domingo, 4 de setembro de 2011

A Dance with Dragons – George R. R. Martin

 

A dance with dragons Apelidado o “Tolkien americano” pela revista Time, George R. R. Martin conquistou fama internacional por sua fantasia épica monumental. Agora, o autor nos traz o quinto livro de sua série – enquanto tanto rostos familiares e novas forças surpreendentes competem por um ponto de apoio em um império fragmentado.

Como consequência de uma batalha colossal, o futuro dos Sete Reinos está por um fio – rodeado de ameaças por todos os lados. Daenerys Targaryen, a última descendente da Casa Targaryen, governa com seus três dragões com rainha de uma cidade construída em poeira e morte. Mas Daenerys tem milhares de inimigos, e muitos partiram para encontrá-la. Enquanto eles se juntam, um jovem embarca em sua própria missão. com um propósito bem diferente em mente.

Fugindo de Westeros com um preço sobre sua cabeça, Tyrion Lannister, também, está a caminho de Daenerys. Mas os novos companheiros em sua busca não são o grupo de desorganizado que aparenta, e em seu meio está um que pode por a reinvindicação de Daenerys a Westeros por água abaixo para sempre.

Enquanto isso, ao norte está a colossal Muralha de gelo e rocha – uma estrutura tão forte quanto aquele;es que a guardam. Lá, Jon Snow, nongentésimo nonagésimo oitavo Lorde Comandante da Patrulha da Noite, enfrentará seu maior desafio. Pois ele tem inimigos poderosos tanto na própria Patrulha como além da Muralha, numa terra de criaturas do gelo.

De todos os cantos, conflitos amargos reiniciam, traições íntimas são perpetuadas, e um grande elenco de foras-da-lei e padres, soldados e metamorfos, nobres e escravos, enfrentarão obstáculos aparentemente intransponíveis. Alguns falharão, outros se fortalecerão com a escuridão. Mas em um tempo de inquietude, as marés do destino e as políticas levarão à inevitável e maior dança de todas.

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DAS CRÔNICAS DO GELO E DO FOGO!

Demorei um bocado para ler este livro, não porque é ruim, ou chato – pelo contrário! Mas é que eu comprei capa dura, e ele parece um dicionário de tão grande, não dava para eu ficar carregando para todo lado, como geralmente faço. E valeu a pena ter gastado um bocado (não, ele não foi barato). E agora não tem jeito, vou ter que esperar pacientemente pelo sexto…

Depois de ler os quatro primeiros, eu não ia mesmo aguentar esperar mais. Este acontece mais ou menos simultaneamente ao quarto, mas cobre um período maior, e eventualmente os acontecimentos ultrapassam O Festim dos Corvos, e alguns personagens retornam.

Logo de início, a gente acompanha Jon ainda em choque por ter sido eleito Lorde Comandante da Patrulha da Noite. De repente, ele tem que matar o garoto que ainda resiste nele e assumir o homem. E claro que isso vem acompanhado de muitas dúvidas e inseguranças. Mas ele não fraqueja, não tem medo de tomar decisões controversas, como auxiliar Stannis Baratheon e abrir os portões para os selvagens de além da Muralha. Claro que isso não agrada todo mundo, mas o que ninguém percebe é que Jon enxerga muito além do que está bem a sua frente. Seguindo o lema de sua casa “O inverno está chegando”, ele está se precavendo de um mal maior que está por vir. E lembra daquela jogada de trocar os bebês e mandar Sam para treinar para ser Maester? Então, essa decisão também pesa sobre ele, mas, apesar de se perguntar o tempo todo se agiu certo, ele sabe que sim, e faria tudo de novo. Ele tem seus motivos para fazer isso, como vou falar daqui a pouco, o que não o impede de se sentir inseguro. E sozinho, já que Sam é seu melhor amigo, e a quem ele geralmente pede conselhos. Como Ygritte dizia, e ele não cansa de repetir “You know nothing, Jon Snow”. E ele vai pagar caro por isso (ai!). Só que o desfecho dessa história ficou para o sexto, e basta dizer que estou com uma vontade louca de escrever para George Martin e perguntar o que acontece.

A leste, enquanto isso, Dany segura uma paz inquieta em Mereen e aos poucos vai perdendo controle sobre seus súditos, e pior, seus dragões. E, contra todos os conselhos de deixar Mereen para trás e voltar para Westeros, ela permanece. Acho que por medo. Afinal, apesar de toda a sua força e maturidade, nas palavras da própria Dany, ela ainda é uma jovem menina, e a perspectiva de retornar à terra natal e retomar o trono deve ser mesmo assustadora. E ao mesmo tempo, por causa de sua juventude, ela acaba tomando decisões arriscadas e estúpidas. Sim, você leu certo, estúpidas. E sinceramente, já estou cansada dela do outro lado do mundo. Quando é que ela vai voltar para Westeros? Ela parece ter perdido um pouco do brilho neste livro. Espero que ela retorne mais forte no próximo.

Tyrion, após matar seu pai e Shae, e fugir da prisão, parte também em busca de Dany. Só que seu caminho sofre um desvio, e ele vai comer o pão que o diabo amassou. Mas Tyrion não tem medo do trabalho duro e faz qualquer coisa para sobreviver. Sua astúcia continua intacta, e ela garante uma posição melhor para ele e para seus companheiros de viagem no final. E como sempre, suas intenções são um mistério, e seu objetivo maior no presente é permanecer vivo. Seus companheiros incluem Penny, um anãzinha jovenzinha e ingênua que acaba tendo uma quedinha por Tyrion, e,. surpresa (SPOILER!) Jorah Mormont, que nunca desistiu de voltar ao favor de Daenerys mesmo depois de esta o expulsar de sua presença (mais uma ação tola dela). E Tyrion, para variar, percebe as coisas muito antes que todo mundo, e é através dele que a maior bomba do livro vem à tona.

Voltando à Muralha, Stannis partiu para recuperar Winterfell, mas deixou para trás Melisandre e a rainha Selyse. Lembra que eu falei que ia retomar os motivos de Jon mandar Sam e o filho de Val para longe? Pois bem, é por causa de Melisandre. A feiticeira queria sacrificar o bebê a seu deus. E ela se aproxima perigosamente de Jon. Mas ele é esperto, e é cortês com ela na medida certa, e não confia nela. Até agora não sei exatamente qual é a dela, mas ela me assusta, com seu jeito meigo de falar, e sua meias palavras. Nunca sei se ela fala a verdade ou não. E Selyse é insuportável, não sei o que ela está fazendo no livro.

E a volta dos que não foram. (SPOILER!) Estou falando de Theon Greyjoy, claro. Só que ele não retorna imediatamente como ele mesmo. Após destruir Winterfell, ele cai nas garras de Roose Bolton, aliado dos Lannister, encarregado de manter Winterfell. E Theon pagou caro pelo que fez, muito mais do que era necessário (já disse que gosto dele, apesar de tudo). E Theon é um personagem interessante. Ele passa boa parte do livro como Reek, uma espécie de escape para Bolton. Sempre que acontece algo a Bolton, ele tem prazer em torturar Reek. E a coisa vai tão longe a ponto de ele quase perder sua verdadeira identidade. Quase, porque ele, para mim, nunca a perdeu de verdade. Theon é astuto e observador, e sabe o que tem que fazer para sobreviver. E acredite, por mais que ele negue, sua lealdade é com os Stark. Ele só não sabe disso ainda. E isso fica mais claro neste livro, com todo o questionamento dele em relação ao que fez. E ele chega mesmo a se sentir culpado por não estar presente e ter morrido junto com Robb na fortaleza dos Frey. Já disse antes, Theon ainda vai surpreender muita gente. Pode apostar.

Cersei aparece pouco neste livro. Depois que todos os seus podres aparecem no final do quarto, ela é presa, e não tem acesso a ninguém, a não ser as Septas encarregadas de cuidar dela. Mas ela sofre um bocado, também. No começo, ela está numa cela fria, quase sem comida e vestida em trapos e suja. Ela bem que merece, mas depois ela recebe um relaxamento de sua pena, mas nem por isso ela consegue planejar suas tramóias e nem tem permissão de ver ninguém. E isso tem um preço. Ela fica irreconhecível, somente seu orgulho ainda permanece, e a vontade de ver Tommen (mas isso eu não sei se é genuíno ou só uma desculpa). Em outras palavras, ela está completamente apagada. E o pior golpe foi ela ser abandonada por Jaime. O que foi bem-feito, depois do modo como ela o tratou. Agora ela aguarda julgamento, e só vamos saber o que acontece no sexto. E Jaime também pouco aparece. Só mesmo para reforçar o desprezo que agora sente por Cersei. Ele na verdade parte atrás de Brienne e deixa Cersei para apodrecer na prisão, para ter uma ideia.

Arya também fez umas aparições, mas poucas, o que sinceramente foi melhor. Ela continua naquele templo maluco, e isso está muito chato. Sempre que vinha um capítulo dela, já me dava sono (retomo isso já, já) e Sansa-sonsa nem apareceu (graças aos Sete e aos deuses do norte!). Outros personagens ganharam voz, como Ser Barristan Selmy, a chata da Asha Greyjoy e Quentyn Martell, mas se eu for falar de todos eles, vou acabar escrevendo outro livro. Talvez só quem valha a pena mencionar é exatamente Quentyn. Ele parte para Mereen para tomar a mão de Dany em casamento, alegando ter ele também sangue Targaryen. Mas chega tarde, e a encontra já casada (uma das muitas besteiras dela). Mas ele permanece na cidade, a fim de se provar para ela, e toma uma atitude suicida e precipitada. No fundo, ele é só um garoto mimado, que quer fazer bonito para o pai.

E Bran também aparece um pouco, e continua na sua jornada atrás do corvo de três olhos. Ele, juntamente com Meera, Jojen (não lembro se é assim) e Hodor, viaja muito além da Muralha. E sua determinação é admirável. E eles contam com a ajuda de um personagem um tanto sinistro, que eu tenho minhas suspeitas de quem seja, mas não vou revelar sem ter certeza.

E senti falta de Sam. O que será que está acontecendo com ele em Oldtown? E com Gilly? Não tem nenhum capítulo dele no livro, e isso eu acho que foi uma falta muito grave.

Retomando os personagens, acho que no geral, todos eles tiveram uma queda. Quer dizer, não mostram mais o mesmo carisma (sim, até meu xodó Jon, mas no caso dele é mais discreto). Acho que isso talvez ocorra porque George Martin já os apresentou muito fortes e densos, não evoluíram lentamente como geralmente acontece (por exemplo em Vampire Academy ou Harry Potter) e agora não sabe muito bem o que fazer com isso. Ou talvez porque entre o lançamento do quarto e o quinto se passaram seis anos (espero que o sexto não demore tanto!). Não estou de forma alguma diminuindo Martin. O cara ainda é um gênio, mas não é infalível. E isso na verdade pode ser só impressão minha. E temos que levar em consideração que ainda tem pelo menos mais dois livros até o final da saga, e as coisas podem mudar muito. De qualquer jeito, adorei o livro, o que não é surpresa nenhuma. E como disse antes, espero que o sexto saia logo.

Trilha sonora

Meant to live, do Switchfoot, até levando-se em consideração este meu último comentário sobre as personagens, é perfeita.

Se você gostou de A Dance with Dragons, pode gostar também de:

  • O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
  • ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • As Crônicas de Artur – Bernard Cornwell;
  • A Busca do Graal – Bernard Cornwell;
  • As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley.

49 comentários:

Eustaquio disse...

como vc pode achar a parte da Arya sem graça!!! ;PP OMG!!para mim é uma das melhores partes!! e concordo com vc: Daenerys perdeu um pouco a graça devido as decisões idiotas e o modo como trantou o filho de Doran Martell!
Mal posso esperar pelo 6 livro!!!
bJOS!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olha só Eustáquio. Eu prefiro a Arya dos primeiros livros, quando ela estava fugindo dos Lannister.Ela não é ela mesma naquele templo ou seja lá o que for.O cara chega, fala uma coisa enigmática para ela, e ela aceita de cabeça baixa. Essa não é a Arya do começo. Mas é só a MINHA opinião, e acho que tenho todo direito a ela. E de modo geral, acho que o que eu disse sobre a Dany se aplica aos outros personagens também. TODOS os principais perderam um pouco do brilho. Para mim, as melhores partes foram na Muralha, as do Theon e de Tyrion. Tomara que o sexto não demore muito para sair.
Beijos e volte sempre!

Fernanda

Paulo disse...

Nuss...mto empolgado...pow...pensei q ia tr bran nesse....e kde o rickorn??? Ai ai ai...to pra começa o terceiro livro e ja to kerendo ler o sétimo, kkkkkk.... ancioso pela próxima resenha Fer... e quero muitos spoilers eim, kkkkk
^^

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Paulo!

Obrigada pelos comentários! Eu até sei de que personagem vc falou, e meu coração até parou quendo li. Tive que esperar, tomar um fôlego para continuar, mas depois que o choque passou, eu acho que esse personagem vai se safar. Martin não PODE matar ele!
O Rickon sumiu depois que Osha o levou embora,mas acho que ele ainda vai voltar. E os seus preferidos são os mesmos que os meus. E eutambém já estou louca para ler o sétimo;D
Ainda bem que vc não se importa com os spoilers, pq eu fico muito ansiosa para conversar com alguém sobre a série, mas não acho ninguém que tenha lido todos.

Beijos,

Hugo disse...

Gostei de saber q alguns personagens voltaram...e quanto ao ponto onde vc diz que o brilho dos personagens se reduziu, talvez tenha sido porque originalmente o 4º e 5º livro tenham sido projetados para um só...e o imaginado inicialmente pelo autor era um conto com muito mais reviravoltas....eu sinceramente preferia que seguisse os modelos anteriores, misturando todas as cituaçoes, desde do norte ate o sul , pra-la-da-muralha e do outro lado do mar.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Hugo!

Talvez você tenha razão. Faz sentido.Como ele demorou seis longos anos para lançar o quinto, pode ser mesmo que o autor tenha se perdido um pouco. E eu também prefiro o formato dos livros anteriores, com todas as tramas juntas. Tomara que não leve mais seis anos para sair o sexto.

beijos,

Fernanda

Guily disse...

Eu acho que o garoto Aegon sera o unico rei no final da trama, mas ainda espero ter a guerra dos supernovas stark:arya sansa rickon e bran Lannister:myrcela e tommen Targeryen.dany e aegon e por fim os outros irão ainda aparecer e seus mstérios tbm...valeu pelo resumo...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Guily!

Eu também acho que podemos esperar muitas coisas desses personagens, mas ainda tem dois volumes para o final, e muita coisa pode acontecer. Uma coisa que George Martin faz muito bem é surpreender a gente. Sempre acontece algo inesperado na história.

Beijos e volte sempre!

Fernanda

Anônimo disse...

Caraca acabei o terciro livro e estou em cólicas com os seus spoilers, parabéns vc consegue descrever muito bem a trma todo em poucas palavras. E realmente acho que vamos nos suprender muito ainda com esse final.

Meiry

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Meiry!

"Em poucas palavras"... Acho que me polgo, e escrevo demais, mas com essa coleção, não dá para ser sucinta;D

Obrigada pelo comentário! Eu entedo sua ansiedade, porque também sou assim. nem acabei o quinto, e já quero saber o que vai acontecer no sexto! E como George Martin tem um dom todo especial de surpreender, com certeza teremos muitsa surpresas pela frente!

Beijos e seja bem-vinda!

Fernanda

Selma Cristina disse...

Olá, sou nova por aqui, mas meu eu LEITORA já existe a muitos anos... adoro Crônicas de gelo e fogo e tenho um carinho especial pelo personagem Jon Snow...não li ainha o 5º livro e sim algumas resenhas (ansiosaaaa) entretanto fiquei super chateada e triste com a notícia sobre a morte de Jon, meu DEUS não acredito...perdi até a vontade de ler...será possível isto? me dê uma luzzzzzzzzzz!bjs, Selma.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Selma!

Seja muito bem vinda! Obrigada pelo comentário!
Também fiquei em choque com o ataque em Jon. Até fiquei sem ar (rs)! Mas não acho que ele morreu. Apesar de o autor não ter pudores em matar personagens, Jon ainda é uma peça importante no jogo dos tronos, então acho que ele ainda está vivo. Ainda tem muita coisa em branco sobre ele, como sua verdadeira identidade (não esqueça, ele é possivelmente um targaryen) e ele não pde morrer sem descobrir isso, e um possível candidato ao trono de ferro. Eu sei que outros candidatos morreram, mas eles não eram tão centrais como Jon. E, não por causa da minha teoria no outro post, mas o verdadeiro herdeiro de Westeros vai sair de Jon. Como eu disse, ele está na Muralha para quebrar todas as regras e dogmas. Ele é a chave. Como eu disse, George Martin é um tanto imprevisível, mas acho que não cometeria esse erro. Simplesmente não cabe em um autor do nível dele.

Beijos e volte sempre!

Fernanda

Selma Cristina disse...

Obrigada Fernandaaa! respiro melhor agora... continuarei melhor minha leitura, sonhando com um futuro próspero! Estarei sempre por aqui, bjs, Selma.

Wellington disse...

Fernada, Já li estes resumos umas três vezes e somente hoje pude ler os comentarios. Só posso dizer que você esta de parabéns tudo muito bem escrito eótimas teorias, torço para um final com Dany e Jonh e um papel muito importante para rya e Bran(acho um barato os dois irmãos que acompanham o Bran, me parece que o pai deles sabe o segredo do nascimento do Jonh). Minha única pergunta é referente loba da Arya, pois parece que ela anda aterrorizando o reino, será que ela também será fundamental para a história da Arya. No mais só show de bola mesmo.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Wellington!

Obrigada pelo comentário! Quanto à loba de Arya, acho que ela ainda vai reaparecer. E Arya vai reencontrá-la também. E acho que todos os lobos dos Stark serão fundamentais. Afinal, eles complementam seus donos.

Beijos e vonte sempre!

Fernanda

Adriano disse...

Oi Fernanda, consegui uma tradução da primeira parte deste livro na internet e ja estou lendo. Fico satisfeito em voltar a ver personagens como Bran e Dany e Tyrion. Lendo um comentário seu acima, falando das suspeitas de quem seja o mãos frias, quando li o primeiro capitulo de Bran ja tive uma suspeita de quem seja. Será a mesma pessoa que você pensa? rsrs A medida que for avançando na leitura, volto aqui pra gente ir discutindo a respeito.
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Não sei quem você pensa, mas eu acho que o mão fria é (olha só, vou colocar as iniciais para nào entregar o ouro, tá?): BS. Tem que voltar um pouco no primeiro livro para entender. Acertei o seu palpite?

Beijos!

Adriano disse...

rsrs... exatamente este personagem. E por seu paradeiro ser desconhecido, tudo se encaixa.Afinal, os starks tem destaque na istoria neh? Claro que com Martin tudo pode ser mudado, então esperemos pra ver a verdadeira identidade do mãos frias. Mas tenho quase certeza que estamos certos. Bom restinho de final de semana hehe
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Concordo com você. Com Martin, a gente nunca sabe o que esperar...Mas nesse caso, acho que a gente acertou. Ele não ia dar tanta ênfase no sumiço desse personagem se não fosse usar ele de novo.

Bom final de domigo pra você!

Beijos!

Adriano disse...

Olá Fernanda, com certeza vc ja deve ter visto, mas anunciaram como sera a capa desse volume aqui no brasil.
http://omelete.uol.com.br/galeria/a-furia-dos-reis/A-Danca-dos-Dragoes-arte-da-capa/?slug_conteudo=cronicas-de-gelo-e-fogo-danca-dos-dragoes-o-quinto-livro-da-serie-chegara-ao-brasil-antes-do-previsto

Agora é esperar Agosto pela versão traduzida. boa semana pra vc...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Eu não tinha visto não! Obrigada! É impressionante com oas capas brasileiras são infinitamente mais bonitas que as americanas e as portuguesas. E como vai a leitura?

Beijos!

Adriano disse...

A leitura esta caminhando Fê. É engraçado a gente ler uma história paralela com informações que a gente já tem. Mas eh bem interessante afinal se complementam. E estou gostando bastante de TYRION. Ele era um personagem que embora interessante não me chamava muita atenção como chama de tantas pessoas. Mas neste livro, passo a gostar mais das participações dele. E gosto bastante das partes do Bran também. Quanto a essa capa do dragão, quando a gente vê essa imagem a imaginação voa longe... rsrs Mas estou indo mais devagar na leitura porque so tenho a traduçao da primeira parte deste livro, ja que em portugal ele é divido em dois neh. Então estou manerando ate ter a segunda parte pra poder me entregar total a leitura hehe. E assistindo a HBO todos os dias tem imagens e entrevistas com os personagens da série e como ta quase chegando o lançamento, que por sinal vai ser simultâneo com os EUA, acho que vai dar pra deixar a leitura esperando um pouco. Pena que serão somente mais dez episodios neh? E depois a gente tem que ficar esperando mais um ano... mas vale a pena neh? Como estao suas expectativas?
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Louca pra assisitir a segunda temporada! Fico de olho na HBO sempre, nos comerciais (fimes agora nem me ineressam tanto ;D), só pra ver as chamadas! Voc6e pelo menos só tem que esperar a segunda parte do quinto...Eu tenho que sperar o sexto! E não aguento de ansiosidade! Acho que meu maior medo não vai se confirmar, mas com George Martin nunca se sabe...
E quanto á serie, também está pra sair a primeira temporada em DVD e Blue-ray, então dá pra segurar um ano só relembrando ;D

Beijos!

Cali disse...

Oi Fê! amo as Crônicas, estou terminando de ler 0 3º, e já tenho o 4º...rsrsrs...mas fico sempre procurando alguma notícia...e hoje encontrei o seu blog e devorei todas as informações...algumas até pelo 3º livro dá pra ter uma idéia, tb acho q mãos frias seja quem vc pensa...rsrsrs...Arya, Jhon, Tyrion,Bran...aiaiai...são personagens surpreendentes...De início tb achei q Jhon não fosse filho de Ned,achava q era da irmã dele, q ele n quis macular a imagem dela, nem q o sobrinho fosse morto, sei lá...tive tantas teorias...rsrsrs...
O 5º livro traduzido será lançado só em agosto? ainda bem q vai começar a 2ª temporada, aí me acalma mais...kkkk...Qdo tiver mais dúvidas e comentários, venho aqui...bjs!!! parabéns pelo blog!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Cali!

Em primeiro lugar, seja muito bem vinda! E obrigada pelo comentário!

Na verdade, eu pensava que Jon era mesmo filho de Ned, mas daí li o quinto...E mudei de ideia. Mas o que é legal em George Martin é que ele sempre surpreende a gente (às vezes de forma nada agradável...MEDO!)

Pra mim, o terceiro é o melhor e todos, por enquanto. E ainda bem que a segunda temporada está chegando (4 dias!)...Se você já está ansiosa esperando o quinto, imagina eu, que estou esperando o sexto! E tem um acontecimento no quinto....dá medo de pensar o que vai acontecer no sexto...Você já deve saber do que eu estou falando, porque já leu todos os spoilers (rs!). Mas até ler, eu não vou sossegar.

Beijos e volte sempre!

Fernanda

Adriano disse...

E ai Fê, tudo bem? Passando so pra saber qual a sua opniao sobre o primeiro episodio da segunda temporada. Gostou? E avançando mais na leitura fica mais evidente o papel importante que bran vai ter. Gostei demais quando ele encontra com "o corvo de tres olhos", e pergunta se ele vai consertar as pernas dele, e ele responde que esta além de seus poderes. Mas a frase que marcou foi: "Nunca mais voltará a andar, Bran...mas irá voar." hehehe No decorrer da istoria acabo acreditando que a unica com qualidades para se sentar no trono de ferro é mesmo Danaerys, apesar das burradas que você mesmo cita. Agora acho engraçado também como você posta nos seus comentários o medo que você tem da morte de um certo alguém rsrs Então, esperemos que ele sobreviva hehehe otima semana pra vc.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Assisti sim o primeiro episódio da segunda temporda...E o que achei? MUITO BOM! Acho que vou fazer um post sobre ele...

Quanto ao Bran, com certeza seu papel vai crescer. E esse negócio dele voar...Mais uma evidência de que os destinos de Dany e dos Stark (TODOS eles, até o bastardo mais querido do mundo) vão se cruzar. Porque acredito que Bran vai montar em um dos dragões. Não é à toa que ele tem esse dom especial de se comunicar com os animais. E não podemos esquecer que na verade, todos os Stark tem esse dom, em maior ou menos grau. Tem uma passagem, não lembro em qual que Jon sente Fantasma chegando, como se fosse o lobo. De novo, não é à toa.

Já quanto ao medo...tenho muito, afinal estamos falando do meu queridinho. E, depois de analisar mais friamente (depois que o choque passou), eu acho que George Martin não vai fazer uma maldade dessas com a gente. Até faz sentido ele morrer no final, tipo, final do sétimo. Vou chorar até desidratar, mas aceito, faz sentido. Mas não no quinto, ainda é muito cedo, e tem muita coisa para ele fazer ainda. Mas com George Martin...a gente nunca sabe, né? Então não vejo a hora de sair o sexto para ma tranquilizar.

Beijos!

Cali disse...

Oi Fê!!! obrigada pela resposta, tô acompanhando a série pela HBO, tô amando...já estou lendo o 4º livro, aliás, devorando...mas vou tentar ler aos poucos, pq daqui q saia o 5º vou ter q esperar muitooo...mas como vc disse,ainda bem q temos a série...hehehe...Nossa!! o 4º livro tem tantos personagens novos, a impressão q passa é q o autor vai contar outra história...ele é fera!!!Vc postou logo acima q tem uma passagem, que Jon sente Fantasma chegando, como se fosse o lobo, isso ocorre no 3º livro, antes dele ser escolhido par Senhor Comandante, ele sai da muralha e fk pensando..aí sente essa presença ele sente fome, como o lobo...é muito intrigante e perfeita essas cenas q o autor coloca, vc acaba vivendo os personagens...kkk. um bj e até o próximo...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Cali!

Minha amiga diz que George Martin inventa tantos personagens só para poder matar à vontade ;D

Obrigada por lembrar a passagem. Como já faz um tempo que eu li, às vezes os livros se misturam na minha cabeça. E mencionei essa passagem por causa mesmo de Bran. Os sonhos dele não são à toa, acho mesmo que ele vai montar em um dos dragões. Depois, acho que essa ligação vai ser importante numa hora..ai, só de lembrar me dá arrepios...

A segunda temporada está mesmo ótima. Pena que sejam só 10 episódios :(

Beijos!

Adriano disse...

Oi Fe... avançando na leitura. Esse quinto livro esta bastante interessante. Um novo aspirante ao trono de ferro, e pior, com bastante força. Chego até a temer pela minha queridinha Dany rsrs embora acredite que será ela quem se sentara no trono de ferro. Mas toda rainha precisa de um rei, ou vice versa... hehe entao veremos neh? Gostei também do ultimo capitulo de Asha que eu li..."a noiva desobediente"... Não sei se foi o fim dela na istória... espero que nao. E quanto a Bran fica evidente que ele ira montar, ou controlar um dos dragões. Provavelmente o maior de todos... hehehe afinal desde o principio dos livros e da série fica evidente que Bran tem um papel importante a desempenhar. Agora veremos como o destino dele vai cruzar com o de Dany... boa noite.
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Fica tranquio que a história da Asha ainda nào terminou ;D E quanto à Dany...ela vai mesmo precisar de um rei, mas acho que não vai ser esse novo aspirante, fica sossegado (você sabe muito bem quem eu acho que é). E Bran com certeza vai maontar um dragão. Nào é à toa que Tyrion ensinou ele a fazer aquela sela toda especial pro cavao dele no primeiro.

Beijos!

Adriano disse...

Fê, como te disse vou mostrar a parte do livro que me faz achar que Jon pode ser o tal de Azor a"hai renascido, e não Stannis como a sacerdotisa crê.
"Muitos sacerdotes e sacerdotisas antes dela tinham sido derrubados por falsas visões, por verem o que desejavam ver em vez daquilo que o Senhor da Luz enviara."..."Um rosto tomou forma dentro da lareira. Stannis?, pensou, só por um momento... mas não, aquelas não eram as suas feições. Um rosto de madeira, de um branco de cadáver. Seria aquele o inimigo? Um milhar de olhos vermelhos flutuaram nas chamas que se erguiam. Ele está a ver-me. A seu lado, um rapaz com uma cara de lobo atirou a cabeça para trás e uivou", esses com certeza são o corvo de tres olhos e Bran.
"As chamas crepitavam suavemente, e no seu crepitar ouviu o nome sussurrado de Jon Snow. A longa cara dele flutuou na sua frente, retratada com línguas de vermelho e laranja, aparecendo e voltando a desaparecer, uma sombra entrevista por trás de uma cortina esvoaçante. Ora era homem, ora lobo, ora um novo homem. Mas os crânios também ali estavam, os crânios rodeavam-no por completo. Melisandre já antes vira o perigo em que o rapaz se encontrava, tentara preveni-lo desse perigo. Inimigos a toda a sua volta, punhais no escuro. Ele não queria dar-lhe ouvidos." Nesse ponto fica evidente que ela ja enxergava o que estava pra acontecer, que por sinal é aquela cena que você tanto teme Fê.
..."Rezo por um vislumbre de Azor Ahai, e R’hllor envia-me apenas o Snow." essa frase dela juntamente com oque foi dito antes, que alguns sacerdotes enxergam aquilo que querem ver, me fez acreditar que seja Jon o tão aguardado Azor ahai, ainda mais se alguns rumores que ouvi sobre Stannis forem verdadeiros. Afinal Jon foi atacado por algo que aconteceu com Stannis não é verdade? E o que me chamou atenção foi o que ela fala da visão"Ora era homem, ora lobo, ora um novo homem.". Quando ela fala NOVO homem, creio que tenha algo ver com o acontecimento das punhaladas. Creio que Snow vai morrer e então irá renascer como o heroi de Melissandre. Claro que pra ele renascer vai precisar da ajuda dela. Enfim, esperemos pra ver se eu estou viajando na maionese hehehe Mas esse livro dance with dragons esta realmente muito bom.
bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Obrigada pela passagem! eu nào lembrava mesmo. mas acho que como fim da série (chuif, chuif) eu vou reler tudo pra matr a saudade e aguentar a ansiededa até o ano que vem.

Tem razão, com essa palavras, renascer, novo homem...sim, creio que ele vai morrer, mas renascer, não cmo um White, mas como o o herói. E isso é recorrente também. Harry Potter teve que morrer para poder derrotar Voldy (outro personagem perturbado que eu adoro. Viu só? ;D), Gandalf teve que morrer para voltar como Gandalf the white, mais poderoso...Eu nào tinha pensado nisso. E não lembro as palavras exatas em inglês, mas tem razão. E ainda tem Ghost. Acredito que ele sentiria o que acontece com Jon e correria em socorro.

Jon não pode morrer definitivamente neste. ele tem muito o perfil de herói, de protagonista.

Beijos e bom fim de semana!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Só um comentário que eu esqueci de fazer na resenha do episódio the old gos=dsd and the new. Sabe aquele diálogo que Quorin tem com Jon, logo no começo? Ele fala pro Jon: tuido que você tem que dar à Patrulha é sua vida. Na hora, depois de pensar nisso que você colocou aí em cima, e tudo que a gente vem discutindo, me deu outra perspectiva, e acho que é uma possível pista para o futuro. Ela tem muito mais relevância depois do quinto livro, não acha? E depois, a Dany fala pro Spices King que os sonhos dela se tornam realidade. A minha amiga Fernanda me lembrou que a Dany sonha com um homem, JOVEM E DESCONHECIDO para ela em sua cama. Pensando no quinto livro, na profecia da Melisandre e na teoria que eu acho que Jon e Dany vão acabar ficando juntos, pelo menos por um tempo, eu acho essa outra pista. E lembra que a Dany realmente viu Robb morrer. Achei bem interessante isso, até anotei, mas esqueci de comentar.

Beijos!

Adriano disse...

Fê, ja estou com o livro em mãos e continuando a leitura... Assim que avançar, volto pra gente ir discutindo... e realmente a capa ficou muito show...
boa noite... bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Examina bem o livro, que tem um capítulo faltando. A editora já anunciou um recall, e garante a troca do livro. Também disponibilizaram o capítulo que falta no site.

Beijos!

Adriano disse...

Pois é Fe... fiquei sabendo disso no mesmo dia que comprei o livro. Mas pra mim nao interferiu em nada pq o capitulo faltante eu ja tinha lido. E continuei a leitura de onde ja tinha parado,pag374, e esse capitulo vem antes então vou continuar lendo e em agosto troco o livro, so pra ele nao ficar incompleto. De toda forma ja li um pouquinho e ta muito boa a istoria. Esse livro explica mais sobre a essencia de Theon, e começo até a entender seu ponto de vista a respeito dele. Embora ainda nao mudei de opinião hehehe. E quem diria, ele queria ser um Stark... hehehe

otimo fds... bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

HEHEHEHE...entendeu, né? Não disse que ele no fundo é Stark? Acho que muita gente vai começar a ver ele com outros olhos depois de ler o quinto. É o que eu falo, Theon ainda vai surpreender muita gente, e aposto que quem vai vingar o Robb é ele.

Beijos!

Lucas de Melo Facó disse...

A prostituta Shae se tornou uma espião a serviço de Lorde Varys quando chegou em Porto Real. Varys planejou o assassinato de Lorde Tywin pelo seu filho Tyrion manipulando Jaime, Tyrion e Shae. É muita coincidência a Shae nua e bêbada no quarto da Mão do Rei com uma balestra carregada e Tywin doente no banheiro? (Provavelmente envenenado pelo príncipe de Dorne Oberyn Nymeros Martell, isso explicaria seu corpo em avançado estado de decomposição).
Tywin era um inimigo perigoso para Aegon IV, e a Rainha Cersei é uma estúpida fácil de manipular.
Mais tarde Lorde Kevan foi morto por uma seta disparada de uma balestra por Varys.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Lucas!

Obrigada pela infoprmação! No final da segunda temporada (na TV), eu fiquei com a impressão que Varys estava recrutando Ros para algo, mas diferente, então acho que isso na série vai ser um pouco diferente. Mas só não sei se Varys sujaria as mãos, acho mais provável que ele tenha arranjado alguém para matar o Kevan...mas na verdade não lembro, estou relendo, mas vai demorar um pouco para chegar nesta parte...

Beijos!

Adriano disse...

E ai Fê... faltando um capitulo pra terminar o livro.Somente o epilogo hehe. Gostei bastante desse livro, pois eh bastante revelador em varios personagens. Estava aqui pensando, e se a morte que voce tanto teme pra determinado personagem realmente vier? Do jeito que Martin relatou, realmente a gente fica bem na duvida. Mas se ele sobreviver, vai se tornar um personagem bem mais interessante, pois creio que vai deixar um pouco de lado essa istoria de honra e votos que ele tanto preza, e é somente isso que falta. E pela atitude dele,ele ja estava mais voltado pra vingança ao invés dos votos. E verdade seja dita, ele tem muito mais a oferecer do que ser comandante da patrulha e ficar acatando as ordens de stannis e selyse que por sinal é um porre. Gostei também das partes de Quentyn, principe de Dorne... Não sei se ele foi corajoso ou burro, mas o que ele fez precisava ser feito para o desenrolar da istoria. E Dany, gostei demais do desenvolvimento dela. É realmente como voce disse, ela fez uma burrada em se casar, mas ela fez isso pensando em Meeren. E por sinal, que lugar cheio de intrigas e guerras. Os dragões bem que poderiam queimar essas cidades inteiras pra Dany poder ir rumo a Westeros. Ja ta passando da hora neh? E só fico com um pouco de medo que minha personagem favorita, perca a essência de quem ela é e realmente vire ninguém. Espero que Martin não faça isso. Agora é só ansiedade pra saber o que vai acontecer com esse mundo de gente. E Martin realmente vai ter que ser magico pra dar uma explicação e um fim pra cada personagem.

boa noite e ótimo final de semana

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriano!

Eu acho (e é consenso, pelo que eu vi) que esse personagem vai morrer sim, mas naquelas: morrer pra renascer. Sabe, tipo Gandalf the Gray teve que morrer pra dar lugar a Gandalf the white, mais poderoso. Tem mais coisa aí, que eu venho discutindo com uma amiga minha, mas vou deixar para comentar mais tarde, quando reler o quinto livro. Mas concordo, que ao retornar vai ser mais legal. A não, ele não foi feito pra apodrecer na Muralha, tem muito mais para oferecer.

Selyse é um porre mesmo, mas ela tem o marido que merece. Agora que estou relendo o segundo, me lembrei que Stannis é um porre tanto quanto ela. Fala s';erio, o cara cumpre os deveres de mariudo duas vezes por ano, e não gosta de bebida, música, sexo...Como foi que a Melisandre conseguiu levar ele pra cama? Dev trer enfeitiçado o cara ;D

Gostei do Quentin também, e acho que a parte da Dany em Mereen é muito cansativa. Já tá mais que na hora dela ir pra Westeros. E a sua preferida também tem que sair logo daquele treinamento chatíssimo e voltar a ser a loba ;D

Beijos!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ah, Adriano!

Eu li que o George Martin confirmou que ele morre, mas óbvio, né? Ele não vai entregar de bandeja o que acontece, certo? Depois, como eu disse, morre mesmo. Só não é uma morte verdadeira.

Beijos!

Paulo Cesar disse...

Fernanda, eu odeio ser chato, mas acho que o seu "querido Jon" morre mesmo, e acho que a morte dele foi essencial para o desenrolar da história. Calma, eu explico: com a morte dele, a Muralha não conseguirá conter o ataque dos White Walkers, já que os selvagens que Snow tanto quis proteger desertarão e serão mortos pelos Walkers. Sabemos que a única coisa que mata um Walker é o fogo, principalmente o de dragão, então quem vai salvar o reino? A nossa querida Khaleesi. Acho que isso só acontecerá no sétimo livro. Provavelmente no sexto teremos a conclusão da briga pelo Trono de Ferro, que se Deus quiser vai dar a vitória a Stannis. Desculpa ai se eu viajei demais, mas acho que será assim.

Há, acho que como o Jon é um troca-peles, ele vai continuar vivendo dentro do Ghost, e de alguma forma ainda vai ser importante pra história. Té mais..

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Paulo!

Sem problema, você só tem opinião diferente.

Então, eu acho que você tem razão em parte. Como eu coloquei nos comentários aí em cima, eu acho que ele morre sim, mas vai retornar à vida. E vai voltar ao corpo dele mesmo. Eu acho que ele até vai ter um lance de warg, mas temporário. O que você falou, dele continuar no Ghost, eu até acho que é possível no final do sétimo. Mas não agora, ainda tem muita coisa que ele tem que fazer. A começar com a descoberta de sua identidade, que se for confirmado o que eu acho, vai sacudir um bocado a guerra pelo Iron Throne. E concordo, sem ele, a Muralha cai. E também concordo que Dany vai ter um papel importante contra os White Walkers, mas não sozinha. Lembra, o dragão tem 3 cabeças. E Stannis pode até ganhar o jogo dos tronos, mas não vai seguraro trono por muito tempo não. Pra mim, quem tem a reivindicação mais justa ao trono é Dany, seguida de Jon.

Beijos!

Paulo Cesar disse...

Oi Fê,

O mais interessante de uma saga como As Crônicas de Gelo e Fogo é justamente isso, o fato de cada um torcer pra alguem diferente. O que não acontece com a maioria das séries (ou será que alguém torcia pro Voldemort?). Mas voltando ao livro... Eu também gosto muito da Dany, inclusive é a minha personagem preferida. Mas acho que ela deve morrer no final (sabe como é o Martin né?). Por isso acho que o Stannis vai ficar com o trono. Acho que ele seria um bom rei. E a Melisandre, o q vc acha que vai acontecer com ela?

Só mais uma coisa: segundo alguns spoilers que eu li, a palavra que Brienne gritou no fim do FFC foi "espada", já que eles perguntaram se ela queria matar o Jaime ou ser enforcada (eles perguntam "forca ou espada". No ultimo capitulo que o Jaime aparece ele encontra com a Brienne viva, dizendo que encontrou Sansa e que o cão de caça iria matá-la, mas sabemos que ela está mentindo. Vc acha que ela está levando ele pra uma armadilha? eu fiquei na duvida. Bjs

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Paulo!

Eu também acho. E acho muito legal essa discussão saudável, com respeito, né? Com Harry Potter pra mim era a mesma coisa, eu só não tenho tanta especulação no blog porque comecei o blog depois que a saga do bruxinho acabou. Mas sou viciada também, pottermaníaca de carteirinha ;D E tem uns paralelos que eu faço entre essas duas sagas, mas vou comentar emmais detalhes quando terminar de reler o quinto.

Entendo, eu também acho muito provável o Jon morrer no final. Bom, na verdade, é bem capaz de Martin matar todo mundo ;D (bate na madeira! ;D). Quanto à Melisandre, não sei, mas acho que o fim dela não vai ser lá muito agradável,não. Na verdade, não entende muito bem qual é a dela, tem que esperar pelos próximos (e bota espera nisso!).

E também vi esse negócio da espada com a Brienne. Mas não sei se ela atrairia o Jaime para uma armadilha. eles ficaram muito próximos por tudo que passaram juntos, tanto que ele vai atrás dela. Acho que ela vai surpreender nessa, vai fazer algo bem inesperado.

Beijos!

Priscila Nonato disse...

Oi Fê . Tudo bem com vc ?
Olha eu aki de novo :)
Esse foi o livro que mais demorei de ler na serie pq é o ultimo ate agora lançado e Martin mais unas 10 anos pra lançar os 2 ultimos !
Simplismente amei Jon Snow como Senhoir Comadante ,ele literalmente quebrou as regras !E o ultimo capitulo dele ...que final é esse Martin ? que me matar do coração?vc não pode fazer isso com um dos meus personagens prefiridos .
Mas to botando fé de que essa morte não seja definitiva ,acho que Melisandree vai ressucitar ele msm ,mas antes ele vai passar algum tempo como fatasma ( como ela msm predisse).
E os capiulos de Selmy Barristan e Kevan Lannister confirmaram msm a paixão de Rhaegar por Lyanna né ,babado.E nesse livro pela 2º vez o corvo de Mormont chama Jon Snow de Rei se reparou ?
Também quero ver Dany voltar pra Westeros ,mas acho q autor so queria fazer esse "de volta pra minha terra " no ultimo livro ,então resolveu enrolar um pouquinho nesse ,mas apesar disso o penultimo capitulo dela é o mais empolgante da serie ,e não vejo a hora de ver esses dragões em "ação".
Tomara que não tire o bigodinho e a barbiganha de Selyse no seriado pq dei muita risada com as sacadas sobre a aparencia exotica dela kkk uma "gracinha" essa Selyse ,ela é a tampa da panela de Staniss .
Muito ansiosa pra ver Alfie Allen interpretando fedor .
Cersei e sua Caminhada da vergonha ,não tive peninha dela ,essa ai merecia msm ,e pelo profecia e a desgrança dela so começou em .
Depois desse livro as teorias tão bombando na minha cabeça ,Fê vc acredita que esse Aegon é msm quem diz ser ? eu acho q não viu ,acho q é um dragão de pantomineiro msm .
E tb ñ acho que seja Bran a montar uma das cabeças pq quando o corvo de três olhos promete que ele vai voar nos livros anteriores a promessa é cumprida nesse livro ,ele voa como uma warg na pele de um corvo ,mas acho que ele vai ter msm um grande papel nessa historia,talvez seja ele a reconstruir a muralha ! pq essa muralha vai cair ,e quando cair martin vai saindo matando adoidado.
e talvez Dany e jon terminem juntos msm mas não por paixão pq agora lendo esse livro dá pra perceber que nenhum dos dois faz o tipo do outro KKK ,Jon prefere uma pegada mas selvagem ,já Daenerys gosto de um homem "bárbaro" né Daario Naharis ,acho eles vão meio que casar pra unir as Familias né Stark e Targaryen (dando mais uym significado ao titulo"uma canção de gelo e fogo")pra tomar o trono de ferro ,afinal eles ajudaram na rebelião* nada mais do que justo de ajudar a devolver pra quem é direito.
Rebelião que deveria ganhar um livro a parte ne ,depois do final da serie .

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Pri!

Olha, não vou me estender, vai ser uma reposta curtinha, porque tudo que você colocou eu pus no post que estou preparando, depois de reler. Sai em alguns dias, então dá pra discutir melhor, tá?

Beijos!