sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os pilares da terra 2 – Redenção

 

Generic Image A segunda parte da série baseada (com ênfase em baseada) no livro de Ken Follett mostra que a guerra pela sucessão no trono da Inglaterra vai de mal a pior. Tom Builder continua seu trabalho de construir a catedral de Kingsbridge e Aliena começa a trabalhar vendendo lã para pagar pelo treinamento de seu irmão. Ao mesmo tempo, Jack fica cada vez mais atraído por ela, e nem desconfia que seu irmão adotivo (o imbecil do Alfred) também deseja Aliena para si.

Tudo bem, até aí, bem fiel ao livro. Mas repito, a série é baseada no livro, não uma transcrição total de cada vírgula. E se Ken Follett gostou do resultado, quem sou eu pra julgar? Sem contar que a série continua sendo excelente.

Essa segunda parte tem algumas alterações. Por exemplo, o ataque na pedreira acontece de forma diferente no livro e no livro ninguém (que eu me lembre, já faz um tempo que li, e depois dele já li muita coisa) quer matar Jack. O problema dos poderosos e a razão para os pesadelos de Waleran e do rei é Ellen, que sabe de um segredo deles. Mas tenho que admitir que gostei da sequência. Ficou muito legal. E também não há anda no livro sobre o rei sonhar com Jack. Ele nem sabe quem Jack é.

Os Hamleighs e Waleran continuam com seus planos de destruir o prior Philip e Kingsbridge, mas o prior e Tom se mostram muito mais espertos. Não vou entregar o que acontece, mas é um golpe fantástico.

O carinha que faz o Jack (Eddie Redmayne) está cada vez melhor na série. Senti a dor quando quebram o mão dele. Mas de modo geral, o elenco todo mantém o mesmo nível. O único problema é esperar que saia a continuação (partes 3 e 4 serão lançadas dia 18 de abril), já que não tenho paciência para baixar e assistir pelo computador. E também a ruim é que na preview do próximo episódio, eles entregam algumas coisas, matando o suspense (para quem não leu o livro, claro).

Se a série tem algum problema é que passam-se alguns anos, mas a menina que faz Marta continua a mesma. Os atores não mudam, não envelhecem. Mas isso não é um problema isolado de Pilares. Roma e The Tudors sofre da mesma coisa (no caso de The Tudors, ainda bem!)

Por hoje é só. Aguardem os posts sobre as partes 3 e 4 em breve!

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

Nana disse...

Fiquei a fim de ver esse seriado!
Onde que passa?
Ou por enquanto só tem pra baixar msm?
haha

preciso ver The Tudors tb
bjs

Nana
Obsession Valley

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nana!

Não sei se passa em algum canal aqui no Brasil e também não sei onde você pode baixar, mas eu aluguei na Blockbuster. Eu recomendo, é muito bom e leia o livro também, que é melhor ainda!

Beijos,