quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Dragão de Gelo–George R. R. Martin

 

ice dragonO dragão de gelo era uma criatura de lendas e medo, pois nenhum homem jamais o havia domado. Quando ele voava alto, deixava em seu rastro frio, desolação e terra congelada. Mas Adara não tinha medo. Porque Adara era uma criança do inverno, nascida no pior frio que qualquer um, mesmo os Antigos, podiam lembrar. Adara não se lembrava quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que ele sempre estivera em sua vida, visto de longe, enquanto ele brincava sozinha na neve muito depois de as crianças terem fugido do frio. Em seu quarto aniversário, ela o tocou, e em seu quinto, ela montou em suas costas largas e frias pela primeira vez. Então, em seu sétimo ano, em um dia clamo de verão, dragões de fogo do Norte desceram na fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança de inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderiam salvar seu mundo da total destruição. O Dragão de Gelo marca o primeiro livro infantil de George R. R. Martin, autor premiado pelo New York Times pelos best-sellers As Crônicas do Gelo e do Fogo e se passa no mesmo mundo. Ilustrado belissimamente por Yvonne Gilbert, O Dragão de Gelo é um conto inesquecível de amor, coragem, e sacrifício de um dos melhores escritores de fantasia de todos os tempos.

ATENÇÃO! SPOILERS E ESPECULAÇÕES SOBRE ASOIAF! Você foi avisad@.

Já faz tempo que eu li, mas atrasei o post e tive que reler. Eu confesso que estava muito curiosa para saber como seria um livro infantil de GRRM, e na minha cabeça, era coisa de assustar criancinha. E fui surpreendida com uma história delicada e singela. Claro que sendo GRRM, nem tudo são florzinhas, e a história tem um lado sombrio, e também não seria GRRM se não tivesse violência, mas ela não é pormenorizada como nas Crônicas.

Adara é uma garotinha de 7 anos, muito estoica e precoce. Não ri, não chora e não demonstra emoção nenhuma. A não ser no inverno, quando chega o dragão de gelo, que só ela vê. Adara é especial, não é afetada pelo frio, como todo mundo. E é como se ela tivesse uma ligação especial com o dragão. E sendo ambientada em Westeros, isso é dizer alguma coisa. Aliás, a história tem todo um clima de uma das histórias da Velha Ama, e como a gente sabe, apesar de ninguém botar muita fé nelas, elas estão lentamente se tornando realidade. Mantenham isso em mente.

Adara vive com sua família, seu pai, sua irmã mais velha e seu irmão. Sua mãe morreu no parto, fato que leva seu pai a se ressentir um pouco da menina. Mas a família é o posto de Adara, todos são afetuosos e bem humorados. Adara também tem um tio, Hal, que é cavaleiro de dragão, mas de dragões de fogo. E ele trabalha a serviço do rei, mas não diz qual o rei. Mas tendo cavaleiros de dragões a seu serviço, eu arrisco dizer que seja um Targaryen.

Eles vivem uma vida pacata em sua fazenda, em algum lugar remoto. Creio eu que em algum lugar no que agora, na história, seja Além da Muralha. Por que digo isso? Porque no final, ela menciona a terra do Sempre Inverno. mas a paz do lugar é lentamente ameaçado pela guerra, que aos poucos se aproxima. Até que culmina com a chegada dos dragões de fogo na fazenda de Adara, como diz na sinopse.

A história e curtinha, um continho mesmo, e dá pra ler em menos de uma hora. mas tem algumas coisas interessantes. Primeiro, mesmo sendo infantil, o livro tem a cara de ASOIAF, claro, com o tom mais moderado. E por que ei digo que tem algumas coisas interessantes? Abrindo espaço para especulações. Primeiro, é GRRM, então já vale. Depois, o inverno está cada vez mais longo, o degelo demora mais para chegar a cada ano, o que me faz pensar que não só a história é dos primórdios de Westeros, mas também que a terra ainda não é caracterizada pelos longos invernos, como na época das Crônicas. Há também vários tipos de dragões, mesmo os de fogo são diferentes entre si.

A PARTIR DAQUI SPOILERS DE ASOIAF!

E, o mais importante: há um dragão de gelo. Digo isso porque meu amigo Leandro, do Drunkwookieblog tem uma teoria muito legal (e polêmica) sobre isso, leia aqui. E eu acho que a teoria dele (que eu não vou repetir, pra não ficar cansativo. Se quiser saber o que é, leia o post dele) faz muito sentido. O que eu não imaginava é que o dragão de gelo pudesse ser uma possibilidade real, eu imaginava que era alguma metáfora, o dragão de gelo, na minha cabeça, poderia ser um dos Stark, mais especificamente Jon, já que eu acho que ele tem sangue Targaryen, e no caso dele, de dragão. Explicação: Viserys era Targaryen. mas não tinha sangue de dragão. Mas depois de ler o post dele, eu comecei a pensar diferente.

Mais uma coisa para se pensar: “Gelo se formava quando ele soprava. O calor fugia. Fogueiras se extinguiam pelo frio. Árvores congelavam lentamente por suas raízes secretas e suas partes tornavam-se quebradiças e rachavam pelo seu próprio peso. Animais tornavam-se azuis, gemiam e morriam, seus olhos esbugalhavam e suas peles se cobriam de gelo. O dragão de gelo soprava morte ao mundo, morte, silêncio e frio.” O que me chama atenção aqui é o MORTE. O que será? Olha a parte que fala que os animais ficavam azuis e seus olhos se esbugalhavam…me lembra um pouco os white walkers. E outra coisa que Mel diz: sobre o Outro, que não pode ser nomeado (Voldinho? Smiley mostrando a língua) e que é o Senhor da Morte. E este em particular está ligado aos white walkers. Não sei ainda o que isso quer dizer, ou mesmo se tem algo aí, mas é de se pensar. Só sei disso: a guerra mesmo não é Targaryen x Baratheon, ou Stark x Lannister. É esta. E quem já sacou isso foi Jon. E pagou caro por isso. Mas acho que não é definitivo, já disse antes (veja aqui - Jon Snow e  a quebra de juramento).

Voltando a Dragão de Gelo, é interessante ver como, já em 1979 os contornos das Crônicas se desenham. Talvez ainda não com as dimensões que ganharam, mas o início está ali. E interessante ver como essa história infantil se relaciona com a Westeros que conhecemos. Eu recomendo a leitura, até como uma curiosidade, como a minha.

Trilha sonora

A única que me ocorreu foi Ice Queen, do Within Temptation. Troca “ela” e “queen” por dragão, e a música se encaixa perfeitamente.

Se você gostou de O Dragão de Gelo, pode gostar também de:

  • As Crônicas do Gelo e do Fogo – George R. R. Martin;
  • Dragões de Éter – Raphael Draccon;
  • ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
  • O Senhor dos Anéis – J. R. R.Tolkien;
  • Harry Potter – J. K. Rowling.

51 comentários:

Vinícius Costa disse...

Eu não tinha conhecimento desta outra obra do George, nem que ela teve influência direta nas Crônicas de Fogo e Gelo lá em 1979! Já me deixou curioso para ler, uma vez que sou louco por esses livros!
Beijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos

Nadia V. disse...

Oi, Fê. Seu post me deixou super a fim de ler outros contos do GRRM que tenham a ver com o universo de ACDGEF ou alguma semelhança. Ele é demais! Mas ao mesmo tempo estou me envolvendo com outras histórias, então acho que vou continuar dando um tempo dele por enquanto.
Adorei o post.
Beijos.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi gente!

Vinicius, ele não saiu aqui no Brasil ainda, eu li em e-book

Na, o livro é curtinho, tem só 19 páginas, dá pra ler em alguns minutos.

Se vocês quiserem eu posso mandar o arquivo para voc~es via e-mail. Não se preocupem que está em português.

Beijos!

Vitor disse...

Fernanda, eu estou louco para ler e fiquei surpreso com o ano em que foi lançado. Eu vi sua resposta para a Nadia e para o Vinícius, e queria que você mandasse o arquivo para mim também.

PS.: Foi com esse livro que eu achei você no Skoob, rs.

Abraços,
Vitor Vieira

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

HEHEHE

Mando sim, Vitor, sem problema :)

Beijos!

Lucas de Melo Facó disse...

Entre a Rebelião de Robert Baratheon, a Guerra dos Cincos Reis e a Guerra das Rosas;

1º: http://historiadegeloefogo.wordpress.com/2013/07/10/entre-a-rebeliao-de-robert-a-guerra-dos-cinco-reis-e-a-guerra-das-rosas-da-monarquia-descentralizada-e-a-crise-dinastica-a-instauracao-de-uma-nova-ordem-politica-parte-1/

Lucas de Melo Facó disse...

Sobre o Tempo e a Invenção da História:

http://historiadegeloefogo.wordpress.com/2013/07/21/sobre-o-tempo-e-a-invencao-da-historia/comment-page-1/#comment-18

Joao Hermans disse...

Oi Fernanda, Minha filha Gabriela tem sete anos e adora ler. Sou um aficionado pelas Crônicas de Gelo e Fogo e Gostaria de presente-a-la com esse conto para crianças. Seria possível você me enviar também o arquivo?
Obrigado
João Guilherme

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi João!

Sem problemas, mando sim. Deixe seu e-mail que eu envio o arquivo.

Obrigada pelo comentário e vote sempre!

Beijo!

Fernanda

Joao Hermans disse...

jgahermans@gmail.com Obrigado!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi João!

Já vou mandar. Espero que ela goste :)

Beijos!

Fernanda

Marlon Marcio Oliveira disse...

Oi Fernanda ...!!! Sou um grande fã e apreciador de George Martin acabei fuçando aqui e ali e aqui estou , estou muito curioso para,le o the ice dragon você poderia me enviar,também...rsrsrs se não for muito incômodo ...
Obrigado...
marlonstal.25@gmail.com

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Marlon!

Já vou mandar.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!

Beijos!

Fernanda

Vitor disse...

Fernanda, manda o conto para esse e-mail: vitor-p-vieira@hotmail.com

Abraços,
Vitor Vieira

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Podexá!

Vitor disse...

Muito obrigado pelo conto Fernanda, vou ler agora...

Abraços,
Vitor Vieira

Anônimo disse...

Olá Fernanda, tudo bem ?
Sou fascinado pelas obras de George, você poderia disponibilizar essa obra que até então não conhecia...meu e-mail é davidfnscoliveira@gmail.com
desde já, obrigado!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olá!

Vou assumir que seu nome é David. Mando sim, sem problemas.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!

Fernanda

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ola!

Gente, eu não me incomodo de mandar o conto para vocês, mas peço que não se restrinjam a somente isso. Não precisa seguir se não quiser, mas visitem, leiam outros posts. E eu sou viciada em ASOIAF, então volta e meia posto alguma coisa relacionada, bem como comento os episódios da série. Visitem o blog mais vezes também.

Gentileza gera gentileza.

Obrigada.

Fernanda

Myrella disse...

Fernanda, acabei de conhecer seu blog. Achei ótima a teoria sobre o dragão de gelo. Sempre me perguntava sobre quais feitiços estariam na Muralha, mas nunca pensei nisso. E olha que a Melisandre fala que na Muralha o poder dela aumentava consideravelmente.
Ah, também gostaria de receber o arquivo do livro, me interessei muito. Tem como mandar? O email é: myrella_oliveira_2809@yahoo.com.br

^.^

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Myrella!

Obrigada, mas a teoria não é minha, é do Leandro, E eu recomendo que você viste o blog dele também, que é muito legal, viu?

Mando sim, sem problemas. E seja bem vinda ao blog!

Beijos!

Fernanda

Taty disse...

Oi Fernanda, é um prazer conhecer seu blog. Já conhecia as teorias do Leandro, do Drunkwookieblog, mais sempre estou pesquisando coisas relacionadas a GRRM, e fiquei louca atras de outros livros dele. Quando li sobre O Dragão de Gelo comecei as buscas, ai encontrei você. E como meus colegas comentaram tb quero um arquivo, por favor.
Meu email tatyedu83@yahoo.com.br
Obrigada e parabéns pelo blog.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Taty!

Mando sim, sem problema!
E obrigada!

Beijos!

Priscila Nonato disse...

Fê enviar o livro para meu e-mail tb por favor pricilanonato@hotmail.com fiquei muito curiosa em relação ao livro .

Priscila Nonato disse...

pricilanonato@hotmail.com :)

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Pri!

Eu mando sim, mas vai demorar um pouquinho porque meu note não está anexando arquivos aos e-mails, preciso usar outro computador. Mas pode deixar que eu mando.

Beijos!

Nina disse...

Fernanda! =)
Você pode me passar o arquivo também?

ninatschumi@gmail.com

Não tem nenhum link ou algo assim dele?

Muuuito obrigada!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nina!

Vou tentar, OK? É que um tempo atrás meu computador estava com algum problema e eu não conseguia anexar o arquivo. Mas vou tentar, agora que estou usando outro navegador.

Beijos!

Natalia Batista disse...

Olá, Fernanda!

Acabei de conhecer seu blog e adorei!

Será que você poderia me enviar este arquivo também? Ler Martin é sempre muito bom, principalmente neste período de abstinência esperando o 6º volume...

Obrigada e beijos

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Natália!

Seja muito bem vinda!

Obrigada! :)

Mando sim, sem problemas!

Beijos e volte sempre!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Natália!

Você precisa me mandar seu e-mail para eu poder enviar o arquivo!

Beijos!

Natalia Batista disse...

Verdade! Rs..

natibatista@uol.com.br

Obrigada,

Natalia

Daniela Martins disse...

Olá, costumava ler seu blog todo dia, mas acabei de ter um bebê e os livros deixaram de fazer parte da minha vida.. kkkk... estou voltando agora! Eu já tinha lido essa teoria do Dragão de gelo e também acho bem plausível. Mas uma coisa que esses contos do mau velhinho me garantem é que ASOIF já está é bem pronta! Só faltam alguns detalhes nos livros para seu lançamento.. enquanto isso sofremos! Tomara apenas que não seja um final como trupe detective, em que rolaram várias teorias e nenhuma se concretizou. Bjos.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Dani!

Parabéns, mamãe! Muitas felicidades pra você e seu baby :)

Olha, eu acho que a saga já tem um final definido mesmo, prova disso é que os produtores/criadores da série já sabem como termina. Só falta mesmo o que vem no meio. E como você disse, sofremos enquanto esse meio não é preenchido ;)

Beijos!

Wilker Mello disse...

Oi Fê..
Conheci o seu blog a alguns dias, mas só agora tive a oportunidade de comentar aqui o quão bom ele é. Vou passar a visitar mais vezes assim que possível!
Poderia enviar a história pra mim? Foi a partir dela que descobri o blog, então gostaria de ler! Desde já obrigado!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Wilker!

Muito obrigada! Eu mando sim, mas você precisa me passar seu e-mail.

Beijo!

Sensoriamento Remoto disse...

Fernanda, boa tarde... Tem como passar o arquivo do livro "O Dragão de Gelo" – George R. R. Martin para o meu e-mail?

joaorobertomelo@hotmail.com

Obrigado...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Mando sim, João, pode deixar.

Beijo!

Thiago Cristovão disse...

Olá fernanda,
Conheci seu blog através do conto infantil do GRRM "O dragão de gelo" e gostaria que você mandasse para o meu email.


thiagocristovao@hotmail.com.br

Obrigado...


Anônimo disse...

Oi Fernanda, adorei seu blog, voce poderia me enviar o arquivo do livroO Dragão de Gelo–George R. R. Martin? desde ja agradeço

Ricardo

rinesbravo@hotmail.com

um abraço.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Ricardo!

Já mandei! Obrigada pelo comentário!

Beijo!

David disse...

Fernanda, estou pirando no seu blog! Quando eu vi que havia um livro com o título Dragão de Gelo, toda minha expectativa na série e nos livros se voltou para a aparição dessa criatura magnífica! Será que tem como você me enviar o livro?

Meu email é contato@drzdesign.com.br

Grato!

Anônimo disse...

Olá Fernanda,
Envie para saulo.rocha33@gmail.com, por favor. Ótimo blog!

Saulo

Anônimo disse...

Olá,
Pelo post desse blog, fiquei muito interessado em ler esse conto já que faz parte do universo das Cronicas.
Se puder me enviar um cópia desse livro por email ficaria muito grato.
guilhermestinghen@hotmail.com
Obrigado!

Anônimo disse...

Tbm gostaria de receber uma cópia do livro digital The Ice Dragon.
Thanks
Ricardo
rfgarcia@oi.com.br

Danilo Lima disse...

tambem gostaria de receber o arquivo fernanda danilolima206@gmail.com

Cleiton Henrique disse...

Olá, Não sei se ainda têm mais pode me mandar o livros também ?

chccavalcanti@gmail.com


Desde já fico muito agradecido... GRRM é o cara..

Cleiton Henrique disse...

Olá, Fernanda, Tudo bem ?

Gostaria que me enviasse uma cópia desse livro, GRRM é o cara..

Muito Obrigado !

Oroboro disse...

Boa noite,
acabei de achar seu blog e adoramos, e como apreciadoras da obra do sr Martin, minha filha e eu ficamos curiosas sobre este outro livro. Você ainda pode enviar o arquivo?
Meu email.

jackieblues@gmail.com

desde ja, gratas :)

Rodolfo Maciel disse...

Oi eu tambem gostaria que me enviasse o livro

meu email macielr@gmail.com

obrigado e tudo de bom!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi gente!

Desculpem a demora pra responder mas eu peguei um virus de computador tempos atrás e tive que reformatar tudo e acho que perdi o arquivo no processo. 😢

Sinceramente, acho que vcs iam gostam ben mais do licro mesmo, que já saiu aqui no Brasil e é todo ilustrado, lindíssimo. Vale a pena porque é um a obra de arte. O arquivo que eu tibha era só o texto.

Beijos!