segunda-feira, 28 de abril de 2014

Faixa a Faixa - Dawson´s Creek OST - volume 1

Já falei aqui, mais de uma vez, que uma das melhores trilhas que eu já vi é de Dawson´s Creek. Se tem alguém aí que ainda não sabe, Dawson´s Creek era uma série de TV que foi ao ar entre 1998 e 2003 (ai, pelos deuses, me sentindo velha), e girava em torno do protagonista, Dawson, e seus amigos numa cidadezinha do interior dos EUA, com seus conflitos adolescentes. O que chamava muita atenção na série era o fato de, apesar de ser protagonizada por adolescentes, nenhum dos personagens falava como um. Os conflitos eram típicos, mas os diálogos eram super maduros, e pareciam mais com pessoas muito mais velhas. Uma declaração final: amor eterno ao Pacey

A série era muito boa, e também tinha uma trilha sensacional. Havia até um site em que listavam todas as músicas que tocaram em cada episódio, com links para ouvi-las, mas há muito tempo que ele saiu do ar. E além disso, ela também rendeu dois álbuns oficiais, ambos excelentes, e que vou comentar aqui. Esse mês o volume um, e mês que vem o dois.

O primeiro foi lançado em 27 de abril de 1999 (juro que não sabia da coincidência da data), e conta com algumas músicas conhecidas. Ele faz um balanço bom entre baladas e faixas mais pop. Então, vamos lá comentar!

1. Kiss Me - Sixpence None the Richer: com certeza você conhece essa faixa pop, talvez não por Dawson´s Creek, mas pelo filme Ela é demais. Faixa despretensiosa, com batida gostosinha, e vocal doce e destaque para o acordeão.


2. Lose your way - Sophie B. Hawkins: baladinha gostosa, com um belo trabalho de cordas (se não me engano, é um bandolim), e piano, vocais lindíssimos. Adoro os sininhos mais para o final;

3. Feels Like Home - Chantal Kreviazuk: acho que esta vocês conhecem. Foi por causa desse CD que eu conheci Chantal, por causa dessa música. Amo de paixão. Faixa delicada, com piano lindo, vocais belíssimos, e uma das melhores do CD. Nem preciso dizer isso, né?

4. Life´s a Bitch - Shooter: uma guinada para uma batida mais pop, com lindos vocais, adoro as backings, e batida gostosa, contagiante;


5. Ready for a Fall - P J Olsson: de volta às baladas, bem calminha, a voz do cantor é bem suave, com piano e violão belíssimos;

6. Stay you - Wood: mais uma mais puxada para o pop, atenção para a gaita, que dá um toque todo especial, vocal mais forte;

7. Any Lucky Penny - Nikki Hassman: mais calminha, mas ainda com batida mais pop, vocais delicados (adoro, de novo, os backings), batidinha leve;

8. Shimmer - Shawn Mullins: também mais pop, com um toque de country, legal como o cantor às vezes parece conversar com a gente, em vez de cantar, e o modo como a música cresce no refrão;


9. London Rain - Heather Nova: outra faixa pop, com belos vocais de Heather Nova (pelo menos aqui ela não parece fantasma arrastando corrente. Sério, ela abusa dos aaahhhh, uuuhhhh, e parece assombração às vezes), com um belo trabalho no baixo, guitarra e bateria;



10. To Be Loved - Curtis Stigers: batida pop, com direito a ironia na letra, guitarra slide e um pouco dos sintetizadores, faixa deliciosa;

11. Letting Go - Sozzi: balada belíssima, com piano, bateria e cordas maravilhosos, com vocal lindíssimo, e para mim outro dos pontos altos do CD;

12. Cry Ophelia - Adam Cohen: balada linda, com direito a Shakespeare (Ophelia é personagem de Hamlet, e morre chorando, uma das cenas mais importantes da peça), e novamente, para mim, outro dos pontos altos do CD, sem mais, veja o vídeo e tirem suas conclusões;



13. Did You Ever Love Somebody - Jessica Simpson: baladona country, com vocais bonitos, mas acho que um tanto gritados, de Jessica Simpson, e apesar de gostar da faixa, e achar bonita, acho a mais fraca do CD;

14. I don´t wanna wait - Paula Cole: música de abertura do seriado, então acho que quem assistia conhece. Balada pop, com bateria bem marcada, piano acompanhando, e vocais belíssimos, fechando bem o CD, outro ponto alto. Adoro a ponte no meio, como a música dá uma guinada e muda um pouco, mas depois volta, lindo.

É isso. Beijos e até o próximo post!

domingo, 27 de abril de 2014

Trilha do Mês - Miss April - Chantal Kreviazuk

Vocês sabem que uma das minhas cantoras preferidas é Chantal Kreviazuk, e como já falei dela antes, não vou perder tempo apresentando. Vou direto ao assunto. Já falei um pouquinho sobre essa música no Faixa a Faixa de What if it all means something (link acima), mas vou falar um pouco mais aqui.

Miss April, como eu disse ali em cima, está no álbum What of it all means something, de 2008. É uma faixa pop, bem animadinha, mas que na verdade conta uma história triste e muito comum. Anos mais tarde, fala-se de uma diva qualquer, Miss Abril de uma revista, que já foi linda, mas caiu no esquecimento. Destino de vários rostinhos lindos que hoje em dia povoam a mídia. Confira a letra.

A batida é bem marcada, com a guitarra bem presente, e o piano, como não podia deixar de ser. E apesar do tema depressivo, a música é qualquer coisa, menos isso. É leve, animada e tem ritmo contagiante. Não consigo escutar sem sorrir, sério. Os vocais são lindos também (como sempre), principalmente no refrão, com várias vozes. Gosto muito também da paradinha, e de como o vocal sobe no final, ainda com duas vozes, ambas de Chantal. Dá um efeito lindo.

E escolhi essa música esse mês por um motivo bem óbvio, o nome tem abril. E para conferir o resultado, veja o vídeo abaixo. Infelizmente só achei esse, muito pessoal, mas fazer o quê?


Beijos e até o próximo post!

sábado, 26 de abril de 2014

GoT 4x3 – Breaker of Chains – parte 2

 

ATENÇÃO! SPOILERS DOS LIVROS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO!Você foi avisad@!

GoT 3

Continuando a análise do terceiro – e polêmico - episódio, antes de dar prosseguimento, deixa eu comentar algumas coisas que eu esqueci de comentar na primeira parte dessa review.

Antes de Sansa sair desembestada pelas ruas e vielas de King´s Landing, o que vimos foi a continuação do que ocorreu no final de The Lion and The Rose. Joffrey roxo, com sangue saindo pelas narinas e sem vida jaz no colo de Cersei, enquanto ela acusa Tyrion e dá ordem de prisão. Sensacional cena de Lena Headey. E Peter Dinklage, sem dizer uma palavra, expressa toda a raiva de ser acusado injustamente. Perfeito.

Cersei 4x3

Mais do que depressa, Tywin, já tomando as rédeas da situação, ordena o fechamento dos portões da cidade, prevendo a fuga de Sansa. O velho tem a mente aguçada, e não brinca em serviço. Não lamenta a morte do neto (isso fica bem claro na cena do Septo, com Tommen) e em momento nenhum deixa de ser Mão. Fantástico, simplesmente. O que não bateu muito bem foi o corte da cena, deixando-a inacabada no episódio anterior. Eu entendo que escolheram a cena de mais impacto, com Tyrion sendo acusado e com o cálice na mão, mas não foi um bom corte.

Tyrion preso 4x3

Cão   Arya 4x3Voltando de onde eu havia parado, de King´s Landing, e da lamentável cena tão polêmica, partimos para o meio do nada, com Arya e o Cão. A cena, apesar de ótima, e mostrar a facilidade que Arya tem de mentir, está meio jogada, desnecessária. É incrível o entrosamento de Rory McCann e Maisie Williams. Me chamou a atenção os planos do Cão de ir para além do Mar Estreito, e se juntar aos Second Sons. OK, eu sei que os planos dele não sairão exatamente como ele quer, mas achei interessante. Ri da atitude dele na mesa, quando aquele camponês está rezando, mas parece que ele foi reduzido a isso, alívio cômico. E foi uma cena muito longa só para mostrar o roubo de algumas moedas.

E daí viajamos para o Norte, onde todos os tipos amigáveis da Patrulha da Noite são listados. Sam vai atrás de Gilly, e demonstra preocupação quanto a seu bem-estar, e o fato de ela ser a única mulher na Muralha, no meio de tantos homens com a cabeça só em uma coisa. Aqui mais um desvio desnecessário da história. No livro, que eu me lembre, Gilly fica na Muralha, não vai para Mole´s Town. E apesar de se muito fofo Sam/Gilly, e o romance deles já ir se delineando, isso vai complicar mais para a frente (SPOILER) quando Jon traça o plano da troca de bebês. Como ele vai fazer isso com ela longe? Bom, isso fica para mais tarde, e a série vai ter que dar um jeito de incluir isso na trama.

Sam   Gilly 4x3

Outra coisa que não faz muito sentido é o lugar que Sam escolhe para abrigar Gilly. Quer dizer que Castle Black é impróprio por causa dos homens, mas um prostíbulo em Mole´s Town, onde mulheres são exploradas diariamente é um bom local para uma mãe e um bebê recém-nascido? Oi? Isso sem contar que quem é que garante que Gilly ficará segura ali, e pior, não será obrigada a se prostituir também? Não sei, mas acho que ela não vai ficar neste lugar muito tempo. Porém, em termos de atuação e tecnicamente, as cenas foram muito boas. Só mais uma coisinha: Gilly ficou muito chateada de ter que ir embora.

Stannis 4x3Da Muralha vamos a Dragonstone, onde um Stannis muito alegrinho comemora o resultado favorável de seu truquezinho com o sangue de Gendry (você matou um Stark com isso, já disse, o seu está guardado, colega! The North Remembers!). E finalmente, mesmo que a contra gosto, Davos reconhece que a magia de Melisandre funciona. Só que em vez do fanatismo (e outra coisa) de Stannis, Davos vê isso com precaução. Os dois discutem as precárias condições de Stannis, quebrado e sem exército. Gostei muito da colocação de Davos sobre contratar mercenários. Veja bem, Stannis não tem problema nenhum em usar magia negra para conseguir o que quer, mas mercenários são proibidos. WTF? Sério, Stannis pra mim é ZZzzzzZZZZZzZzZzZZzZ. Tanto no livro como na série. Não suporto esse modo amargo, de menininho que foi rejeitado a vida toda, e sua caretice em geral (I mean, o cara não gosta de nada na vida que faça viver valer a pena: alegria, sorriso, sexo, amor, vinho, comida, absolutamente nada. Deve ser exaustivo ter tantas restrições) só fazem dele um cara muito irritante. E não à toa, ele é o rei que não projeta sombra. Quem é que seguiria um cara assim? Só mesmo Davos e sua paixão recolhida. Em contrapartida, Davos é bem realista, e fala que a magia nunca ganhou uma guerra, mas soldados sim. Claro que a magia ajuda, mas não somente isso. Porém, é exatamente esse equilíbrio entre essas duas personalidades tão distintas que funciona. Um completa o outro. E quando se tem em cena dois atores do nível de Liam Cunnigham e Stephen Dillane, ainda que eu não goste deste núcleo, não tem como dar errado.

davos 4x3E depois de discutir com o amor de sua vida seu soberano, Davos segue para sua lição com a fofíssima Shireen. Mais uma vez, a menina mostra uma personalidade forte e determinada. E ela é uma boa professora. E é assim, numa colocação inocente e despretensiosa de uma criança, que a solução aparece: o Banco de Braavos. Isso me lembra Ned finalmente juntando as peças do quebra-cabeça sobre a real paternidade dos filhos de Cersei, pelas palavras de Sansa. Também gostei da declaração de Davos de que Stannis não enxerga as sutilezas do mau comportamento humano, para ele um contrabandista é o mesmo que um pirata, e assim por diante, Para Stannis, o mundo se divide entre homens bons e homens maus, e se Ned pecava por seu excesso de honra, que fazia com que ele acreditasse que todos os homens eram tão honrados quanto ele, Stannis peca justamente por sua visão limitada da realidade. E preciso ressaltar nesta cena também o talento de Kerry Ingram. Mesmo com pouca idade, ela dá show. Aliás, o elenco infantil da série como um todo é excelente.

Mais ao sul, de volta a King´s Landing, lá vem de novo Oberyn, e mais uma vez, numa cena apelativa, de orgia. Já cansou esse padrão de colocar o Red Viper sempre nessas situações. Isso só faz diminuir o personagem, e desperdiça o talento de dois atores fantásticos como Pedro Pascal e Indira Varma. Mas o que veio em sequência foi lindo. Tywin interrompendo a diversão do casal, visivelmente desconfortável de ter que se submeter a ir ao bordel procurá-lo, mas ao mesmo tempo a atitude inteiramente arrogante de interromper a orgia. E ainda fazer acusações sobre o envenenamento de Joffrey. Muito bom que finalmente mencionaram o treinamento de Oberyn em Oldtown, uma coisa que poderia ser mais explorada, mas que perde espaço para ressaltar as inclinações sexuais de Oberyn. Também digno de nota que Tywin sabia muito bem que Tyrion conversou com Red Viper ali. Ou seja, ele também tem espiões em toda parte. Mais uma vez Oberyn não mede palavras para acusar Tywin do assassinato de Elia. Um belíssimo embate de dois líderes absolutos, e dois atores competentíssimos. Também achei bem interessante estabelecer uma aliança entre Oberyn e Tywin, para que Oberyn seja um dos juízes no julgamento de Tyrion. No livro, não sabemos disso (pelo menos eu não me lembro de uma insinuação dessas). Incrível como a mente estratégica de Tywin funciona, buscando aliados poderosos, a fim de manter unidos os Sete Reinos (e consequentemente, assegurando um poder maior em suas mãos).

Tywin   Oberyn 4x3

Enquanto isso, lá nas masmorras da Red Keep, Tyrion recebe a visita de Pod. Que cena comovente, meus queridos! Arrisco a dizer que foi a melhor do episódio. Pod mostra lealdade incondicional (e ainda tem gente que acha que sua performance com as putas ano passado foi para aliciá-lo como espião…gente, sério, esse povo leu o mesmo livro que eu?), se recusando a sair do lado do anão. Daniel Portman ganhou espaço, e justamente. Só esse olhar resume tudo:

Pod 4x3

Sério, pode um olhar mais expressivo que esse? Quase me fez chorar. Por outro lado, isso já abre espaço para um núcleo que eu quero muito ver, que é justamente ele e Brienne juntos.

E saindo das masmorras, vamos para algum lugar ao Norte, onde os selvagens atacam uma vila qualquer, praticando toda sorte de selvagerias junto com os Thenns. De verdade, esses caras me dão medo. Mais uma vez a menção ao canibalismo, e ainda mais assustador quando eles falam para o menino que vão comer – literalmente – sues pais. Me faz pensar em como, se as especulações estiverem certas e Rickon estiver realmente entre os Skagosi, Rickon, que já é uma criança de temperamento forte e praticamente incontrolável, vai se desenvolver. Também me pergunto se ele e Osha vão dar as caras nesta temporada.

Tormund   Ygritte 4x3Mas o que me chamou ainda mais a atenção nesta sequência foi Ygritte, visivelmente ainda com ódio do mundo. Isso me irrita, porque já disse que é um tremendo desvio de caráter da personagem do livro. Na série ela ainda é forte, sem dúvida, mas essa atitude não condiz com a do livro. Para utilizar uma metáfora que minha amiga Fernanda (que eu achei sensacional, by the way, Fê, thanks!): Ygritte não é Taylor Swift, You belong with me (If you could see that/ I´m the one who understands you/ been here all along/ So why can´t you see/That you belong with me..), ela é Pink, e So what (so what, I´m still a rock star/ I got my rock moves/ And I don´t need you…). Também atenção para o fato de o menino, que foi solto justamente para ir dar a notícia do ataque aos irmãos da Patrulha.

JOn 4x3E dito e feito, logo depois,lá está ele, ao lado de Snowy Goodness, e os Corvos discutem o que fazer. E a dura realidade da escassez de homens patrulhando a Muralha bate com força. Só para serem confrontados com o outro lado, e os números absurdos de Mance Rayder. A reunião é interrompida pela chegada de Grenn e Edd (AI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), e Jon propõe um ataque à pocilga (me parece mais adequado que chamar aquilo de “fortaleza”, que seria a tradução literal de Craster´s Keep) que era onde Craster morava. Isso porque junto com Grenn e Edd Grenn   Edd 4x3[5]chega a notícia dos sobreviventes ao ataque (e aquela praga do Karl continua…OK, o dele está guardado também) e de que a única razão para os selvagens ainda não terem atacado é a mentira que Jon contou , que a Patrulha tinha sei lá quanto mil homens. E aqui a gente já vê o tamanho da visão de Jon. Enquanto aquela mula bípede do Alliser Thorne acha que o ataque se resume a justiça por Lorde Mormont, Jon vê mais além, e sabe que os sobreviventes são um risco à Patrulha, pois sob tortura fatalmente revelarão os reais números da Patrulha. Aqui já delineando porque (SPOILER) Jon vai ser Lorde Comandante. E tem gente que confunde esse tipo de pensamento dele com burrice…Aliás, agora que me ocorreu, nesse sentido ele tem a mente estratégica bem parecida com a de Tywin. Esse é o resumo da situação, nas palavras de Jon: ”Mance tem tudo que precisa para derrotar-nos, só não sabe ainda”. Segunda frase fodástica do episódio. Ótima sequência.

E finalmente nos encaminhamos para o final do episódio, no portões de Meereen. Dany chega com seu exército, e a cidade inteira está nos muros, esperando. O campeão de Meereen sai da cidade, e insulta Dany num modo bem menos nojento que no livro (que foi realmente escatológico). Não faz sentido Dany pedir um campeão, se recusa todos os que se oferecem. Mais uma vez um fora no Rei da Friendzone:

Dany   Jorah 4x3

SUPISH! E toma chibatada! Coitado, tá dando pena. Mas tudo isso para dar a incumbência a Daario, que vem com mais uma demonstração de superpoder de puxação de saco excesso de confiança para atacar o tal do campeão. OK, foi legal ele decapitar o cara, mas a enrolação antes foi desnecesssária, e isso, essa luta coreografada qualquer um pode fazer. E em termos de atuação desse cara, so far…

Grumpy Cat not impressed

Detalhezinho da piscadela para Dany antes…ARGH! Sério? E depois o cara mijando em resposta…OK, devolveu o insulto, mas perdeu impacto diante da pobreza de atuação, faltou a atitude displicente e arrogante do outro Daario. O discurso populista de Dany em frente aos portões não empolgou, como aconteceu na temporada passada em And now his watch is ended. E não estou falando pelo fato de que Dany falar alto valiriano já não impressiona, mas porque faltou emoção mesmo, convicção. Mas, se o discurso deixou a desejar, o que aconteceu em seguida foi SENSACIONAL! As catapultas são armadas, e lá se vai a munição voando. Mas qual não foi a surpresa ao descobrir que a munição é composta justamente dos grilhões dos escravos libertos por ela? Tremenda guerra psicológica! E uma estratégia genial. Agora, é o povo mesmo de Meereen que vai entregar seus governantes, e ainda acolher Dany de braços abertos. Golpe de mestre!

Chains 4x3

E com essa cena genial, os créditos sobem. Um episódio polêmico, sim, que causou tantas emoções diferentes. Altos e baixos, e até agora o mais fraquinho da temporada. Mas no geral, a temporada segue com mais gás que as anteriores, que demoraram um pouco mais a engrenar, com exceção da primeira. E agora é torcer para continuar impressionando.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

GoT 4x3 – Breaker of Chains – parte 1

 

Depois do final eletrizante de The Lion and The Rose, este começa exatamente onde o outro parou, com Tyrion sendo levado para as masmorras e Sansa fugindo. Este episódio causou muita polêmica, e desconforto, mas vou comentar conforme os acontecimentos se desenrolam. E desde já antecipo que vai gerar muitos comentários.

GoT 3

ATENÇÃO! SPOILERS DOS LIVROS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO! Você foi avisad@.

Sansa   Dontos 4x3Enquanto o caos reina na Red Keep, Sansa foge com Sor Dontos pelas ruas estreitas de King´s Landing. Pausa para ressaltar a locação de Dubrovnik, perfeita (nota mental: visitar King´s Landing). A sensação claustrofóbica de passar por essas ruas se encaixou perfeitamente com o estado de espírito de Sansa nessa hora, assustada, sem saber para onde ir. A sequência toda dá uma sensação de imediatismo e desconhecido que a ambientação nebulosa só fez aumentar. Muito bom. E daí, quando Sansa finalmente chega ao navio, quem a recepciona senão Mindinho? OK, nós que lemos os livros sabíamos disso, mas imagino a surpresa de quem não leu. Muito bem executado pela produção. Sansa estava tão perplexa quanto a audiência, e mais ainda quando descobre que tudo que Sor Dontos fez foi sob as ordens de Mindinho. Adorei o modo como ele fala que o cavaleiro/bobo da corte só fez o que fez pelo dinheiro, (SPOILER) o que levanta outra questão relacionada a Dany e as três traições que ela irá sofrer. Uma delas por dinheiro (sim, minha gente, ela ainda não sofreu esta, apesar do papel de Sor Jorah de entregá-la a Robert Baratheon). Acabei de pensar nisso, e é bom prestar atenção.

Mindinho   Sansa 4x3

Voltando a Sansa, Mindinho a recebe e logo permite mais familiaridade ao pedir que ela o chame de Petyr. Quebra a formalidade e diminui o distanciamento entre os dois. Não vou entrar em mais detalhes, mas quem leu os livros sabe como este pequeno ato vale muito mais para a frente. Sansa ainda mostra o lado inocente, ao mostrar-se chocada quando Mindinho mata sem piedade Sor Dontos. E Mindinho com a frase fodástica do episódio:

Mindinho money 4x3

(Créditos de imagem: Facebook Game of Thrones Brasil)

É assim mesmo, é a realidade de Westeros, não adianta querer mudar ou trazer para a nossa. E Mindinho é, sem sombra de dúvida, o melhor jogador do jogo dos tronos. E aqui, nestes poucos minutos, a Sansa que conhecemos morre, e começa a surgir outra. Esta foi a primeira lição de Sansa. E também o arco dela começa a ficar bem mais interessante. Mas vamos deixar isso para comentar mais tarde, conforme ele se desenvolve. Atuações impecáveis de Sophie Turner e Aidan Gillen (e vocês repararam que ela já está mais alta que ele?).

Margaery 4x3De volta a King´s Landing, Margaery e Olenna conversam. Detalhe para as duas com vestidos negros (lindos), de luto. Margaery bem sincera, deixando bem clara sua insatisfação em não ser mais rainha, mas consolada por Olenna. E achei o máximo a fala dela: “(Você é) Mais rainha do que era com Renly, menos do que seria se Joffey tivesse consumado o casamento antes de morrer”. Resumiu perfeitamente a situação de Margaery neste momento. Margaery ainda mostra claramente o que achava de Joffrey realmente, ao falar do modo como ele morreu, e nada de empatia na voz dela. Gostei também de Olenna contando sobre a morte do marido, e como teve que ser forte para encarar a tarefa de vê-lo morto. Também a confissão de ter que suportar o casamento. Obviamente ela simplesmente cumpria uma obrigação, motivada pelos seus próprios interesses. Margaery tem a quem puxar, e Olenna mostra porque é ela quem realmente manda em Highgarden. E quando Margaery ressalta como eram seus dois maridos, Olenna aponta que a situação está bem melhor. Claro, Tommen é bem mais manipulável, e Olenna já percebeu isso. De notar também que Margaery estava disposta a sofrer o que fosse com Joffrey, desde que isso significasse que ela seria rainha. Retomando uma fala dela na segunda temporada: “Eu não quero ser uma rainha. Quero ser A rainha.”. E ela quer mesmo. Note-se também que apesar dos vestidos de luto, o ambiente é claro e ensolarado, significando que os Tyrell realmente não estão muito entristecidos com a morte de Joffrey. O ambiente é leve, não tem a opressão de outras cenas do episódio.

Cersei   Tommen 4x3

Entre elas, a sequência que vem a seguir. Cersei está no septo de Baelor com Tommen, os dois junto ao cadáver de Joffrey, velando por ele. É quando chega Tywin, como sempre já causando. Impressionante como Charles Dance entra num lugar e já domina. Ele já chega dando lições a Tommen, perguntando o que faz um bom rei. Cersei ainda tenta protestar, mas Tywin, para variar, ignora. Dean-Charles Chapman mandando bem em cena, agora que tem falas. E aos poucos Tywin vai enumerando os reis que tem as qualidades listadas por Tommen, e seus destinos. Ironia escorrendo dos lábios de Charles Dance, lindo isso. E já clara a satisfação de Tywin por ter Tommen como Rei agora. Como Olenna, ele sabe que Tommen é mais dócil e facilmente manipulável. E ele já começa a manipulação aqui. Atenção para a fala: “Um rei sábio sabe o que ele sabe e o que não sabe. Um jovem rei sábio escuta seus conselheiros até que ele se torne maior de idade. E os reis mais sábios continuam a escutar muito tempo depois.” O que Tywin está realmente dizendo aqui é: você fará o que eu digo, porque eu é que governo essa m…. E o tempo todo Cersei ali, impassível. Perfeitas atuações aqui (inclusive de Jack Gleeson, que teve que ficar ali imóvel, fingindo-se de morto o tempo todo).

Tywin Septo 4x3

É quando chega Jaime, e quem leu os livros já esperava o que ia acontecer. Ou assim pensávamos, porque o que aconteceu realmente na série foi uma surpresa. E o motivo de tanta balbúrdia em torno do episódio. Imediatamente Jaime manda que as septas, guardas e quem mais estivesse ali para sair. E Cersei na hora acusa Tyrion. OK, o anão complicou para o lado dele quando disse que um dia, quando ela estivesse se sentindo segura e feliz, a felicidade se transformaria em cinzas em sua boca. Fato, mas Tyrion não estava fazendo uma ameaça, coisa que Cersei, em seu ódio pelo irmão não enxerga. Ela pede para Jaime vingar o filho morto, mas Jaime se nega a matar o irmão. A tensão só aumenta, até que Jaime não aguenta mais, e joga na cara dela que Cersei é uma mulher detestável, e que ele é amaldiçoado por amá-la. OK, não seria tão ruim se parasse aqui, ou se os roteiristas seguissem o livro à risca. Já é chocante o bastante que no livro Jaime toma Cersei ali, no Septo, com o corpo do filho estendido ao lado, mas um detalhe importantíssimo que foi ignorado: no livro, JAIME NÃO ESTUPRA CERSEI! E o que aconteceu na série foi um estupro sim. Ela disse não, várias vezes, e se debateu. E não venham com a ideia de que não foi com força suficiente. Não importa, ela não queria, e foi forçada. Uma vez deveria bastar, mas Jaime não liga. E isso é tudo o que está errado com a cena, que foi, em si, bem executada, com boas atuações. E agora me arrisco dando a cara a tapa.

Joffrey Sept 4x3

A reação do público foi imediata, e vi muitas coisas por aí. Sim, eu concordo que a cena foi de uma violência desnecessária, e passa a ideia equivocada de que mesmo dizendo não, no fundo a mulher quer. NÃO, MIL VEZES NÃO! Não é não e ponto. Não tem essa de que é manha, ou qualquer outra desculpa que uma mente perturbada possa inventar quanto a isso. Vamos lembrar também que não é a primeira vez que isso acontece na série. Danaerys foi sistematicamente estuprada por Drogo, e mesmo no livro, desde a primeira vez. Não é porque ela deu permissão que não constitui estupro. Ela o faz relutantemente, e uma permissão relutante equivale a coerção, e na minha cabeça, na situação, constitui estupro. Mas na época não vi ninguém falar nada. Deixando claro, eu sou contra qualquer tipo de violência, seja ela voltada contra a mulher, homem, criança, ou animal (contra esta, em especial). E não acho que a série deveria suprimir isto, pelo contrário, acho que estas coisas podem levantar discussões importantes e necessárias. Além do quê, tanto a série como os livros retratam um mundo brutal, baseado num dos períodos mais violentos da nossa História, onde ainda não havia feminismo ou direitos humanos. Todos sofriam, e era um mundo predominantemente machista, sim. É muita ingenuidade achar que era qualquer coisa diferente, e querer transportar nossos valores atuais para essa época. Simplesmente não funciona.

Cersei   Jaime septo 4x3

Digo isso porque de uma discussão que deveria girar em torno do estupro, passou a algo mais, e começaram a extrapolar muito. Porque daí para acusar a série (e por tabela, os roteiristas, produtores, etc) de misoginia foi um pulo. E isso está errado. Primeiro, porque temos tanto na série como nos livros diversos exemplos de personagens femininas fortes. Arya se destaca em um ambiente totalmente masculino, Dany tomou controle de sua própria vida, e hoje comanda um exército, Olenna governa Highgarden, Margaery é independente e vai atrás de seus objetivos. Até mesmo Talisa, que morreu na temporada passada, mostrou que não era nenhuma bonequinha, e foi viver sua vida. E por outro lado, muitos personagens masculinos também sofrem abusos de diversos tipos. Theon está aí para provar, os Imaculados, com seu treinamento brutal, e que também são castrados, e sem querer me adiantar, mas Tyrion também vai sofrer abusos daqui para a frente (mais do que já sofreu nas mãos de Lysa Arrin), e o Cão, que sofreu horrores nas mãos de seu irmão. E ninguém acusa a série de misandria (o contrário de misoginia). Falando em Theon, vi muita gente reclamando que Ramsay estava caçando uma mulher, quando na verdade o horror que isso me causou não foi por ser uma mulher, mas por ser um ser humano, period. E depois, Ramsay no livro adora caçar moças, mas na verdade, como já vimos com Theon, Ramsay caçaria qualquer um, seja homem ou mulher. Isso é o caráter dele. E lembrei agora. Temporada passada, ainda disfarçado de “boy”, Ramsay deixa Theon escapar, até vai com ele até certo ponto, só para recapturá-lo. Isso é o quê, senão uma caçada? E Theon é homem. Então, a série retrata diversos abusos contra as mulheres, mas também mostra muitos abusos sendo cometidos contra os homens também. Isso é fato.

Também vi gente falando que personagens femininas acabaram perdendo espaço e sendo diminuídas. Sim, é verdade, veja Catelyn. E neste caso, para mim, pelo menos, era fundamental. Gente, no terceiro livro, que é a base tanto desta temporada como da passada, o que de mais importante que acontece no POV dela é justamente o que acontece com Robb, então, era mais do que previsível que isso acontecesse. E não foi simplesmente para Richard Madden brilhar. Michelle Fairley também brilhou. Por outro lado, outras personagens femininas ganharam destaque e foram mais bem trabalhadas que no livro. Exemplo: Shae. No livro, ela não passa de um puta mesmo. Mas na sértie, ganhou muito mais profundidade, gostem ou não do modo como ela foi retratada. E outros personagens masculinos, como Loras e o próprio Oberyn foram diminuídos. Loras virou boy toy, e Oberyn, um dos personagens mais legais no livro, aparece na série mais por suas inclinações sexuais do que pelo que Red Viper é mesmo. Sério, totalmente desnecessário isso, toda vez que o cara aparece, lá vem putaria. Apelação pura. E nesse sentido a HBO vem exagerando ultimamente.

O que me incomoda infinitamente mais do que esta discussão sobre machismo, misoginia, ou que mais, é a postura do diretor do episódio depois. Disse ele, numa emenda de desculpa: “Bem, se torna consensual no fim, porque tudo para eles (Jaime e Cersei) ultimamente resulta em tesão (…) Esta foi uma das cenas favoritas que eu já fiz” (para ver o restante da quote, cilque aqui). Oi? Como assim? Primeiro, que passa a ideia errada que eu já mencionei lá em cima de que a mulher pode dizer não, mas no fundo quer. Mais uma vez: NÃO É NÃO! Ponto final. Depois, mostra que ou o diretor não tinha consciência de que estava filmando uma cena de estupro, ou, pior, sabia, mas inventou um remedo de desculpa para se justificar. E como assim, essa foi uma das favoritas dele? OK filma, mas uma cena dessas deve SEMPRE causar desconforto, seja em quem filma, seja em quem assiste. E classificar isso como “uma das favoritas” é, no mínimo, muito estranho.

Sem contar que isso foi um desvio muito grande de caráter do personagem. Jaime está no caminho da redenção, muita gente que não gostava dele passou a gostar depois da temporada passada. Ele mostrou que tem sim, embora distorcido, um senso de honra. Ele segue sua própria lógica, e isso é uma das qualidades que ele tem de mais legais. Ainda, temporada passada ele livrou Brienne de ser estuprada. E agora vai lá e estupra a irmã? WTF????? Estamos falando do mesmo personagem? Depois, Jaime NUNCA faria isso com Cersei. Mas já notei que a série vem fazendo isso consistentemente. Veja o caso da Ygritte (volto nela daqui a pouco). E por que isso? Simples: porque vende. O alvo da série não é somente os leitores dos livros, mas muitos outros telespectadores que não leram, e, francamente, nem tem interesse de ler. E nestes casos, ninguém quer ver uma hora de seriado para ver a batalha interna de Jon Snow ou de Sansa. Sexo e violência vendem, infelizmente.E Game of Thrones não é a única série a retratar isso. Roma e The Tudors, ambas excelentes, também exploram isso. Então, gente, menos com as reações. E eu duvido que muitas das pessoas que tão fortemente criticaram a série vão parar de assistir.

Se a HBO quis retratar essa cena significando o rompimento de Jaime e Cersei, foi de extremo mau gosto. Primeiro que o timing da chegada de Jaime em King´s Landing foi totalmente errado, portanto a cena em si perdeu um pouco do sentido, não foi um reencontro, como no livro. Depois que já era chocante o suficiente sem adicionar o elemento estupro. Quer dizer, eles estão se pegando (pra ser boazinha) no Septo e em frente ao cadáver do seu filho. E finalmente, porque já começaram a mostrar o distanciamento dos dois em Two Swords, com a simples fala: você demorou demais. Ficou apelativa.

Só para ficar bem claro: eu sou contra a violência, e não gostei de como a série retratou essa cena em particular, por n + 1 motivos, todos já listados. Portanto, antes de me crucificar em praça pública, leve em consideração que esta é a minha opinião, você não é obrigado a concordar, mas por favor respeite. E isso não significa que eu sou mais ou menos mulher por isso. Depois, eu duvido muito que toda essa gente que andou criticando a crucificando produtores e roteiristas vai deixar de ver a série. E enquanto isso, sabe o que eles estão fazendo? Rindo da sua cara, vendo a audiência indo lá nas alturas.

E como esse post acabou ficando muito longo, e de uma resenha passou a um post opinativo, vou deixar para comentar o restante do episódio em outro post.

Beijos e até o próximo post!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

 

Já disse que não é coincidência eu gostar tanto de livros, afinal, olha só o dia em que eu nasci! Pode ser mais eu?

Dia do livro 2014

Então, parabéns não só a mim, mas a todos nós que descobrimos um novo mundo toda vez que folheamos as páginas desses amigos portáteis!

Também é aniversário da minha Rainha Sophia, Majestade felina máxima que me deu o privilégio de fazer aniversário no mesmo dia que ela Alegre. Pois venho aqui, humilde serva, prestar reverências!

031

Beijos e até o próximo post!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Citação do Mês

 

Essa vem bem a calhar depois de The Lion and The Rose e Breaker of Chains (resenha em breve):

Tyrion 3x5

“Eu lhe conto quando souber. Esquemas são como frutas, eles requerem um certo amadurecimento”

Tyrion Lannister, ACOK, p, 62, George R. R. Martin

Beijos e até o próximo post!

domingo, 20 de abril de 2014

sábado, 19 de abril de 2014

GoT 4x02 – The Lion and The Rose

 

E essa quarta temporada já começou mesmo com tudo. Chega agora, cedinho, o que acredito que seja o episódio mais esperado de todos, fora The Rains of Castamere. Arrisco dizer que esse episódio foi o segundo melhor de toda a série, ficando atrás somente do RW. Vale ressaltar também que o episódio foi escrito pelo pai da criança mesmo, e isso significa possíveis spoilers Alegre

GoT 3

ATENÇÃO! SPOILERS DOS LIVROS! Você foi avisad@.

Myranda 4x2E o episódio já começa com o terror. Literalmente. Estamos na floresta ao redor do Dreadfort, e Ramsay mostrando todo o seu sadismo em uma caça, e a presa da vez é uma moça. Aquela loira que na temporada passada estava presente ao extirparem o little Theon. E mostrando outra face: a outra menina, que agora sabemos que se chama Myranda, é quem atira a flecha. Já fica estabelecido que Myranda e Ramsay estão juntos, e digo mais: se merecem. Ela é tão sádica quanto ele. Detalhe importante logo depois, quando Ramsay joga suas “meninas” para terminar o serviço de Myranda. E logo atrás desse casalzinho fofo (#sóquenão), vem Theon. Ou melhor, Fedor. Cara, simplesmente sensacional a atuação de Alfie Allen, demonstrando vários tiques nervosos decorrentes de sua tortura. Não tenho nem o que falar.

Ramsay 4x2Mais tarde, quando o papi querido Bolton chega ao Dreadfort, trazendo no reboque sua nova amada, vale seu peso em ouro esposa, Walda Frey, fica um alívio cômico com Ramsay dando as boas vindas à nova mãe. De novo, brilhante Iwan Rheon, todo sarcasmo, e falsidade. Uma tirada ótima de Locke aqui, dizendo que Ramsay teria adorado ver Jaime perdendo a mão. Resumiu bem a natureza de Ramsay. E Roose Bolton também mostrando que é um doce de pessoa. Pelos deuses, a frieza dele é incrível. Michael McElhatton transmite tudo isso, desde as palavras cortantes que dirige ao bastardo (incluindo aí ressaltar que Ramsay não passa de um bastardo) até o olhar gélido tão descrito no livro. Mais um entrando para a lista de pai do ano em Westeros. Também adiantando a rivalidade entre os Bolton e os Greyjoy. Também de se notar o olhar de Bolton quando descobre o que realmente aconteceu me Winterfell, e o que ele acha que aconteceu a Bran e Rickon. Outra coisa: Theon dizendo que Jon está em Castle Black. Acho que podemos concluir aqui que também estão adiantando algo do quinto livro. Lembro que quem escreveu esse episódio foi o próprio Santa From Hell. (SPOILER) Talvez haja aqui mais do que o atentado em si. E de chamar a atenção que eles traçam os planos ali, bem em frente a Theon. Mas, exatamente como no livro, para os Bolton, ele não passa de um bichinho submisso.

Ramsay   Theon 4x2

Outra cena muito boa desse núcleo foi Ramsay contando a Theon sobre a morte de Robb. Tudo nela foi lindo, desde a submissão de Theon até sua hesitação em barbear Ramsay. Perfeito. Mais uma vez, show de interpretação e ótimo entrosamento entre Iwan Rheon e Alfie Allen. Sem mais comentários.

Do Dreadfort, vamos a King´s Landing e Tyrion conversando com Jaime. Atenção à tirada de Tyrion sobre os sentimentos de Cersei e os javalis desde a morte de Robert. E Jaime sendo franco com o anão, admitindo fraqueza. E já oferecendo Bronn para treinar Jaime. E, dito e feito, lá vai Bronn treinar Jaime em um lugar seguro (que ele sabe por causa do par de chifres que está pondo em um certo cavaleiro). Como sempre, as tiradas de Bronn são fantásticas, e muito legal o método de ensino dele. E Jerome Flynn e Nikolaj Coster-Wardau em perfeita sintonia, uma luta bem coreografada.

Jaime   Bronn 4x2

Tyrion está no caminho para um café da manhã em que conhecemos o pai de Margaery, e vemos que ele é tão idiota quanto Olenna faz parecer mesmo.Joffrey sendo falso com o sogro “eu devo chamar o senhor de pai?”. Ótimo! Shae aparece e Cersei mais que depressa dedura o irmão para o pai, que manda que Shae seja trazida à torre da Mão antes do casamento. Hummm….quem leu já sabe o que isso significa. Mais tarde, quando Tyrion mais uma vez oferece a Shae dinheiro para ir embora, mas tensão e as farpas chispam. Muita gente reclamando do destaque que deram a Shae, e o rumo de sua personagem na série. Reforço que isso foi uma sacada genial, (SPOILER) porque fazer ela realmente gostar do anão, e ele dela, só vai fazer aumentar a traição dela, e dar mais raiva ainda. Humanizaram bem a personagem, ela ficou mais densa na série que no livro, e Sibel Kekilli a retrata belamente.

Ainda nesse café da manhã, Joffrey recebendo seus presentes de casamento: o cálice do sogro, o livro do tio (o desprezo do garoto ao receber o livro foi algo de nota), e finalmente a Lamento de Viúva. Atenção para o toque de crueldade com Sansa, ao dizer que sempre que usar a espada será como cortar a cabeça de Ned de novo. E já começa a ficar patente aqui o desprezo de Sansa pelo rei, cena que se repetirá mais tarde. Agora ela parece ter percebido que Tyrion sofre tanto quanto ela, mesmo sendo Lannister. Atenção para isso.

Stannis   Davos   Selyse

O núcleo ZZzzzzzZZzzzz da série vem em seguida. Stannis e Mel queimando os infiéis, e Selyse mostrando todo o seu fanatismo. Um detalhe importante. Um dos queimados é cunhado de Stannis, irmão de Selyse. Vocês lembram o que dizem do homem que mata seus parentes, não? Recapitulando: Robb matou seu parente Karstark, e olha no que deu. E já é segunda vez que Stannis mata um parente. Não podemos esquecer de Renly, que no fim foi obra de Stannis mesmo. Reforça algo que eu acho que vai acontecer: Stannis vai morrer, mais cedo ou mais tarde. Vale lembrar também que ele é o tal rei que não projeta sombra. Reforço: maldito é o homem que mata seu parente, segundo dito popular de Westeros. Ótimas atuações, mas esse arco é um dos mais chatos da história, a eterna carranca e o amargor de Stannis irritam, o fanatismo de Selyse e a devoção quase adoração de Davos por Stannis enchem a paciência. E é sempre a mesmoa coisa: Lord of Light isso, Lord of Light aquilo, meu rei, mimimi. Que, por favor, acelerem isso, porque uma tmeporada inteira disso vai ser bem difícil de aguentar.

Mel   ShireenTambém digno de nota o modo como Selyse trata Shireen. Na falta de Catelyn, achamos outra mãe do ano. E fui só eu, ou vocês notaram que o escamagris de Shireen piorou? E um diálogo entre Shireen e Melisandre, ótimo. Shireen, pequenina como é, já sacou direitinho o culto da Mulher Vermelha. Shireen é questionadora, e curiosa, e não tenho certeza de que isso é uma coisa boa para ela. Kerry Ingram mandando superbem, e o entrosamento entre ela e Carice Van Houten é perfeito. mas admito que adorei essa frase: “só há um inferno, o que vivemos agora.”

represeiro 4x2Também achei interessante que o corte nos leva agora para Além da Muralha, passeando com Bran e Summer. Vou me demorar um pouquinho nesse núcleo. Começa com o aviso de Meera e aquela flor de pessoa Jojen, de que não é bom passar muito tempo em Summer, os riscos sendo de se esquecer de como ser humano, e morrer de inanição. Uma observação: me mata toda vez que eu vejo canis dirus na legenda. Sério??? Não podiam deixar lobos gigantes, tinha que inventar moda? #FAIL. Eles seguem viagem, Bran vê um represeiro. Imediatamente pede a Hodor que o leve até a árvore. Lembro que nessa hora pensei: ele vai fazer o que eu estou pensando que ele vai fazer? E não é que Bran fez? Entrou no represeiro, e teve uma visão que vale a pena comentar com calma. Não consegui carregar o vídeo aqui, mas veja aqui.

Ela começa com o corvo de três olhos nas tumbas de Winterfell, e passa para Ned limpando Ice (chuif, chuif) na God´s Wood de Winterfell e também nas masmorras de King´s Landing, os corvos perseguindo Sam na temporada passada, os white walkers, o salão do trono que Dany já tinha visto na CdI, o dragão sobrevoando King´s Landing, e em meio a tudo isso Brynden chamando Bran para o represeiro. Vamos por partes. Primeiro, Ned. Se não me falha a memória, Ned chega a escutar uma voz no represeiro (mas posso estar confundindo isso com Theon, naquele capítulo de WoW que foi liberado). Os corvos, e a cena em particular a que eles se referem, logo depois de Sam matar o white, acho que é uma referência clara aos white walkers, que logo depois aparecem. O que chama a atenção aqui é a repetição do salão do trono, destruído, e o dragão sobrevoando King´s Landing. Seria um spoiler? De se notar que é verão quando passa a sombra, é um dia ensolarado. Mas não me parece que isso seja um visão do passado, visto o tamanho da cidade. Será que o mau velhinho está querendo nos dizer que Dany vai sim retornar a Westeros e retomar seu trono?

Joffrey   Margaery 4x2

Cortando para o casamento em si. No septo, realiza-se a cerimônia e me chamou a atenção que os votos de casamento foram diferentes. Nada de “eu sou seu, e você é meu.” E mais um diálogo delicioso ente a Queen of Thorns e Tywin. As trocas entre Diana Riggs e Charles Dance sempre são um deleite de se ver. E chega Bronn para falar com Tyrion, e dizer que Shae partiu no navio. Será? Esperar para ver. Atenção para mais uma tirada entre Bronn e Tyrion: eu não fui convidado. Sensacional! E mais uma pérola de sabedoria de Bronn: vai beber até sentir que está certo. Ótemo! Também ri na hora em que Pod vê o tal nó meereenês (ou whatever). E as meninas espichando o olho para ele. HILÁRIO!

Sansa   Olenna 4x2Uma cena que, agora ao rever, me deixou pasmada, até com dificuldade para continuar escrevendo. Olenna vai falar com Sansa, a pretexto de oferecer suas condolências pela morte de Robb (ai, saudades Maddenlicious!). E esse detalhe me teria passado batido se não fosse o Leandro comentar na resenha dele, leia aqui (Thanks, dear!). Eis que entre oferecer seu apoio a Sansa, e alfinetar Tyrion pela sua pobreza, a velhota discretamente, fingindo acariciar os cabelos de Sansa, tira uma das pedrinhas do colar. Lembra que eu tinha falado pra ficar de olho nele? Pois é. Essa velhota é fodástica mesmo. Amando de paixão a Queen of Thorns Coração vermelhoCoração vermelhoCoração vermelho.

Cersei   Tywin 4x2A festa continua, e entre a cara de enfado de Margaery durante o banquete, e flertes entre Oberyn e Loras, e trocas de farpas entre Jaime e Loras dignas de Dr. House  e Cersei bullynando Brienne (já volto nisso), Joffrey sendo, bem Joffrey. A hora que ele falou da “depravação” de Renly na cara de Brienne, e o auto controle dela, foi lindo. Cersei persegue Brienne, e joga na cara dela o que todo mundo sabe os sentimentos de Brienne em relação a Jaime. Novamente o auto controle de Brienne foi incrível, Gwendoline Christie mostrando todo seu talento. E Cersei alcoolizada não para aqui, vai lá dar umas cortadas em Maester Pycelle, deixando bem claro que Pycelle já não é mais seu homem de confiança, e que este cargo foi tomado por aquela praga do Qyburn. Lena Headey brilha nestas cenas, atua com naturalidade. Linda!

E o passeio de Cersei é interrompido por Oberyn e Ellaria, junto com Tywin. Red Viper e Ellaria deixando bem clara a posição de Dorne quanto aos bastardos, e mais farpas, desta vez partindo da Víbora, relembrando Elia e seus sobrinhos. A cara de Tywin nessa hora foi algo de outro mundo, sensacional. Mais uma vez, Pedro Pascal mostra a que veio. Perfeito. Adorando a participação dele.

Margaery   Joffrey 4x2

E Joffrey mostrando ainda mais o seu lado sádico, ao anunciar a Batalha dos Cinco Reis. Outra vez, atenção aos detalhes. Renly montando Loras, Balon montando uma lula gigante, e Joffrey montando um leão com chifres de veado. O espetáculo deixa todos desconfortáveis, Sansa, os Tyrell, até mesmo Tywin. Muito legal perceber essas expressões. E também digno de nota que quando Joffrey começa a bullynar Tyrion, Sansa se compadece. Ela provavelmente se identifica com isso. A cara dela quando o reizinho derrama o vinho na cabeça de Tyrion é fantástica. Até ajudando Tyrion a recuperar o cálice depois. Perfeito. E a tensão é patente, palpável.  Todos os presentes, Margaery, Sansa, Olenna, todos, menos Cersei, achando lindo o filhote abusando de sua posição, até que Margaery quebra a tensão: olha, a torta!. E preciso comentar o vestido dela, lindíssimo! Fiquei babando nele. E note-se a reciclagem de elenco da série (sério, não dava pra contratar outro?), com o novo Tommen, agora mais velho, sendo interpretado por Dean-Charles Chapman, que já havia interpretado um dos Lannister que o velho Karstak temporada passada.

Joffrey vinho 4x2

Margaery dá a torta na boquinha de Joffrey, com cara de cigana dissimulada com olhos de ressaca menininha meiguinha. E a cena mais esperada do episódio. Joffrey começa a gaguejar nas palavras, e Margaery mandou bem na cara de surpresa fingida seguida por Olenna dissimulando, pedindo ajuda para o rei, é sansacional. E que morte, QUE MORTE! Confesso que eu acho que Joffrey não morreu como deveria, acho que ele devia sofrer muito antes de morrer, de preferência nas mãos de Sansa, pagando a ele toda a gentileza (#soquenão) que ele lhe mostrou, mas admito que foi quase orgásmico ver Joffreyzinho sufocando. E a caracterização, pelos deuses! Ele ficou roxo mesmo, até com olhos injetados. Mas antes de morrer, ele ainda conseguiu acusar Tyrion. Sabemos que o inferno de Tyrion começa agora, retomando a fala de Melisandre. E que atuação de Jack Gleeson, pelos deuses! Pena que ele decidiu parar de atuar, pois teria um futuro brilhante. E vai deixar saudade. Vou sentir falta de ver ele atuando.

Dead Joffrey 4x2

Falta só ressaltar Cersei e Jaime correndo em socorro do filho. A cara de Jaime, em especial, é perfeita. Mostrou o choque da perda lindamente, e gostei especialmente do modo como ele saiu correndo. Acho que pela primeira vez Jaime se permitiu agir como pai de Joffrey, em vez de tio ou membro da Guarda Real. E Lena Headey linda também, em estado de choque, e ira. Para alguns, os estágios iniciais do luto (negação, ira, barganha, depressão e aceitação).

Cersei 4x2

Enfim, um episódio cheio de sutilezas, atuações excelentes, caracterização impecável, e coroando tudo isso, os créditos listados ao som de The rains of Castamere com o Sigur Rós, numa versão que lembra muito a Marcha Fúnebre. E vocês repararam como a voz do vocalista se parece com a de Jack Gleeson? Coincidência?

THE KING IS DEAD! LET´S OPEN THAT BOTTLE OF DORNISH RED AND CELEBRATE!