domingo, 20 de julho de 2014

Vampire Academy - filme

Então, fazia tempo que eu queria ver esse filme. Imagina qual a minha decepção quando a distribuidora aqui do Brasil, depois de uma looonga espera, decidiu que NÃO ia passar o filme nos cinemas? Revolta total com essa falta de respeito.

Mas...a Netflix é uma linda e não que tem o filme lá? E, aproveitando que estou de férias (e o fato de não ter ninguém monopolizando a TV), finalmente consegui conferir como ficou a adaptação e ver Dimitri lindo e Rose badass em ação.

O filme começa mostrando o acidente que matou a família de Lissa e que levou a sua ligação com Rose. Mas passa bem rapidinho, e logo corta para Lissa acordando desse sonho. E daí é exatamente como no livro: Lissa e Rose em fuga e Dimitri chegando para levar as duas de volta para São Vladimir.

E, como no livro, boa parte do filme é narrado por Rose, e as cenas em que Rose e Lissa estão ligadas ficaram bem mais legais no filme por causa disso. Isso porque no filme, diferente do livro, Rose fica mais ou menos consciente, só o que entrega que ela está na mente de Lissa são os olhos, que fizeram um negócio tipo o Bran wargando ou a Storm quando manipula o tempo. E durante esse tempo, Rose não deixa de fazer seus comentários sarcásticos hilários. E além disso, isso valorizou a atuação de Zoey Deutch, que teve oportunidade de aparecer mais.

Lissa foi uma surpresa principalmente porque Lucy Fry tem sotaque britânico, e eu gostei disso (já disse o quanto eu AMO esse sotaque?). Mas acho que a personagem poderia ser melhor trabalhada no filme. Toda a parte do sofrimento dela, os distúrbios psicológicos que são consequência do Espírito foram bem amenizados. Só a parte dela usar a compulsão para ficar popular foi mostrada (não me lembro de ver ela se cortando, por exemplo), e o refúgio dela e de Christian (que também tem sotaque britânico, e isso fez eu amar ainda mais o personagem). E não achei a atuação de Lucy lá grande coisa (masa não sei até que ponto isso é fato ou se estou simplesmente me deixando levar porque não curto muito a personagem, principalmente nesse primeiro).



Você deve estar se perguntado: Fernanda, e o Dimitri? Ah, Dimitri...Danila Kozlovsky fez bonito (em mais de um sentido), mas acho que faltou mostrarem o quanto Dimitri é badass. Mas a caracterização dele está ótima, tiveram o cuidado até de colocar as molnijas dele. E Danila fala inglês muito bem, o sotaque dele é bem leve, exatamente como o Dimitri do livro. E a química entre ele e Zoey é muito boa, e foi bem explorada. E outra coisa que eu gostei é que o Dimitri do filme é um pouco menos soturno do que o do livro.



Victor aparece pouco, e sinceramente, acho que Gabriel Byrne, que um ótimo ator, poderia fazer um pouco melhor. OK, vamos admitir que neste primeiro a gente ainda não sabe exatamente quem é Victor, mas mesmo assim, me pareceu que o cara estava com cara de tédio toda vez que aparecia. Já Olga Kurylenko está hilária como a paranoica Kirova. E Mason é um fofo tanto quanto no livro. E Cameron Monaghan é o responsável por tanta fofura.

Já o núcleo Mia e Jesse está mais ou menos. Bem como a menina mimada e popular da escola, que todo mundo quer ser ou ter como amiga. Mas na verdade ela é insuportável, e poderia muito bem ser cortada do filme sem grande prejuízo para a história. Por outro lado, gostei bastante de Natalie. Sarah Hyland fez um bom trabalho, especialmente no final. E a caracterização dela também está perfeita.

Uma invenção que eu sinceramente não sei como me sinto sobre é dos tais dos sire hounds (sério, cães paranormais???? Oi?). E em termos de CGI, o filme deixa um pouco a desejar. Mas OK, o filme não teve o orçamento de um TLOTR ou GoT, então a gente releva. A ambientação, por outro lado, é espetacular, São Vladimir é lindíssima, e a caracterização, como eu disse, está ótima. Gostei também que já incluíram os strigoi, achei muito válido, e o final do filme tem um spoiler do terceiro livro que vai deixar os fãs da série com água na boca. Os figurinos também são lindos. A trilha também é legal, contando com pelo menos duas músicas de Goldfrapp, Katy Perry, entre outros. E como adaptação, o filme é bom, mas algumas coisas, como os problemas psicológicos de Lissa, como falei, e mesmo a mitologia do livro foram apresentadas muito superficialmente, e se você não é fã e já conhece, pode ficar perdido. Não é uma maravilha, mas é entretenimento, típico filme pipoca. E só mesmo para quem já é fã de VA. Confira o trailer:




4 comentários:

Jéssica Soares disse...

Ei, Fê! Pois então, concordo com tudo o que você falou e é bem aquilo que a gente conversou no twitter hoje, achei que muita coisa ficou superficial demais na história e é provavelmente por isso que o filme não engatou como sucesso de bilheteria. Apesar da Zoey e do Danila estarem super incríveis (e a química entre eles melhor do que eu estava esperando), os dois sozinhos não poderiam carregar a produção nas costas... Realmente, não sei se é pelo fato de não curtir a personagem, mas a Lissa ficou bem apagadinha mesmo e aquilo que daria mais profundidade a personagem, nem teve tanta importância na adaptação. Resumindo, é bom, dá um gostinho de quero mais, mas também não é um filme mega incrível que vai fazer você pirar (o que é uma pena né, gosto demais de VA e queria que tudo desse certo com a série nos cinemas...). De qualquer forma, adorei sua review! Bjs
Jess

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Obrigada, Jess!

Beijo!

Nana Barcellos disse...

Oi Fernanda,
Eu quero assistir, mas não sei se leio antes...
Gosto muito da Zoey, desde Ringer, e esse moço cabeludo russo.. ai ai :P

Netflix a salvadora da pátria, sempre ♥

bjs
Nana - Obsession Valley

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nana!

Se você não leu eu recomendo que leia antes, pra se familiarizar com a mitologia e todos os problemas que envolvem a Lissa. Mas se mesmo sem ler você está familiarizada com isso, então OK.

Beijo!