Oi gente! Como já virou tradição aqui no blog, chega fim de ano e é hora de fazer um levantamento de quem mexeu com nossos corações e nossas cabeças por uma semaninha que seja. Está no ar o Top Piriguetagem Literária 2013!
Essa tag foi criada pela Nanda, do blog Viagem Literária. Para quem não conhece o termo, aí vai a definição do TOC Livros e da Luciana Mara:
“De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).”
Essas paixões podem durar somente alguns dias, algumas horas, ou meses, mas mexem com a gente e terão lugar fixo para sempre em nossos corações.
E como nossas paixões mudam muito rápido, só valem livros lidos este ano, a tag é liberada para quem quiser responder, é só pegar o selinho e colocar no post. E quem não tiver 10, pode fazer um top 5 que tudo bem. Então, vamos lá!
10. Marius Pontmercy, Os Miseráveis
Jovem revolucionário francês, que abdicou do dinheiro por seus ideais, Marius é idealista e vive uma linda história de amor puro com Cosette. E OK, eu até concordo que Eddie Redmayne nem é lá tão lindo,mas canta lindamente e a força da atuação dele é tamanha que é impossível não se apaixonar por ele. Confiram ele também como o Jack Builder em Os Pilares da Terra.
9. Jean Valjean, Os Miseráveis
O personagem dele já é marcante, o prisioneiro injustiçado que passa 19 anos nas galés na França por roubar um pedaço de pão para alimentar sua família depois da Revolução (preciso dizer qual?) já é mais do que suficiente para fazer a gente se apaixonar, mas quando ele é vivido por Hugh Jackman, aí pessoas, é fatal.
8. Axel Branford, Dragões de Éter
Jovem boxeador, que apesar de príncipe, se dá bem com o povo. Sarcástico e doce ao mesmo tempo, não dá para deixar Axel de fora.
7. Merthin, Mundo Sem Fim
Assim como Jack Builder rouba nosso coração em Os Pilares da Terra, seu descendente Merthin também. Apaixonado por Caris a vida toda, ele faz de tudo por ela, além de ajudar a salvar Kingsbridge. Sem mais. Reli esse ano, então vale.
6. Thomas Ward, As Aventuras do Caça-feitiço
Se fosse só pelo personagem do livro, um menino de 13 anos, ele nem entraria na minha lista. Mas no cinema quem vai fazer o papel é o Ben Barnes, e aí eu não conseguia imaginar mais ninguém como o Thomas. Inteligente, teimoso e um tanto irresponsável, é impossível deixar de adorar Thomas. Uma notícia ruim: o filme (que conta também com Kit Harignton), que estrearia aqui no Brasil agora em janeiro, foi adiado para 2015
5. Dimitri Belikov, Vampire Academy e Bloodlines
Ele já chegou a liderar minha lista, e agora só caiu porque li só Bloodlines esse ano, e ele aparece pouco. E OK, essa não era a minha escolha para p papel (todo mundo sabe que era o Ben Barnes), mas não vou mentir, esse também tá valendo.
4, Adrian Ivashkov, Vampire Academy e Bloodlines
Sarcástico, cheio de vícios, bad boy convicto, e com humor tão mutante como as marés, Adrian nos conquista sem esforço nenhum, e pior, sabe que é tudo isso. E mesmo assim, a gente não acha isso ruim.
3. Peeta Malark, The Hunger Games
As Gale lovers que me perdoem, mas em Hunger Games não tema pra ninguém: Peeta rules. Inteligente, sensível, perspicaz e protetor, é capaz de tudo, mesmo, para salvar Katniss. E no segundo filme ele mais badass só faz o personagem, que já é incrível, ficar ainda melhor. Mérito tanto da tia Suzanne como de Josh Hutcherson, que entrou perfeitamente no papel. Reli toda a trilogia antes do filme.
2. Dale “Barbie” Barbara, Sob a Redoma
Se Mike Vogel na série já deixa a gente babando, mesmo se na primeira cena está enterrando um corpo no meio da floresta (e isso nem é spoiler, está logo no começo do primeiro episódio), no livro ele é ainda mais apaixonante. Inteligente, perspicaz, com um ótimo senso de humor e bom moço, não dá para não amar. Sortuda da Julia.
1. Quatro, Divergente
Piriguetagem máxima esse ano, o badass, maior de todos. Ele tem esse nome por um motivo muito bom, e uma das razões para sua badassness, ele é inteligente, atlético, meio perturbado, durão, mas ao mesmo tempo carinhoso, ele ganha a gente facinho.
Piriguetagem honorária eterna 1: Jon Snow, As Crônicas do Gelo e do Fogo
OK, agora eu estou roubando, mas Jon Snow, como eu coloquei ali em cima, é piriguetagem eterna. Robb é lindo (ai, saudades Richard Maddenlicious!), Gendry é tudo de bom, mas nenhum deles nos encanta como o Sabenada das Neves (sabe nada em termos, né? Ele aprendeu umas coisinhas esse ano #LordsKiss). Essa foto aí mostra o que só a Ygritte viu (foi meio decepcionante não ver esse tanquinho esculpido pelos deuses na caverna). Brincadeiras à parte, ela é do filme Pompéia, que estreia (#oremos) em fevereiro do ano que vem. Olha aí o trailer:
Piriguetagem honorária eterna 2: Oliver Queen, Arrow
Ok, mais uma roubadinha, mas Oliver Queen vem dos quadrinhos, tecnicamente, literatura. e acredito que a foto aí em cima diz tudo. E se não bastasse isso, Oliver é inteligente, um hacker sensacional, e é um herói todo problemático. Não poderia deixar de fora.
Piriguetagem honorária eterna 3: Alexander Grayson, Drácula
Última roubadinha, juro. Mas quando o vampiro mais badass do mundo é Jonathan Rhys-Meyers (que eu poderia colocar também como o Valentim de Os Instrumentos Mortais) não podemos ignorar. A série é ótima, e eu nem preciso dizer o quanto ele está perfeito como Drácula, né? Afinal, tudo o que ele faz faz bem feito e deixa a gente louquinha sibilando os Ss. Só digo isso. bite me, seu lindo.
É isso. E vocês, como está o seu top?
Beijos e até o próximo post!