domingo, 11 de dezembro de 2011

Amanhecer – parte 1

 

breaking dawn movie Eu nem ia comentar nada, mas como falei dos outros, ia ficar estranho se não falasse desse também. Já disse antes, não tenho nada contra a saga. Pelo contrário, adoro. É, aquele prazer culposo (um de muitos)…Mas é fato: se eu pegar Twilight pra ler hoje, só vou largar quando terminar Breaking Dawn (eu li em inglês). E acredite quando eu digo que não largo mesmo. Sim, tem mil e uma falhas, mas é hipnotizante. Sendo assim, claro que eu tinha que acompanhar a saga no cinema. Já falei dos outros filmes (leia aqui para ver comentários mais gerais e aqui para ler sobre Eclipse).

E se a saga seguia até que razoavelmente bem (na medida do possível) no segundo e no terceiro, neste foi ladeira abaixo. E a derrocada já começa nos créditos (no caso finais, porque os créditos só aparecem mesmo no final): Stephenie Meyer como produtora. Peraí, né. Ela até que dá para o gasto escrevendo, mas produzir um filme? Acho que está um pouco fora do alcance.  Menos, filha, menos. Deveriam deixar isso com quem realmente entende do negócio.

E esse negócio de dividir em dois então? Completamente desnecessário (quer dizer, em termos de arrecadar dinheiro, foi uma sacada de mestre). Ao contrário de Harry Potter, Amanhecer não tem muitos detalhes, e muita coisa poderia ser cortada sem prejuízo, então dividir o filme não passa mesmo de golpe. E o corte foi muito mal feito ainda por cima, na hora errada. A primeira parte cobre desde o casamento de Bella com Edward até o nascimento da criaturinha e Bella acordando como vampira. Ou seja, a segunda parte vai cobrir o  “treinamento” dela até o bate-papo broxante do final. Quer dizer, absolutamente nada, sem conteúdo. E, incidentalmente, quando eu fui ver Os Três Mosqueteiros (acho), passaram o trailer, que já contava o filme todo (vou colocar no final)!

O roteiro do filme é quase inexistente, fraco demais, e um enrolação do caramba. Tudo bem, o material inicial não é lá muito bom, mas ainda assim conseguiram fazer alguma coisa nos outros. Aqui, não deu em nada. E em termos de atuação, pelamordedeus! Agora ninguém se salva. Um pior que o outro. E mantenho que não acho que os atores em geral sejam ruins. Mas seu desempenho é só tão bom quanto sua condução. E a direção é péssima. Ponto mesmo só para Robert Pattinson e a tentativa patética de falar português (e mesmo assim, tenho minhas dúvidas se ele realmente falou tudo – que não foi pouco – ou se teve alguma dublagem em cima). Pelo menos o cara não tem medo de pagar mico (ou neste caso, King Kong).

Se tem uma coisa que se salva no filme é a fotografia. Linda, tanto em Forks (não sei onde é a locação) quanto no Rio.  E os efeitos especiais para fazer Bella ficar com cara de doente (mais do que o normal) e com aquela magreza que não é natural também estão bem feitos. Só dá pra perceber que é CG quando ela vira vampira. E uma coisa com a qual me identifico 100%: Bella treinando para caminhar até o altar nos saltos altíssimos. Como coordenação não é meu traço mais forte, eu admiro isso. Não consigo essa proeza (pra ter uma ideia, às vezes tropeço de All Star). Fora isso, nada a se aproveitar. Aí vai o trailer (vê só se eu não tenho razão):

Beijos e até a próxima!

5 comentários:

Luana disse...

Chato, chato, chato e mais chato... ;)

Eu não vi, nem li... hahahaha

Mas minha irma de 14 anos me fez ver o primeiro (ou segundo? tinha uns lobos sem camiseta) e me contou a historia...

Dai lembrei do Drácula de Bram Stoker e me deu angustia de comparar com isso ai... Alias, o Drácula de Bram Stoker que eh uma historia linda de amor... que sobrevive a morte e a tudo...

E o Gary Oldman com aquela cartola? Ui!!! Ele não precisa brilhar, correr mais rápido que a luz, ler pensamentos... =)

beijao!

Fefa Rodrigues disse...

Fe

Eu só gostei do filme 1... o 2 e 3 achei péssimos... não li os livros apesar eles estarem na minha prateleira... e agora vc conseguiu me dar a desculpa q estava faltando para eu não gastar R$ 18,00 com a entrada do cinema hehehehe....

não q eu não vá assitir, mas vou esperar sair em DVD e assitir numd aqueles dias em que não ha nada mesmo pra fazer...

Outra coisa, como é chata essa Bella né... quero so ver a atriz em A Brnca de Neve, espero q ela não estrague a personagem!!!! ;o)

Fefa Rodrigues disse...

Ahhhhhhhh e que vontade de ler Drácula de Bram Stoker ... ainda não tive o prazer!!;o(

Anônimo disse...

Acredito que pra quem leu os livros, como eu, fica quase impossível não ver os filmes. E apesar de fraco, algumas cenas são bem interessantes. Gosto dos efeitos, e as lutas entre lobos e vampiros são sempre legais. Algumas diferenças do livro, mas enfim, não achei de todo mal!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olá!

Não sei seu nome, mas concordo. Pra quem leu os livros é difícil não assistir. Até gostei dos outrso 3, mas este...aff! Medonho! Como eu disse na resenha, gostei dos efeitos que deixaram a Bella mais com cara de doente, ficou bem legal, mas fora isso...Nada se salva.

Obrigada pelo comentário. E volte sempre!


Beijos!

Fernanda