sexta-feira, 27 de junho de 2014

GoT 4x10 – The Children

 

Mais um ano se passou, mais uma temporada terminada, de novo com aquela sensação que foi rápido demais. E depois de Mhysa, que encerrou a temporada passada de forma bem morna (e isso é colocar de forma educada), eu confesso que nem esperava muita coisa desse season finale. Foi melhor do que eu esperava, embora ainda longe de ser um season finale digno de ser chamado assim.

GoT 3

ATENÇÃO! SPOILERS DOS LIVROS! Você foi avisad@!

O episódio começa exatamente onde The Watchers on the Wall terminou. Jon caminha ao norte da Muralha, indo ao encontro de Mance parlamentar (se você não sabe o que é isso, assista Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra que Jack Sparrow explica). E isso só cabe mesmo a ele, já que Thorne foi-se, e Slynt sabe-se lá. Esqueci de mencionar na resenha do episódio anterior que eu entendo que todas as mudanças em torno de Jon e como ele agiu na batalha foram para deixar claro para quem não leu os livros que Jon será o novo Lorde Comandante. Porém, ressalto que ele ainda não é, ainda há todo o processo de eleição, e a manipulação de Sam, e com o sucesso de Jon em liderar a batalha, não sei se essa alteração foi uma boa coisa ou não. O que valeu nessa cena foi Jon passar pela devastação deixada pela luta. E ele chegando no acampamento de Mance foi bem feito, deixou clara a tensão.

Jon   Mance 4x10

E tenho que admitir que, embora errado, a cena entre Mance e Jon foi muito boa, se mais nada porque temos dois ótimos atores. E que pena que Ciarán Hinds não apareceu mais nessa temporada. Uma observação: mesmo ao Norte da Muralha, e sem recurso nenhum, a chapinha de Mance se mantém. Ou foi escova japonesa? Muito digno lembrarem-se de Ygritte, Grenn e Mag. Visível a apreensão de Jon o tempo todo, de olho em cada movimento, a hesitação antes de beber e gostei muito de Mance falando que não mataria Jon com veneno. Remete novamente ao que o Cão disse, que veneno é a arma de uma mulher.Também palpável o medo de Mance dos WW, e o desespero para mandar sua gente para o sul da Muralha. E Mance mostra que entende Jon perfeitamente. Como Dumbledore, Mance vê através de Jon. Será que isto está relacionado ao fato de Ciarán Hinds ter interpretado Aberforth? Smiley mostrando a língua

Mas é bem aqui que soa a trombeta anunciando a chegada de Stannis. E retomando o que eu havia ficado de comentar em The Watchers on the Wall, errado. Porque neste momento não há mais luta, então a chegada triunfal e oportuna de Stannis à Muralha fica sem graça. Ele chegou para salvar quem? OK, mostrou o exército enorme e bem organizado, mas impressionando quem? Botando medo em quem? Mais uma vez a HBO erra feio no timing. E além disso, se nos livros Stannis é o rei que não projeta sombra, na série projeta menos ainda. Deu uma de Frey, o rei que sempre chega atrasado ás batalhas.

Davos   Stannis 4x10

Mas se o timing foi errado, a interação entre os atores foi ótima. De novo, o mérito da cena não ser um total desperdício é de Stephen Dillane, Liam Cunnigham, Ciarán Hinds e Kit Harington. E aliás, gostei de Jon defendendo Mance, dizendo que ele foi prisioneiro de Mance, e que este poderia tê-lo matado, mas que não o fez. Com certeza isso vai contar pontos com o Rei Além da Muralha. E também gostei da postura de Mance, de não se ajoelhar. Irritante foi a devoção canina de Sor Davos, the one true king, mimimi. Sim, esse é Sor Davos, mas enche a paciência. Pelamordossete, homem, você é Mão do Rei, mostre um pouco menos de servitude e um pouco mais de liderança!

Qyburn 4x10Cortando para King´s Landing, um adiantamento de ADWD, Qyburn “trata” do Mountain, enquanto Cersei observa, e Maester Pycelle só critica. Dá para praticamente ver as engrenagens rodando na cabeça de Cersei. E depois de encomendar o tratamento de Clegane, ela vai falar com o pai, novamente sobre o seu futuro casamento com Loras. Gostei de ver ela enfrentando o pai. Lena Headey linda, fantástica. A hora que ela joga na cara de Tywin como sua família realmente é, dizendo que seu pai é obcecado pela ideia de família, e finalmente revelando seu incesto, foi sensacional. A cara de triunfo dela é fantástica, e a expressão de incredulidade dele é maravilhosa. Charles Dance, para variar, manda muito bem.

Cersei 4x10E lá vai ela, divando, contar a Jaime. E enquanto Jaime mostra um certo desprezo por Cersei pela condenação de Tyrion, ela não está nem aí e o manipula direitinho. E esse foi um dos momentos WTF? da série. Assim, o cara que estava desprezando a irmã/amante antes simplesmente aceita o que ela diz, que ela quer ficar com ele? O Jaime que todo mundo estava começando a gostar, de repente, se rende por sexo. Oi? Vale lembrar que em nenhum momento temos Tyrion dizendo para Jaime: “she´s been fucking Lancel, the Kettleblacks and Moon Boy”, mantra que Jaime não se cansa de repetir depois, e que influencia em seu afastamento de Cersei nos livros. Em termos de atuação, em compensação, a cena foi muito boa. Nikolaj Coster-Wardau e Lena Headey excelentes.

Daí vamos para Meereen, e Missandei enunciando os trocentos títulos de Dany, só isso já cansa.E Dany já enfrenta as consequências de suas ações, o desejo de um escravo idoso de voltar a ser escravo, para ter uma filha melhor. Sério, Dany, você acha que pode chegar em um lugar e mudar em um dia o que já foi estabelecido em séculos? Dany se mostra visivelmente desconfortável, insegura. Realmente só uma criança. E vem o segundo pedinte. E, pelo recap de antes de começar o episódio, eu já sabia o que viria. Muito comovente o homem relatando como Drogon atacou sua filha. E mais o choque de saber que seus dragões agora atacam crianças. De novo, sério, é surpresa? E eu pergunto, Dany: você não consegue controlar seus dragões, como espera controlar a Baía dos Escravos? Mas certo, a Dany que encantou todo mundo antes, agora só vai mesmo fazer burrada, então eu já esperava isso. O que não quer dizer que não me partiu o coração vê-la trancafiando os dragões. A imagem que me veio na cabeça é a de quem abandona um cachorro, e não tem coisa que eu mais desprezo no mundo do que quem abandona um animal. Certo, ela não está abandonando seus filhos, mas a imagem é a mesma. E, finalmente, Emilia Clarke tem uma performance mais digna da personagem, não demonstra tédio e exprime alguma emoção. Ela deixou muito a desejar nesta temporada.

Dany 4x10

E voltamos para a Muralha, e aqui eu quase chorei, com Maester Aemon fazendo o discurso sobre os irmãos da Patrulha que morreram. And now their watch has ended. Foi uma das coisas mias lindas do episódio. Atenção para Melisandre olhando para Jon através das chamas. Não vou dar esse spoiler, mas quem leu os livros já deve ter juntado as coisas.

E logo após, Jon vai ver Tormund, e acho que já está claro que, se não tivemos Rattleshirt nesta temporada, é muito provável que Tormund tome seu lugar. Me pergunto o que será dos bebês. O de Gilly já está na Muralha, mas será que teremos Val na próxima temporada? E eu nem acho que Tormund como prisioneiro seja tão ruim, entendo que alguns personagens tem que incorporar outros. Em sequência, Jon leva o corpo de Ygritte Além da Muralha, onde ele mesmo a queima. Achei bom que mantiveram pelo menos isso, e admito que quase chorei de novo. Era tocante assim que a morte dela deveria ter sido.

Jon   Ygritte 4x10 

E indo ainda mais par ao norte, reencontramos Bran e cia. Jojen ainda mais debilitado, incapaz de continuar. Mas, eles finalmente chegaram ao represeiro, a jornada acabou, infelizmente sem Cold Hands. Só que nem tudo está a salvo ainda. Eis que quando eles estão chegando, os esqueletos atacam, e apesar de não serem estas as criaturas descritas no livro, eu gostei. Os efeitos foram muito bons, os esqueletos se movem com fluidez, e sua velocidade só contribui para a cena ficar ainda mais assustadora e aflitiva. Afinal, como se mata uma coisa dessas? A resposta vem em breve, com Folha atirando as bolas de fogo. Nem todo mundo curtiu isso, mas eu achei bem legal, e bem feito também. Que cena mais comovente Meera mostrando a Jojen misericórdia! E como eu sempre achei que Jojen ia morrer, nem me incomodo de ser antes dos livros.

weirwood 4x10

E dentro do represeiro, a cena é também muito assustadora, a sensação é de claustrofobia. Me lembra muito a toca da Laracna em TLOTR, e essa é a parte do filme que mais me aflige (no livro então, é ainda pior). E finalmente somos apresentados a Bootstrap Bill Brynden. Não era exatamente assim que eu imaginava Brynden, mas confesso que eu tenho dificuldade de imaginá-lo quando leio, então gostei da caracterização, mesmo diferente. E vamos lembrar que a série é cara, e caracterizar Brynden com fidelidade seria ainda mais dispendioso, e isso significaria menos dragões e direwolves, e isso ninguém quer. E apesar de ser legal conhecer Brynden, eu até votaria por não tê-lo nesta temporada em favor de outra coisa que vou mencionar daqui a pouco.

Brynden 4x10

Partimos então para o meio do nada, onde Arya treina com sua Agulha. Só que o treino é interrompido pela chegada de Brienne. Mais uma mudança em relação ao livro, já que Arya não encontra Brienne, mas eu gostei bastante dessa sequência. A admiração de Arya por Brienne é visível, e como as duas se identificam. E que lindo Brienne conhecendo Arya, e dizendo que está a serviço de Catelyn, que gostaria de estar presente e protegê-la. E quando o Cão é identificado por Pod, e depois fica estabelecido que Brienne foi enviada por Jaime, é aí que as coisas dão uma vira para o pior, porque a desconfiança e a teimosia de Arya falam mais alto, e o Cão, também ressabiado em relação com qualquer um que se alie aos Lannister, também acha que Brienne está atrás da recompensa por sua cabeça. E é quando os dois começam a lutar, e de igual pra igual. Aqui, o Cão incorporou outro personagem, que agora eu não lembro quem é. e isso não foi ruim, de forma alguma, porque a sequência toda foi sensacional. E Brienne sai vitoriosa.

Brienne   Hound 4x10

Hound 4x10Só que nesse meio tempo, Arya aproveitou para se esconder, e assim, Brienne a perdeu. O desespero na voz de Brienne é palpável. Gwendoline Christie, mais uma vez, brilha. E depois é a vez da baixotinha Maisie Williams, ao deixar o Cão pra morrer, sem conceder a mesma misericórdia que Meera  mostrou a Jojen. Exatamente como no livro. E que desespero que deu o Cão pedindo: “here´s the heart! Go on, kill me!”. Juro que até quis que Arya fizesse isso mesmo. Mas o tempo todo ela só olha, impassível, não importa o que o Cão diga, e ele usa de todas as justificativas que ele tem a seu dispor para tentar fazer com que Arya mude seu pensamento: relembra como matou Mycah, que deveria ter levado Sansa e estuprado a menina, mas nada disso adianta. Arya dá as costas e vai embora.

Shae 4x10E chegamos à parte mais esperada do episódio. Jaime vai libertar o irmão, e quem leu os livros já sabia o que viria depois. E como foi linda a despedia dos dois. Nikolaj Coster-Wardau e Peter Dinklage em mais uma cena memorável. Só que o anão não segue o caminho direto, faz o seu desvio, e sabemos exatamente onde ele vai. E dito e feito, lá  vai ele para o quarto de Tywin, onde encontra Shae na cama do pai. Ela toda meiga, pensando que quem se aproxima é Tywin, e a realização de Tyrion de que Shae no fundo sempre foi a prostituta que ele contratou para sua companhia durante a batalha lá na primeira temporada. Vai dizer que não deu mais raiva ainda, depois de a série ter feito de tudo para mostrar que ela realmente amava o anão? Venho falando isso desde o começo! Quem aí não teve vontade de pegar aquela corrente e estrangular Shae com as próprias mãos? Principalmente depois de ver o sofrimento estampado na cara de Tyrion.

Tyrion 4x10

E, sabendo exatamente o que fazia, lá vai Tyrion atrás da fonte de todo seu desgosto. E, como no livro, ele encontra o pai na latrina. E aqui somos brindados mais uma vez com uma cena lindíssima entre Peter Dinklage e Charles Dance. Um embate maravilhoso. Peter Dinklage especialmente sensacional. Mais uma vez, se ele não ganhar o Emmy ano que vem, vai ser a maior injustiça do universo. E, como um Lannister sempre paga suas dívidas, Tyrion não falha ao atirar em Tywin depois que este último ousou chamar Shae de prostituta pela segunda vez. Vocês repararam no detalhe que a besta usada por ele é a mesma de Joffrey? E ainda o som de The Rains of Castamere ao fundo, na despedida de Charles Dance. Esta sim, uma despedida digna.

Tywin 4x10

Feito isso, Tyrion se encontra com Varys, que o despacha num caixote para o outro lado do Mar Estreito. Só que Varys sabe muito bem que ao descobrirem o corpo de Tywin e a fuga de Tyrion, seu destino é o mesmo de Ned, então, ele também parte para o exílio. O semblante desolado de Varys é de partir o coração. Ele está deixando para trás tudo aquilo porque lutou, e isso não pode ser fácil. Mas ele é uma criatura que se adapta em qualquer lugar, então minha gente, podem sossegar, que ainda vamos ver mais da Aranha por aí.

Arya 4x10Finalmente, corta para Arya chegando em Saltpans. E lá, ela encontra um barco, e lá vai ela pedir para embarcar em um dele. A princípio o capitão se mostra relutante, mas ao descobrir que o barco vai para Braavos, Arya se lembra da moeda de Jaqen, e, “Valar morghulis.” “Valar dohaeris.” Lá vai Arya para Braavos, onde iniciará seu treinamento. Fim. The end. A série acaba com Arya olhando Westeros pela última vez em muito tempo. Assim, sem graça, sem nenhum grande cliff-hanger para a próxima temporada. Nada épico como Sam encurralado pelo exército de WW. E errado. A série deveria ter acabado como no livro, com Lady Stoneheart, e aí sim seria um cliff-hanger maravilhoso, daqueles que deixariam a gente em crise de abstinência pela espera de um ano. Mas novamente, a HBO decide acabar a série de forma morna. Admito que foi melhor que Dany sendo carregada pelos escravos (gente, aquilo foi breguíssimo!), e que eu esperei tanto que alguém da Irmandade aparecesse enquanto Brienne lutava com o Cão, mas não. Ficamos só na espera, e desapontados no final.

No geral, a temporada foi a melhor até agora, com exceção dos dois últimos episódios, que na minha humilde opinião, deixaram bastante a desejar. E agora as coisas realmente vão começar a ficar mais interessantes, como desenvolvimento de outras tramas mais densas, como Jon na Muralha, e Dorne, que sim, teremos na quinta temporada. E um aviso a você que não leu ainda os livros: corra! Corra muito, aproveita que tem um ano para colocar a leitura em dia, porque já neste episódio várias coisas do quinto livro apareceram, e a série está bem depressa chegando ao final do quinto livro.

É isso. In the meantime, our wait is long and full of spoilers and theories!

4 comentários:

Priscila Nonato disse...

Será que o G. Martin lança o 6° livro ainda esse ano ??? Seria fantástico se isso acontecesse em Fê ?

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Pri!

A gente só pode esperar. Esse ano acho difícil, mas ano que vem acho possível.

Beijo!

Anônimo disse...

Sean Bean falou ao Vulture sobre a possibilidade de Ned Stark voltar a Game of Thrones.

O ator disse que estaria aberto a participar dos possíveis flashbacks para mostrar a conexão de Bran com as árvores-coração: "Só de voltar um pouco seria tão divertido. Seria ótimo! Seria bizarro, mas seria ótimo! Então acho que se eles vão fazer flashbacks, então eu participaria!".

Em seguida, Bean confirmou uma antiga teoria dos fãs, então cuidado com os spoilers: "Eu definitivamente tenho negócios inacabados por lá. Eu obviamente não sou o pai de Jon Snow e isso precisa ser revelado em algum momento, não é? Então Bran teria o flashback e veria Ned rezando, certo? E revelando essas coisas? Você nunca sabe o que aqueles caras vão fazer com isso. Tem que ser especial. Mas eu topo. Eu certamente toparia. Imprima isso! Vamos dar um empurrãozinho. Espero receber uma ligação em breve".

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi!

Eu vi essa notícia, e para mim nem se trata de um spoiler, porque pra mim é bem óbvio que Ned não é pai de Jon. E seria tudo se Sean Bean realmente voltasse à série, mesmo em forma de flashback :)

Obrigada!

Fernanda

PS: da próxima vez deixe seu nome, OK?