segunda-feira, 17 de junho de 2013

GoT 3x10 – Mhysa – parte 1

 

ATENÇÃO! SPOILERS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO OS LIVROS!

GoT 3

Depois de um episódio épico, mas desgastante como The Rains of Castamere, eu esperava mais do episódio final de Game of Thrones. Isso não quer dizer que não foi bom, ou que não tenha passagens interessantes, mas deixou a desejar. E eu nunca pensei que fosse dizer isso da série.

RW 3x10Logo no começo vemos que o Casamento Vermelho ainda não acabou. E pela chamada, eu achava mesmo que iriam explorar bem essa parte. Roose Bolton (o seu está guardado, seu verme! The North will never forget!) admirando o resultado de sua traição e Arya partindo com o Cão vê o acampamento de Robb ser queimado, as bandeiras com o brasão dos Stark, o direwolf cinzento rosnado, caindo ao chão e sendo queimadas também. Triste. E exatamente como no livro. Mas o que eu não esperava era ver a cabeça de Grey Wind no corpo de Robb ali. Isso porque fora Dany, que vê isso na Casa dos Imortais (e eu esqueci de comentar no post anterior que foi muito bom não mostrarem isso na temporada passada, pois iria tirar todo o impacto do evento em si), e que não entende direito o que é, ninguém mais vê isso. Escutam-se rumores de gente que supostamente viu, ou que ouviu falar, mas nada de concreto. E confesso que eu temia ver isso. Desviei o olhar na hora, pois o grotesco da situação era demais para mim. Como eu disse antes, eu aguento muita coisa, mas quando envolve animais, mesmo os imaginários, eu desabo. E mesmo no livro, só de imaginar isso, eu já ficava chocada com essa dupla violação. E a carinha de desolação  e desamparo de Arya quando vê isso é de cortar o coração. Que dó! Ressalto que nem o Cão escapou, também é possível ver um traço de indignação e raiva em seu olhar. Pode ser pelo fogo, mas não podemos esquecer que ele esteve bem perto de sua recompensa.

Hound   Arya 3x10

Mais tarde, já de dia, eles vagam por algum lugar do que antes eram os Sete Reinos, e ouvem um grupo de Freys, comendo e tirando sarro do massacre. Arya  escuta tudo da sela de Sandor, e sua expressão só faz ficar cada vez mais sombria com cada palavra. Até que ela pula da sela e se aproxima do grupo, assim como quem não quer nada. Já dava para ver que daí ia sair algo. Ela dissimula e se faz de tonta, pedindo um pouco de comida. E os idiotas nem desconfiam. E a cara dela de coitada quase me engana também. Quando ela oferece para pagar pela comida com a moeda de Jaqen e os Freys estranham, ela só diz, numa das sacadas mais geniais: “Valar morghulis”, e sem hesitar corta a garganta do primeiro Frey. Sandor chega e mata os três que restam. E que trabalho maravilhoso de Maisie Williams ao devolver a faca ao Cão com a mão trêmula! E ela fica ali, só olhando, não em choque, mas como se tivessa acabado de matar não um homem, mas um verme gosmento. Maisie brilha, e percebe-se o peso que ela carrega com tudo que perdeu até agora.

Jon 3x10E logo depois dessa cena vem aquela que eu tinha comentado no post anterior, sobre Jon. Aqui ele para o cavalo e tenta descansar um pouco. OK, até aí tudo bem, mas a cena deixou muito a desejar. Por quê? Timing completamente errado, ela ficou jogada e sem sentido. Lá está Snowy Goodness, bebendo um pouco de água e tentando dar um jeito nas feridas que ganhou da águia de Orell, quando ele ouve o som da corda de um arco soltando. E já adivinha o que o espera. E certeza, lá está Ygritte com cara de “perdi minha Barbie” apontando o arco para ele. Lá vem discurso dele, dizendo que aprendeu algumas coisas sim (e, não, não estamos falando do Lord´s kiss Smiley piscando). Ele aprendeu que a ama e que ela o ama de volta. Ele aproveita também para lembrá-la de que ele não teve escolha e que ela sempre soube quem ele era. Verdade verdadeira isso. E mesmo assim ela ficou com ele. Ele precisa voltar para casa, a única que lhe restou. E o tempo todo a cara dela de menina mimadinha que perdeu o brinquedo favorito. A atuação de Rose Leslie aqui foi isso, e novamente me pareceu forçada. Já Kit Harington conseguiu transmitir o estado de espírito de Jon: cansaço, resignação, tristeza pela perda dela, anseio pela casa e os irmãos da Patrulha. Mas uma coisa ele não aprendeu: hell hath no fury like a woman scorned. E em Westeros, onde existem sete infernos, essa verdade deve ser ainda maior. Multiplique a fúria por sete e o pé na bunda felomenal que ele deu nela, e claro que isso não pode ter um bom resultado.

ygritte 3x10

E foi muita covardia ela atirar pelas costas. OK, ela ama Jon, mas se fosse tão fodástica como gosta de aparentar, ela não faria isso. Aliás, não se anunciaria. No contexto da série, nessa situação ela chegaria de mansinho por trás e cortaria a garganta dele. E reitero algo. Talvez o que me incomode não seja a atuação de Rose em si, mas como a personagem, que vinha sendo tão bem retratada até o último episódio, ganhou. Ygritte é selvagem, e embora não tenhamos seu POV no livro, pelo que vemos dela pelos olhos de Jon, ela não é menina de ficar se lamentando por que seu namorado lhe abandonou na semana do dia dos namorados Smiley piscando. Ela é muito prática para isso. Avisem os roteiristas que ela não é Bella Cullen, por favor! Além disso foi exagero ela soltar 3 flechas. E outra coisa: ela estava ali sozinha? Cadê Tormund e o resto do bando? Entendo que talvez a produção tenha tido a intenção de dar um final adequado para os dois, mas novamente, timing errado. (SPOILER) E depois o desfecho deles se dá quando ela morre nos braços dele.

Agora, veja essa passagem da flecha no livro, como está bem diferente e muito melhor, na minha opinião. deveriam manter assim (a passagem é meio longa, mas vale a pena. Está muito bem escrita):

“Muitas horas depois, a chuva parou. Jon se encontrava sozinho em um mar de grama negra. Havia uma dor lancinante em sua coxa direita. Quando ele olhou para baixo, ele ficou surpreso de ver uma flecha saindo por trás dela. Quando isso aconteceu? Ele segurou a haste e deu um puxão, mas a seta estava muito funda no músculo de sua perna, e a dor quando ele puxou foi excruciante. Ele tentou lembrar-se da loucura na hospedagem, mas tudo o que ele conseguia lembrar era a fera, esbelto e cinzento e terrível. Era muito grande para ser um lobo comum. Um direwolf, então. Tinha que ser. Ele nunca havia visto um animal se mover tão depressa. Como Vento Cinzento… Poderia Robb ter retornado ao norte?

Jon balançou a cabeça. Ele não tinha respostas. Era muito difícil pensar…sobre o lobo, sobre o velho, Ygritte, tudo…

Desajeitadamente, ele desmontou da égua. Sua perna machucada cedeu sob seu peso, e ele teve que engolir um grito. Isso vai ser uma agonia. A flecha tinha que sair entretanto, e nenhum bem viria com a espera. Jon segurou a haste, respirou fundo e empurrou a flecha mais fundo. Ele bufou e depois xingou. Doía tanto que ele teve que parar. Eu estou sangrando como um porco abatido, ele pensou, mas não havia nada a fazer até a flecha sair. Ele fez uma careta de dor e tentou novamente…e logo parou de novo, tremendo. Mais uma vez. Desta vez ele gritou, mas quando ele acabou a ponta da seta estava apontando na frente de sua coxa. Jon tirou suas calças ensanguentadas para segurar melhor, fez outra careta, e devagar empurrou a haste por sua perna. Como ela tinha feito isso ele nunca soube.

Ele ficou deitado no chão depois, agarrando seu prêmio e sangrando silenciosamente, muito fraco para se mover. Depois de um momento, ele percebeu que se ele não se forçasse a se mover ele provavelmente sangraria até morrer. Jon engatinhou até o regato raso onde a égua estava bebendo, lavou sua coxa na água fria, e fez uma atadura apertada com uma faixa de sua capa. Ele lavou a flecha também, virando-a em suas mãos. As penas eram brancas ou cinzentas? Ygritte colocava penas cinzentas de ganso em suas flechas. Ela atirou em mim enquanto eu fugia?  Jon não poderia culpá-la por isso. Ele se perguntou se ela estaria mirando nele o no cavalo.” (A Storm of Swords, edição pocket americana de capa azul, pags, 568/569)

Fala sério, não seria muito melhor se tivessem mantido? E além disso faz mais sentido assim. Como eu disse lá em cima, Ygrite sai sozinha com o único propósito de atirar em Jon? WTF? Não faz sentido nenhum.

Tyrion   Sansa 3x10Antes disso, na capital, Tyrion passeia com Sansa no jradim. E Shae vem bem atrás. Passam dois jovens rindo do casal, e Tyrion logo trata de memorizar seus nomes. Os dois discutem, não no mal sentido: ela, toda dama que é, diz que ele precisa aprender a ignorar; ele, já habituado com isso, mas não satisfeito, diz que tem uma lista. Sansa, inocente, mas já não tanto, pergunta se é de pessoas que ele quer matar, e Tyrion logo deixando bem claro que não é Joffrey, diz que não mataria ninguém por rir dele, mas o medo da morte é uma coisa poderosa. Sansa bem mais à vontade ao lado de Tyrion, até se permitindo uma risadinha da piada do anão: “A filha do traidor e o Macaco do Demônio: somos perfeitos um para o outro”. E até provocando o marido de volta e dando ideia de vingança contra os dois. Legal ela lembrar de Arya aqui. E achei bonitinho a inocência dela ao dizer que borrar é a palavra vulgar para merda. Tyrion e Shae também acham graça, mas não de um modo maldoso, e sim como quem diz “que fofa!”.  É quando chega Pod correndo (e dei risada quando ele passa pelas moças e ambas comentam sobre a fama de garanhão dele Smiley de boca aberta) para convocar Tyrion para uma reunião do Conselho Menor.

Tywin   Joff   Cersei 3x10

Logo ao chegar, Tyrion é recebido com um sorriso de satisfação de Joffrey, e solta: “Matou alguns cachorrinhos hoje?”. Ai, ele não sabe o quanto está certo! Lá vem a bomba. Incrível como esse moleque curte o sofrimento dos outros. Logo pede para Maeter Pycelle mostrar a mensagem ao anão, sabendo que envolve Sansa. Pycelle também não deixa de fazer uma provocação ao anão, sem dúvida por não ter esquecido a humilhação sofrida quando Tyrion era Mão. E a cara de Joffey enquanto Tyrion lê a mensagem, sério que eu acho que ele até gozou. E atenção que Cersei mostra o mesmo prazer do filho nisso. Ela está radiante nessa hora. Lena Headey maravilhosa.

E a melhor cena do episódio, Joffrey querendo a cabeça de Robb para entregar a Sansa, e Tyrion a defendendo. E ameaçando Joffrey. Isso sempre é bom de se ver. Jack Gleeson para variar mandando muito bem, e Peter Dinklage sempre excelente. E Maester Pycelle mostrando todo o seu puxa-saquismo. Joffrey se auto afirmando como rei, só para ouvir de Tywin: “Quem precisa dizer que é rei não é verdadeiramente rei”. SENSACIONAL! E se isso não fosse suficiente, ainda manda o reizinho para a cama sem sobremesa. Smiley de boca aberta Mas também visível na expressão de Joffrey que ele sabe que passou dos limites ao chamar o avô de covarde, e que teme sua reação. Jack Gleeson é um ator excelente. Passa dessa expressão temerosa para os rompantes violentos em segundos. Show.

E após dispensar todo o Conselho Menor, Tywin fica somente com seu filho. E logo deixa bem claro que é realmente o rei de Westeros. E Tyrion sem meias palavras, logo diz quem está por trás da traição a Robb. Ele mais que depressa entendeu o esquema de Tywin, e diferente do sobrinho, ele não teme enfrentar o pai. E quando Tyrion diz que não estuprará Sansa, mais um embate entre o anão e Tywin acontece. E o leão alfa diz isso: “A casa que coloca a família em primeiro lugar sempre vencerá a casa que prioriza os caprichos dos filhos. Um bom homem faz tudo que pode em nome da família, independentemente dos seus desejos egoístas.” Tyrion não acredita, acha hipocrisia, mas daí Tywin vem com essa: “Eu queria jogá-lo no mar e deixar as ondas o levarem. Em vez disso eu o deixei viver e crie-o como meu filho porque você é um Lannister.” Na hora eu pensei na teoria do Leandro do Drunkwookieblog sobre Tyrion, e acho que pode ter sido um pista de que realmente Tyrion não é filho de Tywin. Não vou reproduzir a teoria dele, em vez disso, leia aqui - O que esperar dos Ventos do Inverno - parte IV.  Tyrion então não tem outra coisa a fazer senão ir atrás de Sansa, mas ao chegar a seus aposentos, a menina já sabe.

Shae  Varys 3x10

Mais tarde, ainda em King´s Landing, Varys vai atrás de Shae para tentar fazer com que ela parta para longe, pois ele prevê que ela pode ser a ruina do anão. Ele nem sonha como está certo. Mas Shae recusa e mostra que gosta mesmo do Duende. Já disse antes, acho isso muito legal na série. Humanizaram bem Shae, ela tem muito mais profundidade que no livro, (SPOILER) e isso só vai aumentar a traição dela. E nesta cena ela reforça o que eu já havia dito quando Sansa e Tyrion se casaram. A raiva dela não é direcionada a Sansa. Nunca foi. Ela protege Sansa como sempre.

jaime 3x10E mais uma conversa sincera entre Cersei e Tyrion, Cersei reconhece que seu filho é um monstro, e que nem ele mudará o fato de é seu filho. Depois, Cersei está em seu quarto quando Jaime finalmente chega em King´s Landing. Mais uma frustração. Nikolaj Coster- Wardau, que vinha tão bem até agora, numa cena fraca e dispensável. Sem dizer que novamente o timing está totalmente errado.  (SPOILER) E eu me lembro bem de quando Jaime chega a King´s Landing, depois da morte de Joffrey, porque ele toma Cersei bem ali em frente ao caixão do filho. E lembro de pensar quanto isso é errado. E Gwendoline Christie nem foi agraciada com uma fala nesse episódio. Me parece uma despedida, não definitiva, somente nessa temporada, muito pobre para uma atriz como ela.

ramsay 3x10Enquanto isso no Dreadfort, Ramsay continua brincando com seu brinquedo favorito, Theon. E eis que nasce Fedor. Cena forte, mas muito bem feita, e novamente, uma das melhores do episódio. Iwan Rheon e Alfie Allen perfeitos em cena. O que faltou aqui? Ramsay dizendo a Theon que Robb morreu. Por que não acrescentaram isso? É a cara de Ramsay dar uma notícia dessas a Theon e gargalhar depois, só para causar ainda mais sofrimento a Theon. E eu queria ver isso. Seria mais uma cena maravilhosa, no sentido da atuação, de se ver. Poderiam ter explorado isso melhor.

Yara 3x10Já o mesmo não pode ser dito da irmã de Theon, Yara na série. Ela se encontra em Pyke com seu pai quando chega a notícia de que Theon é prisioneiro de Ramsay, bem como outro presentinho enviado pelo bastardo de Bolton. E um ultimato para os Ironborn se retirarem do norte, ou serão esfolados todos. Enquanto Balon mostra uma frieza comparável à de Walder Frey ao ver sua esposa assassinada por Catelyn, ele queima a carta e descarta Theon como filho, exatamente como já havia feito na segunda temporada, Yara diz que partirá para salvar o irmão. Mas a atriz não correspondeu ainda nem ao papel, nem a cena. O discurso dela é patético, e a hora que diz que “pegará o maior e mais rápido navio da frota” para resgatar o irmão, foi com uma expressividade digna de cigano Igor. A maior poker face que Westeros já viu. Gemma Whelan na única cena que teve na série não respondeu à altura. Talvez ela seja a atriz errada no papel errado. Pelo que sei ela é comediante, e talvez seja boa como tal, mas num papel dramático como esse, ainda mais de uma heroína forte como Asha, ela não se encaixa. Nossa, imagino que Roose Bolton ficaria tremendo de medo se ouvisse o discurso dela. #sóquenão.

Frey 3x10E falando em Frey, ele discute com Roose Bolton suas ações. Frey se banqueteia enquanto os servos limpam as manchas de sangue deixadas em seu salão, observado por Bolton. Frey destilando o veneno com um discurso de menininho mimado porque ninguém gosta dele. Até que vem á tona o assunto do apoio de Tywin. E o fato de Bolton ter que seguir Robb. Ao que Bolton responde que se ele, Robb, fosse menos arrogante as coisas talvez seriam diferentes. A resposta para isso é que não, não seriam. Porque o que move Bolton não é ideologia, mas sim a ganância, e mesmo que Robb se mostrasse um líder mais competente e maduro, se Tywin fizesse a mesma proposta nessa situação, Bolton ainda trairia Robb. Só mencionei essa cena porque achei importante ressaltar isso. Em termos de atuação, perfeita. E a ambientação também está ótima, escura e fria.

Bran 3x10Mais ao norte, Bran, Jojen, Meera e Hodor encontram abrigo em Fortenoite, onde pretendem atravessar a Muralha. Achei muito boa a cena, em que Bran reconta uma das historias da Old Nan, que estão gradativamente ganhando vida. A história da vez é a do Rato Cozinheiro. E Bran reforça o tamanho do crime de Frey ao contar essa história. As leis da hospitalidade eram sagradas na antiguidade, e Martin transferiu muito bem esse costume para seu livro. E é claro que isso não vai passar em brancas nuvens. Os Stark terão sua vingança. Mas, como Ned sempre ensinou a seus filhos, “the man who passes the judgement must carry on the sentence”. Aquele que passa o julgamento deve carregar a sentença. O que quero dizer com isso é que eles não se rebaixarão a agir na surdina como Frey, Bolton e Tywin fizeram. Eles não vão planejar um novo casamento vermelho para se vingar. Eles mesmos é que vão se organizar e “carregar a sentença”.

E enquanto eles estão lá chegam Sam e Gilly. Sam logo de cara reconhece Bran, por causa de Summer. E também de Hodor (Hodor! Smiley piscando). E na hora Sam fica mais do que satisfeito por poder ajudar Bran em que puder. Até que Bran pede para Sam os levar para Além da Muralha. A cara de Sam desaba, o medo fica estampado. Tanto Sam como Gilly tentam em vão dissuadir Bran dessa ideia, já que não há nada ao norte além de morte. Mas Jojen, aquele raio de sol de otimismo, logo diz que sabe sobre os white walkers e o exército deles, e que a Patrulha da Noite não pode pará-los. Jojen, sua coisa fofa! #sóquenão. Certo, ele tem razão, mas que discurso preparatório antes do desastre é esse? Imagina só se William Wallace falasse para os escoceses que eles não poderiam ganhar? Ou que Aragorn falasse que iam todos morrer nos portões de Mordor? É Jojen, você está certinho. Mas Bran sabe que deve ir para o Norte, é a sua chance de tentar derrotar os whites. Então Sam oferece a Bran o que pode para ajudar: a adaga de dragonglass, obsidiana. Meera, stating the obvious, diz que ninguém matou um white walker por milhares de anos (oi! Será que é porque eles estavam adormecidos por milhares de anos? Meera mostrando seu lado Edmure Tully), mas Sam, muito fofo e humilde, diz que alguém tinha que ser o primeiro. Digno de nota que Hodor inicialmente se nega a pegar a adaga. Por que será? Sério, agora que revi isso eu me pergunto. E assim Bran parte em busca do corvo de 3 olhos. Mas senti falta de Mãos Frias. Será que ele estará na próxima temporada? Vi em algum lugar que parece que ele foi escalado, mas foi um rumor, aparentemente. Só espero que não deixem ele de fora.

image

E como esse post está ficando muito comprido, vou dividir em duas partes e terminar a primeira aqui. Juro que não pensei que renderia tanta coisa! Smiley piscando 

Mais uma vez, desculpem o atraso, e obrigada pela paciência de ficar comigo até aqui. Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Jéssica Soares disse...

Oi Fernanda, tudo bem? Já vou confessando que não terminei de ler o post para evitar os spoilers, mas assim como você disse bem no começo, o último episódio foi bem fraquinho, da mesma forma que foi a segunda temporada...
Super concordo com você em gênero, número e grau que a Maisie Williams ficou simplesmente incrível nesse episódio... Aliás, não só nesse, mas na temporada inteira!
Estarei de volta para conferir o próximo post ;) Tenha uma ótima semana,
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Jéssica!

Ela realmente tem roubado a cena sempre que aparece. E vem se tornando uma atriz sensacional, apesar da pouca idade. Eu ando meio sem inspiração para terminar, porque com o fim do semestre, tenho várias coisas na cabeça. Mas vou tentar postar o quanto antes.

Beijos!