sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cidade dos Anjos Caídos–Os Instrumentos Mortais #4–Cassandra Clare

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS OUTROS LIVROS DA SÉRIE!

Cidade dos Anjos CaídosA guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Depois dos acontecimentos e da luta contra o exército de Valentim, que acabaram por forjar uma aliança entre os do Submundo e a Clave ideia de Clary, e com um feitiço dela), Clary e cia. estão novamente em NY, enquanto a cúpula da Clave se reúne em Alicante para discutir um novo Acordo.

Clary agora treina para se tornar Caçadora de Sombras (com ninguém menos que Jace, nham!), está feliz da vida e bem atarefada, ajudando sua mãe nos preparativos para o casamento com Luke. Clary continua a mesma, mas amadureceu, e não é mais aquela menininha frágil do primeiro. Mas claro que as coisas não duram, e quando alguém começa a matar Caçadores, tudo vem a baixo. Para piorar, Jace começa a se afastar sem motivo aparente, fica mais distante e não consegue olhá-la nos olhos. Ela sabe que ele a ama, e o sentimento é mútuo, mas ainda assim, não consegue evitar as dúvidas. Só que ela não é garota de ficar remoendo as coisas, e parte para investigar o que anda matando Caçadores, bem como outras aberrações que aparecem. Mas como ela não pode contar totalmente com Jace, ela parte para a ação, mas aprendeu a lição e chama Isabelle.

Jace também aproveita os momentos que tem antes de começar a se afastar. Ele tem seus motivos: começou a ter pesadelos em que mata Clary, ou a machuca de alguma forma. E ele tem medo que venham a se realizar. E ele volta a achar que talvez seja mais como Valentim do que gostaria. Ele teme se tornar mais um Valentim, e só por isso já mostra como ele é diferente do homem que o criou até os 10 anos. Só que ele não vê dessa forma, e, sendo Jace, prefere se atormentar como forma de punição. Mas por Clary ele é capaz de tudo. E na tentativa de evitar Clary, ele se junta a Simon, porque é o que ele acha que a deixa mais perto (mas eles não são amigos, viu! ;D). Uma coisa não muda (ainda bem): ele continua sarcástico e com um humor afiado delicioso.

Simon é que está numa enrascada, se equilibrando para manter duas namoradas: Maia e Isabelle.Simon ainda tenta de tudo para parecer normal. Continua ensaiando com sua banda, que sabe que ele é vampiro, mora com sua mãe e fazendo as mesmas coisas de sempre. Só que por ser Diurno, ele é disputado por Rafael e uma nova personagem: Camille, a antiga chefona dos vampiros de NY antes de deixar Rafael no comando. E tem mais gente atrás dele também, por sua combinação única de vampiro com sangue de Nephilim .Esse livro é mais centrado nele, mas Clary também tem sua parte. Mas Simon agora é mais forte e aguenta bem os trancos, menos o de ter duas namoradas ao mesmo tempo.

Outro personagem novo aparece: Kyle, o novo vocalista da banda de Simon. Kyle é um jovem prestativo e simpático, mas que tem um segredo (que eu não vou revelar, pra não estragar). Gosto de Kyle, ele é um bom contraponto em relação aos outros personagens masculinos do livro. E acho que ele retorna no próximo (eba!). Só posso dizer que ele é mais um ser fantástico que eu gostei (esse ser já existe, mas não sou muito fã deles. Quem me segue há algum tempo pode ser que já tenha sacado ;D).

Não posso falar muito do inimiga deste livro, porque senão vou dar spoiler. Mas que assistiu a terceira temporada (e melhor) de Supernatural não vai se decepcionar. Posso dizer que agora Clary, Jace e cia estão para enfrentar os grandes mesmo. Valentim perto desses é fichinha. E também há a volta de alguns personagens. De novo, não vou revelar.

O livro é novamente bastante ação, o romance está presente, mas é elemento secundário, e a trama está ficando cada vez mais intrincada. E, como sempre, Cassandra Clare deixa um excelente gancho para o próximo volume. O livro tem um ritmo bom, dá para ler bem rápido e a trama é envolvente. Não dá vontade de soltar o livro. E ele vai virar filme, estrelando a nossa bitch favorita, Queen Cersei. E também o lindo, maravilhoso, gostoso e um Henrique VIII sexy pra burro, Jonathan Rhys-Meyers (be still my heart!), previsto para agosto do ano que vem. Confira na página do filme do IMDB, aqui. Não tem muitos detalhes porque ainda estão filmando. Mas digitando o nome da série no Google dá pra ver um monte de fotos e se você quiser mais informações sobre a série, veja em Mortal Instruments Brasil, site oficial reconhecido pela autora. Enquanto isso, aproveite os livros.

Trilha sonora

Sympathy for the devil, do Guns ´n´Roses. Stand my ground, do Within Temptation bate direitinho com Simon. Good enough, do Lifehouse cai como uma luva para Jace, e não só neste livro. Mess of me, do Switchfoot, Running blind, do Godsmack e Send the pain below, do Chevelle.

Se você gostou de Cidade dos Anjos Caídos, pode gostar também de:

  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • A batalha do Apocalipse – Eduardo Spohr;
  • série Fallen – Lauren Kate;
  • série Hush, Hush – Becca Fitzpatrick;
  • saga Crepúsculo – Stephenie Meyer;
  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • série Os filhos do Éden – Eduardo Spohr;
  • coleção Percy Jackson – Rick Riordan;
  • coleção Os heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • série House of Night – P. C. e Kristin Cast;
  • Jogos Vorazes – Suzanne Collins.

2 comentários:

Nadia V. disse...

Li só o finalzinho pra não pegar muitos spoilers e já fiquei animada com o filme! Lena e Jonathan! =) Agora vou querer ler a série. Oh, céus, mais 3 livros pra minha lista rsrs.
Beijo.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

KKKKKKKKKK!

mas essa série é um bom intrevalo entre as conspirações de The Tudirs e a canificina de As Crônicas do Gelo e do Fogo. A história é gostosinha, fácil de ler e mais leve, dá pra aliviar. ;D

E o filme, com esses dois, OMG!!!!!! Louca pra ver!

Beijos!