Terminando o ciclo sobre a trilogia de Batman (eu sei que tem mais 5489 filmes do Batman, mas os únicos que valem menção, e seu precioso tempo, são os 3 de Christopher Nolan), só falta falar de O Cavaleiro das Trevas. Que era o meu favorito, até eu assistir O Cavaleiro das Trevas Ressurge. E tenho que dizer logo, boa parte disso é por causa de Heath Ledger. Aliás, confesso: só comprei o box dos filmes por causa dele. Falo mais um pouco dele já, já.
O filme começa já com uma sequência de tirar o fôlego. E uma cena que para mim é emblemática, a primeira vez que o Coringa aparece, essa aí embaixo:
E toda essa sequência inicial, com o assalto ao banco, é fantástica. E logo de cara dá a medida do Coringa.
Gotham agora te um novo promotor de justiça, Harvey Dent, interpretado lindamente por Aaron Eckhart. Mais tarde, ele se transforma no Duas-Caras, mas no começo, ele lidera a luta de Gotham contra o crime organizado. E num golpe de mestre para bota todos os gangsteres atrás das grades, eles se voltam para o Coringa. E aí, citando o próprio, tudo vira caos.
E, como já falei, Heath Ledger é absolutamente perfeito. Todo o respeito do mundo a Jack Nicholson, mas não chega nem perto do Coringa de Heath Ledger, completamente demente e imprevisível. É um personagem denso, psicótico e sem limites. é uma pena que Heath tenha morrido, uma perda imensa, realmente. E, não que o elenco seja ruim, muito pelo contrário, é muito entrosado, mas é ele que leva o filme. Acho que merecia aparecer mais. E merecidíssimo o Oscar póstumo que ele recebeu. Pena que não pôde desfrutar.
Uma grande mudança acontece entre o primeiro e o segundo. Sai Katie Holmes e entra Maggie Gyllenhaal no papel de Rachel. E gostei muito da mudança. Katie até que leva o papel bem, mas ela tem uma tristeza no olhar que não tem nada a ver com o casamento maluco e sufocante com Tom Cruise. Isso vem desde que ela fazia a Joey de Dawson’s Creek. Mesmo fazendo uma cena mais alegre, ela sempre tem um certo ar de melancolia. Maggie, por outro lado, deixa o personagem mais leve, e é ela que dá leveza ao filme, que é mais sombrio e pesado que o anterior. Prefiro ela no papel.
A trama, apesar de mais sombria, não é tão confusa, já que agora todo mundo conhece a história de Bruce Wayne. E o personagem só faz ficar cada vez mais denso, culminando no começo de O Cavaleiro da Trevas Ressurge. E, como sempre, Christian Bale leva numa boa. Se Heath Ledger é o melhor Coringa de todos, ele com certeza é o melhor Batman.
E dizer que a trama é menos confusa não significa dizer que não tenha reviravoltas. A maior delas, óbvio, é a derrocada de Dent. E, repito, Aaron Eckhart faz bonito no papel. E o que é aquela cara dele depois da explosão? Juro que fico imaginando como fizeram. Tenho uma ideia, que deve envolver tinta verde, mas não tenho certeza. De qualquer jeito, é grotescamente perfeito, dá para ver os dentes dele se fechando direitinho. Mais uma vez, deixa o Duas-Caras do Tommy Lee Jones (daquela bobagem do Batman Eternamente) no chinelo. Por outro lado, a trama também se permite um pouco mais de humor, nas tiradas fantásticas de Alfred, e até mesmo o Homem-morcego mostra que tem uma fatiazinha de bom-humor (a tirada do enchimento de hockey é genial ;D).
Falando em Alfred, mais uma vez o brilhante Sir Michael Caine no papel (e curiosidade: ele foi o maior incentivador da campanha para o Oscar póstumo de Heath Ledger). Também retornam Morgan Freeman como Lucius Fox, com mias de seus brinquedinhos irados; Gary Oldman (sério que eu quase escrevi Sirius Black…eh vício! XD) como tenente Gordon (ele é promovido a Comissário neste); e Cillian Murphy como Dr. Crane, numa participação pequena mas muito boa.
E como não tenho muito mais o que falar, deixo vocês com o trailer:
Beijos e até o próximo post!
PS: eu sei que ando meio sumida, mas é que estou demorando um pouco mais do que pensei para reler A Storm of Swords (A Tormenta das Espadas – mas já estou acabando, então esperem post fresquinho de ASoIaF ;D) e também agora tenho uma carga horária maior no trabalho, mas eu sempre vou dar um jeitinho de postar algo. Beijos!

Ameeei esse filme! Heath Ledger perfeito mesmo! Por que ele tinha que morrer? =/
ResponderExcluirOi Nádia!
ResponderExcluirConcordo. Uma pena ele ter morrido.
Beijos!
Fê
PS: sobre A Dança, o importante é que agora tá completo. Assim que chegou, foi a primeira coisa que fui ver, se estava tudo certinho ;D
Beijos!
Recebi meu livro! :) Gostei! Achei o pepel de melhor qualidade que os outros.
ResponderExcluirBeijos.