sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Amante desperto – Irmandade da Adaga Negra # 3 – J. R. Ward

 

Amante despertoNas sombras da noite em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça. Dentre eles, Zsadist é o membro mais assustador da Irmandade da Adaga Negra.
Tendo sido por muito tempo um escravo de sangue, Zsadist ainda carrega as cicatrizes de um passado repleto de sofrimento e humilhação. Conhecido por uma fúria que não acaba e por atos sinistros, ele é um selvagem, temido igualmente por humanos e vampiros. A raiva é sua única companheira e o terror, sua única paixão... Até que resgata uma bela vampira das garras da maligna Sociedade Redutora. Bella sente-se imediatamente enfeitiçada pela ardente força que emana de Zsadist. Entretanto, mesmo quando o desejo de ambos começa a consumi-los, a sede de vingança de Zsadist contra os torturadores de Bella o leva à beira da loucura. Agora, Bella deve ajudar seu amante a superar as feridas de seu atormentado passado e vislumbrar um futuro ao lado dela...

Apesar de Rhage virar um dragão (de novo, em algum lugar Daenerys está babando de raiva. Manda o Drogon, Dany!), esse livro deveria ter o nome de “Domando a besta”. E não digo isto como elogio, muito pelo contrário. Mas, de novo, eu precisava de algo não-pensante entre A Storm of Swords e A Feast for Crows. E li esse livro nos exatos 4 dias que levei para organizar o raciocínio para o post gigantesco sobre Storm.

Este gira em torno de Zsadist, o mais perigoso e misterioso dos Irmãos. O cara é temido até pelos próprios membros da Irmandade, tem a fama de matar mulheres por esporte e não deixa ninguém se aproximar. Seu olhar já é suficiente para fazer marmanjo se borrar. Seu passado de abusos é o responsável pela atitude amigável do fulano. Enfim, tinha tudo para ser um personagem perturbado e fascinante, como eu gosto. Mas, se você quer saber como estragar um personagem, é só seguir os passos de J. R. Ward neste livro.

Zsadist, com esse nome fofo, é assustador só até que aparece em sua vida Bella (sério, qual é a desse nome e vampiros?), uma vampira aristocrata, amiga de Beth, que já deu as caras no segundo volume da série. No final do segundo, Bella é sequestrada pelo Sr. O (esse vale a pena comentar mais tarde), e Zsadist e os outros irmãos partem atrás dela. Mas só conseguem resgatá-la neste. reconheço, ela passa por maus bocados nas mãos do redutor, é torturada e obrigada a assistir as torturas de outros vampiros. Mas, apesar disso, eu acho essa fulana superficial e mimada. No fundo só quer mesmo ser namoradinha de Zsadist.

E esse ser sem-graça nenhuma é que doma Zsadist. Por causa dela, boa parte do livro (mais da metade, na verdade) são lamúrias dele, se auto-recriminando e remoendo auto-piedade. Um porre. Ele a deseja, mas não se acha digno de algo tão puro. Sério, o cara consegue nessas horas ser mais chato que Edward Cullen. Ah! E não posso esquecer de dizer que Z. também é tão careta como Cullen. Acha sexo um ato sujo, e tem vergonha do pênis, chegando ao extreme de só se referir a ele como coisa, assim, em itálico mesmo, demonstrando o nojo que tem de si mesmo. Sinceramente, uma decepção. Muito outros personagens igualmente sofridos lidam muito melhor com seus traumas, sem serem chatos e sem tanta lamúria.(SPOILER) Chega ao ponto de no final, quando descobre que engravidou Bella (esqueci de dizer que as vampiras entram no cio. E aí, são sei lá quantas horas de fogo no rabo, e isso contamina todos os machos – sim, é assim, desta forma nada agradável que a autora se refere aos personagens, macho e fêmea, não sei porque não comentei antes – da casa, que imediatamente começam um bacanal pra deixar até Baco envergonhado) durante seu cio, o cara desmaiar com a notícia! E ficar superprotetor, ao ponto de fazer cara feia quando Bella sai do carro de salto alto na neve, para não cair. Tudo bem, minha coordenação não me permite usar salto, mas mesmo assim, a vampira está grávida, não doente terminal, e nem é de cristal. Ridículo.

Já o Sr. O é interessante porque faz o caminho inverso. A seus olhos Bella é sua esposa, porque se parece fisicamente com uma namorada da época em que ainda era vivo, e de quem abusava física e verbalmente. Ao ver Bella, ele tenta tomar a vampira para si, e fica ainda mais tresloucado quando descobre que não pode tê-la.

Mas nem tudo é ruim. Só melhora nas últimas 100 páginas, mais ou menos (na verdade, nesse meio só valem umas 50), e é penoso chegar até aí. No final acontecem algumas reviravoltas, algumas baixas, e pela primeira vez há um pouco de derramamento de sangue na série, que eu já comentei que tem muito pouco sangue para uma série de vampiros. mas não vou comentar para não dar mais spoilers.

Mais uma vez a autora aposta na mesma fórmula: par socialmente inadequado (em mais de um sentido, neste caso0 que se encontra e imediatamente há uma atração inevitável, tentando lidar com a relação. Até que se descobrem no sexo, e pronto. Já disse antes, que não tenho nada contra o sexo nos livros, acho que é necessário, mas isso não pode eclipsar a história central. E é nisso que peca J. R. Ward, na minha opinião. Tudo bem ter algumas cenas, mas quando elas se estendem por 4, 5 páginas, é excessivo e cansativo. Mas vende com água no deserto. E também não tenho nada contra se reutilizar a mesma fórmula. Rick Riordan e James Rollins fazem isso muito bem, sem ficar cansativo. Só que aqui, já estou cansada no terceiro volume. Sinceramente só vou ler até o quinto, porque são todos os que eu tenho. E só li mesmo pelas razões que eu listei acima, nada mais.

Trilha sonora

Nem merece uma. Mas vá lá, qualquer uma de motel tá ótimo.

Se você gostou de Amante Desperto, pode gostar também de:

  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • As Crônicas de Sookie Stackhouse – Charlaine Harris 9 True Blood);
  • As crônicas vampirescas – Anne Rice;
  • Drácula – Bram Stoker

(mas sinceramente, acho que, pelo menos Drácula e Vampire Academy são bem melhores, mesmo sem ter terminado Drácula)

2 comentários:

Wander disse...

kkkkkkkkk! O post valeu só pelo "Trilha Sonora: Nem merece uma. Mas vá lá, qualquer uma de motel tá ótimo."

Ja disse né, eu so consegui aguentar esses livros na epoca de meu surto vampírico e eu lia tudo sobre o tema. Isso pq paralelamente eu tbm estava lendo uma outra série "Midnight Breed", que eh do mesmíssimo estilo. Nao sei como eu aguentava. SOS!

Ja te disse Fer, pra ir logo pra O Nome do Vento, que é uma leitura super crocante e você vai se surpreender.

Beijos.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Wander!

Eu vou sim, mas antes vou terminar o meu "projeto" de releitura de ASOIAF e vou ler Abraham Lincoln: vampire hunter, antes do filme estrear semana que vem.

Eu vou tentar ler até o quinto dessa série, que são os que eu tenho, mas confesso que não tenho mais vontade. É ruim demais!

Beijos!