Semideuses e Monstros - Quando fui convidado para editar esta antologia, não soube bem o que pensar. Por que tantos escritores talentosos iriam querer escrever sobre meus livros i infanto-juvenis? E mesmo assim, quando li seus textos, fiquei impressionado. Cada um tinha uma perspectiva diferente sobre Percy Jackson todas fascinantes e intelectualmente instigantes. - Rick Riordan, na introdução de Semideuses e monstros.
A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coleção de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história.
Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, em Semideuses e monstros o leitor descobrirá como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo melhor se sairia no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições o que os torna ainda mais irresistíveis.
Essa resenha vai ser curtinha. E preciso falar o quanto eu pirei quando eu vi esse livro? Afinal, Percy junta tudo que eu amo: mitologia, sarcasmo e Percy, muito Percy <3 <3 <3 <3
Mas, se engana quem acha que este livro é mais uma aventura, ou até mesmo um relato das histórias dos deuses nos moldes de Percy Jackson e os Deuses Gregos (e acabou de sair uma edição em português lindíssima toda ilustrada…just my luck). Trata-se de uma compilação de textos de vários autores com insights interessantíssimos sobre Percy Jackson, em especial sobre O Ladrão de Raios. A introdução fica por conta do próprio titio Rick, mas todo o restante são de outros autores.
Os textos variam sobre os mais diversos temas que povoam o universo criado por Riordan: como reconhecer (e escapar ileso) um monstro; as delícias (ou não) de ser uma caçadora de Ártemis; as habilidades parentais dos deuses do Olimpo (não muitas) e finaliza com um glossário com vários verbetes relacionados à mitologia grega. Serve como uma boa referência futura para quem quiser mergulhar um pouco mais no fascinante (e sangrento) mundo mitológico.
O livro também não apresenta um tom acadêmico, mas bem informal e leve, com muito bom humor. E mostra como muitos adultos voltaram a ser crianças com as aventuras de Percy e seus amigos. E dá para ler bem rápido (eu demorei porque está no kobo e não tenho lido muito com ele, e dei uma freada também quando vi que estava ficando atrasada com as resenhas aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário