domingo, 25 de março de 2012

Jogos Vorazes – filme

 

hunger games movie Enfim a espera chegou ao fim. Depois de muita ansiedade (o que pode não ser nada bom, porque cria muitas expectativas), eu consegui assistir Jogos Vorazes. E AMEI! Com certeza uma das melhores adaptações que eu já vi. Claro que ajuda muito o fato de Suzanne Collins ser uma das roteiristas (aprende aí Stephenie Meyer).

Como muita gente por aí, eu também estava apreensiva. Mas já tinha visto muitos elogios ao filme, o que me deu certo alívio. Mas até aí, eu vou pela minha própria cabeça, e não pelo que os outros falam ou escrevem. Mas fui recompensada com um filme bem fiel ao livro, denso e emocionante. E saí do cinema morrendo de vontade de ver o segundo (que segundo o IMDB sai o ano que vem. Confira aqui. Só não tem muita coisa porque ainda está em produção, e eu não tenho acesso a mais nada. Para isso tem que pagar :/).

seneca O filem começa com Cesar Flickerman (Stanley Tucci, como sempre muito bem no papel) fazendo uma entrevista com Seneca Crane (Wes Bentley, de Motoqueiro Fantasma. Nesse filme conseguiram deixar ele não tão lindo, mas por trás daquela barba esquisita há isso tudo aqui. E eu AMO ele como Blackheart), falando de como é criar os Jogos Vorazes. Logo corta para o Distrito 12, e o cenário é espetacular. Exatamente como eu imaginava que seria. Aliás, a caracterização em geral do filme está excelente. Effie Trinkle (Elizabeth Banks está praticamente irreconhecível, e perfeita) e Cinna (Lenny Kravitz, que me surpreendeu muito) também está perfeito.

kat e cinna

Jennifer Lawrence nem precisa de comentários. Ela brilha e passa muito bem todo o conflito de Katniss (Kirsten Stewart can suck it). As cenas em que Prim é escolhida e depois quando Rue morre (lágrimas caíram, reconheço) foram lindas. Muito bem feitas e emocionantes. Especialmente Rue. Ainda mais tocante que no livro. E a atriz que faz Rue (Amandla Stenberg) é brilhante.

kat e rue

Confesso que quando vi que Josh Hutcherson ia fazer Peeta não botava muita fé (adolescentes enlouquecidas me aguardam para apedrejar em praça pública agora). Mas ele aguenta bem as pontas e gostei muito da atuação dele. A entrevista que ele dá a Cesar é ótima, com humor e ao mesmo tempo tocante. E depois na caverna, também muito bem. E também quando Katniss se lembra dele jogando o pão para ela. Dá pra perceber todo o conflito que se passa na cabeça dele naquela hora. Também destaco a cena no telhado e o disfarce dele no rio, ficou muito bacana, e eu tive um pouco de dificuldade de visualizar isso no livro. Nota 10 para o pessoal da maquiagem.

Kat e peeta

Gostei que não deram muita ênfase a Gale (Liam Hemsworth, irmão de Chris Hemsworth, de Thor. Fala sério, ô família agraciada pelos deuses! E de bônus ainda vi o trailer de The Avengers e me deliciei com o brother mais velho). Ele aparece um pouquinho mais que no livro, claro, já que o livro é contado por Katniss. Mas foi quando necessário, e nem forçaram um triângulo amoroso ainda. E ele também está muito bem no papel. E, falando nisso, também, ao contrário dos spots de TV que eu vi antes, o romance passa para segundo plano, e, como no livro, a gente fica na dúvida sobre os verdadeiros sentimentos de Katniss.

kat e gale

E quem rouba a cena é Woody Harrelson, como Haymitch. Perfeito! Mistura muito bem o beberrão e o mentor. E dá pra ver mais dele tentando conseguir patrocinadores para Kat e Peeta. E uma coisa muito legal foram os comentários dele nos presentes que ele manda. A caracterização dele também, como tudo o mais, está perfeita.

kat   haymitch   effie

Como eu disse, o filme é bem fiel ao livro. O que foi acrescentado tinha mesmo que ser. E às vezes é até mais chocante. Como os bastidores dos Jogos, e como aquelas pessoas vão criando provas e situações para forçar um resultado. A frieza com que essas coisas acontecem, enquanto um bando de jovens se digladiam na arena para ganhar é de arrepiar. E também as conversas do Presidente Snow (Donald Sutherland, também como sempre fantástico, com a voz calma e controlada, mas que disfarça um sadismo desmedido. De dar arrepios) com Seneca são fantásticas.

E uma coisa que eu esqueci de mencionar nas resenhas dos livros foi a forte crítica social que permeia a trilogia toda. E no filme fica ainda mais evidente, o ideal de uma sociedade perfeita, contrastando com a feia realidade. E os contrastes entre a opulência de Capitol e a pobreza dos distritos é gritante. E nesse ponto, tanto Jennifer Lawrence como Josh Hutcherson expressaram muito bem o choque de ver essa idealização.

Claro que algumas coisas são diferentes, mas isso seria inevitável. E como eu disse, muitas das mudanças foram bem vindas. O que ficou de fora, e eu acho que deveria constar, foi a fala de Peeta: “She doesn’t know the effect she has” (acho que é isso). Isso parece besteira, mas mais tarde essa fala vai ser retomada, e vai ter um certo impacto. E também modificaram um pouquinho o final. Para quem ficou chateado porque Peeta perde metade da perna, no filme isso não acontece. E também ele não percebe que Katniss estava fingindo gostar dele. O que vai afetar o começo do segundo, Mas este último fato é coisa que ainda pode ser consertada. E a perna dele, vamos combinar que não faz diferença, exceto que assim ele é o mocinho perfeito (não me refiro ao caráter dele, mas no sentido de não ter nenhuma deficiência). Eu tenho apenas uma crítica, e não é sobre o filme, mas sim sobre a legenda. Eu li os livros no original, em inglês, então não sei como está na versão brasileira (me ajudem, por favor), mas no filme traduziram “The Girl on Fire” (por causa do traje dela quando faz apresentação nas carruagens. outra coisa que eu tinha um pouco de dificuldade de imaginar no livro) como “Garota Quente” (hot girl= gostosa, numa tradução literal). Peraí, né! O tempo todo Kat é referida como “A garota que estava em chamas” (em, inglês no livro, “the girl who was on fire”), que é a tradução literal. Eu sei que há uma limitação quanto ao número de caracteres na tela, bem como o tempo de leitura, mas podiam colocar só “A Garota Em Chamas”. Problema resolvido.

Assim, não me resta mais nada a não ser recomendar que assistam. Vale a pena. E, só para deixar vocês com água na boca, aí vai o trailer:

Beijos e até o próximo post!

10 comentários:

Wander disse...

ahh gentee! Que review linda Fernanda! "Xupa" essa Isabela Boskov. Rs. Faato que essa foi uma das melhores adaptações EVER de uma obra literaria que eu ja vi.

A sutileza de todos os detalhes visuais, de consegui transpor para a tela de forma consistente a fim de levar o expectador a embarcar na historia. Claro que como citado, o fato da Suzanne ser uma das roteiristas deve ter contribuido bastante, mas tbm deve ser levado em conta o fato de que o fato do livro nao ser muito grande, ajuda bastante, ja que dispensa muitos cortes na historia a fim de caber no tempo de 2 horas.

Começando pelos atores, Jennifer Lawrence sua linda, te amo haha! Eu tenho paixao por ela desde o filme O inverno da Alma. Ela eh uma excelente atriz, indicada ao Oscar em seu primeiro papel. Ela simplesmente tomou conta da tela. Com ela em cena, era dificil nao prestar atençao apenas em sua Katniss quando aparecia em cena. Olha eu adorei o Josh como Peeta, no inicio estranhei ele loiro, e esperava um azul expressivo (acreditava que ele fosse usar lentes), ja que a cor dos olhos dele eh bastante frisado pela Kat. Ele deu conta do recado, nas cenas da entrevista, nos dialogos, nas cenas de romance, se saiu mt bem. O Gale do Liam ficou melhor na tela rs. Varias amigas minhas ja falando que preferia o Gale ao Peeta (Esse Peeta tem cara de bebê, argumentava uma. Prefiro pegar o Gale pra ficar perto do Thor, dizia a outra). Fico com o Peeta msm, obrigado.

Stanley Tucci e Elizabeth Banks dispensam comentarios. Mas sinceramente eu nao gostei mt do Lenny como Cinna, eu adoooro o Lenny Kravitz (detalhe: saindo do cinema, no carro ligando a radio começou a tocar Again, hahaha), mas achei ele frio demais em cena. Ele tem um papel mais fundamental no segundo neh, oremos. Fernanda, achei que vc fosse citar o Alexander Ludwig que faz o Cato! haha, meldeeelz, como ele cresceu em cena. Fikei chocado. Ha alguns meses atrasenviei algumas fotos dle descamisado para minhas amigas "motivo para assistir THG", mas entramos num consenso de que ele era novinho demais. Isso nao pareceu na tela. Atestado "pego facil" pra ele. Kkk

Outra mudança eh que a filha do prefeito nao aparece no filme neh, eu esperava que o broche tivesse mais destaque, na morte da Rue. agora tenho que fala, CHOREI SIM na morte dela, principalmente qd mostraram cenas no distrito 11, ai nao segurei minhas lagrimas. Sou desses.

Queria mais beijos entre o casalzinho. E quer saber? Gostei que nao cortaram a perna do Peeta rs.

Outro detalhe eh que nao teve trilha sonora. Enquanto em Crepusculo a cada cena vinha uma musica diferente, em THG isso nao teve, dialogos e respiração; pensei que na caverna iria rolar musica da Taylor. Melhor assim, nao gosto dela msm rs.

Eh isso ae Fernanda me extendi demais, e aposto que meu coment ficou maior que sua review. Tenho que me controlar, DEUS! Rs.

Beijos.

Luciana Mara disse...

Ei Fernanda!

Concluímos as mesmas coisas (exceto pela minha revolta de não terem cortado a perna do Peeta).

No livro é garota quente mesmo, mas bem que garota em chamas teria ficado muito melhor.

Agora quero rever =P

Bjins

Fefa Rodrigues disse...

Estou super a fim de ver o filme, mas acho q, pra variar, não vai passar no cinema aki da mini-cidade... :o/

Mas vou dar um jeito de assitir!!! Nem que espere sair em DVD... só por sua recomendação, viu!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi pessoal!

Wander, sem prob;ema se estender :) Eu faço o mesmo. Pergunta pra Fefa Rodrigues! Sei lá, não mencionei o Cato porque ele não me chamou muita atenção. Mas esté bem no papel sim, com certeza. Lenny Kravitz nào é que esteja perfeito, mas eu gostei. Achei que para um primeiro papel o cinema, foi muito bom. E como você falou, ele terá mais destaque no segundo. Josh me surpreendeu. Quero só ver ele no terceiro! E também gostei mais do Gale do filme. Sugestão para o Finnick: o big brother dele, the god of thunder himself! Melhor que umas sugestões que eu vi: Justin Timberlake (ARGH!).

Lu, uma colega na faculdade me falou. Mas obrigada mesmo assim. Mas ainda assim, caquinha grande de quem traduziu. Como é que a editora deixa passar umas coisas dessas?

Fefa, esse filme é um blockbuster daqueles, então acho que mesmo em Taticity vai passar. E vá assitir sim, que vale a pena. E leia o livro (como se eu precisasse falar isso ;D)

Beijos galera!

Wander disse...

Masoque? Eu amooo Justin Timberlake, hahahahaha; acho ele lindo, gostoso, sexy e talentoso kkk. Mas amo ele mesmo eh como cantor! Mas ele eh mt velho pro papel do Finnick. Sem contar que o Justin fica melhor com o cabelo raspado (ele em In Time, omg rsrs). Eu achei mt nada a ver quem deu essa sugestão. Olha, se o Zac Efron fosse talentoso, eu acho que ele se adequaria mais ao papel; mas ele eh um pessimo ator, acho que seria meio constrangedor ver ele surtando no final do segundo e no ultimo filme. Sinceramente eu nao cheguei a uma opinião sobre um ator perfeito pro Finnick. Pena que o Ryan Gosling tbm seja um poko velho demais. Esse seria o meu Finnick perfeito. E eh claro! God of Thunder! So fucking hot! Mas Finnick so tem 24 aninhos. Idade perfeita pra mim, btw. Kkk

Alias, The Hunger Games teve a 3ª maior abertura do cinema norte americano (mercado mais importante) da historia, ficando atras somente de Harry Potter 7 pt2 e The Dark Knight; bateu todos os filmes de Twilight, e eh a maior abertura ever para uma não-sequencia! Sangue de Lestat tem poder. O marketing deu certo hein. Alias nos cartazes do cinemark "Venha conferir Jogos Vorazes, a serie tão grandiosa qaunto Harry Potter e A Saga Crepusculo". Achei podre rs.

Beijos.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Wander!

Não tem jeito, eu não vou com a cara do Timberlake...acho ele muito sem graça. Não sei como ele é como ator, mas só de pensar nele como Finnick...Aff! Eu gosto do Zac Efron, e acho ele um bom ator sim. Em 17 outra vez ele está superbem. Aliás, uma sugestào quye eu vi para o Beetee foi o Matthew Perry! E gostei! Chris Hemsworth ainda vai completar 29 anos, então passa por 24, 25, sossegado. E outra sugestão que eu vi e me agradou bastante para o Finnick foi Garret Hedlund, que faz o Pátroclo em Tróia. Ele é lindo, corresponde à descriçào e é muito bom ator.

E com certeza...proximo Harry Potter...Isso não existe!Maior que Crepúsculo, sem dúvida, mas acho que tão boa quanto HP.

Beijos!

Wander disse...

Ta vendo, eh questão de gosto mesmo rs. Eu adoro muito o Justin, acho ele sexy; mas não tem nada a ver com o Finnick. Ele fez filmes muito bons que valem a pena uma conferida, The Social Network, Alphadog, In Time, Friends with Benefits... Agora o Zac Efron, eu acho ele muito lindo; 17 outra vez foi uma comédia descompromissada e ele segurou bem, mas eu assisti ele em A Vida e A Morte de Charlie (que eh um drama) e não gostei da atuação dele, mas ele estara agora no novo filme do Nicholas Sparks. Fica a conferir. Olha, sinceramente nao acho que o Chris se passa por 24 anos, ainda mais dentro da descrição da Kat, ele eh mt masculo, mt homem, barbudo, grande demais haha (acho que "endeusei" ele demais, culpa de ver Thor em 3d haha); mas o Garret Hedlund seria perfeito hein, conferir ele recentemente em Country Strong, ele eh absurdamente lindo e estara em On The Road com a Kristen "sem-expressao" Stewart! Ah Deus, louco que confirmem logo o elenco do proximo filme, kkk.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

É o que eu sempre digo: gosto nào se discute, lamenta-se ;D

O Chris Hemsworth só tá com essa cara em Thor mesmo. Em Star Trek, que ele faz o pai do Kirk (e morre logo no começo, que triste!) ele parece bem mais novo.

Mas acho que o melhor é mesmo o Garrett Hedlund. Infelizmente, acho que nós dois vamos nos decepcionar...

Sabe uma coisa que eu esqueci de comentar e achei que foi show de bola no filme? Matar o Seneca com as frutinhas. Não aparece a cena, mas fica implícito o significado: essa é a sua execução. E ai de você se não comer! Golpe de mestre!

Beijos!

Wander disse...

Axei muiiiitoo foda essa cena do Seneca!!! Show de bola mesmo. Ate pq só ficamos sabendo da morte dele no segundo livro, junto com a Kat. Alias essa foi uma das grandes vantagens em uma historia narrada em terceira pessoa, que se perde numa de primeira, e ao meu ver não combina muito com aventura (acredito que Percy Jackson e The Hunger Games ficaria ainda melhor numa narrativa estilo Harry Potter, que não é primeira pessoa, mas conta do ponto de vista do Harry, mas podendo as vezes levar a narrativa a um outro cenario ou perspectiva); nisso o filme foi brilhante, me emocionei muito mostrando a revolta do distrito 11 apos a morte de Rue, o pai dela atacando os Pacificadores; tambem eles mostrando a reação do Gale perante ao "romance" do Peeta e Kat ao vivo para todo o pais.

Finalizando a discussão sobre o Finnick, tenho uma ultima (juro rs) indicação. Um ator que eu gosto muito que eh o Kevin Zegers (que eu conheço de Transamerica e participação em Gossip Girl). Ele se adequa ao papel, nao apenas fisicamente (ele tem 27, mas passa ate por colegial se quiser), mas por outros fatores que se assemelham a grande parte do eleenco de THG: ele eh um ator relativamente desconhecido, fez carreira em circuito independente desde pequeno, eh elogiado por suas atuações, sendo que ganhou algumas premiações. E eh claro, ele eh muito lindo (pre requisito, por favor haha)!!!

Bjs.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Wander!

Eu acrescentei mais uma música na resenha de A Esperança. Vê se não é muito Kat/ Peeta.

Concordo com você, a narrativa em primeira pessoa fica mais tensa, mais proxima da gente, mas é limitada, a gente não sabe o que se passa com os outros personagens. Mas eu até que gosto. E no caso de Hunger Games, ficou ainda mais tenso, principalemnte no primeiro, com a morte ali todo o tempo. Dá pra sentir todo o desespero de Kat.

Beijos!