sábado, 21 de janeiro de 2012

Contra o tempo

 

source-code Não sei porque não assisti esse filme no cinema. Não é segredo nenhum que sou fanática por Jake Gyllenhaal e eu lembro que quando vi o trailer achei interessante. Enfim, aluguei e assisti.

O filme gira em torno de um suposto atentado a bomba num trem a caminho e Chicago. Através de uma tecnologia avançada, as forças armadas (no caso foi a Aeronáutica) americana inventa uma máquina que permite que o piloto Colter Stevens (Jake – não me peçam para escrever o nome dele de novo) ente no corpo de outra pessoa nos últimos 8 minutos de sua vida. Assim, ele pode identificar o terrorista e talvez impedir que a bomba dispare. Desta forma, Jake sempre volta ao trem para tentar solucionar o mistério e salvar a pátria.

Mas se engana quem pensa que o filme é repetitivo. De jeito nenhum. Só repete mesmo duas vezes, depois, vai sempre mudando, sempre aparece algo novo. O que é meio repetitivo é a volta de Jake ao tempo “presente”, numa espécie de bunker todo detonado. E a conversa sempre enigmática de Colleen Goodwin (Vera Farmiga), uma militar que faz a ligação de Jake com o  mundo exterior. Logo de cara dá pra sacar que a fulana está escondendo algo, e que isso não é nada bom. E a mulher parece uma robô, sempre falando pra ele voltar e prestar atenção na missão. É irritante. Mas ela até compensa no final. E a atriz também é boa (se não fosse, não me irritaria tanto).

source code 2

E Jake ainda tem um motivo a mais para tentar salvar o trem. O motivo é Christina (Michelle Monaghan. Sério, ô mina de sorte: namorada de Tom Cruise em M:I III e de Jake Gyllenhaal nesse…). Ela é uma passageira do trem, com quem o tal que cede as memórias tem amizade e uma coisinha a mais. E ela desperta também algo mais em Jake…

Por trás de toda a missão está o Dr. Rutledge (Jeffrey Wright), um cientista com princípios meio duvidosos, e ambição desmedida. Seu único objetivo é o sucesso da operação (não que deter um terrorista seja ruim) e isso envolve alguns dilemas morais que Goodwin tem que enfrentar. Até perturbadores, mas não vou falar o que é, para não estragar o suspense (se bem que a partir de certo ponto no filme já dá pra desconfiar o que acontece com o piloto…)

O tal terrorista até que é descoberto logo. A partir daí, a corrida é, sem trocadilhos, contra o tempo mesmo. E é aqui que o filme fica mais tenso. E confuso. Mas vale a pena (só de ter Jake Gyllenhaal no elenco, já é grande coisa). Então aproveite o tempo chuvoso e divirta-se. Aí vai o trailer pra dar aquele gostinho:

Beijos e até o próximo post!

7 comentários:

Gabi Castro disse...

Oi Fê!!!

Eu fui assistir este filme no cinema com minha irmã e meu pai! Muito bom mesmo! É bem confuso no começo, eu ficava o tempo todo questionando onde ele estava e se a mulher loira (de nome impronunciavel) era do mal.... Mas depois o filme foi ficando mais claro...

Teve apenas uma coisa que me deixou chateada: o Jake tentou salvar todo mundo mas no fim, alguém morreu, percebe? E como é que ele vai levar a vida dele adiante? E ele vai contar para a "namorada" quem ele realmente é ou vai deixar ela acreditando que ele era seu amigo? O filme falhou nisso... Na verdade, eu queria poder comentar bem mais sobre o fim dele, mas vai encher de spoilers, então...

E realmente: o ator é muito gato! Aquele olho dele... Meu Deus! Outro filme em que ele está lindo é "Entre irmãos". O filme tem a Natelie Portmann e o ator do homem-aranha que eu esqueci o nome. Muito bom (o filme rs)!

Beijos

Luana disse...

Ficcao cientifica!!! YES!!!! VEREI com certeza

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeeeeeee..... nossa faz um tempão que assisti esse filme, mas me lembro que achei muuuuuuuuito legal mesmo, super recomendei ele na época... hehehe

very cool!!!

Vitor disse...

Fernanda eu assisti ele ontem. MUITO BOM, recomendo. Vale a pena.
Abraços,
Vitor Vieira

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Vitor!

Muito legal mesmo, né? Gostei bastante.

Beijos!

Anônimo disse...

tem livro desse filme.. ou algo parecido com isso?.. que segue uma linha de raciocinio mais ou menos com a mesma logica?.. se tiver algo.. mande para o meu email.. ou pelo menos me responda... markin_bonogue@hot....

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olá!

Olha, eu não sei se tem livro ou não, não lembro de ter menção no filme. E também não conheço nehuym livro que siga na mesma linha de raciocínio.

Beijos!

Fernanda