domingo, 20 de outubro de 2013

A Casa de Hades – Os Heróis do Olimpo #4 – Rick Riordan

 

House of HadesA tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.
A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

ATENÇÃO! SPOILERS DOS ANTERIORES (e talvez deste)!

“To my wonderful readers:

Sorry for that last cliff-hanger.
Well, no, not really. HAHAHAHA.
But, seriously, I love you guys.”

(Aos meus maravilhosos leitores:

Desculpem pelo último suspense.
Quer dizer, não , não de verdade. HAHAHAHA. 
Mas, falando sério, eu amo vocês.)

Depois que o espírito de George R. R. Martin baixou no Tio Rick, que mandou Percy e Annabeth para o Tártaro (sério?! Tártaro?! Tio Rick, muita maldade! Esse final de A Marca de Athena me deixa mal. Três me deixam assim, e por motivos parecidos: A marca de Athena, A dance with dragons e O Cálice de Fogo. Todos me deixam atordoada, porque são muito difíceis de digerir), a tripulação do Argo II está com os ânimos meio para baixo. Mas eles precisam continuar para tentar salvar seus amigos e ainda impedir que as Portas da Morte fiquem abertas indeterminadamente permitindo assim que os monstros voltem à vida mais rápido e venham à Terra, aumentando o exército de Gaia. O ar fica pesado cada vez que eles falam o nome de Annabeth e Percy, e eles tem ainda outros problemas pela frente.

O livro começa com um POV de Hazel, o que pra mim foi tortura, não pelo fato de ser Hazel, de quem eu passei a gostar bastante, mas porque eu precisava saber logo o que estava se passando lá nas profundezas do Tártaro (sério, só sosseguei quando li o primeiro POV da Annabeth). Hazel agora está mais segura de si, e já não se sente mais tão deslocada no tempo. Também ela já aceita melhor seu status de filha de Plutão (aka Hades), mas ainda está um tanto insegura porque agora ela terá um papel importante a desempenhar na Casa de Hades. E para isso ela terá que aprender a usar magia, o que ela não tem certeza de que pode fazer. Ela também mantém isso em segredo dos outros tripulantes do Argo II, menos de Nico, que agora está com eles, servindo de guia até a Casa de Hades.

Nico, depois de ser libertado por Percy promete levar os outros até a Casa de Hades para fechar as Portas da Morte. Nico ainda sofre os efeitos de ficar aprisionado por tanto tempo, e está ainda mais retraído do que antes. Ele tem lá seus motivos, e neste finalmente descobrimos seu segredo. Não vou revelar (acredite, é difícil eu não dar esse spoiler, mas vou me controlar. E tenho que dizer que admiro o Tio Rick ainda mais por ele), mas na verdade, pensando friamente, nem é tão surpreendente assim. Mas quando seus amigos, qualquer um deles, está em perigo, ele não pensa duas vezes. Ah! Quase esqueço que ele encontra algo para se aproximar de Frank, e eu achei bem legal.

E falando em Frank, ele cresce muito neste. Literalmente. Ele perde sua gordurinha, e ganha em músculos. Mas também mentalmente. Ele agora aceita seu destino, e não vive mais com tanto medo. Sua postura agora é de que ele não deixará que um pedaço de madeira comande como ele tem que viver. Também ele assume o posto de filho de Marte/Ares (que aliás ficam guerreando na cabeça do garoto, em comentários sanguinários muito engraçados), e com isso vem certos benefícios que eu não vou falar ainda (aguardem um ano até que saia O sangue do Olimpo!).

E Leo, que não se sente lá muito à vontade com Frank (por motivos óbvios. E esqueci de falar que Frank ainda se sente desconfortável com  o fogo, embora já não tenha o mesmo temor), e vive implicando com o grandão, também muda muito neste. Ele continua sarcástico como sempre, mas alguns acontecimentos deste, que novamente eu não vou revelar, fazem com que Leo tenha mais foco na vida. E se ele se sentia o que estava sobrando, agora não mais (oops! Dei um spoilerzinho!). E com isso vem nova motivação para que sua missão dê certo.

Jason e Piper. Bom, seu namoro segue forte, e Jason agora no papel de líder da expedição, na ausência de Percy e Annabeth, tem que lidar com certas incertezas. Além disso, ele também enfrenta uma crise de identidade: ele não sabe se é mais romano ou grego. De um lado, passou a vida tida no Acampamento Júpiter, e é difícil para ele se adaptar a um estilo diferente. Por outro lado, ele descobre que tem um lado mais rebelde, que não aceita regras muito bem. Fora o fato de sua namorada ser do Acampamento Meio-Sangue. E ele não quer se separar de Piper. Ele é quem descobre o segredo de Nico, e é bem legal com o garoto, aliás. Jason subiu no meu conceito por isso. E se mostrou um amigo fiel a Nico.

Já Piper tem que aprender a ser mais durona. Ela sabe que não pode contar com seu poder de persuasão sempre. E vai atrás de treinamento, junto com Hazel. As duas agora são bem próximas, já que Annabeth, a outra menina do grupo não está presente. E quando chega a hora do quebra-quebra, Piper não decepciona. Já estava mais que na hora dela mostrar que não é à toa que ela é um dos sete semi-deuses da profecia. Ela também já está mais segura, e seus POVs não são mais tão cheios da ladainha de ela se sentir inútil.

Pensaram que eu tinha esquecido de Percy e Annabeth, né? Nunca! Passei um ano angustiada sem saber o que aconteceria a eles no Tártaro! Como eu disse lá em cima, só sosseguei depois que li os primeiros POVs de Annabeth e vi que as coisas estavam tão bem quanto possível no Tártaro (e isso é Percy Jackson! Imagina quando sair The Winds of Winter…). E para piorar tudo, aquela peste da Arachne ainda caiu junto e continuou assombrando Annabeth! Ainda bem que ela tem o namorado super fodástico dela por perto dessa vez (sorry, Jason lovers, mas sou Percy até o fim. Se mais nada, porque ele é sarcástico, e Jason não). Mas, Annabeth também amadurece muito neste, e tem que passar por uns perrengues sozinha (mais ou menos, já explico). E muitas vezes ela tem que confiar nas suas habilidades para lutara, e nem tanto na inteligência. Isso porque nenhuma regra vale no Tártaro, tudo é diferente, e lógica não se aplica.

Finalmente, Percy disfarça bem, mas está apavorado, e com razão. Ele matou mais monstros que Annabeth, e até que muitos outros semi-deuses, e isso tem um preço, claro. Ele quase morre em vários momentos, mas é só lembrar de Annabeth que o medo vai para um cantinho bem escondido (momento para o aaawwwwnnnnnnnn!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). E mesmo no Tártaro, Percy arranja tempo para o sarcasmo e suas tiradas inteligentes. Só que ele também sente os efeitos do Tártaro, e amadurece muito também. Suas tiradas já não são tão frequentes, e ele luta com mais ferocidade e menos impetuosidade. Ele pensa mais na hora de agir. E o Tártaro também faz com que ele reflita em muitas de suas atitudes anteriores.

Só falta uma coisa antes de eu concluir. Preciso falar de Bob, um titã do bem que Percy e Annabeth encontram no Tártaro. E se quiser saber porque ele é do bem, leia também Os Arquivos do Semi-deus (ai, me dói no coração esses erros de tradução com preposições a mais ou trocadas. Os arquivos não são de posse de semi-deus nenhum!), especialmente a historinha Percy Jackson e a Espada de Hades. Bob é um fofo, bom amigo e salva a vida de Percy e Annabeth em mais de uma ocasião. E ele tem papel fundamental na jornada dos dois pelo Tártaro.

O livro é ação sem parar, recheada com muito bom humor, e todos os sete semi-deuses da profecia tem POVs. Coach Hedge quase não aparece, o que pra mim é uma grande vantagem, os deuses também não, a não ser alguns menores, como Hecate e o Cupido (e não, ele não é nada fofo como os cartões de dia dos namorados fazem parecer). Algumas tiradas eu simplesmente amo:

“Ele não queria passar o resto da sua vida parecendo um extra de The Walking Dead” (p. 449. E é num POV de Percy, lógico) – AMO!

“Isso não é trabalho para mim – o Senhor da Luz!” – esse é Hyperion. Melisandre anda reverenciando o deus errado Smiley piscando (p. 469)

O final, confesso, deixou um pouco a desejar, e sem um grande cliff-hanger para o próximo, mas vai ser muito difícil superar o fim de A Marca de Athena, se é que o Tio Rick vai conseguir. Mas a base para o último volume da série já está bem fundamentado, e até dá para adivinhar algumas coisas. Mas isso a gente só saber mesmo ano que vem, e o Tio Rick sabe surpreender também.

Trilha sonora

Surrounded, da Chantal Kreviazuk só por causa de:

i was there
c'mon and tell me i wasn't worth
sticking it out for
well i was there
and i know i was worth it
cause if i wasn't worth it
that makes me worse off then you are
but don't lose sight of me now
don't lose sight of me now

Isso é em resumo Annabeth e Percy no Tártaro. Também Through Hell, do We Are the Fallen e Highway to Hell, do AC/DC não poderia faltar. E Escape (piña colada), do Rupert Holmes, só porque o Tio Rick menciona ela pra tirar um barato com a gente.

Se você gostou de A Casa de Hades, pode gostar também de:

  • Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan;
  • O Herói Perdido – Rick Riordan;
  • O Filho de Netuno – Rick Riordan;
  • A Marca de Athena – Rick Riordan;
  • As Crônicas dos Kane – Rick Riordan;
  • Tequila Vermelha – Rick Riordan;
  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
  • As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
  • As Aventuras do Caça-feitiço – Joseph Delaney

3 comentários:

Vagner Fonseca disse...

Fê,

Gostei muito do livro, li dia 08/10 mesmo :-). Gostei demais de como o Rick juntou pontas de outros livros e dos Diários, gostei de como Percy e Anna amadureceram.
Quanto ao Nico nada de novidades impactantes, apenas o que já parecia, mas foi muito bem tratado no livro. Não como nada especial, porque não é, mas apenas como uma escolha pessoal de alguém que deve ser respeitada.
O crescimento da equipe foi muito boa, de todos principalmente Frank Almighty...
O livro foi ótimo e estou ansioso pelo último volume. Pelo menos o Rick não nos deixa anos esperando como o tio GRRM.

Mesmo tendo lido o livro estava esperando seus reviews que são sempre muito bons.

Fernanda Assis disse...

Ei Fê

Eu pensei q este era o último rsrs, nem pesquisei muito sobre a série. Eu preciso ler logo, realmente o final de A marca de Atena foi chocante, estou curiosa demais.
bjs

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi gente!

Vagner, eu também achei que o assunto foi muito bem tratado, principalmente contando com a reação de Jason. Meus parabéns ao Tio Rick. Eu fui comprar o meu dia 09, e já terminei faz um tempinho, mas demorei para escrever a resenha.

Nanda, não sei como você consegue esperar ainda! Esperar um ano depois daquele final foi uma tortura! Não via a hora de ler este.

Beijos!