sábado, 21 de agosto de 2010

Trilha sonora de Percy Jackson

 

Eui sei que sempre escrevo a trilha sonora dos livros no final de cada post, mas Percy é tão legal que me lembra várias músicas, e seria um post muuuuito longo. Fora que eu pensei em muitas das músicas depois que já tinha colocado os posts. Então resolvi escrever um separado.

Para começar, uma música que eu acho que se aplica a toda a série é Carry on my wayward son, do Kansas. Quanto mais eu ouço essa música, mais eu gosto. Confesso que quando escuto, Percy não é a primeira coisa que eu penso, e sim os irmãos Winchester.É, sou apaixonada pelos Winchester boys (todos eles). É o meu vício secreto. Já até tentei ficar sem, mas eles sempre me chamam de volta. Mas de volta ao Percy. O refrão é perfeito. Fico imaginando Poseidon falando pro filhão:

Carry on my wayward son
There’ll be peace when you are done
Lay your weary head to rest
Don’t you cry no more

Comovente. E a música é muito boa, Percy merece.

Também generalizada, posso incluir Kings and Queens, do 30 seconds to mars. Eu AMO essa banda. Claro que o vocalista ser ninguém menos que Jared Leto ajuda, mas o cara é talentoso. E a música tem tudo a ver. Olha só o refrão:

We were the kings and queens of promise
We were the victims of ourselves
Maybe the children of a lesser God
Between heaven and hell
Heaven and hell

E isso é só uma amostra. A letra no geral combina.

Fora isso, tenho algumas separadas que dão temas perfeitos para determinados personagens.

Em primeiro lugar, Ain’t no sunshine when she’s gone, do Cat Stevens, Tema de Perséfone. Para quem não sabe, ela não está casada com Hades por sua vontade. Ele na verdade a raptou e levou para os Ínferos. Sua mãe, Deméter, ficou inconsolável e descuidou-se de seus afazeres na terra, que começou a murchar e não produzir nada. Ela então se juntou a Hermes numa tentativa de trazer Perséfone de volta, que por sua vez também se recusava a comer qualquer coisa e começou a definhar. Porém, ela havia comido uma romã nos domínios de Hades, o que era proibido (alguém aí pensou na expulsão de Adão e Eva do Paraíso? Eu já disse e repito: nada se cria, tudo se copia, inclusive religião), e assim Perséfone teria que permanecer nos Ínferos. Mas foi feito um acordo segundo o qual ela poderia passar uma parte do ano na superfície (no verão) e uma parte do ano nos Ínferos (no inverno). As estações intermediárias, o outono (quando ela está voltando para o Mundo Inferior) e a primavera (quando ela está a caminho da superfície). A música foi feita para ela (ainda que Cat Stevens não saiba disso). (fonte: Perséfone)

Afrodite, por sua vez, sendo quem é ganha duas músicas: Barbie Girl, do Acqua, e Dontcha, das Pussycat Dolls. Afrodite é meio Barbie mesmo, então a primeira música cai como uma luva. E ela é a deusa do amor, claro que ela deve cantar pra qualquer marmanjo:

Dontcha wish your girlfriend was hot like me?
Dontcha wish your girlfriend was fun like me?

Imagina só a cara de Ares ouvindo isso! Não sei bem porque, mas acho que ele deve achar o máximo.

Falando em Ares, para ele um tema nacional, muito especial: O senhor da guerra, do Legião Urbana. Nem podia ser outro, né? Precisa falar alguma coisa?

Já Hades tem um tema apropriadíssimo: Sympathy for the devil, com o Guns, claro, que é a melhor versão. Tá, Lúcifer e Hades não são exatamente a mesma pessoa, mas são bem próximos, e só por ser o deus dos mortos, Hades merece a homenagem. Só pra esclarecer: o Mundo Inferior não corresponde exatamente ao Inferno cristão, e todos os mortos para os gregos antigos vão pra os Ínferos. Se forem bons, vão para os Campos Elísios. Caso contrário iam para as profundezas do Tártaro. Antes porém, as almas eram julgadas para decidir seu destino, e nem Hades interferia nesse julgamento (fonte:Hades).

Luke ganha três músicas: Mess of me, do Switchfoot, e Who are you, do The Who, e What I’ve done, do Linkin Park. A primeira é uma banda que eu comecei a gostar recentemente, mas que é muito boa. Pena que não é muito conhecida aqui no Brasil. Eles são responsáveis por uma música da trilha sonora de O Príncipe Caspian, This is home. Para conferir, clique aqui:This is home. Aliás, pensando bem, This is home cabe para a série em geral. Who are you se aplica porque digamos que ele anda meio confuso, não sabe bem quem é ( Spoiler! Luke, Cronos? É gente demais num corpo só). Já What I’ve done parece que foi feita para ele, principalmente quando cai em si (ops! Desculpa, escapou um spoiler!). De qualquer jeito, olha o refrão:

Let mercy come and wash away
What I’ve done
I'll face myself
To cross out what I've become
Erase myself
And let go of what I've done

E falando em Linkin Park, que eu amo de paixão, acabo de ver que tem novo single saindo, The Catayst, que é muito bom (chuif! Queria ir no show! Mas Itu? Ninguém merece!).

A relação entre Annabeth e Luke também ganha destaque com Who knew, da Pink. E até o tempo que transcorre na música entre o namoro de Pink com quem quer que seja até a desilusão é de três anos, exatamente como no caso de Annabeth e Luke. E Annabeth é bem capaz de bater em quem dissesse que Luke se tornaria marionete de Cronos. Olha só o refrão:

If someone said three years from now,
You'd be long gone
I'd stand up and punch them out,
Cause they're all wrong
I know better,
Cause you said forever
And ever,
Who knew

Alguém aí tem alguma dúvida de que ela faria isso mesmo? Eu não.

Já Annabeth e Percy só podem ter uma música: You were born to be my baby, do Bon Jovi. Nem precisa chegar ao final da série para saber que é essa música o tema deles. Meio como Rony e Mione. Acho que nem preciso falar mais nada.

E, Percy não existiria se não fosse por Poseidon. para ele, Aquarius, do Within Temptation. Perfeita para embalar o romance entre Sally Jackson e o Senhor dos mares.

Hefesto, o deus trabalhador e artesão, deve trabalhar nas suas forjas escutando Bruce Springsteen, o ídolo de dez entre dez trabalhadores americanos, por retratar em suas músicas a classe operária.

Acho que é só isso. Sugestões são bem vindas. E, antes de terminar, queria dizer que esse post nào sairia se não fosse por uma ajudinha da minha irmã, Luciana. Foi ela que me deu a ideia, e sugeriu algumas das músicas.

3 comentários:

natalia disse...

Oi Fernada, adorei a trilha sonora que vc fez para o Percy Jackson!!!
e a analise sobre a mitologia do livro ( este é um dos assuntos que eu sou viciada)
Parabéns

Anônimo disse...

Soy apaixonada (apaixonada meeesmo ! ) pelo Percy !! Amo demais os livros,quando leio sempre me sinto como se eu estivesse la,vivrndo as aventuras com ele <3 Ameei sua avaliação sonora... E tambêm tem música que quando escuto lembro do Percy,como In my Remains,do Linkin Park que me faz lembrar dos momentos que Percy estava em perigo,triste ou algo parecido... E nos momentos bons,me lembro ouvindo musicas alegres coml 22 da Tay Swifg. Ahh ! E pro romance de verão de Sally e Poseidon,Rock Me do One Direction parece perfeita. Ou então Summer love,deles também.
Ass: Milena <3 Sra. Jackson kkk

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Milena!

Boas sugestões as suas :)

Obrigada pelo comentário!

Beijos!