segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes – o filme

 

sherlockholmes_01 Fui assistir Sherlock Holmes ontem. Vale a pena. O mais legal do filme é que Watson fala! E até dá umas porradas! Muito diferente do que associamos. Tudo bem, eu confesso que só li The hound of the Baskervilles (bom, li também O enigma da pirâmide, mas não esse não foi escrito por Conan Doyle, então não conta),mas a figura de Sherlock que está gravada na memória é aquela do detetive de casacão de tweed e boina, com o cachimbo caído, e Watson é seu amigo, meio aparvalhado, e que Holmes faz questão de colocar para baixo, para dizer que é infinitamente mais inteligente.
No filme, Holmes até menospreza um pouco Watson, mas o trata um pouco mais de igual para igual. E Watson faz por merecer. É bom de briga, astuto, e ocasionalmente até dá uns esculachos em Holmes (sem contar que ver o Jude law nesse papel é beeem mais interessante que ver um baixinho meio barrigudo). Ele até faz piadinhas!
Holmes continua com sua habilidade dedutiva impressionante, e o ar de superioridade também está presente, principalmente quando ele e Watson tiram sarro de Lestrade, quem ambos acham um burro incompetente.Mas o visual está bem melhor (claro que Robert Downey Jr ajuda, e, aliás, esse cara é ó único que conseguiu ficar ainda melhor depois de abusar de drogas e álcool). E, ao contrário do detetive que desvenda tudo somente na dedução, esse parte para a briga. Bate e apanha bastante.
A química entre os dois atores é ótima, o que acentua muito o clima de amizade entre os dois. E, antes que algum engraçadinho diga alguma coisa, no filme Watson está noivo.
Um bom divertimento, que deixou gostinho de quero-mais e aquela torcida para que a sequência venha logo. Parece que se separar de Madonna fez muito bem  a Guy Ritchie.

3 comentários:

Thiago disse...

posta algum ds livros do sherlock holme aí

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Thiago!

Vou postar sim, já está na minha lista de leitura. Aguarde!

Beijos!

Thalinne disse...

Amei esse filme. Acho que gosto mais desse Sherlock Holmes (o do filme é muito mais engraçado e muuuito menos metido que o do livro) e desse Watson (o do filme é bem mais ativo e mais esperto, o do livro é muito apático) que dos originais.