segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Caçada – House of Night # 5 – P. C. e Kristin Cast

 

Caçada Novos personagens e cenários são inseridos neste quinto livro da série House of Night. Neferet, após conquistar um novo e poderoso aliado, Kalona, vira as costas para a Deusa Nyx. Juntos, arquitetam terríveis planos. O passado vem à tona, influenciando escolhas fundamentais. A Morada da Noite é ocupada por criaturas demoníacas, que sob o comando de Kalona, um ser incrivelmente belo, mantém o domínio sobre quase todos os alunos e professores. O único lugar relativamente seguro para Zoey e seus amigos é um local escondido, subterrâneo, onde uma nova raça de vampiros habita. Parece não haver fim para os problemas que continuam a surgir. O mal se abate sobre o centro de Tulsa, gerando não só o caos terreno, mas também um grande e doloroso massacre. Será Zoey forte e sábia o suficiente para enfrentar tudo o que está por vir?

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DA SÉRIE HOUSE OF NIGHT!

Depois da libertação de Kalona por Neferet, e pelo fato de o cara não suportar a terra, Zoey e seus amigos, agora numa boa, fogem da Morada da Noite e se juntam a Stevie Rae e os novatos vermelhos nos túneis. E agora, há uma guerra declarada entre Zoey e cia. e a Morada. Isso porque a influência de Kalona é tão grande que ele e Neferet conseguem colocar a escola toda sob um encanto e ninguém desconfia de nada.

Ao mesmo tempo, Zoey continua enrolada com 3 caras (de novo. Sério, tá cansando. Escolhe um logo!). Erik voltou com ela, mas se mostra cada vez mais possessivo e babaca. Sério, eu até torcia pro cara, mas agora acho mesmo que está na hora de ele cair fora. Também volta em cena Heath, o namorado humano. Depois de quebrar o Imprint (já disse, não vou usar a palavra da tradução. É muito ridícula), Zoey tem um encontro nada agradável com ele no quarto livro. Mas ao saber da ameaça de Kalona, Zoey o avisa e ele volta a aparecer. Esse sim continua um fofo, um docinho. E o Imprint volta, porque a certa altura, a vida de Zoey corre perigo e lá está ele pra “doar” seu sangue para ela. Antes eu achava ele um sem-noção, mas agora estou gostando mais dele. E até prefiro ele a Erik.

Mas nenhum dos dois é páreo para o boyfriend #3. Lembra do Stark, aquele novato que chegou transferido de Chicago? Pois bem, ele morre e “desmorre” no anterior. E, como Stevie Rae, Zoey sabe que ele vale a pena salvar, que ele ainda tem um pouco de humanidade dentro dele. (SPOILER!) E assim, puft, lá vai o cara virar guerreiro pessoal dela. Mas esse sim é que merece o prêmio no final. Sexy, o cara tem todo o ar de bad-boy, é arqueiro (ai, meus deuses…) e é todo atormentado. E na verdade, ele realmente faz algumas coisas abomináveis. Mas, sendo um perfeito screw-up, claro que caiu nas minhas graças. E ele com certeza, é de longe o personagem masculino mais legal da série (hummm… talvez um candidato a piriguetagem literária 2012?).

Zoey continua mais ou menos a mesma. E todos os seu amigos também. Como eu disse na resenha de Indomada, como as coisas acontecem muito rápido, não dá tempo de os personagens evoluírem e mudarem muito. Então, também não vou ficar repetindo o que já falei antes deles.

Só quem mudou da horda nerd foi Stevie Rae. Agora ela e, quem diria, Aphrodite tem uma ligação toda especial (vou deixar na imaginação de vocês). E, por esse vínculo, Aphrodite diz a Zoey que ainda tem coisas que Stevie Rae esconde. Mas ela luta o tempo todo para manter sua humanidade e continua sendo a melhor amiga de Zoey. Esses mistérios eu falo no próximo.

Personagens novos aparecem, como a Irmã Mary Angela. Ela é uma freira encarregada da ONG que cuida de gatos de rua (só uma coisa, a Street Cats, existe mesmo e é apoiada pelas autoras. Eu tentei acessar o site, mas não consegui). E para um freira ela é bem mente aberta e espiritual. Aceita Zoey sabendo exatamente quem ela é, assim como todos os outros novatos. Ela vai ter papel importante no final, assim como a avó de Zoey, mesmo ainda se recuperando do acidente que sofreu no quarto livro. E novos aliados também vão se juntar a Zoey, mas não vou revelar quem são ainda. Basta dizer que é gente que não caiu nem um pouquinho no conto de Neferet e nem está sob o encanto de Kalona.

Como sempre, tudo acontece muito rápido. E o final, apesar de ser meio anticlimático, é de se esperar e até dá para entender porque é assim. Ele se liga direto ao próximo livro. Aliás, nem sei porque a série foi toda picotada desse jeito. Dica: adquira todos os livros antes de ler, e quando ler, leia de uma vez só, como se fosse um só livro. A história parece que foi escrita para ser assim, mas não sei porquê (tirar mais dinheiro da gente, mas não espalha) foi toda fragmentada. E mais uma vez, uma leitura prazerosa e rápida (de novo, li em 2 dias. E apesar de ter um fim de semana, eu não fiquei sentada o tempo todo lendo. Preparei aula, fui ao supermercado…). De novo eu digo: vale a pena conferir.

Trilha sonora

Mr Brightside, do Killers é perfeita para Erik, E escolhi um v;ideo com a letra em vez do original justamente para vocês entenderem porquê. E só uma observação: eu adoro essa música (e eles tem várias bem legais), e enquanto Brendon Flowers (sem brincadeira, esse é o nome do cara) canta quase num fôlego só, eu imagino a cena se desenrolando. Hey jealousy, do Gin Blossoms (eles também cantam uma das minhas músicas [preferidas, e que você provavelmente conhece: Follow you down) também cai como uma luva, mas para o boyfriend #2. Também Night of the hunter, do 30 seconds to Mars e Heavy in your arms, do Florence and the machine.

Se você gostou de Caçada, pode gostar também de:

  • saga Crepúsculo – Stephenie Meyer;
  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • The Vampire Diaries – L. J. Smith;
  • coleção Sookie Stackhouse – Charlene Harris;
  • Irmandade das Adagas Negras – J. R. Ward;
  • série Fallen – Lauren Kate;
  • coleção Sussurro – Becca Fitzpatrick.

2 comentários:

Luana disse...

Eu não li nenhum deses livros, então não pude ler todo o texto... Mas gostei (milagre?) das sugestões de musica.

Você já leu "o ultimo teorema de Fermat"? Eh uma historia real e sobre matemática, eu adorei!

Ahhh... Tem musica elfa no blog hoje... =)

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Nossa! Milagre mesmo! ;D

Lu, eu ainda não li esse levro. E na verdade não me ligo muito em matemática. Mas acho que meu pai tem e já leu. Ele é professor de matemática, então já viu, né?

Beijos!