quarta-feira, 4 de julho de 2012

A sombra da Serpente – As Crônicas Kane # 3 – Rick Riordan

 

serpent's shadow Apesar de seus melhores esforços, Carter e Sadie Kane parecem não conseguir abater Apófis, a Serpente do Caos. Agora Apófis está ameaçando mergulhar o mundo na escuridão eterna, e os Kane se deparam com a tarefa impossível de destruí-lo de uma vez por todas. Infelizmente, os magos da Casa da Vida estão à beira de uma guerra civil, os deuses estão divididos e os jovens iniciados da Casa do Brooklyn lutam quase sozinhos contra as forças do Caos. A única esperança dos Kane é um feitiço antigo que pode transformar a própria sombra da serpente em uma arma, mas a magia esteve perdida por um milênio. Para achar a resposta que precisam, os Kane devem contar com um fantasma assassino de um mago poderoso que pode ser capaz de levá-los à sombra da serpente... ou pode levá-los à morte nas profundezas do mundo inferior. Nada menos que o mundo mortal está em risco quando a família Kane cumpre seu destino nessa conclusão eletrizante de As Crônicas dos Kane.

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DAS CRÔNICAS KANE!

Apesar dos esforços dos Kane em O trono de fogo, Apófis conseguiu acordar e parece indestrutível. O plano deles de ressuscitar o deus-sol Ra deu mais ou menos certo. Eles conseguiram, mas o deus é um ancião meio gagá. Então, como fazer para impedir mais um apocalipse?

Seis meses se passaram e em segredo Carter, Sadie, Walt e Bast bolam um plano, mas é arriscado, e pode levar os irmãos à morte. Enquanto isso, Apófis causa a destruição de vários nomos ao redor do mundo, atrás do Livro para Derrotar Apófis. A última cópia deste livro está no nomo de Dallas, e, sabendo que Apófis atacará logo, já que segue um padrão. Mas, no meio do caos (sem trocadilho), uma nova possibilidade se forma.

Tudo gira em torno de uma sombra. Os antigos egípcios acreditavam que a alma era dividida em 5 partes, uma delas a sombra,. que poderia ser armazenada em um recipiente para garantir a volta do dono após a morte (alguém aí pensou nas horcruxes?). E eles conseguem um artefato ainda mais valioso que o livro: um recipiente com a sombra de Apófis. A partir daí, é só ir atrás da sombra de Apófis, e trabalhar no feitiço, que, novamente, é potencialmente mortal. E novamente o tempo é essencial, pois a serpente pretende engolir o sol no  seguinte, que, óbvio, está logo ali.

E agora, mais que nunca, os Kane tem que confiar nos seus instintos e habilidades. Bes, seu fiel e horroroso amigo anão, não está em condições de ajudar, depois de quase morrer e se tornar um quase vegetal. Alguns deuses estão encrencados em suas próprias batalhas, e os nomos estão divididos e guerreiam entre si. Estes últimos, sob a influência de Sara Jacobi, que ainda acha que os Kane são rebeldes e querem tomar o poder. E o fanatismo dela é tão forte, se não pior, que o de Desjardins.

Mas os Kane estão mais fortes também, mais maduros. Carter é o responsável pela Casa do Brooklin. É o líder dos iniciados e mais um pouco (mais do que isso eu vou dar spoiler). O que não quer dizer que sua vida anda às mil maravilhas. Depois de despertar Zia, ele tem que lidar com o fato de que a menina por quem é apaixonado não sente o mesmo. Mas eles tem se falado muito, e estão mais próximos. E a relação deles vai ficar ainda mais complicada neste livro. Ainda há um pouco de insegurança em Carter, mas ele puxa ela pra trás e faz o que tem que fazer.

Sadie, por outro lado, continua com a mesma língua afiada, e ainda mais segura de si. Também  enfrenta problemas no departamento amoroso. Ela continua dividida entre Walt e Anúbis. E agora ambos estão mais inacessíveis para ela do que antes. E é dela a ideia de atacar a sombra de Apófis. Mas ela também é fiel a seus amigos, em especial Bes, e não mede esforços para ajudá-los.

E Walt agora está ainda mais perto da morte. A maldição que corre em suas veias está cobrando seu preço, e ele está cada vez mais fraco. O que não o impede de ajudar da forma como for para evitar o novo apocalipse. Sua determinação é infalível, e ele tem plena consciência de que não tem muito tempo mais. Mas ele também anda guardando seus segredos e compartilhando esses segredos com ninguém menos que Anúbis. E ele disfarça bem o seu estado real. Só quem o conhece bem sabe o que ele está passando.

Vale destacar ainda Setne, um fantasma que ajuda os irmãos em sua missão. Mas Setne não é muito confiável, já enganou muita gente, só que é o único que sabe onde se encontra a sombra de Apófis, e também foi ele que criou o feitiço que pode derrotar a serpente de uma vez por todas.

Os deuses, fora Anúbis e Bast, tem menos participação neste livro, apesar de ajudarem na batalha final. Falando em Anúbis, uma das partes mais engraçadas do livro é justamente com ele. E Bast continua se achando o centro do universo, como todo gato (ela chega a falar algo parecido, mas eu não marquei a página e não encontrei depois). E quanto ao outro lado, só posso destacar mesmo Apófis, mas ele é a serpente do Caos, o que mais pode ser dito?

O ritmo, como sempre, é acelerado, cheio de reviravoltas e muita ação e humor. Principalmente por causa de Sadie. E ainda há um gancho para uma provável continuação, nos moldes de Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo (a segunda é spinoff da primeira). E muito possivelmente podemos esperar um crossover (dedinhos cruzados!) entre os Kane e Percy.

Trilha sonora

Novamente, Meet me on the equinox, do Death Cab for Cutie. Também Whataya want from me, P!nk e Adam Lambert é perfeita para a complicada vida amorosa dos Kane. Claro que não poderia ficar de fora It's the end of the world (as we know it), do REM.

Se você gostou de A sombra da Serpente, pode gostar também de:

  • Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan;
  • Os Heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • coleção Ramsés – Christian Jacq;
  • coleção A Pedra da Luz – Christian Jacq.

2 comentários:

Anônimo disse...

como vc sabe o q acontece se o livro nem estreou no brasil?Tipo vc achou num site em pt?Se achou por favor qual site??

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Simples: eu li em inglês. E não baixei, comprei o livro.

Fernanda