sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa do Mundo

 

E começou mais uma Copa do Mundo. Se ainda não falei (ou para quem é mais desligado e não viu no meu perfil) adoro futebol e sou são paulina fanática. Aliás, na verdade, torço mais para o São Paulo do que para o Brasil.E, como não podia deixar de ser, estou muito empolgada pro causa da Copa. E as razões são várias.

Em primeiro lugar, essa Copa em especial, tem um significado muito grande. Todos sabem, a África do Sul sofreu por muito tempo com o Apartheid, regime de segregação imposto pela minoria branca sobre a vasta maioria negra. Um regime covarde e absurdo, para falar o mínimo. E a conquista da hospedagem de um evento do porte de uma Copa do Mundo, principalmente depois de pouco tempo de regime de liberdade, é um feito notável. O simbolismo por trás da Copa é fortíssimo. Pena que a África do Sul empatou hoje com o México, mas eles têm a honra de ter marcado o primeiro gol do Mundial.

Outro motivo é ver as seleções e craques de outros países que nós quase nunca temos a oportunidade de ver. E agora não quero dizer só pelo futebol, não (meninas, atenção nas seleções italiana e espanhola, principalmente). Mas é claro que ver Cannavaro em campo é um deleite, não só porque o cara é lindo, mas também porque bate um bolão. E a gente também se diverte com o show à parte de Buffon, o goleiro/comediante da Itália.

Em particular, estou torcendo muito para Portugal, por laços de sangue. Minha família inteira é de lá, e o pior é que o Brasil vai pegar Portugal, porque estão no mesmo grupo. Aí o coração vai ficar apertadinho. E acho que do grupo G quem se classifica mesmo é Brasil e Portugal (aliás, meu time na terrinha é o Porto), as duas seleções mais fortes.

É interessante notar que, diferente de outros mundiais, esse não tem um “grupo de morte”, quer dizer, aquele que junta, por exemplo, Itália, Argentina e Alemanha. Os grupos estão bem equilibrados nesse sentido: times mais fracos e times mais fortes misturados. Apesar de dizerem que o “grupo da morte” é justamente o do Brasil, eu acho que não é assim tão mortal.

Mas não sei se o Brasil ganha. Claro que é um dos favoritos, e acho que Dunga sabe o que está fazendo. Concordo plenamente com a cortada de Adriano (muito encrenqueiro) e Neymar (muito crianção e metido a besta. O sucesso subiu à cabeça e o cara já tá se achando a melhor coisa desde Pelé). Mas outras seleções são igualmente favoritas: Alemanha (tri campeã), Inglaterra (sempre perigosa, mesmo sem – chuif chuif – Beckham) e Itália (que não é à toa é tetracampeã e atual campeã, em cima dos alemães, na Alemanha). A Argentina acho que é só falação, e Maradona até pode ter sido um grande jogador, mas como técnico deixa muito a desejar (continue assim!). Sem falar que o cara disse que iria desfilar pelado pelas ruas de Buenos Aires (credo, show de horror. As drogas fazem isso com a pessoa). Pelo bem dos hermanos portenhos, a Argentina deve perder.

Só gostaria de ter assistido à abertura. Segundo me disseram, foi muito legal, e Shakira botou para quebrar (gosto dela, mas quando canta em espanhol) e deixou os marmanjões da Globo babando, segundo me disseram. Enfim, acho que o Mundial promete, e é pena que eu não posso acompanhar mais de perto (trabalho, provas na faculdade…). Agora é vestir a camisa e torcer (ai, pobre do meu cão, que morre de medo dos fogos de artifício!). Mas ele também, como bom cão que é, vai torcer muito pelo Brasil, e por Portugal também.

Nenhum comentário: