sábado, 21 de julho de 2012

Mais sobre As Crônicas do Gelo e do Fogo

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS LIVROS!

Game of Thrones 2

O post anterior eu procurei focar um pouco mais no que eu notei na segunda leitura do primeiro livro (confira aqui). Neste, vou tentar me ater ao segundo livro. Mas vou continuar a elaborar suposições do que eu acho (ênfase no acho) que vai acontecer.

Começo dizendo que sim, foram muitas mudanças entre o livro e a segunda temporada. Por exemplo, Arya em momento algum chega perto de Tywin Lannister em Harrenhal, mas eu particularmente gostei muito disso na série. Foi um presente que os produtores nos deram, com interpretações lindíssimas de Maisie Williams e Charles Dance. Depois, no painel de Game of Thrones na Comic-con, George Martin parece estar bem com as mudanças, inclusive citando algumas cenas (confira aqui). E se ele, que é o pai da criança, está OK com isso, quem somos nós para julgar? Eu entendo perfeitamente que a gente quer ver o que leu, sou fanática também, mas também sei que trata-se de uma adaptação, não cópia fiel, e há um orçamento que deve ser respeitado, tudo tem um custo. E mesmo que seja um grande sucesso, dinheiro não dá em árvores. Depois, as mudanças não foram tão absurdas assim a ponto de a gente não reconhecer as passagens do livro, ou mesmo a essência dele, como acontece em Harry Potter e o enigma do príncipe, o filme. Dito isso, esclareço que não vou me ater nas mudanças, a não ser que elas sejam relevantes.

Uma das mudanças que incomodou muita gente foi a ausência dos Reed. Tudo bem, eles são importantes mesmo, mas eles estarão presentes na terceira temporada, e não é nada que não possa ser remediado. Agora, uma que parece que passou batido foi a ausência de Reek (Fedor). Esse sim faz diferença (apesar de na série quem meio que assumiu o papel dele foi Cleftjaw). Uma coisa que me chamou muita atenção foi que ele apareceu em Winterfell ANTES, muito antes de Theon invadir a fortaleza. Vamos retomar algumas coisas. Reek chega em Winterfell como prisioneiro, depois que Ser Rodrick retoma Dreadfort (p. 524 edição pocket americana, de capa roxa). Este forte foi capturado pelo bastardo do Bolton, Ramsay, que acaba morto por seus crimes (quem leu os livros, se segura. Quem não leu, guardem esta informação, que ela será relevante mais pra frente, mas não vou elaborar mais para não revelar mais do que o necessário). Aí já começa a se mostrar a traição dos Bolton. Por que Ramsay quis se casar à força com Lady Hornwood?

Theon what is dead

Mais tarde, quando Theon invade o castelo (o que acontece só lá pela página 665), Reek convence Theon a soltá-lo, e começa a encher a cabeça de Theon de abobrinhas. É dele a ideia de usar os corpos dos órfãos no lugar de Bran e Rickon. E ele (Reek) sai de Winterfell com esse plano já na cabeça. E Theon na verdade não se sente bem com isso, mas segue com o plano de qualquer modo, para ganhar o respeito de seus homens. E nessa parte, a série foi muito fiel, e Cleftjaw fez o papel muito bem. E Asha quando chega a Winterfell faz igualzinho à serie (apesar de eu achar que a atrizinha que fez a Yara ainda ter deixado muito a desejar). E depois, quando as coisas ficam feias para o lado de Theon, Reek se manda, sem deixar rastro. De novo, quem leu o livro, se segura, quem não leu, guarde esta informação, que vou retomar mais tarde, com a leitura dos outros. Mas aí tem coisa, isso com certeza. E vale lembrar que Roose Bolton se casa com uma das mil Walda Frey. Eu fiquei com a pulga atrás da orelha.

Eu havia dito aqui que Ned ajudou Robert a usurpar o trono. Ajudou mesmo, e alguém contestou nos comentários. Se a tomada do trono foi justificada ou não, é outra coisa, mas que usurpou, usurpou. Digo isso porque Renly diz a mesma coisa: “que direito tinha meu irmão Robert tinha ao trono?” (p. 352) para justificar o seu direito ao trono. Ela continua explicando que haveria ligações de sangue entre os Baratheon e os Targaryen no passado remoto, mas de qualquer jeito ainda está dando uma indireta que não, Robert não tinha direito nenhum. E por favor, né? Aerys II podia ser louco de pedra, mas o trono estava com os Targaryens há gerações, Robert usurpou o trono sim. E o pai e o irmão de Ned foram executados como rebeldes. Eles justificaram tudo por causa do suposto sequestro de Lyanna. Mas leia aqui neste post da Lidiany do Game of Thrones BR fez sobre os pais de Jon Snow. Se você não leu ainda, eu recomendo. É longo, mas vale a pena. E você vai ver que Lyanna não foi sequestrada. Isso foi só a desculpa encontrada para justificar a rebelião.

Outra coisa que meio que incomodou o pessoal na série (acho que mais o público masculino que o feminino. Eu não achei nada de ruim, pelo contrário!) foi a semi-nudez de Gendry. E digo que isso está no livro. Não só uma, mas DUAS vezes. E Arya, que não é boba nem nada, tirou uma casquinha precoce: “quando ela viu Gendry, seu peito nu estava molhado de suor…” (p. 549/550). E mais tarde: “ela observou o movimento dos músculos em seu peito e ouviu a música que o aço fazia. ‘Ele é forte’, ela pensou” (p. 679). E aqui vai mais uma coisa que eu acho que vai rolar: Arya e Gendry. Tanto no livro como na série rola uma química legal entre os dois. Vou voltar neste assunto mais tarde, tem mais que eu quero colocar, mas vou de acordo com os livros.

Gendry 2

Mencionei Jojen e Meera lá em cima. Acho que todo mundo lembra que Jojen sonha que Winterfell vai ser invadida pelo mar, o que depois se confirma. É o tal do green dream. E segundo Jojen, sempre que o sonho é assim, ele sempre acontece. Mas ele também sonha que Bran e Rickon estão nas criptas, entre os reis mortos e seus lobos. Ele acha que significa a morte dos dois pequenos Stark, mas a gente sabe que não é isso que acontece. Achei muito interessante isso. E mostra que os sonhos dependem de interpretação, e isso vale também para as tais profecias.

E já que falei em Bran, deixa eu falar de outra coisa que me chamou a atenção. Quando Theon invade Winterfell, o relato é contado sob o ponto de vista de Bran, e inicialmente ele está em Summer (mais uma coisa importante sobre esses dons dele, e que Jon também tem. Mas vou elaborar mais pra frente, de novo, senão vou dar um mega spoiler do quinto livro antes da hora). O lobo sente que há algo de estranho no ar, e também sente falta do irmão, mais especialmente Ghost (p. 664). Acho muito interessante essa ligação especial de Summer com Ghost, e vamos lembrar que Bran também tem uma ligação especial com Jon. Claro que Bran gosta de todos os seus irmãos, e Jon também, mas relendo agora, fica clara a ligação mais forte entre estes dois e Arya.

Jon   Bran

E falando em Snowy Goodness, lembra que eu falei que ele ainda não atingiu todo o seu potencial? Então, ainda não (acho que ainda vai demorar um pouco para isso, mas paciência pessoal. Aguardem até eu comentar o quinto, pelo menos até lá acho que muita gente já vai ter lido e não vai ter tanta surpresa pelo que vem por aí). Uma coisa que me chamou a atenção foi um pouco antes da morte de Renly (chuif, chuif), a abestalhada da Catelyn está num septo, rezando. Ela reza por todos, a cada um dos deuses. O que me chamou a atenção foi uma coisa relacionada ao Guerreiro: “O Guerreiro era Renly e Stannis, Robb e Robert, Jaime Lannister e Jon Snow. Ela até vislumbrou Arya naqueles traços. Então um sopro de vento pela porta fez a tocha tremular, e a semelhança se foi.” (p. 496). Em primeiro lugar, me espanta que a estrupícia veja Jon ali (lembra que para Catelyn, Jon é menos que a pulga do Ghost). E também acho interessante que ela veja Arya no Guerreiro, e não na Virgem. Depois, é mais uma evidência da semelhança (física e de personalidade) entre Jon e Arya. E aí está uma pista do destino que eu acredito que será o de Arya: ser uma guerreira. Na verdade, acho que é um pouco mais que isso. Acho que ela vai se tornar algo como Jaqen. E mais uma coisinha sobre Arya. Quando ela vai embora de Harrenhal com Hot Pie e Gendry, ela pega a moeda que ganha de Jaqen e ouve um lobo uivando longamente (p. 903). Já falei mais de uma vez, e repito: ela vai reencontrar a Nymeria. E vamos lembrar que Harrenhal fica perto de onde a loba de Arya foi solta, e está tocando o terror. Mais de uma vez neste livro eles falam de uma matilha de lobos, liderada por uma loba gigante que não teme ninguém. Me desviei um pouco, mas volto em Snowy Goodness daqui a pouco.

Arya   Jaqen

Antes, uma coisa para se pensar sobre Lysa. Guardem isto para o quarto livro. Pouco antes de morrer, quando o velho Tully já estava mais pra lá que pra cá, no meio dos delírios, ele fala para Cat (pensando que esta fosse a irmã): “aquele moleque…garoto imprestável…não me diga seu nome, seu dever…sua mãe, ela iria…” (p. 571). Desde menina, Lysa é apaixonada por Mindinho. E é a ele que o velho Tully se refere. Ele está se lembrando do casamento das filhas, que foi no mesmo dia, e isto com certeza é parte de uma discussão. Mas Catelyn ainda fica se perguntando quem é o moleque de Lysa. Além de burra, é cega. Ou tão absorvida em si mesma que não notava a atração da irmã por Mindinho. Claro que Mindinho só tinha olhos para Catelyn, mas Lysa era o contrário. E provavelmente deve ter guardado um ressentimento gigantesco da irmã. Repito, guarde esta informação até o quarto. Ela vai fazer mais sentido então.

Melisandre   Stannis De volta a Snowy Goodness, via Melisandre. Isso vai fazer mais sentido depois do quinto, mas aí vai. E lembrem-se do que eu falei sobre ele ainda não ter atingido todo o seu potencial. Já no segundo Melisandre menciona o tal Azor Ahai renascido, que ela acha que é Stannis. Tudo que ela faz, as sombras, etc, é acreditando que Stannis é esse tal herói reencarnado. Eu não acho, acho que a feiticeira está redondamente enganada, mas só vou explicar porque depois que reler o quinto. Basta dizer que eu acho que esse tal é Snowy Goodness. Guardem isso. Por enquanto, vamos voltar ao segundo. Há uma passagem que a Mulher Vermelha diz: “E esta espada será Portadora da Luz, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a empunha será Azor Ahai reencarnado, e a escuridão fugirá diante dele” (p. 148). Bom, junte isso a este trecho do juramento dos Patrulheiros da Noite: “Eu sou a espada na escuridão. Eu sou o guardião na Muralha. Eu sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz a alvorada” (p. 522, AGOT, edição pocket americana com Ned na capa). Há mais coisas, mas vocês terão que aguardar eu comentar o quinto. Mas só por isso dá para deduzir que Jon é que é o tal herói. E ele tem todo o perfil de herói mesmo, só não se desenvolveu ainda. Adianto que isso deve servir para quem já leu o quinto (inclusive eu), ou já andou espiando os spoilers por aí. E só mais uma coisinha. Lembra que eu sempre falei, ao comentar as cenas dele com Ygritte na segunda temporada, que os hormônios falaram mais alto. Então, eu tava meio que chutando, mas eu estava mais certa do que imaginava. Snowy Goodness pode ser devagar, mas não é bobo, não. Olha só: “Ela parecia gorducha encolhida ali, mas a maior parte daquilo eram camadas de lã e peles. Por baixo de tudo aquilo, ela poderia ser tão magrela como Arya” (p. 744). Taí a prova: mal conheceu a mina, e já tava imaginando como ela é debaixo de todas as peles. Hum…aguardem mais no terceiro…

Jon e Ygritte

E já que falei em Melisandre, esclareço que ela com certeza tem um caso com Stannis. Veja: “Desde a morte de Lorde Renly, ele anda perturbado com terríveis pesadelos. Poções do maester não funcionam. Somente Lady Melisandre consegue sossegá-lo em seu sono” (p. 605). Acho que deu para entender, não? Agora como ela faz isso, só pode ser com uma poção do amor bem mais poderosa do que a que Vanilda Bane (acho) dá para Rony em O Enigma do Príncipe. Isto porque Stannis é um porre, e dos grandes. Não é à toa que ninguém gosta do cara. Ele não bebe (só água, e quente ainda por cima), não gosta de música, nem de risos, e só faz sexo umas duas vezes por ano com Selyse (não é à toa que a mulher é amarga. Mal-comida desse jeito…). E também não suporta que ninguém goste dessas coisas (ou seja, viver).  E ainda é amargurado, ressentido pelo fato de todo mundo preferir Robert, ou Renly, e até Ned. Sétrio, Stannis e Selyse se merecem. E o cara ainda quer governar? O Grinch é animado perto disso. O que ele faz muito bem é impor medo nas pessoas. Seus seguidores só estão com ele por medo. E Melisandre acha que isso aí é Azor Ahai reencarnado?! Não dá mesmo. Só por aí dá pra perceber o erro dela.

dany E agora só falta falar de Dany. Não vou focar na Casa dos Imortais, porque a Lidiany já fez isso no Game of Thrones BR (link acima). No post Explicando a Casa dos Imortais ela menciona cada uma das passagens, dá explicações para cada uma das visões, mas cuidado que há spoilers do terceiro e do quinto livro. Só vou comentar que nada do que passou na série está no livro (eu confesso que fiquei decepcionada ao não ver ela saindo da Muralha. E aqui, como eu já disse antes, eu acho que série deu uma mega dica de que Jon e Dany são sim feitos um para o outro). Mas fiquei imensamente aliviada pela série não mostrar o que ela lista no item 2 da postagem. Ainda não estou preparada psicologicamente para ver isso (;D). E mais uma coisa. Quaithe diz para Dany: “Para ir para o norte, você deve viajar para o sul. Para alcançar o oeste, você deve ir para o leste. Para seguir em frente, você deve voltar para trás, e para tocar na luz, deve passar embaixo da sombra” (p. 583). Em primeiro lugar, acho interessante esse jogo de opostos, que remete à profecia/maldição que Mirri Maz Duur lança em Dany. E depois, esse negócio da luz e da sombra, além de se referir a Asshai,  também faz um paralelo com o juramento da Patrulha (veja trecho acima).

Lembro que tudo isso é especulação minha, pode nunca vir a acontecer, depende de George R.R. Martin. Mas antes de ir, lembrei de mais algumas músicas para a trilha sonora.Em primeiro lugar, duas que caem como uma luva para Theon: Fairytales and castles, do Lifehouse (essa é Theon do começo ao fim, parece até que foi escrita para ele, inclusive no quinto. Preste atenção na letra) e I wanna be loved, do Bon Jovi (I had a roof overhead, had shoes on my feet…Tem mais outros trechos também, e novamente até para o quinto) e para Jon e Dany, posso estar me adiantando um pouco, mas Blurry, do Puddle of Mudd (There’s oceans in between us, but that’s not very far…mas também tem mais trechos da música que se aplicam, confira a letra). Tenho outras músicas em mente para eles, mas por enquanto vou ficar só com essa, falou?

Beijos e obrigada por ficar comigo em mais um post longo.

8 comentários:

Lucas de Melo Facó disse...

"Robert era puro aço. Stannis é de ferro puro, negro, duro e forte, é verdade, mas quebradiço, como acontece com o ferro. Quebrará antes de dobrar. E Renly, esse é cobre, claro e brilhante, bonito de ver, mas, no fim das contas, sem grande valor.”
(Donal Noye sobre os irmãos Baratheon)

Renly Baratheon não passava de um pavão idiota, covarde, egoísta e cínico!
Jardim de Cima só apoiou a pretensão de Renly ao Trono de Ferro, por causa da influência de Loras tem sobre seu pai, Mace Tyrell. Certamente Renly era um fantoche nas mãos do Clã Tyrell.

Petyr "Mindinho" Baelish não passar de um arrivista social que nunca amou ninguém além de si mesmo. Ele nunca realmente amou as irmãs Tully (Catelyn e Lysa).

Na minha opinião, os irmãos Cleganes são os únicos e verdadeiros guerreiros da saga "As Crônicas de Fogo e Gelo".
Sor Gregor "A Montanha que Cavalga" Clegane representa o aspecto desenfreado da guerra e Sandor "Cão de Caça" Clegane representa o aspecto moderado com mais autocontrole da guerra.

Nadia Viana disse...

Eu ainda não li o quinto. Vou esperar o meu chegar sem erros. Eu me recuso a ler este capenga sem capítulo aqui rs. Mas acho que antes dele vou reler os 4 primeiros bem devagar, prestando atenção em todos os detalhes que você falou.
Beijo.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nádia!

Eu recomendo mesmo ler de novo. Muita coisa passa batido na primeira. Eu consegui trocar o meu. Logo que a editora disponibilizou o e-mail para solicitação, já mandei um e responderam rápido, viu. Levei no correio sexta passada, aproveitando enquanto ainda estou de férias. Não paguei nem a taxa de postagem.

Beijos!

Nadia Viana disse...

Eu comprei pela internet, então nem preciso fazer nada. Vão me mandar um novo assim que estiver disponível, sem que eu precise mandar o defeituoso.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nádia!

Que bom! Eu comprei na loja mesmo, por isso tive que ir no correio. E foi o maior evento, o povo ficou todo alvoroçado com o tamanho do livro (também, 1,5 kg quase de livro!). E quando eu disse que já tinha lido em inglês, o povo só faltou me pedir autógrafo ;D

Beijos!

Adriano disse...

Uai Fê... você não ficou com o livro faltando um capitulo não? Eles vão me mandar outro sem precisar devolver o com defeito. Mas o trono claro que foi usurpado mesmo. E também houve motivos, porém Robert não foi um bom rei. Porem o trono de ferro vai acabar sendo ocupado novamente pelos Targaryens, e assim espero. Ate então a que apresenta melhores qualidades para se tornar uma rainha é a queridinha Dani... apesar dela ainda ter que evoluir. Arya e Gendry? Pode ate ser bem pra frente... não gostei da forma que Gendry apareceu a ultima vez no livro. Por enquanto ele não ta merecendo a Arya nao hehehe Agora Arya se reencontrar com Nymeria, aguardo isso a muito tempo. E acredito fortemente que isso vai acontecer. Afinal Martin não para de citar a loba que lidera um exercito de lobos, em varios capitulos de varios livros. É só esperar pra ver. E como ja vimos o "the winds of winter" não sairá antes de 2014, o negócio eh ir relendo mesmo. Bom final de semana Fê... bjo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

OI Adriano!

Acho que é porque você comprou na internewt. Eu comprei na loja mesmo, e a orientação da editora foi mandar o defeituoso de volta, e depois disso eles ma mandariam o novo, após receber o meu.

Arya e Gendry nem é para agoir amesmo, eui acho que é bem mais para frente. E acho que Martin vai ter que dar um salto no tempom para agilizar as coisas. Eu também achei o Gendry muito FDP na última vez que ele aparece, mas eu acho que ele vai voltar a aparecer, e vai reencontrar a Arya. Tem muita coisa no livro que leva acrer que eles vão ficar juntos, sim. Vou comentar mais quando terminar de reler o terceiro.

Beijos!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi galera!

Eu não ia, mas acho que merece nota. Você, que não se identificou, seu comentário não ssrá publicado, por ser considerado desrespeitoso. Não tenho problema nenhum com as pessoas descordarem de mim, pode ver que vários comentaristas discordam, mas sempre mantendo o respeito. Se você tem a sua opinião, beleza, respeito isso, e você, respeite também a minha. Entenda que interpretação varia de pessoa para pessoa, e essa á a minha. E quer saber? Ainda bem mesmo que eu não sou a autora, porque já tenho meu trablho (e não é pouco), faço faculdade, já é demais, e sinceramente não preciso da pressão sofrida por George R. R. Martin. Ou você acha que ele está só curtindo, e não faz mais nada?

Desculpa a meus outros leitores e seguidores, que não tem nada a ver com isso.

Fernanda