sexta-feira, 17 de maio de 2013

GoT 3x07–The Bear and the Maiden Fair

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS LIVROS! VOCÊ FOI AVISAD@! E post potencialmente longo, então paciência até o fim.

GoT 3

Uma coisa para se ter em mente durante a leitura deste post: foi George R. R.  Martin que escreveu este episódio, e mais alguns spoilers foram disparados durante sua exibição.

Jon   Ygritte 3x7O episódio começa com Jon, Ygritte e cia já do lado de cá da Muralha, só para variar com Ygritte provocando Jon. Cara, adoro quando ela dá umas trolladas nele! Impagável! E agora o clima está mais leve para os dois, e voltou o mesmo entrosamento da temporada passada. Não que nos episódios anteriores tenha sido ruim, mas entendamos a situação: Jon acaba de chegar no acampamento dos selvagens, enfrentando o Rei Além-da-Muralha, depois de matar seu irmão de juramento, e ainda por cima enfrentar olhares desconfiados de todos ao seu redor. Vamos lembrar que Jon pode até ser o protótipo do herói,mas não passa de um garoto de uns 17/18 anos (na série), sozinho no meio de um monte de gente hostil. Muita coisa se passa na cabeça dele. Mas agora, já algum tempo entre os selvagens, convivendo melhor com eles, claro que as coisas tendem a ficar mas fáceis. Imagine a seguinte situação: você começou em um emprego ou escola novos, não conhece ninguém, e ainda tem um monte de bagagem emocional. Não sei vocês, mas para mim essa situação é aterrorizante. Leva tempo até as coisas se ajeitarem, não? Então, me desculpe quem acha que não, mas a série retratou esse período direitinho. O conflito de Jon é muito mais interno que de muitos outros personagens, ele não pode simplesmente explodir e gritar. Tem que se segurar para não entregar seu verdadeiro objetivo. E eu sou de observar muito mais as sutilezas do que os exageros, então para mim Kit Harington está fazendo um ótimo trabalho. OK, sou suspeita para falar, mas pense em tudo o que eu coloquei acima.

Também crescendo a tensão entre Jon e Orell. Jon ainda não sabe que é warg, mas Orell já sacou há muito tempo. Tanto que fala para Ygritte. Aí você diz que ele está é de olho em Ygritte. Citando Ramsay: you haven´t been paying attention. Ele não está nem aí para a ruiva. Seu interesse é mesmo no dom de Jon. Tudo que ele fala para ela é para botar coisa na cabeça dela. E Orell faz isso não para deixar Ygritte toda caidinha por ele, mas para provocar Jon. Prova disso é que ele não pensou duas vezes ao cortar a corda em The Climb. Se ele realmente quisesse Ygritte, não ficaria de papinho, mas roubaria ela de Jon, no estilo selvagem. E fica ainda mais evidente com o sorrisinho de triunfo de Orell depois de falar com Jon. Esse detalhe eu só vi assistindo agora, enquanto escrevo. Mas diz tudo. E aqui já fica a brecha para quando Jon reencontrar Ghost.

image

Voltando um pouquinho em Jon e Ygritte, achei legal que nesse episódio houve uma inversão de papéis, com Jon ensinando algo a Ygritte para variar. Claro que ainda rolou um “you know nothing, Jon Snow”, mas foi legal ele compartilhar um pouco do que sabe também. Gostei da franqueza dele ao dizer que os selvagens vão perder. Foi muito realista. E deu para ver que doeu dizer isso para ela. E uma coisa que me chamou atenção foi ele falando que os selvagens não sabem se organizar. Fato. E (SPOILER) já antecipa algo do quinto. Porque na hora eu me lembrei de Jon deixando os selvagens passarem pela Muralha, e o objetivo de Jon é justamente organizar os selvagens em um exército. O que vai levar a…deixa pra lá. Voltando ao episódio, também gostei do diálogo dos dois dizendo que antes de morrer eles vão viver. E vão mesmo, pelo tempo que tiverem. Interessante que novamente as palavras “eu sou seu e você é minha (e vice-versa)”, as palavras dos votos de casamento de Westeros. A série talvez esteja aumentando o romance entre os dois, mas mesmo no livro acho que Jon tem sentimentos bem fortes, se não ama, Ygritte, e ela por ele. Mas acho que é necessário que façam isso. Mais uma antecipação do que está por vir. E vai ter mais impacto. Daí você que acha que é impossível que Jon e Dany fiquem juntos mais para a frente porque Jon já se apaixonou uma vez: vem cá, onde está escrito que as pessoas só podem amar uma vez? Se mais nada, isso mostra que apesar dos votos da Patrulha, ele pode amar sim, e mais que isso, deseja isso.Voltando: mais tarde, achei digno de nota Jon prestando atenção nas aulas de Tormund sobre, como direi?, reprodução humana Smiley piscando. Escutando atentamente ao que Tormund diz (sério, esse cara é sensacional!) mas com o olhar fixo em Ygritte, com desejo estampado. Pensando no que vai fazer à noite, Snowy Goodness? No Lord´s kiss this time? Smiley piscando. Ah, sim, guardem isso para mais tarde, vou retomar.

E de Jon partimos para o meio do nada, a caminho das Gêmeas. Robb e sua família estão acampados no meio da maior chuva, que causará ainda mais atrasos. Catelyn para variar reforçando o óvio (“Lorde Frey é irritadiço”) e levando uma solapada de Blackfish, Edmure insultando o silêncio ao abrir a boca, e Robb nem lá nem cá enquanto Talisa o enxuga (#invejinha). Boas atuações, mas o que interessa nessa parte ainda está por vir. Depois de expulsar todo mundo para um pouquinho de quality Robb   Talisa 3x7time com a esposa (#invejona), e um montão de Maddenlicious para delírio do público feminino, vem as bombas. Uma pequenininha, e outra uma Hiroshima. Vamos aos poucos, para poupar suas emoções. Depois de…Robb,mas levinho, vai pensar no que fazer sobre a guerra. E Talisa se põe a escrever. Muito importante isso. Robb pergunta para quem ela escreve, e ela diz que é para a mãe. OK, ela deve ser filha de alguém, não deve ser combustão espontânea. Vamos guardar isto por enquanto. Robb tenta desesperadamente (#sóquenão) se concentrar, e daí vem o maior spoiler da série: ELE VAI SER PAI! É, o treino intensivo deu certo, não Robb? E isso veio de GRRM himself! OK, Talisa pode estar mentindo, mas acho que só em parte. A carta foi mentira, não é para mãe dela coisa nenhuma. Agora, quanto à gravidez, eu acho que ela contou a verdade. Quem me acompanha há algum tempo, e leu os meus outros posts sobre a série, sabe que eu já cantei essa bola faz tempo. (SPOILER) Acho muito suspeito que depois do RW Talisa (no livro é Jeyne, mas mudaram para não confundir com outra Jeyne que terá muita importância, mas não vou comentar agora. Foi mais o menos o que fizeram com Yara/Asha, para não confundir com a Osha) some do mapa. E não só ela, mas Blackfish também. Isso é o que chama atenção. Onde está Blackfish? Por que não se aliou a alguém para vingar o RW ainda? Veja a minha especulação (e repare na data do post) sobre isso aqui - Mais de As Crônicas do Gelo e do Fogo – OFdC. Para  mim, Blackfish foge com Talisa/Jeyne depois do RW, para proteger o herdeiro de Robb. A Lidiany, do Game of Thrones BR também fez um post muito bom sobre isso, leia aqui - Poderia Jeyne Westerling estar grávida?. Agora tire suas conclusões. Quanto à cena, adorei como demora um pouquinho para ele registrar o que ela disse.”What now?” Cuteness level: ninja. E só mais uma observação pessoal: o fato de Talisa ter entrado na vida de Robb por meio de uma armação não quer dizer que eles não se amem de verdade. Uma coisa não exclui a outra e Talisa pode muito bem ter se apaixonado por Robb (quem não,com aqueles olhos azuis lindos, voz rouca e sotaque mais que delicioso? Smiley piscando).

Sansa  margaery 3x7

De Robb vamos para King´s Landing. Sansa desabafando com sua BFF Margaery. Achei o diálogo bem honesto, como Sansa viu todos os seus sonhos irem por água abaixo, como ela imaginava que a vida na capital seria cheia de glamour e felicidade, mas se tornou algo cinza  e sem graça. Retomou um pouco do diálogo que ela teve com Loras no episódio anterior. Legal como Sansa deixou de ser a menininha fútil e sonsa da primeira temporada. Agora ela já não tem mais ilusões. A Sansa da série está amadurecendo muito rápido, mas ao mesmo tempo ainda mantém a mesma menininha do começo. Ainda confia nas pessoas cegamente, e tão inocente. A conversa dela com Margaery sobre as obrigações de se casar com Tyrion, e suas inseguranças. Também mostrou que ela, depois de tudo que lhe aconteceu, ainda não aprendeu a julgar as pessoas pela aparência. Tyrion nunca levantou a voz para ela, menos ainda a mão, sempre foi gentil, mas ainda assim ele é um anão. E deformado, ainda por cima. Mas Margaery tem a tal conversa sobre as abelhas e os pássaros, cumprindo o papel que deveria ter sido de Catelyn, e acaba tranquilizando um pouco a menina. Margaery é bem direta, e isso também choca um pouco Sansa. A inocência dela transparece toda em um única frase: “Sua mãe lhe ensinou isso?”. Oh, sweet summer child! E seu irmão bastardo é que não sabe de nada! E a resposta de Margaery, exatamente o que Sansa esperava ouvir. Mas deixando bem claro que Margaery sabe dessas coisas por experiência. O que também já derruba algo dos livros. Não temos afirmação nenhuma, nos livros, de que Margaery (que, vale lembrar, no livro é mais nova) não seja mais virgem. Só o que temos são as acusações de Cersei, que não confiáveis. Não fica nada provado. Só para constar, eu não acho que a Margaery do livro seja santinha, mas também não acho que ela seja tão promíscua como Cersei diz. Cersei exagera as coisas propositalmente, em benefício próprio. Se isso dá certo ou não é outra coisa, mas é a tática de Cersei. Voltando à série, cada vez mais gosto de como Natalie Dormer retrata Margaery. E Sophie Turner também linda em cena. A química entre as duas é evidente. E também nota dez para o figurino (que vestido mais lindo é essa da Margaery, gente!) e o cenário é maravilhoso também. Me perderia um dia todo nesse jardim fácil. Parece um bom lugar para ler um bom livro, não?

Passamos a Tyrion conversando com Bronn. E a preocupação de Tyrion com esse casamento. Bronn para variar derramando pérolas de sabedoria. Peter Dinklage, como sempre, brilhando. E Jerome Flynn também muito bem em cena. Mas acho que foi só isso mesmo. Só mesmo para reforçar o quanto Shae não vai ficar satisfeita com esse casamento, e preparando o terreno para o que virá. Repito: isso pode não estar nos livros, mas é importante para dar uma explicação para quem não leu. E falando em Shae, logo mais ela aparece e mais uma antecipação: a corrente de ouro que Tyrion dá de presente. Quem leu os livros acho que já sacou o que é. Se você não leu ainda, preste atenção nessa corrente. Só isso. E Shae já bem desgostosa com a situação. E mais uma antecipação: Tyrion dizendo que teria que fazer malabarismos se cruzasse o Mar Estreito. De novo, se você leu o livro, sabe do que estou falando. Se você não leu ainda, guarde isto.

Joff   tywin 3x7Cortando para Tywin, ele responde com humildade (ou tanta quanto é possível vindo dele) a Joffrey. E impressionante como mesmo sem levantar a voz, Tywin é intimidador. E deixa bem claro que Joffrey pode sentar no Trono de Ferro,mas quem manda é mesmo Tywin. Claro o desconforto de Joffrey frente ao avô, e o desprezo de Tywin pelo neto. Ironia marcada na voz de Tywin. E deixa bem claro também que ele sabe muito bem o que seu neto anda fazendo em vez de participar das reuniões do Conselho Menor. Interpretações impecáveis de Charles Dance e Jack Gleeson.

Como o assunto de Tywin e Joffrey era Dany, o assunto chegou. Dany se encaminha com seu khalasar e seus Imaculados para Yunkai. Ser Jorah falando aora Dany que eles não precisam de Yunkai, pois eles treinam escravos e não soldados. Pura verdade. Mas Dany está hell bent nessa missão de libertar os escravos. Tudo bem, é muito legal, ela mostra que é uma verdadeira khaleesi, digna do Trono e tals, mas (e isso pode ser só eu que não aguento mais Dany do lado errado do Mar Estreito) é muito irritante também. Vale mais para ver o lado badass dela. Posso estar errada também, mas a insistência de Ser Jorah em voltar e a teimosia de Dany em permanecer pode estar adiantando o momento em que ela expulsa o cavaleiro. A animosidade entre drogon 3x7eles só faz crescer. Agora, não posso negar que AMEI ver os dragões. E os três juntos, fato inédito desde o final da primeira temporada. E como eles crescem, pelos Sete! O pessoal de CGI cada vez mais se superando. Perfeitos! Quero só ver aquela hora do quinto livro! Vai ser lindo! Mas de volta à cena, Dany muito altiva, linda, mas muito intempestivamente já comprando inimigos. Sim, é muito legal ela queimando cidade atrás de cidade libertando escravos, mas ela não pensa a longo prazo, e isso vai ter um custo no futuro. Como diz Razdal mo Eraz, Yunkai tem aliados poderosos. E claro que o que ela fez em Astapor e Qarth não vai simplesmente desaparecer. E um detalhe que eu só percebi agora: a troca de olhares de Jorah e Barristan quando Razdal oferece o navio. Pura incredulidade. E um pouco de esperança. Como eu disse lá em cima, eu presto atenção nas sutilezas. E também não posso deixar de comentar a mensagem especial de dia das mães: “Meus dragões não prometeram nada, e você ameaçou a mãe deles”.

Dany 3x7

Um navio, gaivotas…Greyjoys? Não, Melisandre e Gendry. Achei muito boa essa cena porque ficamos sabendo um pouco mais de Mel. Foi escrava, vendida, sofreu abusos, mas foi salva ao entrar para o serviço do Senhor da Luz. Explica um pouco a devoção dela. Também gostei que Gendry ficou sabendo quem foi seu pai. imageE adiantando o que eu disse no post sobre The climb, “there is power in a king´s blood”. Lembra que ela usa três gotinhas de sangue de Edric para encomendar uma coisinha do Senhor da Luz? E retomando, acho que ela não vai matar Gendry, por vários motivos. Para saber, leia o post citado (o link está lá em cima). E galera, até eu, que ironicamente morro de medo de tirar sangue (eu sou formada em Veterinária, sacou a ironia?) aguento sacrificar 3 gotinhas de sangue. Também me lembrei agora de algo que Jon diz: “Sangue real para acordar o dragão”. (SPOILER)Isso ele fala sobre Mel, o que ela quer fazer e do lance da troca dos bebês orquestrado por Jon. Hummm…Levando-se em consideração os acontecimentos do quinto livro e as especulações, não somente minhas, mas em geral, isso tem outro valor. Vou me desviar um pouco do assunto e dar uns spoilers do quinto, então se você ainda não leu, pare por aqui. Quando os patrulheiros atacam Jon no final do quinto livro, seu sangue se derrama na neve, e acho que Mel vai ter um papel em sua “ressurreição” como Azor Ahai. Meio que vou me repetir, mas olha só: “sangue real para acordar o dragão”. Acho que Jon é filho de Lyanna e Rhaegar e portanto meio Targaryen, portanto tem sangue de dragão. E nessa fala ela diz” sangue de rei”. Também acho que Jon vai governar Westeros junto com Dany. Ou pelo menos liderar a luta contra os white walkers (isso com certeza, não sei se ele vai viver o suficiente para chegar a governar. Mas se morrer, vai ser no final do sétimo livro, não agora. Essa “morte” dele serviu para liberá-lo do juramento da Patrulha). De volta à cena, ela foi muito boa. Atuações impecáveis de Joe Dempsie e Carice van Houten.

Mel 3x7

imageDe Gendry para sua cara-metade. Arya toda tristinha pela ausência de Gendry (awwwwnnnn!!!!!), e descarregado tudo em cima de Beric quando chega Anguy dizendo que viu alguns Lannisters pela área. Eles então decidem ir atrás, deixando o plano de levar Arya para Riverrun de lado. Arya começa a perceber que a Irmandade tem outras prioridades e promessas não valem nada para o bando. Para Arya, que preza os juramentos, isso é a pior das ofensas. Ainda mais depois de terem vendido Gendry depois de prometer aceitá-lo como um deles. Maisie Williams arrasando na atuação. Desde a carinha triste e apática do começo dela, até a fuga desesperada. Que achei bem legal que foi à noite, deixou a cena ainda mais carregada, afinal the night is dark and full of terrors. E na fuga, quem encontra Arya? O Cão. Agora é esperar para ver como essa estranha aliança entre os dois irá se desenvolver na série.

E sendo que a noite é cheia de terrores, vamos falar de um terror diferente. Em Dreadfort Theon é despertado de maneira mais gentil desta vez. Duas mocinhas bem apessoadas vão soltá-lo. E matar a curiosidade. Já saquei que aí tinha de cara. E Theon também. Ele pergunta se elas forma mandadas por “ele”. O terror está estampado na cara de Theon, ele treme, e gagueja, não consegue articular uma frase direito. Mas aos poucos as duas o acalmam e dizem que mandaram a si mesmas (OK then, e Papai Noel existe) e mostram curiosidade sobre o pequeno Theon (elas não devem ter visto a primeira temporada – hehe). Fala sério, na cara que aí tem coisa! E óbvio que lá vem a vuvuzela dos infernos. Ramsay, só lembrando: “eu vou matar esse maldito tocador de trombeta!”. Como eu quero que Theon mantenha essa promessa! E Ramsay foi outro que não viu a primeira temporada. Todo esse papo sobre o little Theon só podia significar uma coisa. E lá vem mais outro spoiler do Sr. Martin. Porque no livro isso fica insinuado, mas nunca é confirmado. E sim, Theon agora seguirá à risca o lema de sua casa e não semeará mais. Minha amiga Fernanda comentou que na cena forma também muito felizes porque não chega a mostrar se de fato Theon foi castrado, ficou insinuado, ela foi cortada antes que cortassem o little Theon. E seria a cara do Ramsay ameaçar algo assim e não ir às vias de fato, só por tortura psicológica. Sinceramente? Acho que as chances disso são tantas quantas Ned retornar. #chatiada. eu queria que Theon continuasse semeando por aí. Até pra dar um herdeiro decente às Ilhas de Ferro. Porque eu acho que os tios dele vão morrer, e os filhos de Asha, se ela um dia tiver algum, não serão Greyjoys, mas levarão o nome do marido, se ela tiver um.

Uma coisa que está me incomodando um pouco são as cenas de Bran. Não pela rivalidade entre Merra e Osha, já disse que acho isso muito bom, explica muitas coisas, mas porque elas estão me parecendo meio jogadas, sem propósito nenhum. São ótimas de se ver, mas o timing me parece todo errado. Esta cena em particular eu gostei bastante. Osha toda emburrada porque ela e Hodor tem que arrumar o acampamento enquanto Jojen, que teria condições de ajudar, fica sentado conversando com Bran. Adorei a resposta de Hodor: Hodor Smiley de boca aberta. E fala sério, esse bromance de Bran com Jojen (Brajen) tá muito ridículo. Aquela fala: “estou falando sobre o que está acontecendo com ele”, eu sei que foi referência aos green dreams, etc, mas soou muito errado. Exatamente como aquela em que Jojen diz que foi atrás do que realmente importava, Bran. Hello! Huge man crush aí. WTF? Pathetic! O que valeu nessa cena foi Osha contando um pouco mais de sua história. Adorei isso, porque no livro a gente não sabe o que motiva Osha a ir para o sul. Natalia Tena fez muito bonito. Brilhou. Também gostei que relembrou Maester Luwin (chuif, chuif).

Brienne bear 3x7

E só falta falar dela que é o motivo do título do episódio. Brienne. Ela aprece pela primeira vez em uma cena comovente, se despedindo de Jaime. Aliás, é ele quem vai se despedir dela. E ela cobra que ele mantenha a promessa de retornar as meninas Stark para Catelyn, e a dívida que ele tem com ela estará paga. E como um Lannister sempre paga suas dívidas, ele promete. Gwendoline Christie perfeita em cena. Mais tarde, quando Jaime descobre que Locke não aceitará a oferta do pai de Brienne, ele volta correndo para encontrá-la no fosso do urso. SHOW! Que cena bem feita! A sequencia toda do urso foi linda. Só me decepcionei um pouco porque eu achei que o Jaime ia jogar o Locke no fosso. Podia jurar que ia. #chatiada. E terminar o episódio com The Rains of Castamere foi novamente um toque de mestre. E antecipando o nono episódio, não só com isso, mas com a ida de Bolton ao casamento de Edmure. Parando para pensar, cada episódio vem preparando o terreno para o RW cuidadosamente. O que não quer dizer que quando vermos isso na telinha, não vamos ficar chocados, gritar, espernear, e xingar até os tatatatatataravós de GRRM.

O episódio foi bem balanceado, misturando cenas de ação e drama na medida certa. Mais alguns spoilers, desta vez vindos do próprio GRRM, e mais algumas coisas a se considerar. Pena que está passando rápido. E antes que eu esqueça, o próximo episódio também promete. Mas vou deixar para comentar mais tarde.

Obrigada por ficar comigo até aqui. Beijos e até o próximo post!

3 comentários:

Lucas de Melo Facó disse...

Talisa Maegyr de Volantis:

http://www.gameofthronesbr.com/2013/05/spoilers-apenas-um-gato-com-um-manto-diferente.html

Lucas de Melo Facó disse...

Frase do Rei Robert Baratheon:

"Estamos destinados a governar juntos. Se Lyanna tivesse sobrevivido, teríamos sido irmãos, ligados pelo afeto e também pelo sangue. Pois bem, não é tarde
demais. Eu tenho um filho. Você tem uma filha."

Gendry Waters e Arya Stark.

Rickon Stark e Shireen Baratheon.

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Lucas!

Eu vi esse post sobre a Talisa. Eles tem bons argumentos, mas fico na dúvida. Alguns são muito fraquinhos. Por exemplo: Talisa chegando para seduzir Robb. OK ela estava sem roupas de baixo, mas ele também, então ele também sabia que ia transar com ela naquela hora? Isso não conta. Ela desprezar o pai também não se sustenta, porque ela pode muito bem desprezar o pai seja ele Lannister ou não. O fato de ela saber os votos também não tem anda a ver, pois ela pode ter aprendido especilamente para o casamento. Já Roose Bolton deixando eles em paz sempre, aí já tem mais fundamento. E também, sinceramente, não acho que ela ser espiã faça diferença para a hstória. O papel dela de fazer Robb quebrar o juramento com os Frey foi cumprido, não vai mudar nada. E daí se ela é espiã ou não? No livro ela também não aparece do nada na vida de Robb, e não diz em lugar nenhum que ela não é espiã.

Concordo com você quanto a Gendry e Arya, mas Rickon e Shireen não. Shireen vai morrer, não vai nem chegar perto de alguma ocisa com Rickon.

Abraço!

Fernanda