quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Música do Mês – Rolling Thunder – A-ha

 

A-ha east sunEssa era a música que eu ia comentar no mês passado. Isso porque, mesmo sendo janeiro, pleno verão, mais choveu que fez sol. E como consequência, ela grudou na minha cabeça dias e dias.

A-ha é um dos meus grupos preferidos. Cresci com eles, e como no caso do Roxette, aprendi muito inglês com eles. Aposto que muita gente aí do outro lado da telinha nem sabe de quem se trata, mas quem como eu cresceu no final dos anos 80 e começo dos 90 conhece esse trio norueguês muito bem. Infelizmente, depois de várias tentativas, o grupo terminou em 2010, mas em seu auge, na época que mencionei (olha eu, mais uma vez, entregando a idade), eles tiveram muitos hits, como Take on me (que na época foi o clipe mais caro já produzido, e é muito bem feitinho, muito melhor que muita superprodução de hoje), Hunting high and low, You are the one, Touchy! e Crying in the rain, tocando nas rádios do mundo todo.

O A-ha era formado por Morten Harket no vocais, Paul Waaktar-Savoy na guitarra e Magne Furuholmen nos teclados, e esses dois também faziam backing vocal. Eram um trio de musica pop, formado em 1982, com um hiato em que cada um fez (ou tentou fazer) uma carreira solo, e retomaram o grupo depois, até o final em 2010. O primeiro show que fui na minha vida foi deles, com 14 anos, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, lá no começo dos anos 90 (91 se não me engano).

Rolling Thunder está no quarto álbum deles, East of the Sun, West of the Moon, de 1990. talvez seja minha música preferida deles, fora Hunting high and low. Começa com o barulhinho da chuva e uma batida forte, e os sintetizadores. Logo entra a voz doce de Morten, e ganha muita força no refrão.

Ao longo da faixa também entram outros instrumentos, como o saxofone, e os teclados e piano. Ela é cheia de altos e baixos, e a voz de Morten sempre acompanha, e mostra sua versatilidade, dos tons mais baixos até os mais altos. E sim, ele faz (ou fazia) isso ao vivo também. Há uma ponte mais para o final, e o vocal´é praticamente só de Morten, mas também há backings mais discretos, que combinam muito bem com o restante da música. A harmonia dela, aliás, também é linda, e ela acaba do mesmo modo que começa, com barulho da chuva e trovoadas. Sem mais, eu deixo vocês com o vídeo:

Espero que gostem. Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

Kathleen disse...

Oi Fê,

Quando eu tinha uns 10, 12 anos A-Ha era uma das bandas que tinha as músicas que eu mais gostava ;)
Tipo, Take on me, Hunting high and low, Touchy!, Crying in the rain e Stay on These Roads. Pena que eles acabaram, né...
E pelo jeito adolescentes que conhecem o A-Ha é só eu e mais umas 3 amigas kk.

Bjkss ;*

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Kath!

è, bem poucos adolescentes conhecem hoje o A-ha, a não ser que os pais gostem (ai, me senti velha :P), mas pe muito bom, adoro.

Beijos!

Kathleen disse...

Oi Fê,

Pois é minha mãe gosta então ela acabou me influenciando kk.

Aaah, e a proposito tem uma tag pra você lá no meu blog http://ogatofeio.blogspot.com.br/2013/03/tag-as-5-melhores-capas-da-sua-estante.html#more

Bjkss ;*

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Kath!

Eu pensei nisso mesmo. Posso dizer que sua mãe teve boa influência sobre você ;)

Obrigada pela tag! Vou lá pegar.

Beijos!