O Halloween teve sua origem, como eu acho que já disse antes, nos rituais de Samhain dos celtas, no período de 600 a.C. a 800 d.C. Esses rituais celebravam o final do verão e no início não tinham nada a ver com as bruxas.
Dentre as celebrações estava o culto aos mortos, e eram as mais importantes do calendário celta. Com a invasão da Britânia pelos romanos, houve a expansão dos costumes e a fusão dos ritos celtas e romanos. E, como acreditava-se que a noite de Samhain era a noite em que os mortos andavam pela terra, também era uma noite muito temida, tanto pelos pagãos como pelos cristãos, que não acreditavam em tais coisas. Nas primeiras linhas de O Inimigo de Deus, Derfel comenta que é noite de Samhain, e que tanto ele como o bispo Sansum deixaram oferendas para que os espíritos os deixassem em paz. E nas Brumas de Avalon, também é um dos dias mais importantes e muito mencionado durante todo o livro.
Também por medo, as pessoas enfeitavam as casas com desenhos e esculturas de esqueletos e outras coisas assustadoras para que os maus espíritos os deixassem em paz. Daí veio o costume de vestir fantasias nesse feriado.
Só muito mais tarde, na Inglaterra é que surgiu o tradicional Trick or Treat, (gostosuras e travessuras), iniciado pelos católicos perseguidos pelos protestantes.
E para quem pensa que o Halloween é uma festa pagã, saiba que há também elementos cristãos, em razão do Dia de Todos os Santos. Como havia celebrações na véspera, isto é, dia 31 de outubro, o dia era chamado All Hallow’s Eve (em inglês, véspera de todos os santos), que mais tarde deu Halloween. (fonte:Halloween)
Anyway, para nós, pottermanícos de carteirinha, a data também tem significado especial. Foi o dia da queda de Você-sabe-quem e, claro, da morte de James e Lily Potter (um minuto de silêncio por favor). Foi também neste dia que o troll invadiu Hogwarts.
Quanto a mim, apesar de não celebrar, acho que este é o feriado mais legal que tem. Fantasias, doces…E para embalar este dia, tenho algumas recomendações. Assistir The nightmare before Christmas (O estranho mundo de Jack) e A noiva cadáver, ambos de Tim Burton. Não, nada de slasher movies, como os de Jason ou Freddy Krueger. Please, esses são ruins demais. E como trilha sonora, todas as de O Estranho mundo de Jack (tanto as versões originais como as do CD Nightmare Revisited, com outros intérpretes, como Fall Out Boy, Panic! at the disco, Flyleaf e Amy Lee. E acho o nome em inglês tão melhor…), e ainda, claro Thriller do Michael Jackson, música oficial de Halloween. Mas também Simpathy for the devil com o Guns, claro, que é bem melhor, Pet Sematery, do Ramones, e, não podia deixar de fora, as do Iron Maiden e Enter Sandman, do Metallica (pra quem não sabe, o Sandman é o famoso bicho-papão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário