domingo, 3 de abril de 2011

Os Goonies

 

goonies Outro filme que marcou a minha infância foi sem dúvida nenhuma Os Goonies. Bom, a minha e a de muita gente. Lembro que eu tinha colegas na faculdade que faltavam na aula para assistir. E olha que vale a pena.

O filme conta as aventuras de Mikey, Bocão, Dado, Gordo, Brand, Andy e Stef para encontrar um tesouro pirata para salvar seus lares da desapropriação para a construção de um campo de golfe. Nessa confusão, eles se deparam com os Fratelli, bandidões muito do mal, que, claro, também vão atrás do tal tesouro de Willy, o Caolho.

O filme tem efeitos especiais bem toscos, mas que na época eram de primeira. Por exemplo, tem uma hora que eles encontram um monte de morcegos e dá pra ver que os morcegos são de plástico. Mas não importa. Pra mim, isso até dá um certo charme os filme. E tenho que admitir que o navio pirata é muito legal, e não fica nem um pouco atrás do Pérola Negra de Jack Sparrow. Mas o pior de tudo, ainda bem, ficou de fora do corte final (apesar do erro gigantesco de mencionarem no final), que é um polvo gigante horroroso e totalmente sem propósito. Eu só vi porque tenho o DVD, e tem cenas extras.

Outra coisa bem bacana do filme é que quem faz o Mikey é Sean Astin, o Sam de O Senhor dos Anéis, bem novinho e nem imaginando que um dia faria parte de uma das sagas mais lucrativas do cinema. E tem também o Short Round, o ajudante de Indiana Jones em O Templo da Perdição. Aliás, o personagem dele é super divertido, sempre com uma invenção nova, que sempre dá errado.

E falando em personagens, como esquecer Sloth, o filho feioso mas de enorme coração, da Mama Fratelli? O coitado sofre, acorrentado a juma parece e sem favorecimento nenhum da mãe ou dos irmãos. Sloth foi derrubado do berço pela Mama, e é todo deformado, o que leva Mikey a pensar que ele é um ET. Mas no fim, Sloth se mostra o contrário do resto da família. Não tem como não simpatizar com o grandão.

E a trilha sonora de Cyndi Lauper, The Goonies R good enough, também foi um sucesso. Eu particularmente amo essa música, que para mim, é a melhor dela. para conferir, clique aqui (o clipe original é muito ruim, apesar da participação do elenco, mas se você quiser se aventurar, clique aqui).

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu assisti esse filme. Aliás, eu assisti tanto que sei as falas, e quando assisto (última vez hoje de manhã) imagino todas as falas em português, apesar de meu DVD só ter áudio em inglês e espanhol. Na verdade, a primeira vez que vi no áudio original, eu até estranhei.

E desde 1985 espera-se ansiosamente uma continuação. Já até vi rumores de que iriam filmar, com o elenco original (ou quase, já que Anne Ramsey, a Mama Fratelli, faleceu), mas que as aventuras agora seriam com os filhos dos Goonies. Mas nada confirmado. Mas como levaram 20 anos para finalmente filmar Indiana Jones 4, ainda resta esperança.

Para dar um gostinho: Goonies trailer

Até a próxima! Beijos!

4 comentários:

Nana disse...

Sou doida pra ver esse filme, esses dias estava passando na Tv por assinatura...mas peguei no final e ai esse canal que passa esses filmes mais antigos meu pai trocou por um pacote que não tem HAHA
O jeito é baixar mesmo!
adorei a sua review
bjs

Nana
Obsession Valley

Thalinne disse...

Nunca assisti o filme, mas foi só ler o título do post pra lembrar da Cindy Lauper. Adoro a música!
Tenho vontade de ver o filme também, meu pai já viu e fala que é ótimo.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Thalinne! Oi Nana!

Se vocês conseguirem, assistam, que apesar da tosqueira, é muito bom!

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Fe... ontem eu estava flando desse filme pra minha sobrinha... nossa eu assiti ele centanas de vezes desde que eu era criança... eu sou fascinada por Caça Tesouros... e odo ano, no carnaval, eu vou com os amigos pra uma fazenda, e lá eu monto um caça tesouro com pistas durante as madrugadas... é muito legal... acho q é influencia desse filme na minha infância!!!!