Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Gray, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.
Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.
Confesso que quando comecei a ler este livro, estava meio apreensiva. Já tinha visto opiniões muito divergentes sobre ele. E o começo, admito, não me empolgou. Achei fraco e muito parecido com Fallen. Mas, à medida que fui lendo, a história começou a me agradar mais, até que acabou e mal vi a hora de começar a sequência.
Nora Grey é uma garota de 16 anos, boa aluna e certinha. Até demais. Isso até que ela conhece Patch, seu misterioso parceiro de biologia. Claro que além de misterioso, ele é maravilhoso. E tem um ar zombeteiro que irrita e fascina Nora. E Patch é assustador. Nora morre de medo dele. Sinceramente, Nora me irrita um pouco com todo esse medo. Tudo bem, mais tarde ela descobre que tinha ha razão em temer Patch, mas lenga-lenga dela debatendo o medo e a atração que sente por ele enche um pouco. E ela ainda é meio burrinha.
Patch, por outro lado, achei muito arrogante, superinstável e agressivo ao se aproximar de Nora. E tem um passado pra lá de sombrio para esconder. Mas no decorrer do livro ele fica mais legal, e depois acabamos entendendo por que ele age dessa forma. Ele ainda não chega nem perto do dedinho do pé de Dimitri, nem mesmo de parte alguma de Daniel, de Fallen, mas mais para o final, ele se torna mais agradável. Não que não seja divertido ler as xavecadas nada sutis dele em Nora.
Nora tem uma amiga, Vee, e essa sim é uma verdadeira chateação. Fútil e a mil por hora, ela vive enchendo a paciência de Nora (e a nossa) com perguntas bestas e conversas superficiais. Sinceramente, não é uma amiga das melhores, mesmo que ela se ofereça para tomar o lugar de Nora, colocando-se em risco de vida.
O livro, aliás, é extremamente pobre em termos de personagens. Fora esses três, de importantes, só há Elliot, um aluno novo transferido de uma escola particular por um motivo muito sinistro, e Jules, seu amigo quase invisível. O cara some do nada e não fala uma palavra boa parte do livro. Tem razão de ser, mas não vou dar spoiler. E a Srta. Greene, a psicóloga de Nora. Ela é bem amis do que parece ser, mas de novo, não vou dar spoiler.
Se os personagens não são o forte do livro, a narrativa em si, por outro lado, é bem construída, cheia de reviravoltas e revelações surpreendentes. Há vários mistérios rondando a história, que se explicam no final, mas até lá deixam a gente com a pulga atrás da orelha e presa na história. O final, particularmente, é bem interessante e inesperado.
Admito que quando comecei a ler, não achei que teria alho favorável para falar de Sussurro. Mas mudei de ideia conforme fui lendo, e agora já posso dizer que vale a pena a leitura.
Trilha sonora
ET, da Katy Perry, apesar de falar de outro ser, completamente diferente, cai muito bem. Ainda Haunted e Taking over me, ambas do Evenescence, New Divide, do Linkin Park, Saving me, do Nickelback, It's the fear, do Within Temptation, Enjoy the silence, do Depeche Mode (Mike Shinoda mix, que eu acho bem melhor que a original da década de 80) e finalmente Colide, do Dishwalla. E para quem quiser, o site oficial da série tem um playlist para Sussurro e para Crescendo, que até inclui Hanging by a moment, do Lifehouse, apesar de eu achar que ela não tem muito a ver com o livro, mas veja por você mesmo e tire as conclusões. E aqui vai o link para o site da série: Fallen Archangel playlist.
Se você gostou de Sussurro, pode gostar também de:
- série Fallen – Lauren Kate;
- saga Crepúsculo – Stephenie Meyer;
- saga Vampire Academy – Richelle Mead;
- série House of Night – P. C. e Kirsten Cast;
- The Vampire Diaries – L. J. Smith;
- série Os Imortais – Alyson Nöel
Um comentário:
Fêêê... acredita que eu ja pedi uma centena de vezes para as "consultoras natura" me trazerem uma amsta da colonia Flor de Laranjeira, mas nada!!! hehehehe se o perfume for igual... deve ser prefeito!!!!
Viu, tô lendo Azincourt!!! Muito legal... vc ja leu A Busca do Graal né?? Achei muito legal no Azincourt que ele faz um comentário sobre o lendário Thomas de Hookton... to louca pra ver o filme... espero que coloquem um ator legal pra ser o Nick Hook!!!
Ahh... minha irmã copiou a lista de indicações de seu blog sobre vampiros... vai se deliciar!!!
Postar um comentário