domingo, 4 de outubro de 2015

Percy Jackson e os Heróis Gregos

"Se você gosta de mutilações, assassinatos e animais domésticos comedores de carne humana, continue lendo...
Meu nome é Percy Jackson. Sou um semi-deus moderno - o filho de Poseidon. Já tive algumas experiências ruins em minha vida, mas os heróis que vou apresentar são os antigos, azarados originais. Eles ousadamente se ferraram onde ninguém havia se ferrado antes.
Então pegue sua lança de fogo. vista sua capa de pele de leão. Lustre seu escudo e certifique-se de ter flechas suficientes em sua aljava. Vamos voltar cerca de quatro mil anos para decapitar monstros, atirar nos traseiros de alguns deuses, saquear os Ínferos e pilhar de pessoas más.
Depois, como sobremesa, vemos sofrer dolorosas e trágicas mortes.
Prontos? Legal. Então vamos lá."

E não é que titio Rick ouviu minhas súplicas em Percy Jackson e os Deuses Gregos, entrou em contato com nosso querido semideus filho de Poseidon, e, em troca de “um ano de pizza de pepperoni grátis, mais todas as jujubas azuis que eu posso comer”, convenceu nosso heroi a escrever sobre os heróis gregos.

E, em mais um impulso, comprei o livro e assim que cheguei em casa, já comecei a devorar as tragédias dos semideuses originais. E, antes de embarcar nos comentários sobre o relato de Percy, deixa eu me desculpar por ter ficado longe por tanto tempo. Mas foi por puro cansaço. Estou trabalhando mais, então chego em casa bem cansada e não tenho lido mais tanto como eu lia antes. Leio umas 10 páginas e já estou caindo de sono. Além do mais, eu estava relendo Brisingr (e agora Inheritance), e não havia muito a comentar. Mas não esqueci o blog, não. É isso.

Bom, o livro. Preciso dizer como eu AMEI? Se Percy já era sensacional contando a histórias dos deuses, é também contando os feitos dos heróis, com o mesmo humor sarcástico, e insights próprios, vindos de suas próprias experiências.

“As she (Psyche) was climbing down the narrow ledges inside the volcanic fissure, she happened to pass a lame ass-driver.

(Don´t look at me funny. That´s exactly what the old stories called him: lame ass-driver. The dude was lame, like crippled. He was leading an ass, like a donkey. What did you think I meant?)

Anyway, Psyche thought it was weird to see a crippled dude in a volcanic vent, just hanging out with his ass. (I´m not going to laugh. Nope. Not even a little.)” (p. 101)

Coloquei este trechinho da descida de Psyche ao Ínfero em inglês porque simplesmente não sei como traduzir. Percy titio Rick faz um trocadilho com o duplo significado de ass (=asno ou bunda). Lame-ass é algo meio fajuto (por falta de expressão melhor), e eu preciso dizer que ri muito desse trecho. E lame também quer dizer aleijado. Confesso que estou curiosa para saber como o tradutor vai salvar a piada
.
O livro conta a história de 12 semideuses, os mais conhecidos: Perseu, Teseu, Hércules, Jasão, e outros que eu confesso que não conhecia: Atalanta, a própria Psyche, e outros. Um passeio delicioso e divertido pelos mitos gregos. E de quebra ainda ganhei um trechinho de A Espada do Verão, primeiro volume de Magnus Chase, o primo de Annabeth, que tem ligação com os deuses nórdicos, que sai ainda este mês, viva Thor! Mas sobre este não vou comentar nada, vocês vão ter que esperar que saia para eu comentar.

E, para finalizar, ainda tem isso:

“Ninguém a (Medeia) chamou de Mãe dos Dragões.” (p. 513)

PARATUDOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Percy citando GoT???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu totalmente posso ver Percy sentado na proa do Argo II, vendo Jon, Tyrion e Dany junto com Jason, Leo e Annabeth, com um potão de jelly beans azuis. Ui, que agora até eu fiquei com vontade!)

Trilha Sonora

Não tinha outra: Holding out for a hero, da Bonnie Tyler (quem aí ouve essa música e vê o final de Shrek 2 passando na cabeça levanta a mão: o/). E, especialmente para Hércules, tinha que ter Zero to Hero, com as fofas das Musas da Disney (SPOILER ALERT! Se você acha que o desenho da Disney é como a história original, prepare-se para uma surpresa).

Se você gostou de Percy Jackson e os Heróis Gregos, pode gostar também de:
 
  • Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan;
  • Os Heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • As Crônicas Kane – Rick Riordan;
  • Ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
  • O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
  • O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
  • A Crônica do Matador de Reis – Patrick Rothfuss.

4 comentários:

Jéssica Soares disse...

Oi, Fêêê!!! Tudo bem? Que saudades!!! Sei bem como é ficar sem tempo, eu achei que tinha pegado o ritmo da faculdade quando eles me inventam um segundo período com os professores mais difíceis daquele lugar! Estou tão por fora que nem sabia que a séries dos deuses nórdicos já estava pronta para ser publicada (ai meu Deus, mais uma coleção do tio Rick <3). E sobre esse projeto de recontar as histórias originais com comentários do Percy <3 É difícil imaginar o Rick parar de escrever algo relacionado ao personagem porque ele é tão bom, tão engraçado, que merece muitas publicações, até mesmo sem compromisso, só para uma leitura de tirar de uma ressaca literária. Já está super na minha lista de desejados! Bjjs
Jess

Artemis Olimpo disse...

Hey, eu estou com uma duvida... queria saber, se você comprou o livro em inglês ou português, e se comprou em português, pode me indicar a onde posso comprar tbm?

GABI_GAZOLASOUZA@HOTMAIL.COM

Se me responder pelo email eu agradeço muito mesmo.

Ana Carolina Rodrigues disse...

Olá, tudo bem? Mais uma fã de Percy e tio Rick aqui!! Sei que já faz um tempo dessa postagem, mas queria saber onde voce encontrou o livro e se foi em portugues. Ja faz tempo que o procuro. Desde 15 de janeiro de 2015,pra ser mais exata, e ate agora nada. Poderias me informar? Beeijos

Anônimo disse...

Ele ja foi traduzido ? Aonde comprar se ja foi traduzido?
João