domingo, 7 de outubro de 2012

Mais de As Crônicas do Gelo e do Fogo – Jon Snow e a quebra do juramento

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU TODOS OS LIVROS! VOCÊ FOI AVISAD@!

 

E caso você é daqueles que não liga para os spoilers, um aviso: acontecimentos chocantes neste! Prepare-se! E este post também é longo, então paciência até o fim.

Começando do princípio. Já discuti aqui a paternidade dele, e o Game of Thrones BR fez uma série de posts também sobre os pais dele, veja aqui - Quem são os pais de Jon Snow? (de novo, este link é do último post, mas tem links para os primeiros. Eu recomendo ler na ordem) Não vou ficar repetindo o que já falaram. Vou falar o que eu acho.

Pra mim, Jon é filho de Lyanna e Rhaegar. De todas as outras teorias, e candidatos, este é o único que faz sentido para mim. Se Jon não for filho de Ned, só faz sentido se for filho de Lyanna. Ned não levaria Jon para casa, atraindo a ira e ciúme de Catelyn (e por favor, né? Não é porque ela não fala nada que não ficou irada. E ela pode até ter motivo – eu não acho – para não gostar de Jon, mas falar um monte de asneiras dele como ela faz? Please, né, filha! O garoto vive na sua casa por 14 anos e você nem tem a decência de conhecer ele? Me faça o favor! #prejudicedbitch!) se Jon fosse filho de outra pessoa. E sendo filho de Lyanna, ele só pode ser filho de Rhaegar, porque foi só com ele que Lyanna se relacionou.

Da mesma forma, como eu disse aqui, o mesmo raciocínio se aplica a Jon Connington e Aegon. Não faz sentido pra mim que ele tenha criado Aegon como seu filho se não fosse mesmo filho de Rhaegar também. Mas no caso de Aegon, temos que levar em consideração que os envolvidos são Varys e Illyrio, trocentas vezes mais maliciosos que Ned. E, ao contrário de Ned, eles sabem jogar o jogo. Tremenda bola dentro da série foi essa imagem:

Game of thrones

Voltando um pouco pra Jon, outra candidata a mãe dele é Ashara Dayne. Mas como diz o post do Game of Thrones BR, essa possibilidade é pequena, mas com certeza Ashara tem algo com Ned. Ambos se conheceram no Torneio em Harrenhall e se apaixonaram. Mas ele casou com a estrupícia da Catelyn e deixou Ashara. Num forum do westeros.org, este aqui - The nasty tourn -ey  of events in Harrenhall, que fala que Ashara teria sido estuprada por Aerys, e depois tem a memória de Ser Barristan, que era apaixonado por Ashara: “Nenhum bem veio do silêncio também. Se eu tivesse derrubado Rhaegar e coroado Ashara a rainha do amor e beleza, ela teria me procurado em vez de Stark?” (p. 963) Da primeira vez que li, achei que ele se referisse a se apaixonar mesmo, o que pode ser que tenha sido o caso. Mas depois de ler a segunda vez, e de ver o forum acima, outra interpretação é que Ashara tenha se voltado para Ned para pedir ajuda, depois de se ver em uma sitauação complicada. Há teorias a respeito dela e Brandon Stark também, mas o que de concreto é que parece que ela engravidou, não importa de quem, e que seu filho (ou filha) tenha nascido morto. E, antes de manchar a honra dela, por ter um bastardo (que, convenhamos, em Westeros é bem pior pra uma mulher que para os homens), ele prefira que se disseminem boatos manchando a honra dele, para preservá-la. Isso é a cara dele. E ele também faria isso por Lyanna, sem dúvida.

De qualquer jeito, Jon é pelo menos meio Stark, é o que eu acho. Olha o que Ned diz pra Jon nessa cena (eu choro…you are never coming home, never coming home…):

Fonte: YouTube

Você não tem meu nome, mas tem meu sangue.

Ele não diz que é pai dele. No livro, Ned diz isso pra Catelyn, quando ela pergunta, mas acho que na série teve mais impacto.

Em ADWD, vemos mais de perto Jon como Lorde Comandante da Patrulha da Noite. E logo de cara, suas ações são polêmicas, levando muita gente, inclusive leitores desavisados, a pensar que ele quebrou o juramento. Bom, ele quebrou, mas com Ygritte, não quando deixou os selvagens atravessarem a Muralha. Como diz neste forum do westeros.org, The Night´s Watch takes no part - analysing Jon Snow´s oathbreaking, ele não quebrou. Vamos retomar uma parte do juramento:

Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens.

Ênfase no REINO DOS HOMENS. Bom, os selvagens são homens, afinal de contas. E depois tem o que Lorde Comandante Mormont diz a Sam: nós nunca soubemos. Mas já soubemos um dia. A Patrulha da Noite se esqueceu de seu verdadeiro propósito, Tarly. Não se constrói uma muralha de setecentos pés para impedir que selvagens em peles roubem mulheres. A Muralha foi feita para guardar os reinos dos homens…e não contra outros homens, que é o que os selvagens são no final das contas. Muitos anos, Tarly, muitas centenas e milhares de anos. Perdemos a noção do verdadeiro inimigo. E agora ele está aqui, mas não sabemos como lutar contra ele.” (p. 450, ASOS). Isto está no terceiro.

E Jon sabe exatamente o que os espera no inverno, que como os Stark fazem questão de nos lembrar toda hora, está chegando, caso os selvagens fiquem do outra lado da Muralha: “’Deixe eu dizer o que vai acontecer’, disse Jon. ‘Os mortos irão se levantar, em centenas e milhares. Eles irão se erguer como monstros, com mãos negras e olhos azuis pálidos, e eles virão atrás de nós.” (p. 574, edição pocket americana).

Sam   Jon

E quanto a não tomar parte, esta não é mais a situação. Um dia, talvez, a Patrulha pode ter sido imparcial. No passado, servir na Patrulha, como diz Ned na cena acima, era uma honra. As famílias mais poderosas e nobres enviavam filhos para o serviço na Muralha. Agora, ela está decadente, formada principalmente ladrões, estupradores e assassinos. Em suma, a escória de Westeros. Nenhum desses homens, à exceção de Jon, está lá por livre escolha, e desta forma, nenhum deles serve com o cometimento que deveria.

Jon é extremamente perspicaz, se mais nada. E não é burro, como eu já vi por aí. Muito pelo contrário. Acontece que, com a Patrulha no estado de decadência em que se encontra, ele tem que tomar partido. Ele escreve a todos os reis restantes pedindo ajuda, mas ninguém se digna a ouvir. Apenas Stannis. E, se for pra ser sincera, na verdade, quem ouve é Davos. E se o velho contrabandista não tivesse lido a carta, e aconselhado Stannis, duvido muito que Stannis ajudaria na Muuralha. Claro que Stannis tem seus objetivos, mas para Jon, ele é a solução para parte dos seus problemas. E Jon sabe muito bem jogar, não pensem que não.

O problema maior de Jon, é como o de Dany: ele não tem em quem confiar, pois todos com quem ele podia contar (Sam, Pyp e Grenn) foram para longe. A diferença é que ele os mandou para longe com um propósito, não foi por idiotice, como Dany. E os que restaram são de pouca confiança ou fracos. E nenhum desses conselheiros tem a perspicácia de Jon, eles só pensam no aqui e agora. Leia mais em Learning to lead (novamente, este link é da última parte,mas há links para os primeiros). E isso vai fazer com que surjam muitos inimigos para Jon. E veja esta cena entre Jon e Comandante Mormont na segunda temporada:

Fonte:YouTube

O que Mormont diz é:” Você que liderar um dia? Então aprenda a seguir.” Guarde isto, vou retomar mais tarde, mas acho que foi mais uma daquelas bolas dentro da série. E eu acho que esse ‘liderar’ se refere a mais que a Muralha, acho que é Westeros toda.

Lembra quando eu disse aqui que Cersei está obcecada por matar Jon? E que Tywin Lannister tenta tirar proveito de Janos Slynt na Muralha? (SPOILER) Bom (ai, como me dói falar isso!), há realmente um plano e um ataque a Jon no fim do livro (damn you, GRRM! Como você pode? E deixar no suspense! Cruel!). Certo, Jon mata (YAY!) Slynt, mas ele não está sozinho: “Nenhum bastardo filho de um traidor irá dar ordens a Janos Slynt! Eu não estou sem amigos, eu aviso. Aqui e em King´s Landing também.” (p. 119) E vamos lembrar que Slynt era amiguinho de Aliser Thorne também, que por sua vez é amiguinho de Coter Pyke, que se não me engano, está entre os que atacam Jon. Meu ponto é: quem garante que Slynt não disseminou a ideia de atacar Jon pela Muralha?

Só Melisandre parece aconselhar Jon direito. E também Mance, ligado a ela por um feitiço, mas ele é mandado para Winterfell para resgatar “Arya” (na verdade Jeyne Poole). Tudo bem, Mance eu concordo, acho que mesmo sem feitiço, ele ficaria do lado de Jon, mesmo Jon sendo um dos corvos, como eles chamam. Isso porque Mance, acho, pela convivência, conhece Jon, e sabe o que ele tenta fazer. Já Melisandre…vou voltar nela daqui a pouco.

Antes, uma colocação que  princípio me deixou perplexa. Lembra quando eu disse que Robb morreu na hora que negou Grey Wind? Bom, Jon diz algo parecido: “Eu não sou lobo” (p. 418). Mas muita calma nessa hora. Isso foi no começo, quando ele ainda não entendia direito que pode se ligar a Ghost. Mais tarde, ele já está mais à vontade com isso, já aceita, pelo menos, se não entende: “Jon sentiu o cheiro de Tom Barleycorn antes de vê-lo. Ou foi Ghost que o cheirou? Ultimamente, Jon Snow às vezes sentia que ele e o direwolf eram um só, mesmo acordado.” (p. 511). Aos poucos, ele segue o conselho de Melisandre: Você tem poder. Use-o. (não lembro a página, tirei a marca ;P).

E acho também (e é meio que consenso), que Jon não morreu de verdade. Bom, ele morre sim, mas vai renascer. Mais ou menos como Gandalf tem que morrer para se tornar Gandalf the White, mais poderoso. Ou Harry tem que morrer para se tornar o Senhor da Morte. No caso de Jon, acho que ele é Azor Ahai renascido. Veja aqui e também aqui. Há muitas evidências de que seja Jon. Certo, também tem muita coisa que aponta pra Dany (ela nasceu perto do mar, fez surgir os dragões de pedra, etc.), mas ela não preenche o requisito mais básico. Se AA é renascido, significa que morreu em algum ponto, e DANY NÂO MORRE! Nem figurativamente, como Theon. Jon sim.

E se isso não é suficiente, há as visões de Melisandre: Stannis? ela pensou, só por um momento…mas não, não eram os traços dele. Uma face de madeira, branca como cadáver. Era o inimigo? Ele me vê. A seu lado, um menino com a face de um lobo ergueu sua cabeça e uivou. (…) As chamas estalaram suavemente, e em seus estalos, ela ouviu o nome  Jon Snow sussurrado. Seu rosto apareceu em sua frente, contornada de laranja e vermelho (…) Agora ele era homem, agora lobo e agora homem novamente” (p. 448). Vamos por partes. O rosto de madeira é claro uma weirwood, e o menino acho que é Bran.  Depois é bem claro. Observe a sequência: homem > lobo > homem. Acho que vai acontecer o seguinte: Jon é atacado, desmaia e fica à beira da morte. Imediatamente, ele warg em Ghost, vai ficar um tempo assim, até que retorna a seu corpo. Seu próprio corpo, não como white walker.

Bran   Jon   Robb

E já que falei em Ghost aqui, lembra que falei pra ter em mente que os dragões provavelmente sentem Dany, e Summer salva Bran, Grey Wind pressente o RW? Bom, Ghost também percebe o perigo iminente para Jon: “O direwolf não ficava quieto. ele andava de um lado a outro, passando pela fria forja, e de novo. ‘Calma, Ghost’, Jon disse. ‘Senta, Ghost. Senta’ Ainda assim, quando ele fez menção de tocar o lobo, ele se arrepiou e mostrou os dentes.” (p. 990). Jon acha que é por causa de um selvagem warg, que tem um bando de javalis. Mas acho que ele está muito enganado. Quando Jon sai do quarto, Ghost tenta sair também, e Jon com muito esforço o coloca de novo para dentro. Isso acontece minutos antes do ataque contra Jon. Mas a teimosia é traço característico dos Stark. Não importa quanto Ghost tenta, e dos avisos de Mel, de adagas na escuridão, e para ficar com o lobo sempre por perto, Jon não escuta (POR QUÊEEEEE?). Mas também acho que Ghost não vai fazer parte do salvamento de Jon só no sentido de warg. Afinal, Summer também estava trancado quando Bran foi atacado, e no primeiro, quando Lorde Comandante Mormont é atacado pelos white walkers com Jon, Ghost também não está por perto e arrebenta a porta para salvar seu dono.

AryaFalando ainda das visões de Mel, ela também vê uma menina que ela acha ser Arya, mas na verdade não é. É uma prima distante, Karstark, que foge do casamento e procura Jon para proteção. Mas Mel diz: “Sua irmã não está perdida para você.” (p. 417). Já falei que os Stark vã se reencontrar algum dia, e ela pode ter errado aqui, afinal, ela mesma diz que as visões não erram, mas estão sujeitas a sua interpretação, e ela, Melisandre, é falível. Aí você pensa: mas você disse que Jon é filho de Lyanna e Rhaegar, então não é irmão de Arya. Certo, mas sinceramente, não acho que exista alguém que não veja Jon como irmão dos outros Stark, E além disso, ele foi criado como irmão deles, então para todos os efeitos, é irmão e ponto final.

E outra que eu acho que  vai ter um papel importante na volta de Jon é Val. Ela é meio feiticeira também mas o que me chamou atenção foi uma coisa. Lá pelas tantas, Jon manda Val atrás de Tormund para propor uma aliança e permitir a passagem dos selvagens. Ao retornar, Jon, que tinha ido encontrar Tormund além da Muralha com Ghost, chama o lobo, que aparece junto com Val, ela de branco e Jon pensa: “Parece que eles pertencem um ao outro.” (p. 770). E Val também tem visões: “Reis e dragões.” (p. 567). Os dragões aliás são recorrentes nos PDVs de Jon neste livro. Ele mesmo brinca que gostaria de ter um na Muralha, para espantar o frio (p. 641). Val também sente Shireen e sabe que ela é doente, e acho que prevê sua morte: “Você não pode deixá-lo perto da menina morta.” (p. 777) ela pede, para deixar o filho de Gilly longe da garota. Também acho que Val pode servir para mais do que ressuscitar Jon, senti um climinha entre os dois. Mas mais ou menos do mesmo modo que Daario e Dany, só como companhia mesmo, nada muito profundo, porque Jon é central demais, seu par também tem que ser central. Val é muito secundária. Os dois juntos seria como Harry e Parvati Patil, simplesmente não dá. Com a diferença que Val não tem a mesma índole de Daario, e não tem interesse em nada que Jon possa oferecer. Ela já tem tudo que quer, por ser mulher livre. O que ela e Dany tem em comum é o mesmo espírito rebelde que a gente sabe que faz totalmente o tipo de Jon. Ele não iria ficar com um princesinha como Sansa, por exemplo (e olha lá! Não estou insinuando uma relação incestuosa entre os dois! É só um exemplo!).

Mais uma evidência de que Jon deve ser AA renascido é que ele sonha com isso: “Jon estava com uma armadura de gelo negro, mas sua espada queimava vermelha em sua mão.” (p. 842). E a gente sabe que ele sonha com a queda de Winterfell (veja aqui). E ele ainda pensa no aço valiriano de sua espada, Longclaw: ela foi forjada nas forjas de Valyria, com fogo de dragão e feitiços. (p. 853). Eu já disse que Lightbringer de Stannis não é A Lightbringer. Eu acho que a verdadeira é Longclaw. A verdadeira Lightbringer foi forjada com feitiços, e era quente ao toque porque foi forjada com o sangue de Nissa Nissa, a esposa amada de Azor Ahai (p. 159). Não sei como se daria a transformação de Longclaw. Tenho duas teorias: 1. ou ela se transforma junto com Jon; ou 2. com o sangue de  Melisandre. Você pensa: mas Melisandre não é esposa amada de Jon, essa você diz que vai ser Dany! Certo, mas uma coisa que todo mundo fala no livro é que Melisandre é fogo feito gente. E ela emite calor: “Jon podia sentir seu calor, mesmo através da lã e do couro.” (p. 65).

Kit   EmiliaE agora eu retomo um pouco da profecia de Dany: “Quando o sol nascer no oeste e morrer no leste, quando os mares secarem e as montanhas soprarem no vento como folhas ele retornará”. Acho que ‘ele’ pode também se referir a AA, ou Jon. Tenho para mim que várias coisas acontecem ao mesmo tempo: a morte de Quentyn, as pirâmides queimando, Dany menstruando (e foi menstruação, não acredito que seja um aborto) e Jon morrendo.

Retomo a ideia de Jon sobre o sangue para ‘acordar o dragão’, que eu tinha falado aqui. Ele fala de ‘sangue real’. Bom, ele é atacado com pelo menos 4 (ai! Dói em mim! Quando reli, me deu falta de ar…) facadas, e seu sangue com certeza escorre na neve (o que Mel também vê) e eu pensei que pode ser o que é necessário.E afinal, se ele for mesmo filho de Rhaegar, ele tem sangue real. Quando eu dizia que Jon ainda não atingiu todo seu potencial, era a isso que eu me referia, a esta transformação. E mais uma coisa que Jon lembra de Maester Aemon falando: “Mate o garoto, Jon Snow. O inverno está quase aqui. Mate o garoto e deixe o homem nascer." (p. 113). Agora isso tem outro sentido. Literal mesmo. O menino morre, e o homem nasce.

Kill the boy

E com a morte, o serviço de Jon na Patrulha acaba, e dessa forma ele não quebra juramento nenhum no futuro. Ele fica livre para casar, ter filhos e tomar terras, tudo que eu já disse que acho que vai acontecer.

E para finalizar, outra coisa que eu acho que vai acontecer. A Muralha vai cair. Sempre somos lembrados que a Muralha só existe enquanto a Patrulha for verdadeira. Pois então, ao atacar Jon, a Patrulha perdeu seu propósito, e os feitiços deixam de ter efeito, e a Muralha pode cair. Não sei quem vai soprar a corneta de Joramun, acho que Tyrion, mas não importa agora. Só que a Muralha com certeza vai cair.

Trilha sonora

Deixei esta para este post de propósito: Skyfall, da linda Adele. A letra é muito a saga. E a parte Let the sky fall, and it crumbles, we will stand tall, and face it all together, me veio a imagem da Muralha caindo. Tem mais algumas que eu pensei especialmente para Jon e Dany (não vou esperar até o final da saga para 1, não esquecer, e 2, vai que acontece alguma coisa com o Santa from hell…bate na madeira!;D). a primeira é Collide, do Howie Day, que tem tudo a ver. Também Signal fire, do Snow Patrol (olha aí, até o nome do grupo é perfeito ;D E curiosidade: Gary Lightbody, o vocalista, vai fazer uma participação na terceira temporada! E esse clipe é tão fofo!). Broken road, da Melodie Crittenden é linda e tem tudo a ver também (eu não conhecia essa versão, mas gostei dela também). Mais We belong together, do Gavin DeGraw (we belong together, like the open seas and shores, wedded by the planet´s force, we´ve both been spoken for) e finalmente I´d do anything for love, do Meat Loaf. Ela é perfeita, mas tem uma frase em especial que me chama a atenção: some nights you´re breathing fire, and some nights you´re carved in ice, some nights are like nothing I´ve ever seen before,or will again.

Mais uma vez, obrigada a minha amiga Fernanda, que compartilha muitas ideias comigo no caminho da faculdade. Sem ela, este outro post provavelmente não teria saído. E obrigada a você, que ficou comigo até aqui. beijos e até o próximo post!

25 comentários:

Nerito disse...

Seu post é de certa forma um pouco tranquilizador para mim. Eu também acredito nisso.

O que me deixa apreensivo é que o GRRM pode simplesmente mudar o enredo por conta das especulações dos fãs, simplesmente para não perder o poder da reviravolta, da polêmica. Ou pode simplesmente deixar a obra inacabada...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nerito!

Sabe que da primeira vez que eu li, o choque foi tamnaho que eu tive que parar de ler, e só voltei no dia seguinte... E fiquei nesse estado vários dias, demorou até eu parar e pensar friamente no que acontece. Só daó que comecei a pensar que podia ser algo como Gandalf, ou Harry.

Quanto ao GRRM mudar, não creio. Ele mesmo já falou em várias entrevistas que não se influencia pelas teorias dos fãs, e mesmo que adivinhem o que virá, ele não mudaria. Depois, acho que matar o Jon agora é erro de principiante, nãp bate com um autor do nível dele. Mas...sendo ele, a gente tem que ficar com o pé agtrás mesmo. Eu só vou sossegar quando tiver o sexto em mãos, e ver o nome do Jon lá. Isso se GRRM não for sádico o suficiente pra deixar isso pro sétimo! (bate na madeira!) Tem uma entrevista dele no Game of Thrones BR que ele dá spoilers do quinto, que é de certa forma tranquilizadora também. Te mando o link pelo FB. Eu ia linkar no post, mas esqueci.

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeee... seus posts são sempre tão esclarecedores, muito legal, ajuda a gente a curtir muito mais a complexidade da série!!! Muito legal mesmo.

Sobre o video do Tim BUrton, é uma animação curtinha, acho q são 9 minutos... busca no yuotube, colaca Vincent - Tim BUrton, que aparece , eu não tenho acesso ao youtube aki no trabalho, senão ja lhe passava o link... busca outra, que não é dele, mas tbm é legl O Inventário Fantasma, muito legalzinho tbm!!

Outra coisa, comprei O Inverno do MUndo, mas ainda não chegou, estou doida pra ler ele, ainda mais que tô numa fase II Guerra... e tbm comprei o LIvro A Rainha Branca, da série A Guerra dos Primos, daquela Phelippa Gregori (axo q é isso), aind não li nada dela, mas é romance histórico então vou arriscar...

MInha vida ta meio conturbada, meu chefe perdeu a eleição na ultima hora, por 900 votos de diferença, então as coisas aqui estão agitadas, por isso estou meio sumida do blog... além disso, esotu lendo Os Cavaleiros de Preto e Branco, e ele é meio "lento" de se ler, mas logo comento mais... a proxima leitura vai ser A Menina que Não Sabia Ler... conhece????:o)

Priscila Nonato disse...

Oi fê
concordo com tudo que vc disse sobre Jon Snow ,se ñ for filho de ned é de lyanna e ele concerteza vai renascer e se tornar Azor Ahai,e sobre usar o sangue de Melisandre eu ñ tinha pensado nisso mas pode vim acontecer msm e faria sentido como vc msm explicou.
Essa frase ñ sai da minha cabeça :
"Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura." A Fúria dos Reis P707
Bom mudadon de assunto ,se a ariranha ñ estivesse por tras dos planos que envolvem Aegon acho ate q eu conseguia engulir esse garoto.Mas ñ sei se o autor e afirmar uma coisa durante todos os outros 4 livros ,pra desmentir agora ,acredito Aegon esteja msm morto,pq se estivesse vivo a irmã dele tb estaria a salva ,pq salvar so 1 targaryen quando se pode salvar 2 ? ñ faz sentido.

E ñ vejo a hora fos starks se encontrarem ,nossa me dá uma aflição todas vez que um deles pensa que a familia inteira morreu e na verdade estão quase todos vivos,ate catelyn(qual sera o papel dela pro final da historia ?eu ia adorar ver a cara dela vendo Jon coroado ashuashuashu ) .
li no game of thrones br que martin esta tendo difuldade em escrever esse reencontro.
e se jon for msm filho de L+R gostaria que na serie inves de colocar apenas uma conversa colocasse as lembranças das pessoas que estiveram na rebelião ,
eu preciso ver a luta no tridente,a loucura do rei aerys ,o rei louco sendo morto po jaime ,o saque de porto real por twin ,a luta na torre da alegria ,lyanna morrendo depois de da a luz .E se ~m for pedi demais o torneio de Harrenhal ;)

Nadia V. disse...

Fê, esses seus posts me deixam humilhada hahaha. Perdi muita coisa dos livros. Mas vou dar uma olhada de novo em todos os posts antes de ler Dança dos Dragões porque você explica tudo muito bem e eu desisti de reler os 4 primeiros. Minha lista de livros não lidos na minha estante está gigante, preciso ler.
Beijo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi gente!

Pri, acho que catelyn ficaria indiferente se Jon fosse coroado. Não dá mais pra considerar ela a mesma personagem de antes de morrer. Quanto ao Aegon, sei lá, concordo que onde tem dedo de Mindinho e de Varys, nem sempre as coisas são como aparentam. Mas se George Martin fosse um pouquinho esperto, ele faria exatamente isso: daria ênfase ao fato do garoto ter morrido para jogar a bomba mais tarde, no momento certo. E talvez não tenha sido possível salvar a irmã dele, sei lá. Só acho estranho que Jon Connington fosse participar de um ardil desse se Aegon não fosse mesmo Aegon. Mas ele pode sim ter sido enganado, como você já disse. Concordo quanto a mostrar as lembranças, não ficar só na conversa. Mas aí acho que deveriam fazer outra série! ;D

Nádia, eu também estou na mesma situação: minha lista de leitura só faz crescer. Nem coloco mais o livros que vou ler no Skoob porque é vergonhoso! Tenho livro desde a bienal de 2010 pra ler ainda! Mas sempre aparece algum que passa na frente...

Beijos!

Priscila Nonato disse...

Fê vc precisa ver esse clip de um fã da serie : http://www.youtube.com/watch?v=km_LTKwvdhs&list=FL-ccqxbl6h64VyKEFrXGlzQ&index=6&feature=plpp_video

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Pri, chorei! Muito bom! brigada!

Beijos!

Lucas de Melo Facó disse...

Jon Connington não passa de um idiota cego por sua paixão homossexual pelo Príncipe Rhaegar Targaryen. Ele só trará para os Sete Reinos de Westeros uma pandemia em larga escala de escamagris.

A grande ironia da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" seria se o eunuco Varys e Petyr "Mindinho" Baelish (os dois melhores jogadores dos jogos de tronos) encontrarem a sua ruína nas mãos de seus principais peões: Sansa Stark e Aegon Targaryen (Blackfyre).

Lucas de Melo Facó disse...

Tyrion Lannister quis evitar a aliança política de Aegon VI Targaryen (Blackfyre) e Daenerys Targaryen, uma união certamente teria sido vitoriosa, e para o qual ele seria irrelevante no novo regime político em ascensão.

Sansa Stark possui uma armadura de cortesia, capaz de esconder seus sentimentos e pensamentos. E essa armadura de cortesia é extremamente útil numa guerra que não é travada somente com espadas.

Nota de curiosidade:

Sansa foi a primeira criança Stark realmente nascida no castelo de Winterfell no Norte. Jon Snow nasceu no Sul e Robb nasceu no castelo de Correrrio nas Terras Fluviais. Isso deve ter algum significado especial.
A Sansa, por mais tola que seja, geralmente opta pela cautela. Pode ser menos bacana que a Arya, mas a Sansa é a melhor jogadora dos Staks.

Cat Tully nunca foi muito cruel para Jon. Ela lhe permite viver em Winterfell, permite-lhe formar amizades com seus próprios filhos, e geralmente permite que ele seja tratado como qualquer um dos Starks no castelo. Ela se ressente dele, porque ele está vivendo, respirando a prova da infidelidade do seu marido Ned Stark, andando bem debaixo do seu nariz, parecendo mais fisicamente com seu marido do que qualquer um de seus próprios filhos, mas ela não tratá-lo com alguma coisa pior do que a indiferença, a não ser depois de duas semanas de insônia e dor após a queda de seu filho favorito Bran.

Fernanda, quais são os seus personagens favoritos da saga?

Os meus top 5 são:

1 - Sansa Stark
2 - Tywin Lannister
3 - Ayra Stark
4 - Sandor Clegane
5 - Gregor Clegane

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Lucas!

Eu acho que você está enganado quanto a Tyrion. Sim, a aliança dele com Daenerys estaria prejudicada se ela se aliasse a Aegon, mas Tyrion estava trabalhando para justamente assegurar seu ligar ao lado de ambos, não para separá-los. Se fosse assim, por que então ele salvou Jon Connigton? Da bondade do coração dele é que não foi, disso eu tenho certeza. Se ele não tivesse se separado de JC e Aegon, ele com certeza teria assegurado seu lugar.

Não acho que o fato de Robbe Jon terem nascido no sul influencia muito. Porque para todos os efeitos, eles cresceram no Norte e se veem (e, mais importante, seus vassalos os veem) como Nortenhos.

Quanto a Cat Tuly, desculpe, mas de novo você está enganado. Ela atura Jon enquanto Ned está vivo. Não tenha dúvida que ela odeia Jon com todas as forças, e se tivesse sobrevivido como ela mesma e não Lady Stoneheart, ela ainda teria achado uma forma de isolar Jon ainda mais. O fato de ele crescer entre os Stark, como irmão, se dá a Ned e não a ela. E ela deixa isso bem claro quando Robb diz que vai fazer de Jon seu herdeiro:

"'Se você legitimizar Jon, não há modo de torná-lo bastardo novamente. Se ele se casar e tiver filhos, qualquer filho que você tenha com Jeyne não estará seguro.'

'Jon nunca machucaria um filho meu.'

'Assim como Theon Greyjoy machucaria Bran ou Rickon?'

Vento Cinzento pulou sobre a cripta do Rei Tristifer, mostrando os dentes. O rosto de Robb estava frio. 'Isso é cruel e injusto. Jon não é Theon'

'assim você espera'"

A Tormenta das Espadas, p. 629, edição pocket americana.

Portanto, veja que o que Cat pensa sobre Jon é bem diferente de simples ressentimento. É um ódio profundo, e ela teria ido às últimas consequências para que Jon não se tornasse nunca herdeiro de Winterfell. Ela simplesmnte não conhece Jon, nunca fez questão. Robb esta certo, porque conhece muito bem Jon. O que a estrupícia de Catelyn não percebe é que Jon tem a mesma personalidade de Ned, como se fosse filho mesmo dele, o que eu não acredito, para mim, Jon é filho de Raegar e Lyanna.

Respondendo a sua pergunta, meus preferidos são:

1. Jon;
2. Dany;
3. Bran;
4. Arya;
5. Tyrion.

Beijos!

Fernanda

Dora Delano disse...

eu espero que a discussão não tenha morrido e que você tenha acesso aos comentários em posts antigos. Primeiro, antes que eu me esqueça, eu amo SNOW PATROL, as músicas são lindas e adorei sabe que o vocalista fará uma ponta na terceira temporada.

Quaseeeee, mas quase morri a cada facada que Jon levava. Parei de ler, fiquei olhando pros lados...Folheei o livro para frente e nada do nome dele. Juro que se ele morrer, eu paro de ler.

Concordo com sua ideia sobre a paternidade de Jon, principalmente pq Ned sempre lembra de Lyanna falando sobre levá-la para casa. Ou sobre ir para o norte, agora minha memória falha. Mas acho que pode ter relação com isso. Ela o fez prometer que cuidaria de Jon como se fosse seu filho. E sendo filho de Raehgar, ele deveria ser protegido até de Robert seu melhor amigo. E um segredo bem guardado é aquele que você não conta a ninguém, certo?

Andei lendo alguns capítulos que o GRRM soltou em seu site, um sobre Arianne, Theon e Victarion... Vou ler as teorias que vc indicou.

Bjoooo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Dora!

Eu estou meio apreensiva com essa participação do Gary Lightboby na terceira temporada. Eu acho que eu sei o que ele vai fazer...afinal, ele é músico, e tem uma hora crucial no terceiro livro, muito aguardada na terceira temporada que tem tudo a ver com música...Ai, ainda não estou preparada! Mas eu também adoro o Snow Patrol :)

Eu também quase morri, senti cada uma das facadas. Da primeira vez que eu li, eu fechei o livro, o choque foi tanto que eu só consegui terminar no dia seguinte (e eu tinha lido à tarde!). Levou dias pra eu me recuperar e pensar friamente no que tinha acontecido, e o que viria a seguir. Dessa segunda vez, me deu falta de ar, não foi exagero meu, não. Só vou sossegar quando ver o nome dele no próximo.

Concordo, um segredo só se mantém se só uma pessoa souber. Senão, não é mais segredo. E Ned tinha mesmo que esconder isso de Robert, senão Jon teria morrido ainda bebê (só pensar nisso me dá raiva. Como esse Robert é idiota!).

Também li esses capítulos, algumas coisas que eu acho sobre o Theon foram reforçadas por ele.

Acho que a discussão não termina não. Pelo menos até terminar a saga. E tenho acesso aos comentários antigos sim, nos outros posts.

Beijos!



Dora Delano disse...

Verdade, pode ser ele o cantor... Eu sinto como se eu tivesse lido os 5 livros com tanta ansiedade, que metade das informações que você traz, eu não lembro... ou então leio os seus post com seguidos "ahhh ehhhh". Pobre de mim que vou começar o doutorado em breve e não terei tempo de rele-los. Vontade eu tenho.

Eetava lendo uns post anteriores e parei na sua indagação sobre Sansa. Não a vemos no último livro, mesmo depois que as histórias se encontram. Nada sabemos sobre o que está ocorrendo no Ninho da Águia. Mindinho é realmente mto esperto, mas gostaria de saber como ele vai livrá-la da acusação de assassinato do Rei! A não ser que Tyrion chegue com Dany, assuma o regicídio e dê perdão a Sansa. Ainda sim, acho que demora para ela se torna Senhora de Winterfell. Acho que os meninos aparecem antes. Por onde anda Rickon? E Bran, pelamordeus, não pode ficar pra sempre naquela caverna. Acho que Bran volta pra Winterfell e vai ter algum papel na luta contra os Outros [supondo que a muralha realmente caia].

Com o perdão da memória falha, mas tem aquela parte em que o Stannis tá com o Theon preso, sabe? E ele pega os corvos do Karstark, e os corvos falam o nome de Theon e mencionam repetidamente árvore, árvore. Acho que era o Bran.

Enfim, já falei mto.. ahuaauh. Bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Dora!

Pelo que eu vi do Gary Lightbody falando por aí, a participação dele é pequena, mas importante. Sendo músico, acho que ele vai participar de um certo casamento...Aimeusdeises!

Os detalhes, eu só peguei na segunda vez que li, da primeira passou muita coisa batido. E da segunda vez, eu tive o cuidado de marcar nos livros as passagens relevantes, que possam indicar o que está por vir.

Sobre a Sansa, também acho que vai demorar para ela retomar Winterfell. Acho que os meninos aparecem antes também. E, como eu comentei, diferente dos outros Stark (até do meio Stark ;D), ela eu não consigo imaginar que papel vai desempenhar no futuro, por mais que eu tente. Os outros todos tem alguma indicação, mas ela é muito vaga.

Acho que a Muralha vai cair, sim,e concordo, acho que Bran vai ter papel importantíssimo nisso. E estava conversando com minha irmã hoje, e ela falou que a Arya, por seu treinamento, e pela ligação dela com o Estranho, ela vai ser a senhora da morte, e dominar os white walkers. Acho que faz sentido.

Rickon eu acho que está em Skagos, aquela ilha dos canibais, e o Davos foi atrás dele. Veja esse post de um colega meu, que ele também discute isso (aliás, o blog dele também é superlegal): http://drunkwookieblog.wordpress.com/2012/09/26/davos_e_rickon/

E também acho que a voz que Theon ouve do corvo é Bran. Acho que os dois estão ligados de alguma forma. Na árvore também acho que é Bran.

Beijos!

Julia Oli disse...

Oi Fernanda, q tudo descobrir q o seu favorito é o Jon! Ele é o meu tb, e fico louca só de pensar oq ele realmente pode se tornar MAIS PARA FRENTE! To muito na torcida para que o George realmente nos diga que ele é um Targaryen! Me diz uma coisa, queria muito q ele se envolvesse com a Val. Oq vc acha? bjs

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Julia!

Jon é love forever! :) Eu acho que ele é muito mais que um simples Targaryen, apesar que eu acho que ele é mesmo filho de Lyanna e Rhaegar :)

Olha, eu acho que ele pode dar uns pegas na Val sim, quando reli senti um climinha entre eles. Mas acho que não passa disso, ela é muito secindária para ser o par definitivo dele. Mas GRRM sabe surpreender a gente, né?

Muito obrigada pelo comentário e seja bem vinda!

Beijos!

Fernanda

PS: demorei para responder porque estava sem internet, tá?

drunkwookieblog disse...

Minha amiga Fefê!
25 post sobre As Cronicas de Gelo e Fogo.
Li muitos já, mas quero reler e ver cada ponto abordado por voce...vai demorar mas chegarei lá...hehehehe
Sobre R+L=J, vc sabe que eu acredito que seja a verdade...isso explica Jon ser Azor...e muitas outras coisas...
Ned sempre foi honrado. nunca trairia Catelyn

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Meu amigo Drunk!

Concordo, o Ned é honrado demais pra trair a estúpida da Cat. Também acho que isso explica muita coisa sobre Jon, AA, etc.

Olha, nem todos os posts são especulações. Tem as resenhas dos livros, e dos episódios da segunda temporada (a primeira eu não comentei episódio por episódio)

Beijos!

Julia Oli disse...

Oi Fe, tdb?

Como terminei de ler os livros recentemente, tenho acompanhado mais os blogs e to adorando.
Me diz uma coisa, vc não tem vontade de dar uns croques na cabeça de quem fala mal do Jon? Como pode? O cara mais honrado e bacana da história.

Vi no site do westeros.org q a maioria fala mal da Daenerys.

Bem, eu não gosto dela, mas não saio massacrando os personagens. Oq vc acha?

bjs

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Julia!

Me dá muita vontade! Principalmente quando falam que ele é burro. Burro é você, "you know nothing!" HEHE

Eu só não vou mesmo com a cara da Catelyn e da Sansa, gosto de todos os outros personagens. E delas não gosto porque elas sim, são burras e só fazem besteiras.

Eu adoro a Danaerys, é uma das minhas personagens preferidas. ela faz umas burradas, que expliam porque a implicância, mas isso não é motivo pra matar ela, né? depois, ela tem que voltar pra Westeros antes do fim e assumir o trono junot com Snowy Goodness :)

Beijos!

Thalyson Moura disse...

Olá Fernanda!!

Estou impressionado com suas teorias, opiniões e citações de GOT...(Vou voltar a ler esta semana, Ventos vem ae neh!! rsrsr)

Pois bem...Eu me identifico muito com o JON SNOW (Sim, somos bastardos)tanto em agir nas ações como no pensar..

Eu concordo com vc que JON seja AA enviado por R'hllor, e tenho plena confiança que ele seja filho de Rhaegar e Lyanna, pois o filho Herdeiro já tem a canção (Canção de Gelo e Fogo) logo; GELO vem dos Starks, que moram no Norte onde o Lema é "Winter is Coming" (O Inverno está Chegando) e tem como animal de Inverno o LOBO (Jon tem um LOBO GIGANTE "BRANCO"). FOGO vem dos Targaryens, que moram mais ao Sul onde é verão (verão = calor), que tem como lema "FOGO" e SANGUE e seu animal de FOGO é o DRAGÃO. Sendo assim JON é oficialmente o Personagem Central do Enredo de GOT enlaçando os 2 lados, porém DANY acaba por ofuscar isso (Claro q ela tem um papel fundamental nisso tudo que é Herdar o Trono de Ferro).

Agora uma coisa que não me sai da cabeça (GELO E FOGO) ok! Já sabemos q tem os Dragons da Dany cospidores de Chamas, mas...E o de GELO?? Martin dá várias bolas dentro nos livros com pequenos relatos da existência de tal SER (sem contar que o Tio M. já desenvolveu outras histórias sobre essa Criatura Fantástica.
Primeiro: Jon cita duas vezes as histórias da Velha Ama sobre esse tipo de dragão. Até o momento tudo o que a Velha Ama disse aconteceu. Gigantes, Mamutes, Caminhantes Brancos em seus cavalos mortos, e em suas aranhas de gelo. Mas o vento soprava do leste ao longo da Muralha, frio como o hálito do dragão de gelo nas histórias que a Velha Nan contava. Até o fogo de Melisandre tremia; A Dança dos Dragões – Jon Snow
E tambémVento soprava em rajadas, frio como o hálito do dragão de gelo nas histórias que a Velha Ama contara a Jon quando ele era um rapaz. A Dança dos Dragões – capítulo 35, Jon VII.

Eu concluo que existe sim o D. de Gelo, Jon irá montá-lo e Bran é quem vai Wargar. E Sem dúvidas ele é bem mais poderoso que os de Dragões de Fogo da Dany (OU NÂO...)

Abraços!! :D

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Thalyson!

Obrigada pelo comentário! Relendo agora alguns dos meus posts, e com a quarta temporada chegando, estou ficando com vontade de reler também ;)

Olha, concordo com você. Não tinha pensado no lance da canção, mas é verdade, faz todo sentido. E também acredito que possa haver um dragão de gelo sim, pelo mesmo motivo que você, TODAS as histórias da Old Nan estão se tornando realidade, então, acho mesmo que esse dragão de gelo é bem provável. Recomendo que você leia também o conto O Dragão de Gelo, que tem mais algumas coisas bem legais, que faz a gente pensar.

Beijos!

Anônimo disse...

Que cai já a muralha no próximo livro :) Que o Inverno chegue a todos em Westeros, para que Stannis, Bolton e todos os traidores compreenderem porque os Starks são a família mais poderosa de todos os tempos :) se dizem que os Starks quando vêem ao Sul derretem como a neve agora que congelem todos quando o Inverno chegar e com ele os caminhantes brancos, o exercito dos mortos-vivos, aranhas do gelo, gigantes meio vivos e meio mortos, ursos lobos e tudo de mal que há nas terras do sempre Inverno e váh um Dragão de Gelo também não é pedir muito. So Bran e Jon podem salvar tudo e todos e depois vão todos ajoelhar-se aos Starks e defendê-los com unhas e dentes. eheheheh

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Não digo que SÓ Jon e Bran podem salvar o mundo, mas eles dois são peças centrais, junto com Dany e Arya.

Obrigada pelo comentário!

Fernanda