sábado, 17 de setembro de 2011

Teorias sobre As Crônicas do Gelo e do Fogo

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DA SÉRIE!

Já expressei pelo menos uma teoria que eu tenho sobre a série. Para quem anda por fora, ou não leu as minhas resenhas, eu acredito que em algum ponto as vidas de Jon e Dany vão se cruzar e, não por romantismo, mas por outros motivos, eu acho que o destino dos dois é ficar juntos. Nem que seja por um período breve (embora eu ache que eles merecem serem felizes para sempre. Principalmente o Jon, que sofreu um bocado na saga até agora).

Você deve estar se perguntando por que raios eu estou escrevendo isso. A verdade é que não sei. Outro dia li um comentário de alguém (infelizmente a pessoa não se identificou) no meu post de O Festim dos Corvos, e comentando com a minha amiga Fernanda, do blog Can I tell you a story? (listado aí do lado como Dawn of the Worlds), no caminho para a faculdade (apesar de ela ter lido só o primeiro, ela não se importa que eu dê spoilers. Aliás, até me pede!), me inspirei a escrever. E justificar porque eu acredito nisso.

Começo dizendo que isso não quer dizer que vai acontecer. Sempre que eu penso alguma coisa sobre a série, George Martin dá uma guinada na história e minha teoria cai por terra. Então por que não essa?

Simples. Também já falei isso várias vezes, mas o nome da série – As Crônicas do Gelo e do Fogo – já é sugestivo. O sobrenome de Jon é Snow, que quer dizer neve em inglês (GELO) e Dany é a mãe dos dragões (FOGO). George Martin não fez isso à toa. Pode até ser que ele não tenha isso na cabeça, não sou arrogante a ponto de afirmar isso. Mas não acho que seja coincidência. E também não acho que ele se refira apenas a aspectos geográficos da série. Mas como eu disse, posso estar errada.

Dany   dragão

Mas eu também não me baseio só nisso. Tudo conspira para isso. O fato de Jon ser bastardo (talvez) e se achar inferior a uma rainha também são sugestivos. Além disso, ele fez o famigerado juramento da Patrulha da Noite, que o proíbe de se casar e ter filhos. Já falei na resenha de A Guerra dos Tronos que Jon está na Muralha para quebrar TODAS as regras. Assim como Anakin e Luke Skywalker. Ele já quebrou uma, quando pegou a Ygritte, mas ela foi só, digamos, o despertar de Jon. É por causa dela que ele começa a questionar o juramento. Mas ela não é – e nunca foi – a razão dele arriscar tudo o que conhece e acredita.  (SPOILER!) Tanto assim que ela morre. Mas ela cumpriu o seu papel, que foi de mostrar como Jon realmente não sabe de nada.

Jon Snow2

Aliado a isso há o fato da profecia de que Dany não pode ter filhos. Depois que seu filho com Khal Drogo morre, uma feiticeira (desculpem, mas não me lembro do nome) faz essa profecia (de novo não me lembro exatamente das palavras) que basicamente diz que Dany terá outro filho quando o sol se puser no leste (ou seja, nunca mais, já que isso é impossível). Já perceberam onde eu quero chegar? Sim, quero dizer que Dany terá sim outro filho, e ele será fruto de sua relação com Jon. É muito perfeito para não se encaixar. E de novo, por mais que Dany tenha amado Khal Drogo, ele nunca foi destinado a ela. Ele tem o único propósito de mostrar a Dany quem ela realmente é. E todos que vem depois dele tem o mesmo objetivo.

Da mesma forma, o filho que ela teria dele nunca foi o garanhão que vai montar o mundo. Citando Star Wars de novo, a profecia sobre Anakin é que ele seria o escolhido para trazer equilíbrio à Força. Quem é fã da saga de George Lucas, como eu, sabe que Anakin não faz nada disso, mas Luke sim. Então de certa forma, Anakin traz o equilíbrio. Ele provou que é possível ser Jedi sem abrir mão daqueles que se ama. Em outras palavras, para ser Jedi, não é necessário ser robô sem sentimentos. Igualmente, o “escolhido”, digamos assim, em As Crônicas do Gelo e do Fogo tem que nascer de pais igualmente poderosos.

(SPOILER!) E tem aqueles que acham que acham que Jon é na verdade filho de Rhaegar Targaryen e Lianna Stark, o que faria dele sobrinho de Dany, que acham difícil isso acontecer. E depois de ler o quinto, também acho isso muito provável. Mas eu pergunto, desde quando isso foi problema para os Targaryens? E, sinceramente, depois de Jamie e Cersei, que são gêmeos, tia/sobrinho não parece tão ruim. Parece até normal. E eles não se conhecem. Não se esqueçam que Jon não sabe quem foi sua mãe e Ned morreu antes de contar tudo para ele, como havia prometido.

jon   ghost

Como diz um dos meus personagens preferidos, o Merlin, de As Crônicas de Artur, o destino é inexorável (eu AMO essa frase. É uma das minhas preferidas). E há vários exemplos de incesto na literatura, desde Édipo e Jocasta, passando pelo próprio Artur e Morgana, até o clássico mais recente de Eça de Queiroz, Os Maias. Tudo bem, todos eles acabaram em tragédia, mas ainda assim eles provam o que eu quero dizer. Jon e Dany foram escritos para ficarem juntos. Tudo aponta para isso. Só mais um exemplo (que não envolve incesto, mas sim o amor proibido): Tristão e Isolda.

E tem outra coisa. Bran. Ele sonha com o corvo de três olhos que diz que ele vai voar. Vai mesmo. E dragões voam. Sim, quero dizer que ele vai montar um dragão. Repito, não é à toa. Não é por acaso que Bran tem o dom de se ligar mentalmente com os animais (e até outras pessoas). Mas acredito que ele vai voar literalmente, não na mente do dragão.

Finalmente, Jon mandou Sam treinar para ser maester. De novo, George Martin não jogou essa informação por jogar. Acho que é ele quem vai casar Jon e Dany, em segredo. Bem ao estilo Romeu e Julieta. Não podemos esquecer que Sam é o melhor amigo de Jon. Ou pelo menos o que ele mais confia. E a gente sabe que Sam tem talento para intrigas. Lembra que foi ele quem tramou para eleger Jon Lorde Comandante? Então, maquinações são com ele mesmo.

Como eu já disse, posso estar errada. Afinal, em geral a trama de George Martin é imprevisível, a não ser pelo que ele nos deixa ver. O que eu acho muito bom. E ele tem outra coisa, que eu já admirava na Goddess Rowling: ele planta uma coisinha aqui, que só vai explicar, ou acontecer dois livros depois. Aí você faz aquela cara de que caiu a ficha. Ele sempre tem um propósito em tudo que escreve, e eu acho isso genial. Por isso fico ansiosa para que ele continue logo a saga, para amarrar todas as pontas soltas. E já prevejo que quando acabar, vou me sentir órfã de novo, como foi com Harry Potter.

Peço desculpas pela chateação, mas eu já estava com isso guardado há muito tempo, e como não tenho com quem conversar (a não ser a Fê, que não liga para os spoilers), acabei escrevendo. E só para constar, eu fazia a mesma coisa com Harry Potter: criei várias teorias (não acetei nenhuma, a não ser que Snape era leal a Dumbledore. Sempre acreditei nisso, desde a primeira vez que li A Pedra Filosofal). Só que na época eu não tinha um blog para despejar tudo.

E para finalizar, esse é um link bem bacana que a Fê me passou:Teste de personalidade As Crônicas do Gelo e do Fogo. O meu resultado foi Samwell Tarly! Só não gostei que tem semelhanças com Catelyn e Sansa-sonsa :(

22 comentários:

Fefa Rodrigues disse...

Fe, não vou ler seu post pq ainda estou terminadno o livro 1, mas é o seguinte... meus personagens prefeirtos são Jon e Dany, e também o Duende... adoro os 3... gosto dos capitlos que são conentrado nele... então, apesar de tbm ser fã do Khal Drogo, especialmente depois dele ter coroado o irmão da Dany, vuo gostar se esse casal ficar junto no fimdas contas!!!

bejos

Fefa

Nadia Viana disse...

Essa teoria faz todo sentido e torço pra que aconteça mesmo! Estou muito ansiosa pelos próximos livros.
Ah, também não me importo de ler spoilers hehe.
Beijoss.
Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nadia!

Desde que li o primeiro eu acho que os dois vão acabar juntos. E, conforme a gente vai lendo, vai vendo mais coisas que levam q crer nisso, como eu escrevi. Ainda bem que você não se importa com os spoilers! Tomnara que o sexto não demore...
Antes de responder, eu dei uma espiadinha no seu perfil, e vi que nós temos bastante coisa em comum: duas taurinas, com mais ou menos os mesmos gostos para filmes (eu também não curto muito os episódios I e V de Star Wars, apesar de gostar da série como um todo), e Indiana Jones também é um dos meus preferidos!

Beijos!

Nadia disse...

E também gostamos de gatos. Tenho 3 hehe. :)
Beijos,
Nadia

P.S. Não estou conseguindo comentar pela conta do google. =/

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nádia!

Gatros são tudo de bom, né? Eu tenho na verdade 3 também.
É que o meu Blue, que ainda tá o meu perfil, sumiu faz quase 2 anos. Eu ainda sinto muita falta dele, e não consigo apagar. Manda um ronrom dos meus pros seus!

Beijos!

***GrAzI disse...

Não se vc vai ler esse meu comentário, mas cheguei ontem aqui no seu blog e adorei o que vc escreve! Cheguei aqui procurando sobre Festim de Corvos e como adoro spoiler já li seus posts do livro 4 e do livro 5 tbém!! haha... Sinto que vou passar um bom tempo garimpando boas indicações no seu blog e não vou me arrepender disso! ;o)
Adoro Guerra do Tronos, Bernard Corwell e As Brumas de Avalon! Tbém curto Anne Ricce, a trilogia Millenniun, os livros da autora de Melancia (esqueci o nome e deu preguiça de ir na estante ver!)... Mas a verdade é que leio de tudo e mais um pouco! Amo livros e não consigo ficar sem ler alguma coisa! Parabéns pelo blog!!
Um abraço!

Thais disse...

*Favor apagar o outro comentário. Escrevi depressa e com um erro de português. Obrigada!

Eu não acho que eles ficarão juntos não, o que não os impede de até serem aliados. A "canção de gelo e fogo" deve ser por ele ser filho do Rhaegar com a Lyanna mesmo.

Porém, contudo, entretanto... isso seria MUITO Aragorn e o Retorno do Rei. Toda a história dele com os selvagens e depois volta para conquistar o trono etc. Pelo clichê e comparativos, não acredito que o GRRM faria isso, mas nunca se sabe.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Thais!

Atendi o seu pedido ;D E seja bem vinda!

Apesar dos clichês, eu acho mesmo que isso vai acabar acontecendo. Mas não é porque eu acho que GRRM vai escrever, né? Afinal, se tem uma coisa que ele sabe fazer muito bem é surpreender os leitores (umas surpresas boas, outras nem tanto ;D). Mas é muito perfeito para não se encaixar. E alguns clichês tem que ser mantidos, sabe, como receita de bolo. Mas de novo, GRRM sempre surpreende, e não tenho a pretensão de assumir que sei o que ele vai fazer. Mas que vou ficar muito desapontada se não rolar, vou.

Beijos!

Priscila Nonato disse...

Gostei bastante da sua teoria ,e acredito que ela possa vim msm a se tornar realidade ,Jon e Dany formariam um casal muito fofo ,ja no assunto filho acho que os dois podem acabar adotando alguma criança ,que pode ser Bran ou ate mesmo Aegon (o sobrinha de dany q esta vivo).
agora em relação aos pais de jon snow so vai ter sentido msm se for Rhaegar com a Lyanna,pelo motivo de ele trazer tanto esse assunto de "bastardo" a tona e tb por causa da tal "honra " de ned stark .
um exemplo : a loba gigante no comeco do 1º livro no final das contas representava msm ned stark .

to muito viciada nessa serie *--*

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Priscila!

Atmbém acho que se Jon não for filho de Ned, só faz sentido se for filho de Lyanna e Rhaegar. Quanto a ele e dany adotarem uma criança, acho que uma coisa não anuala a outra. Mas talvez seja outra pessoa, porque eu acho que GRRM vai ter que dar um salto no tempo (ele já mencionou algo nesse sentido), o que desqualificaria Bran e Aegon. Talvez um filho de Robb (leia os meus comentários depois que reli O festim dos Corvos). Mas uma coisa não anula a outra, eles ainda assim podem ter um filho deles. No final do quinto, todas as condições para Dany engravidar acontecem e ela menstrua (estou terminando de reler, então em alguns dias sai mais um post com mais teorias ;D). Mas se for o caso, até por ter sido criado como bastardo, Jon não imporia isso a um filho seu (ele diz isso na série, não me lembro no livro, mas acho que sim também), então ele se casaria com Dany.

Deu para perceber que eu também sou viciadaça (nível precisando de internação ;D) nessa série. Só Harry Potter me fez ficar assim.

Beijos e seja muito bem vinda!

Fernanda

PS: também estou seguindo você no twitter!

Marcos disse...

Olá, caí nesse blog por pesquisar teorias sobre a série que gostamos tanto :)
Bem, na minha opinião, desculpe a franqueza, a parte de "gelo e fogo" ser Jon e Daenerys é muito "achismo" e nada baseado em fatos (quero dizer, fato = conteúdo dos livros) ou fortes evidências. Não que eu discorde dela, mas há três passagens nos livros que, na minha visão, à primeira vista afasta essa teoria. Uma está no livro dois, uma no três e outra no cinco. Além disso, acho muito "novela das oito" que os dois fiquem juntos e ainda com um título que leva a crer esse futuro.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Marcos!

É "achismo" mesmo, como tudo quanto é especulação sobre o futuro da série. Só George R. R. Martin sabe com certeza, e aliás, eu faço questão SEMPRE de ressaltar que isso é a minha interpretação, é o que eu "acho". Mas dizer que o nome da série não é evidência muito forte...sei não, ele não é à toa. E não me baseio só nisso, mas em vários fatores.

Quanto a ser clichê, "novela das oito" (desculpa, mas é ofensa comparar as duas coisas), pode até ser, não tiro a sua razão. mas mantenho que alguns clichês DEVEM ser mantidos. De novo eu recorro a Star Wars. Imagine que Leia no final não fique com Solo, e sim com um almirante qualquer. Ou que Padme não morra pelo que Anakin se tornou, ou até mesmo não chegue a se casar secretamente com ele. Simplesmente não dá, impossível. Na trama de Martin, os dois personagens centrais são Jon e Dany, portanto, é de se esperar que eles eventualmente fiquem juntos. E não estou sozinha nesse meu "achismo". mas de novo, não tenho a pretensão de saber o que George Martin pensa, e isso pode muito bem não ocorrer.

Obrigada pelo comentário, acho esta discussão sempre saudável, mas sempre mantendo o respeito à opinião alheia. E não pense que não respeito a sua, estou meramente defendendo o meu ponto de vista.

Fernanda

Evelyn Azevedo disse...

Olá desde que eu assisti a primeira temporada de Game of thrones tb achei que isso de Dany e Jon ia rolar, mas depois de ter lido os cinco livros, eu ja comecei a duviadr disso, pq eu li numa entrevista com George Martin na qual ele disse que As cornicas de gelo e fogo, n é um livro de romance, e que o final será agridoce, eu interpretei que isso foi meio que direto para Jon e dany, ja que mutos acreditam que eles vão ficar juntos, a prova do que Martin ta fando é que nenhum romance das crônicas duram, todos são romances proibidos Jon e Ygritte, Cersei e Jamie, Robb e jayne,Dany e Drogo, Renly e Loras, Lyanna e Rhaegar, Ariane e Sor Aerys,até Arya e Gendry. Enfim acho q dany e jon podem até chegar a ter um brve romance, mas um dois dois morrerá.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Evelyn!

Já eu acho mais do que nunca, especialmente depois de RELER todos os cinco, que vai rolar sim. Mas isso não quer dizer que eles vão ficar vivos. E, como você mesma disse, uma coisa não anula a outra.E Jon e Dany pode ser breve, mas pode apostar que será intenso.

Obrigada pelo comentário! Beijos!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ah, Evelyn!

Quanto a ser indireta para Jon e Dany, não acho, pois GRRM já falou que não lê teorias de fãs (ainda bem!) e mesmo que lesse, não mudaria sua história por causa disso. E eu acho que ele tem a história muito bem estruturada na cabeça mesmo.

Também já vi que ele respondeu, ao perguntarem como seria a cena final, que seria uma tempestade de neve (acho, não lembro direito agora, mas o que interessa foi o que ele falou depois disso) num campo marcado por sepulturas. Muitas. Então, acho que muitas mortes vão ocorrer, incluindo aí de Jon e Dany.

Beijos!

Drunkwookie disse...

Gostei das suas teorias! Concordo bastante com você em muitos pontos. Sobre o nome As Cronicas de Gelo e Fogo, também acredito que seja Jon e Daenerys.

tenho mais pontos de vista, mas não caberão aqui...rsrsrs
te convido a visitar meu blog

drunkwookieblog.wordpress.com

Lá eu fiz 6 teorias cada uma sobre um ou mais personagens. dê uma passada lá...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi!

Obrigada! Vou ler sim!

Beijos!

bruna disse...

eu terminei de ler o primeiro livro e também quis desde o início que jon e Dany ficassem juntos . Seria tão bom ! Não sei o que vai acontecer nos outros livros , mas os dois juntos seria algo tão lindo . Eles tem quase a mesma idade e não paro de pensar o quão seria maravilhoso que isso acontecesse .

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Bruna!

Eu já li todos os outros, e acho que tudo aponta para isso. Muita gente discorda, mas minha interpretação é essa. Vou ficar muito decepcionada se não acontecer.

Beijos!

Fernanda

Paula Lopes disse...

Acho que um personagem forte e carismatico como Jon só pode ter um personagem a sua altura Dany é claro( uma personagem de grande personalidade forte,íntegra e com muita honra assim como jon Snow )Tudo leva a crer desde o inicio que eles sao predestinados um ao outro sim,e chegamos ao quinto livro com esse expectativa desse encontro aumentando...E acho que de alguma maneira durante o livro o sol vai se por no leste indicando que Dany vai ficar gravida,agora se o autor vai continuar com a matanca dos personagens preferidos ai sim vai ser mais obvio entaqo vou torcer pra ele fazer algo diferente e torcer pra um final epico mas com final feliz...Adorei sua teoria romantizada tbem acredito nela...e estou louca pra ler o proximo livro ...É esperar p ver...talvez vou ler suas dicas ..Cronicas de Artur(é isso mesmo,nao li ainda sera tao bom qto essas cronicas de gelo e fogo?)

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Paula!

Concordo com você em tudo. Jon é muito central, um personagem muito forte, e por isso tem que ficar com uma personagem igualmente forte e central. E a personagem feminina que é assim é a Dany.

Olha, se você gostou, eu fiz uma série de posts depois que li pela segunda vez, onde eu aprofundo essa teoria, e também explico o sol nascendo no oeste. É só clicar no nome do autor aí do lado. Você vai ver também as resenhas dos episódios da segunda e terceira temporada, e dos outros livros também, mas também muita especulação minha.

Beijos e seja bem vinda!

Fernanda

Priscila Nonato disse...

Fê vi esse comentario no site Game of thrones Br "E só pra finalizar, esse já é um detalhe bem brega, mas bem brega mesmo. Há quem diga que os dragões da Daenerys são uma pista, ela ficou com o dragão negro Drogon pra si, e os outros dois? Um é branco com os olhos vermelhos (John Snow, é seu?) e o outro é verde com os olhos dourados (Tyrion seria esse pra você?)" ,achei interessante essa teoria e torço para que ela se confirme :)