quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O silêncio dos inocentes

 

silence of the lambs Faz um tempo escrevi sobre uma boa surpresa, que foi Conta comigo, outro dia tive outra (thank you TCM!). O canal TCM está com um especial chamado “50 filmes para ver antes de morrer”, ou algo parecido. Conta comigo estava na lista e ontem foi a vez de um dos melhores filmes de suspense que eu já vi. Realmente um clássico do gênero.

Estou falando de O silêncio dos inocentes (The silence of the lambs). Ele é baseado em um livro de mesmo nome de Thomas Harris, e confesso que nunca li (falha minha!). para quem ainda não viu, ele conta a história de uma novata agente do FBI (a excelente Jodie Foster) Clarice Starling. Ela é uma aluna exemplar da academia, e é escolhida para ajudar na investigação de um assassinato serial onde o assassino esfola suas vítimas, todas mulheres um pouco mais cheinhas.

clarice

Clarice não é escolhida ao acaso. Para finalmente capturar o tal, o FBI espera contar com o experiência de um outro assassino serial, este internado numa clínica psiquiátrica. Claro que estou falando do Dr. Hannibal Lecter, ou Hannibal Cannibal, como é conhecido (nem preciso dizer porque, né?). Ele é um psiquiatra extremamente competente, tirando sua dieta, e entende como ninguém a mente do tal assassino que Clarice persegue. No filme ele é interpretado maravilhosamente bem por Anthony Hopkins. O cara dá medo, e rodei, rodei, mas não falei porque Clarice foi escolhida. Além de ser brilhante, ela é o tipo de Lecter, portanto não passa de um peão para conseguir a colaboração do canibal. Aliás, esqueci falar que ele não aparenta ser nem de longe o que todo mundo fala. À primeira vista. O cara é educado, sofisticado e tem fala mansa. Mas ele sabe como ninguém entrar na cabeça dos outros e fazer um belo estrago. É provavelmente o melhor vilão do cinema. Faz Darth Vader parecer um menininho mimado atrás da chupeta.

O filme é excelente. As atuações são espetaculares, especialmente de Sir Anthony Hopkins. Dá arrepios quando ele fala, com uma voz um tanto anasalada: Good evening, Clarice. E o ataque que ele orquestra nos dois palermas que tomam conta dele na metade do filme é de uma violência absurda. E a cara de absoluto prazer que ele mostra, com a boca cheia de sangue…Dá arrepios. Mas tudo é muito bem executado. A fotografia sombria e a trilha sonora sinistra completam o conjunto.

hannibal

Há ainda dois filmes com o famoso canibal: Hannibal, a segunda parte. Aqui Clarice é retratada por Julianne Moore, também competente, mas o filme não é tão bom. E uma pré-sequencia na verdade, Dragão Vermelho, com Edward Norton e o Dark Lord em pessoa, Ralph Fiennes como o assassino da vez (e ele é brilhante aqui também, pra variar). Este último é bom também, mas não como o primeiro. Suspense psicológico de primeira. vale a pena. E aí vai  trailer para você sentir os pelos se arrepiarem um pouquinho:

4 comentários:

Luana disse...

Caramba, como eu ADORO esse filme! Tipo, de torcer pelo vilao.. Alias, eu SEMPRE torco pelo vilao.. Torci pelo Dracula, torci pelo Darth Vader, torci pelo Hannibal.

E Hannibal TEM que ser o Antony Hopkings... ne?

Ta, eu nao torci pelo olho feioso do Senhor dos Aneis porque eu curti muito o Orlando de Elfo.. hehehehe..

Kathleen disse...

Já tinha ouvido falar desse filme e tinha ficado com vontade de ver, mas depois de sua resenha... Sei não, acho melhor a medrosa aqui ficar só na vontade AHAHHA!

:*

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Luana! Oi Kath!

Luana, eu também ADORO os vilões. Não chego a torcer por eles, só em algumas exceções, mas amo. E eu prefiro o Orlando Bloom de pirata, ou de cavaleiro das cruzadas;D

Kath, dá medo sim, mas é muito bom. Toma coragem e assiste que você nào vai se arrepender!

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Fe... acredita que eu não assiti esse filme ainda??

Alias, devo ter assistido alguns relances qd era criança... pq me lembrod e algumas cenas... mas não parei para assitir depois de ter idade para entender!!!

Agora, Dragão Vermelho eu gostei muito... muito mesmo... quase morri de dó do assassino na verdade hehehehe... mas gostei!!!

Eu gostod e filmes de suspense hehehehe