sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Segredo – As Aventuras do Caça-Feitiço #3 – Joseph Delaney

 

Spook3Numa noite escura e fria, o Caça-Feitiço recebe uma visita inesperada e indesejável. Tom não sabe por que o estranho perturbou tanto o seu mestre, que anuncia a partida imediata para sua casa de inverno em Anglezarke. A casa é desolada, assustadora, situada perto das trevas e com um porão lotado de feiticeiras e ogros aprisionados.
À medida que os meses de inverno transcorrem, Tom começa a descobrir dados sobre o passado do seu mestre e a identidade do misterioso visitante que, aparentemente, é inimigo declarado do Caça-Feitiço.
Estarão as sombras do passado alcançando seu mestre? Que perigos ameaçarão Tom quando os segredos que seu mestre tenta esconder finalmente forem revelados?

ATENÇÃO! SPOILERS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO OS OUTROS LIVROS DA SÉRIE!

Mais alguns meses se passam, e o inverno se aproxima. O que significa que Thomas e o Caça-feitiço deverão ir para a casa de inverno dele, mais ao sul, para total descontentamento de Alice, que foi morar com os dois depois de ajudar a salvar o Caça-feitiço em A Maldição. E, se o Caça-feitiço está aqui, obviamente não morreu com a maldição.

A vida transcorre com tranquilidade em Chipenden, até que uma visita estranha leva o Caça-feitiço a adiantar seus planos de passar o inverno em Anglezarke (acho que é assim), um lugar desolado e muito frio. E Alice fica na casa de uma família, que a vigiam nesse período. Mesmo depois de seu papel na salvação do Caça-feitiço, e dos muitos apelos de Thomas, o mestre ainda não confia em Alice. Já volto a falar dela, mas antes preciso comentar algo sobre o Caça-feitiço.

Lembra que no segundo Thomas descobre algo sobre o passado do Sr. Gregory? Bom, acontece que no final das contas ele não tem muita moral para impedir que Thomas ande com meninas de sapatos pontudos (eu ia colocar outra coisa, mas ainda é muito cedo, apesar de evidente), porque ele mesmo se apaixonou por uma bruxa no passado. Ela é Meg, e é uma bruxa lâmia, aquela que se alimenta de sangue, e pode virar uma fera, literalmente, se abusar disso. Vou dar um spoilerzinho desse: o Caça-feitiço, mesmo com sua convicção de que bruxa boa é aquela presa no fosso, não consegue fazer isso com ela. Meg vive na casa de inverno do Sr. Gregory. Ela fica adormecida durante o verão, e no restante do tempo, quando ele está em Anglezarke, ela é mantida com uma poção que a deixa dócil e apaga sua memória. Ela não sabe quem é, e claro que Alice descobre isso, e fica furiosa. Não, minha gente, isso não é muito legal da parte do Caça-feitiço. Aliás, ele tem algumas atitudes que deixam muito a desejar, entre elas se envolver com a mulher de seu irmão. Isso é importante, mas talvez eu só comente ais tarde.

Bom, com atitudes assim, claro que Thomas começa a questionar seu mestre. Principalmente depois que ele descobre que sua mãe é bruxa (eu desconfiava já). Por isso a ligação tão especial de Thomas com sua mãe. E isso vai causar um certo atrito com seu irmão Jack, mas não posso dizer porquê, para não dar spoiler. Thomas está ainda mais seguro como aprendiz, e isso ele mesmo diz. Mas ainda age muito impulsivamente, e realmente obediência não é o forte dele. Obviamente ele vai se meter em confusão por causa disso, mas por outro lado, ele claramente está ficando mais poderoso, e logo vai ultrapassar seu mestre. E neste, mais uma vez, ele faz muitas coisas sozinho, porque o Caça-feitiço fica muito doente depois de derrotar uma espécie particularmente feroz de boggart.

E a tal desobediência? Lembra da visita estranha lá em cima? Bom, se tratava de Morgan, um ex-aprendiz do Sr. Gregory. Um que guarda uma raiva e um rancor fortíssimos em relação ao Sr. Gregory. E não é para menos, ele tem motivos, mas não vou revelar por causa de spoilers. Morgan é um necromante, e isso significa que ele pode se comunicar com os mortos e também fazê-los se curvar a sua vontade, bem como coisas bem piores. E ele acaba recrutando Thomas como aprendiz. Thomas não tinha escolha, exatamente, mas acabou por aceitar, mesmo contra o aviso de Alice e do Caça-feitiço. Só quem Thomas está bem mais relutante em desobedecer, e também enfrenta Morgan, um crescimento pessoal para ele.

E Alice novamente é a mais perspicaz de todos. É ela quem entende Morgan desde o começo, e acaba fugindo da casa onde estava, porque o casal eram os pais adotivos de Morgan. Ela também é quem mais entende Meg, e ajuda Thomas a cuidar do Sr. Gregory. Depois de fugir, ela se instala na loja do único irmão do Sr. Gregory que restou, o ferreiro. Ela continua imprevisível, suas atitudes são sempre inesperadas, mas ela ainda é a melhor personagem da série. E sua química com Thomas só faz crescer. Acho que ela já sacou o que se passa exatamente entre os dois, mas não deixa evidente, e juro que ela às vezes tem umas tiradas à la Ygritte: You know nothing, Thomas Ward Smiley piscando.

O livro tem uma narrativa fácil e fluida,os eventos são bem encadeados. Como nos outros, algumas vezes dá um medinho, e dá para notar a influência de outras obras. E a cada livro, como eu já havia dito, Joseph Delaney revela uma camada do Caça-feitiço, ao mesmo tempo que a história vai ficando mais sombria. Os monstros basicamente são os mesmos em cada livro, mas em cada um deles com uma nova ameaça, e eu acho isso muito bacana, e me agrada o modo como o autor faz isso. Uma leitura deliciosa, com personagens bem desenvolvidos e cativantes, que agrada tanto crianças como adultos.

Curiosidade

O túmulo conhecido como Broa, próximo a Anglezarke, foi inspirado num episódio da vida real do autor. Ele se localiza em Lancashire, e Joseph Delaney passou uma noite fria e de ventania lá, com uma tempestade forte. E a aldeia de Adlington foi incluída na história pelo pedido das crianças de uma escola do condado de Anderton. A avenida ao lado da escola é onde se localiza a oficina de Andrew, o irmão do Caça-feitiço.

Trilha sonora

Mais uma vez, as tipicamente irlandesas do Corrs, como Old Hag e Brid Og Ni Mhaille, além de Divano e Ameno, do Era, The Mystic´s dream, da Loreena McKennitt, Fairy Tale, do Shaman e Ice Queen e What have you done, do Within Temptation.

Se você gostou de O Segredo, pode gostar também de:

  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
  • O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
  • Percy Jackson – Rick Riordan;
  • As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
  • O Medalhão e a Adaga – Samuel Medina;
  • Dragões de Éter – Raphael Draccon;
  • A Dança da Floresta – Juliet Marillier;
  • O Único e Futuro Rei – T. H. White;
  • Ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • Stardust – Neil Gaiman;
  • Trilogia de Tinta – Cornelia Funke.

7 comentários:

Nerito (Samuel Medina) disse...

Terminei de ler o segundo nesta semana e acho que vou ter que comprar o terceiro pra ler... kkkk


Bjos,

Nerito

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Um tempo atrás o box tava pela metade do preço no submarino. Eu aproveitei e comprei :)

Beijo!

drunkwookie disse...

Eu confesso que não li a resenha, para não me deparar com spoilers... Você lê muitos livros, quando me indica um já está no terceiro hhehehehe
preciso começar a ler caça-feitiços...
E preciso fazer resenhas daqueles que li esse ano... estou meio preguiçoso...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKK

É bem legal. Outro amigo meu fala a mesma coisa, eu leio muito rápido ;)

E com todas as teorias que você faz, as resenhas podem esperar ;) Eu sei o trabalho que dá pesquisar tudo.

Beijos!

Nadia Viana disse...

OI, Fê.
Estou louca pra ler. E fiquei arrasada que o filme foi adiado para 2015. Muito estranho isso... :(

Beijos.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Na!

Eu também...tava tao feliz com a estreia em janeiro...Fui ate ver se tinha o motivo do adiamento, mas não achei nada.

Beijos!

Fe

Nerito disse...

Terminei o terceiro faz pouco tempo. Gostei, mas fiquei decepcionado com o que aconteceu com o Morgan. Ele tinha o potencial para ser um antagonista poderoso. Agora, a Alice é ótima e a Meg também. Melhor dizendo, as mulheres dessa série são sensacionais!

Beijo,

Nerito