um tal de prisioneiro 24601 no anterior. Como não amar?), e o preço para quebrar a tatuagem e entrar para o grupo é fazer algum tipi de serviço para coletar provas contra os Alquimistas. Diga-se de passagem que esses serviços são em geral considerados atos de traição e o preço para isso é a re-educação.

Marcus é aparentemente um top model masculino, com sorriso de propaganda de pasta de dente, e charme de sobra para fazer qualquer garota quase desmaiar. Ou quase todas, porque Sydney não é afetada, não importa quantas vezes ele abra o sorriso luminoso. Marcus flerta com todo mundo, inspira uma liderança fácil e é carismático, mas isso é só a superfície. Na verdade, não dá pra saber exatamente quais são suas intenções, e quando contrariado ele pode ser um inimigo considerável.

E se isso não fosse o suficiente, Sydney agora corre perigo ela mesma, por causa de sua magia.  Sua professora, Mrs. T (vou abreviar porque sinceramente não sei soletrar o nome da fulana), tem uma irmã também bruxa, que anda atacando outras jovens bruxas, sugando seus poderes e sua juventude, a fim de permanecer sempre jovem. Mrs. T dá alguns feitiços de proteção para Sydney, mas mais eficaz que isso é Sydney aprender a lidar com seu poder. Por isso, agora ela treina e estuda muito, e está realmente envolvida com magia. Mais uma transgressão à lei dos Alquimistas. E não só Sydney tem que se cuidar, mas também ela recebe a incumbência de tentar localizar a irmã da professora, e tentar evitar novos ataques a jovens bruxas. E Sydney está cada vez mais poderosa e agora já aceita seu poder.

No meio de tudo isso, seus sentimentos por Adrian só se acentuam, e aumentam o conflito interno entre suas crenças e o que diz seu coração. Ela ainda está meio que em negação, mas menos, e depois que ele se declarou para ela, ela também começa a entender o que sente por ele. Mas sua missão está acima de tudo, e ela não vai fazer nada para prejudicar isso. Sem contar que por causa do vínculo entre Jill e Adrian, Jill sente tudo que ele, e isso pode ficar um tanto embaraçoso.

E claro que Adrian não deixa Sydney sozinha para lidar com seus demônios. Ela fica a seu lado, com seus comentários sarcásticos e seu humor beirando o bipolar. E, apesar das brincadeiras e insinuações, Adrian respeita Sydney e não a pressiona. Ele sabe que ela gosta dele, porque consegue ler em sua aura, mas sabe que não vai chegar a lugar nenhum sendo insistente. Então, ele espera que ela esteja pronta para assumir seus sentimentos. Adrian está realmente mudando, mas diferente de Rose, ele está fazendo isso porque quer, e não para impressionar alguém. E também diferente de Rose, Sydney aceita Adrian como ele é, ou melhor, ela sabe que há mais nele do que todo mundo pensa, e ela traz isso à tona.

Enquanto isso, em Amberwood, as coisas andam meio confusas. Trey voltou às aulas, já que foi expulso com seu pai dos Guerreiros, e agora ajuda Sydney com sua família postiça. Angeline continua se esforçando para manter as notas, e é aí que entra Trey. Ele é bom em matemática e topa estudar com Angeline. Esta agora namora Eddie, que se resignou em ser guardião de Jill, já que não se acha do mesmo nível que ela. E Jill, depois que entendeu que Eddie pode ser mais que guardião, e começou a vê-lo com outros olhos, não está lá muito confortável com o namoro dele com Angeline. E não se engane, esse namoro entre os dois é só consolo mesmo, Eddie ainda é louco por Jill. (SPOILER) E Trey ajudando Angeline só vai complicar as coisas. E com essa situação, Sydney na verdade acaba se aproximando de Eddie, como se ele fosse mesmo seu irmão. Pena que Eddie não apareça muito, mas a amizade entre os dois é bem legal. Prova de que Eddie é bem como irmão de Sydney é que ele é o único que ela deixa dirigir seu carro, Latte, que ela adora como se fosse um filho.

Novamente o ritmo é bom, a leitura flui facilmente e os acontecimentos são bem encadeados. A gente vai lendo e sempre quer saber o que vem depois, não dá pra parar (já fiquei chateada porque tenho que esperar para continuar a série, porque o e-book do quarto eu comprei em pré-venda). A trama vai ficando cada vez mais complexa e cheia de nuances. O livro tem diversas reviravoltas e algumas surpresas. Outra série que já entrou para as preferidas, mesmo sem ter terminado.

Trilha sonora

Para começar, como eu já tinha dito, Madness, do Muse é o tema de Sydney e Adrian. Também Chasing Cars, do Snow Patrol. Mais uma vez Read my mind, The Killers e Love me back to life, do Bon Jovi. E mais Save me, Hanson, Saving me, Nickelback, Collide, Howie Day (out of the doubt that fills your mind you finally find you and I collide), On fire, Switchfoot (they tell you where you need to go, they tell you when you need to leave…bem como os Alquimistas. Nem acredito que só agora percebi como essa música é perfeita, também tema de Adrian e Sydney, confira a letra), Wonderwall, Oasis (cause maybe, you´re gonna be the one that saves me, and after all, you´re my wonderwall) e finalmente The reason, do Hoobastank.

Se você gostou de O Feitiço Azul, pode gostar também de:

  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • Beautiful Creatures – Kami Garcia, Margaret Stohl;
  • Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare;
  • House of Night – P. C. e Kristin Cast;
  • saga Crepúsculo – Stephenie Meyer.

6 comentários:

Vitor disse...

Fernanda, era isso que eu estava falando, como você consegue ler tão rápido. Em mesmo de uma semana, você leu três livros!!!
Quem me dera ler assim como você... Quando eu crescer quer ser igual a você, rs.

Abraços.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

HAHAHAHA

Prática! Eu não lia tão rápido assim também, Continua lendo e você vai ver que vai ler cada vez mais rápido :) Claro que uma história boa e viciante, como as da Richelle Mead, ajuda ;)

Beijos!



leite disse...

Boa tarde Fernanda, também amo ler e estou cada vez mais apaixonada por essa séria, por favor, você saberia me falar onde eu consigo ler o Feitiço Azul? Estou morrendo de vontade de ler mais não consigo acha-lo em lugar algum.
o meu e-mail é
leite-carmen@bol.com.br
Obrigada.
Carmen Leitte.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Carmen!

Eu comprei o e-book em inglês, nem sei se há disponível em português (pirata, claro, porque original ainda não saiu nem o segundo). Eu comprei todos na cultura.

Beijos!

Larissa disse...

Adorei a série VA e estou amando a Bloodlines! Não vejo a hora de ler esse livro. O Lírio Dourado eu já devorei e agora quero mais. Parabéns pela resenha :)

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

oi Larissa!

As duas são viciantes, não dá para largar.

Obrigada pelo comentário.

Beijos!