quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Maldição do Titã

 

Maldição do titã Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

Claro que depois de ler os dois primeiros, eu tinha que ler A Maldição do Titã. O bom da coleção Percy Jackson e os Olimpianos é que ele já está completa (ou, em português, quase), então dá para emendar um no outro. Por outro lado, eu tenho que confessar que parte do encanto de Harry Potter era a espera entre um e outro, toda a especulação que criava (ai, que saudade!). Claro que eu ainda amo Harry Potter, e, pelo visto, Percy Jackson vai pelo mesmo caminho. Aliás, no ritmo que Rick Riordan está escrevendo e produzindo coisas uma em seguida da outra, Rowling e Stephenie Meyer que se cuidem.

De cara, uma coisa muito legal  desse terceiro livro é a presença de Thalia. Tempestuosa (sem trocadilhos) e mandona, ela mostra que é mesmo filha de Zeus. E tenho mais um motivo para gostar dela: a garota gosta de rock. Rebelde, ela não morre de amores pelo Olimpo (e tem razões para isso), mas é leal a seus amigos não tem medo de fazer o que é necessário,como uma verdadeira líder, o que deixa Percy um pouco enciumado.

Outra coisa legal é que os deuses tem participação maior neste livro. Não só isso, como também mais deuses aparecem, como  Ártemis e Apolo, que aliás é divertidíssimo (mas eu ainda prefiro Ares) e Afrodite, numa participação mais que especial e engraçada.

Falando nela, a atração que Percy começa a sentir por Annabeth no segundo se mostrará mais forte em A Maldição do Titã, apesar de Percy ainda estar em fase de negação. Para quem duvida, prova disso é que quando Percy vai encontrar Afrodite (que, para quem ainda não sabe, é a deusa do amor e do desejo), o que ele vê primeiro é a imagem de Annabeth, ele acha que Afrodite parece com ela. Eu me pergunto o que vai resultar disso, já que Atena e Poseidon não se dão lá muito bem.

Até agora, A Maldição do Titã é o melhor da série. Há mais emoções envolvidas (raiva, dúvida, frustração, rivalidade, amor) e o ritmo também é mais acelerado (eu li em dois dias) e maior participação dos deuses, indicando que a coisa vai esquentar.

Nota cultural

Você se pergunta porque Cronos e os outros deuses, em especial Zeus, se odeiam? Bem, a história é a seguinte:

No começo não havia nada, só o caos. Daí surgiram Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Como não tinham muito o que fazer (naquela época ainda não existia televisão), Urano fecundava constantemente Gaia e produzia filhos. Mas, com medo que as crias um dia o decepcionassem, Urano fazia Gaia engolir os filhos quando nasciam (um verdadeiro cavalheiro). Até que nasceu Cronos (o Tempo).

Gaia, cansada de comer os filhos, pede ajuda a Cronos, que consegue pegar uma foice e castrar (isso mesmo) o pai. Urano então não pode mais reinar e Cronos toma o poder. Ele se casa com Réia e gera filhos.

Já ouviu aquela música (maravilhosa, aliás) Como nossos pais? Pois é, Cronos, sabendo que os filhos poderiam um dia fazer com ele o mesmo que ele fez com seu pai, ele engole os filhos assim que nascem (não se preocupem. Eles são deuses, então continuam vivos).

Cronos engole Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Mas aí nasce Zeus. Como antes, Réia o engana e entrega a ele uma pedra no lugar de Zeus. Como Cronos não era lá um gourmet, engole a pedra e nem nota a diferença e Zeus fica vivo.

Zeus então derrota e exila o pai, mas antes liberta seus irmãos e dá a cada um uma função:

  • Hades: senhor do Mundo Inferior
  • Deméter: deusa da agricultura e da terra
  • Hera: esposa de Zeus e deusa do casamento e da família
  • Poseidon: deus dos mares (só que ele não gostou disso, queria a terra. Por isso, Poseidon não se dá bem com Zeus)

(Fonte: minhas aulas de estudos clássicos na faculdade e também Cronos)

Trilha sonora

Who wants to live forever, do Queen, é em especial para as Caçadoras. I wouldn´t normally do this kind of thing, do Robbie Williams também cai bem.

Se você gostou de A Maldição do Titã, pode gostar também de:

  • coleção Harry Potter – J. K. Rowling
  • coleção da Herança – Christopher Paolini

Nenhum comentário: