Outro dia, passeando com o controle remoto pelos canais, dei da cara com um clássico. E um dos meus filmes preferidos. Fazia tempo que eu não assistia. E era Conta Comigo.
Baseado em uma novella de Stephen King, o filme conta a história de quatro amigos de doze anos e sua aventura atrás do corpo de outro menino da mesma idade que foi atropelado pelo trem. Esse acontecimento muda a vida dos quatro amigos para sempre, além de colocar o povo da cidadezinha onde moram em polvorosa. E como há uma recompensa para quem encontrar o corpo, claro que mais gente está disposta a encontrá-lo.
A história é contada a partir da perspectiva de Gordie Lachance (Wil Wheaton), um garoto esperto e um futuro escritor. Mas ele sofre com o complexo de invisibilidade em casa. Seu irmão mais velho, estrela do futebol americano, morreu na guerra (acredito que a da Coréia, porque a história se passa no verão de 1959, e ele fala que o irmão morreu no ano anterior). Seu melhor amigo é Chris Chambers (River Phoenix). Chris é pobre e seu irmão mais velho é um verdadeiro encrenqueiro. E por isso todo mundo assume que Chris é igual. Mas Chris é inteligente e um bom menino e sofre por isso. Tanto Lachance como Chambers vão para uma escola depois do verão, mas seus amigos vão para outra.
Vern Tessio (Jerry O’Connell)é um gorduchinho e o mais criancinha do quarteto. É ele que descobre, escutando uma conversa de seu irmão mais velho, onde o corpo está. E completando o quarteto vem Teddy Duchamp (Corey Feldman) vive com o complexo de ter um pai que voltou da Segunda Guerra alterado e violento, chegando a queimar sua orelha no fogão. Uma das passagens mais marcantes é quando um velho, dono de um ferro-velho, ofende o pai dele. Teddy fica totalmente alterado e muito abalado. E Lachance comenta que não entende porque Teddy, que tem um pai desses, se importa tanto quando ele, cujo pai nunca encostou um dedo nele, não liga a mínima.
A gangue rival, dos mais velhos, é liderada por Ace, interpretado por ninguém menos que Kiefer Sutherland. Ainda fazem parte da gangue os irmão de Chris e Vern. E claro que eles não são inocentes como os outros.
Conta Comigo é um filme sobretudo sobre o crescimento. É um relato sensível, e o elenco infantil (na época, em 1986) é muito competente. As atuações dos quatro meninos é tão sensível quanto o filme. Principalmente de Chris. Mas todos eles têm o seu momento.
É um filme também sobre a amizade, e o que os amigos de verdade fazem uns pelos outros. Os meninos tomam conta um do outro, ora fazendo a papel da voz da razão, ora simplesmente dando força e companheirismo.
A fotografia é lindíssima e pelo menos uma música da trilha sonora todo mundo conhece: Stand by me, que é uma das minhas músicas preferidas de todos os tempos.
Infelizmente, depois do filme, a maioria de seus protagonistas teve um futuro bem tenebroso. River Phoenix morreu em 1993, por overdose de drogas, na frente de uma casa noturna em LA, na frente de seu irmão mais novo, Joaquin Phoenix. Uma pena, porque era um ator excelente. Corey Feldman também se envolveu com drogas. Wil Wheaton fez vários papéis secundários e sem a importância de Lachance. Hoje ele atormenta Sheldon Cooper como ele mesmo em Big Bang Theory. E Jerry O’Connell virou galã, e é o único que se deu mais ou menos bem. Para saber mais, leia esta coluna do site Cinema em Cena.
E só para dar aquele gostinho, aí vai um trechinho (justamente a parte que eu falei, do pai do Teddy):
E claro que não poderia deixar de fora a música, linda, na voz de Ben E. King, e participação de River Phoenix e Wil Wheaton:
Vale a pena conferir.
4 comentários:
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadorava este filme!!!
Quase tanto quanto Os Gonnies!!!!
QUe saudades!!!
Fe eu AMAVA esse filem quase tanto quanto Os Goonies!!!
Uma pena o River Phoenix... Ele fez Indiana Jones, tambem, nao fez?
Eu nao me lembro desse filme... Vou procurar!!!
Nao sei porque meu blogger nao me mostra as atualizacoes do seu... Coisas de Narnia, neh? ;)
Fê... faz uns 8 anos que eu sonho com isso, que eu penso nisso, que eu programo essa viagem... faz 3 anos e meio que eu guardo dinheiro pra fazer essa viagem, o xtra que vem nas férias, o 13º, e tudo q eu consigo economizar no mês, vai td pra poupança... nestes 3 anos eu deixei de ir pro nordeste com minhas irmãs que viajam várias vezes por ano, para poder juntar dinehiro... então, pra mim é a morte que me perunte "MAS O QUE É QUE VOCÊ VAI FAZER LÁ?", quando acabo tendo que contar meus planos... nem gosto de comentar com gente mente pequena essas coisas... pq não é óbvio o que eu vou fazer? Passear, aprender, conhecer.... ver o mundo girar!!
Bom, mas como diz uma amiga minha "o óbvio é invisivel!"
Ahhh... outra coisa... eu postei praticamente o mesmo comentário duas vezes pq postei o 1º... dai fui olhar e não tava publicada, dai pensei "acho que fiz alguma coisa errada na hora de postar"... dai postei de novo e quando acabei de clicar em PUBLICAR caiu minha ficha de que se não tava publicado era pq vc não tinha tido tempo de moderar os comentários... hehehehe
Então, desculpa ai pelo "SPAM"!!!
E, só pra acabar... já estou amando Queda de GIgantes... acho q vou gostar bem mais do que de Pilares da Terra!!! Obrigada pela dica....
Postar um comentário