terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Herdeiro do Império - Trilogia Thrawn #1 - Star Wars Legends - Timothy Zahn

O Primeiro Volume Da Consagrada Trilogia Thrawn.
Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.


Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...Nem tanto, mas realmente fazia muito tempo que eu queria ler esta trilogia. Desde pequena eu me perguntava o que teria acontecido na galáxia após a queda do Imperador e a vitória da Aliança Rebelde. Eu já sabia de algumas coisas a respeito, porque li em algum lugar, já havia lido algumas coisas, mas todas soltas, não sabia dos detalhes, e nem tinha certeza delas. Então é até difícil achar palavras para começar esta resenha. Mas vamos lá.

A história começa cinco anos após a morte de Palpatine. A antiga Aliança Rebelde não existe mais, dando lugar à Nova república. Mas essa não é uma tarefa fácil, e Luke, Leia, Solo e cia. estão trabalhando muito para que a transição corra sem problemas. Sob o comando de Mon Mothma e General Ackbar, eles tem muito a fazer. Eles estão tão ocupados que não sabem que secretamente, u grão-almirante do Império planeja a volta do mesmo. Além disso, algumas forças (sem trocadilho) fiéis ao Império ainda resistem ao novo governo. E é aí que entra Leia e suas habilidades em diplomacia.

Agora casada com Solo e grávida de gêmeos (já comentei este fato aqui. mas cuidado! Spoilers do filme!) e aprendendo a manipular a Força com Luke. Mas ela não tem muito tempo para isso porque Mon Mothma a mantém bastante ocupada com missões diplomáticas aqui e ali, reuniões do conselho... Leia mantém o espírito independente e lutador dos filmes, mas agora, por estar grávida, está um pouco mais cuidadosa. E é bem bacana acompanhar ela em suas tentativas de usar seus recém descobertos poderes. 

Solo, por outro lado, me surpreendeu no livro. Sim, no fundo ele ainda é o contrabandista do começo de Uma Nova Esperança, mas achei bonito sua preocupação com Leia, e como ele a ama. No filme isso não fica muito evidente. E como ele detesta as reuniões e o trabalho que Mon Mothma lhe deu:ir atrás de outros contrabandistas para ver se consegue alguns para se juntarem à Nova república. Trabalho que ele sabe muito bem que é ingrato, e que não terá resultados, por exatamente já ter sido contrabandista. Qual deles vai querer receber uma mixaria do governo quando pode ganhar mais com o contrabando. Mas é exatamente aqui que entra em cena uma personagem muito importante, mas vou falar dela daqui a pouco. 

Luke acho que é, dos três, o mais humano. Sofre com inseguranças, não sabe direito o que significa ser um Jedi ainda, e tem sim medo. Medo de treinar alguém e seu padawan se voltar para o Lado Negro. Carrega um peso grande, por acreditar ser o último Jedi. Sim, ele está treinando Leia, mas ela ainda está muito longe de ser chamada de Jedi. E no livro, Timothy Zahn humanizou muito Luke. O que é bom. Ele não tem aquela aura de infalível e ser místico que o filme deixa. Luke é apenas um ser humano comum, que tem senso de humor, e toma chocolate quente, mas que tem poderes que permitem que ele seja extraordinário. E adorei isso. Luke passou a ser um personagem com que podemos nos indentificar facilmente.

Os três partem em uma missão diplomática, mas o que eles não sabem é que o grão-almirante Thrawn mandou um time de assassinos para pegá-los. Ele tem especial interesse especial em capturar Luke, Leia e os gêmeos, para convertê-los ao Lado Negro. E para isso ele conta com a ajuda de Talo Karrde, um contrabandista amigo de Solo, para conseguir uns bichinhos chamados ysalamiri, que criam uma bolha onde a Força não funciona. Na equipe de Karrde está Mara Jade.

Já falei de Mara um pouquinho. Mara é uma Jedi, ou pelo menos, tem poderes da Força, mas não tem treinamento. Acredito que ela seja tão poderosa quanto Luke, ou quase. Mara é durona, e, incrivelmente, ela odeia Luke com todas as forças de seu ser. Sua maior ambição é matar Luke, alegando que ele destruiu sua vida. Mas não vou falar porquê ainda. Mara é independente, forte (sem trocadilho), tem iniciativa e não tem medo de recomeçar sempre que necessário, e não foge de uma briga. Mas ela sabe quando tem que deixar suas ambições de lado e favor de algo maior. 

E Thrawn. Thrawn não e humano. Ou melhor, é humanoide: tem a aparência humana, exceto que tem a pele azulada. com cabelos e sobrancelhas negro-azulados. Thrawn se auto proclamou o herdeiro do Império, e é quem dita todas as regras. Ele é muito inteligente, e perspicaz. Consegue antecipar todos os movimentos de seus inimigos, o que o torna um inimigo perigoso. É daquele tipo que mantém a voz glacial e sem expressão definida no rosto mesmo quando está furioso, fazendo dele um cara assustador. 

O livro também é dividido em capítulos curtos, bem encadeados, fazendo com que a leitura flua facilmente. Os pontos de vistas se alternam entre os personagens, narrados em terceira pessoa. O livro é ágil, ação do começo ao fim, e a gente se envolve muito com a trama. É difícil largar. 

Trilha sonora

Star Wars theme, óbvio. Imperial March também. 

Se você gostou de Herdeiro do Império, pode gostar também de:


  • Kenobi - John Jacjson Miller;
  • O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien;
  • Harry Potter - J. K. Rowling;
  • As Crônicas do Gelo e do Fogo - George R. R. Martin.

Nenhum comentário: