sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Maldição - As Aventuras do Caça-feitiço #2 – Joseph Delaney

 

Spook´s 2Depois do sucesso O aprendiz, mais uma aventura de arrepiar!
Thomas Ward (Tom) é um menino de treze anos, o sétimo filho de um sétimo filho, e por isso sua mãe, que tem misteriosos poderes, insiste para que o filho se torne aprendiz de um caça-feitiço com o objetivo de ajudar a humanidade e protegê-la dos seres malignos.
O Caça-feitiço e seu aprendiz se preparam para a maior batalha de suas vidas e seguem numa missão para um combate infernal. Desta vez, o inimigo é O Flagelo, uma criatura diabólica que se esconde no fundo das catacumbas da catedral. Todo o Condado corre o risco de ser corrompido por seus sinistros poderes. Depois de muitas aventuras e percalços pelo caminho, Tom cresceu e conseguiu surpreender ao capturar uma malvada criatura que tinha aterrorizado o mundo inteiro.
Mas surgem terríveis surpresas, e Tom e seu mestre descobrem que O Flagelo não é seu único inimigo e o desafio que os espera é bem maior. Como vão conseguir sobreviver a este horror?
A maldição é o segundo livro da série As aventuras do Caça-feitiço, que reúne livros para quem está em busca de magia, mistério e fantasia na literatura. Neste volume, o mestre de aventuras Joseph Delaney narra tudo isso e mais outros segredos perigosamente assustadores.

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU O APRENDIZ!

Seis meses se passaram, e Thomas continua como aprendiz do Caça-feitiço. Ele tem muito trabalho a fazer, e muito a aprender, mas quando o irmão do Sr. Gregory morre, ele parte junto com seu mestre para Priestown para o funeral. E assim descobre sobre a maldição que cai sobre seu mestre.

Acontece que Priestown não é um lugar muito bom para o Caça-feitiço frequentar, porque como diz o nome, a cidade é tomada por padres, e como o povo é cheio de superstições, um caça-feitiço não é bem vindo. Nem seu aprendiz. Mas trata-se do irmão do Sr. Gregory, e ele precisa comparecer ao enterro, mesmo em se tratando do seu irmão que é padre e com quem ele não tem uma relação das mais amigáveis.

Acontece que o irmão do Sr. Gregory é uma figura importante, e atrai para a cidade o Inquisidor. Nem preciso falar o que esse cara faz, certo? Acertou quem diz que ele caça bruxas. E também as condena à morte na fogueira, igualzinho na nossa Idade Média. E ele não para em bruxas, vai atrás de caça-feitiços e seus aprendizes também. O tal do Inquisidor, que não tem nome, aliás, não espera por provas concretas. Ou melhor, a prova é amarrar a coitada da candidata  bruxa (nem sempre são), e jogar pobre mulher (ou garota) no rio. Se ela boiar, é culpada. Guardem essa informação (provavelmente vou retomar quando falar do terceiro, senão dou spoiler). Como vocês podem ver, não é uma ciência muito exata. Mas o Inquisidor é implacável, e não quer nem saber.

E como todo maníaco por poder, o Inquisidor faz de tudo para mostrar o seu, e se manter no topo. E no caso dele, um espetáculo. Em dado momento, há um desfile com as pessoas capturadas pelo Inquisidor, e entre elas está quem? Acertou se você disse Alice. Depois da derrota de Mãe Malkin no anterior, Alice está quase sozinha no mundo, e parte para outra cidade para a casa de uma tia que talvez possa encaminhar a garota para ser uma bruxa do bem. Mas ela acaba caindo no radar do Inquisidor, que mata sua tia (lembra do teste para saber quem é bruxa? Pois é, e a tia de Alice era inocente) e prende Alice. E agora, Tom tem mais um motivo para permanecer na cidade.

Esqueci de dizer que a cidade também é a prisão, por assim dizer, de uma criatura diabólica chamada O Flagelo (ai, não que a tradução esteja errada, mas em inglês é Bane, que é mais forte. Me dói…). O Flagelo é um mostro poderoso, que foi aprisionado muitos anos atrás pelo Povo Pequeno. Mas ele está aos poucos ganhando força, e logo poderá ter corpo (lembra alguém que a gente conhece?), e ele tem o poder de entra na cabeça das pessoas e manipulá-las para fazer suas vontades. Um detalhe importante: ele precisa de sangue para se fortalecer.

(SPOILER) Bom, o Caça-feitiço acaba sendo preso pelo Inquisidor, e Tom então se sente obrigado a libertá-lo. E para isso ele conta com a ajuda de Alice, que ele já havia conseguido libertar. Só que Alice acaba fazendo um acordo com o Flagelo (adivinhou o que ela fez?) e assim começa a trilhar seu caminho para p mal. Ou será mesmo? Será que ela já não tem salvação? Alice com certeza é a personagem mais complexa da série, e é muito bem escrita. Nunca sabemos o que ela vai fazer, e quais suas intenções. Adoro ela, e espero muito mais de Alice nos próximos.

Quase me esqueço de um detalhezinho. Qual o nome do livro? “A maldição”. Então, o Caça-feitiço é acometido de uma maldição, que envolve o Flagelo. Ele morrerá sob seu poder, e sozinho, sem amigos. E quando Thomas descobre isso, começa a investigar mais sobre seu mestre no intuito de tentar prevenir esse futuro, que se aproxima inexoravelmente (Merlin ficaria feliz com essa frase #entendedoresentenderão). E nisso, acabamos descobrindo mais sobre o passado do Caça-feitiço. Mas não vou revelar, leia para descobrir.

Thomas já está mais confiante em seu papel como aprendiz de caça-feitiço. Por outro lado, sue lado rebelde, que não obedece muito bem, está mais forte também, e ele acaba por fazer coisas sozinho. Em parte do livro, ele tem que fazer isso mesmo, porque o Caça-feitiço está preso, mas não só isso. Ele acaba tomando mais decisões que influenciarão os acontecimentos, e podem ser fatais. Thomas está mais independente, e também começa a questionar algumas ações do Caça-feitiço. Além disso, ele está aos poucos se dando conta de que seus poderes são maiores do que ele imaginava, e ele começa a ter um domínio melhor sobre eles. Em poucos meses Thomas amadureceu muito, e aposto que nos próximos ele só vai fazer crescer mais e mais.

Thomas está mais afastado de sua família neste, em parte por causa da superstição de seu irmão Jack. Mas um problema familiar sério o leva de volta a sua fazenda, e nesta visita ele acaba descobrindo mais sobre sua mãe. Não vou falar, mas eu já desconfiava. E ela vai ser importante na história.

A série está definitivamente tomando um tom mais escuro, e neste novamente temos cenas de arrepiar. Eu senti um pouco de medo de algumas partes. O ritmo é delicioso, a interação entre os personagens é ótima, especialmente entre Thomas e Alice. E uma coisa que eu acho bem bacana é que Joseph Delaney vai revelando mais camada de cada um a cada livro. É visível a influência de aspectos históricos (com a queima das bruxas), e também de outros livros na série. Mas tudo conduzido de forma fluida e de modo a não criar confusão. Tudo é plausível, e é impossível não identificar uma referência aqui ou ali. Uma leitura fascinante, e que eu estou louca para continuar.

Trilha sonora

Mais uma vez, o pop tipicamente irlandês de The Corrs cai muito bem, com Old Hag ou Brid Og Ni Mhaille. Ainda, pelo mesmo motivo, The Mystic´s Dream, da Loreena McKennnitt. Ainda Divano e Ameno, e finalmente Fairy Tale, do Shaman (se mais nada, porque todas elas me lembram fantasia medieval).

Se você gostou de A Maldição, pode gostar também de:

  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
  • O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
  • Percy Jackson – Rick Riordan;
  • As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
  • Dragões de Éter – Raphael Draccon;
  • A Dança da Floresta – Juliet Marillier;
  • O Único e Futuro Rei – T. H. White;
  • Ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • Stardust – Neil Gaiman;
  • Trilogia de Tinta – Cornelia Funke.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola.
Li ja os primeiros 4 livros.
Só que não achei nenhum download para o 5 livro...O Erro.
se por um acaso o tiver, encaminha por favor. pablo@rmarechal.com.br

Pablo Alejandro

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Pablo!

Mando sim, sem problemas!

Beijos!

Simone Oliveira disse...

Oi Fernanda,

Parabens pelo blog! Comecei a ler o livro 3 e estou amando. Uma leitura que te prende do incio ao fim. Infelizmente nao consegui achar nenhum link para baixar o livro 4 e o livro 5.
Voce os teria? Sera que faria a gentileza de me enviar os livros ou os links?
Meu email: simone_s_o@ig.com.br

Obrigada,

Simone

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Simone!

Olha, eu só tenho os arquivos em inglês. Se você não tiver problema, eu mando sim.

Beijos!

Yolle disse...

Olá queria saber se você tem o download do 1 e segundo livro da As Aventuras do Caça Feitiços se sim poderia me enviar por e-mail? Yolle982010@hotmail.com

Galba diamantina 2007 disse...

Boa Tarde, Alguém teria como me enviar os livros do caça feitiço do 5 em diante se tiverem, estou tendo muita dificuldade em localizar os mesmos para download. Além disso, não tem problema se for em inglês.
thiagogarcia363@gmail.com